Como deixar a casa cheirosa? – 6 passos para uma casa perfumada!

Como deixar a casa cheirosa? Quais são as melhores técnicas para manter o ambiente sem odores desagradáveis? Fato é que, no dia a dia, seu cantinho pode ficar com um fedor devido a comida, animais domésticos, poluição, enfim.

Além de cuidar de todo o espaço, é essencial pensar em técnicas para tirar o mau cheiro dos armários, dos sapatos, dos móveis, entre outros locais. Assim, sua casa fica harmônica e com o melhor aroma!

Para ajudar você, preparamos este guia completo com várias dicas incríveis. Leia e coloque em prática!

vela perfumada quarto

A velinha perfumada foi a aposta para decorar o criado mudo. Além disso, deixa a casa com um ótimo aroma | Pinterest

Se você acabou de fazer uma faxina, como deixar a casa cheirosa por bastante tempo? Ninguém merece arrumar o cantinho e pouco tempo depois surgir aquele cheiro ruim.

Felizmente, há muitas misturinhas e receitas com produtos simples para manter um bom aroma. A primeira dica (e mais clássica) é usar os aromatizadores de ambiente. Há uma série de modelos incríveis à venda nas lojas.

incenso

O incenso também ajuda a deixar a casa cheirosa | Pinterest

Tipos de aromatizadores de ambiente 

Elétrico – como o próprio nome revela, é um modelo que é ligado diretamente na tomada e funciona com essências, com refil, etc. Essa versão é ideal para cômodos grandes e bem arejados. Pode ser automático, com borrifador programado para soltar o aroma.

modelo de tomada

O modelo de tomada pode ganhar novo refil | Pinterest

Spray – os cheirinhos em spray são práticos e podem ser borrifados quando você quiser. São perfeitos para armários e para todos os cômodos da casa. Trata-se de uma opção suave e que não deixa aroma por muito tempo no ambiente.

spray de aromas

O vidrinho do spray foi decorado com pérolas | Pinterest

Sachês – sachês são opções baratas e perfeitas para espalhar pela casa. São indicados sobretudo para gavetas, guarda-roupas e locais em que o cheiro ruim pode impregnar. Compre vários tipos com aromas diferentes. Com certeza sua casa ficará mais cheirosa!

Com varetas – o difusor com varetinhas de madeira está conquistando cada vez mais pessoas. Nesse modelo, o aroma é difundido através de um líquido com varetas imersas que dispersam o cheiro de maneira suave. É um item popular e que funciona perfeitamente como acessório decorativo na casa.

aroma para sala

A bandejinha embaixo do difusor evita que o líquido manche a mesa | Pinterest

Incenso – o famoso incenso também funciona muito bem como aromatizador de ambiente. Segundo especialistas, é uma opção para quem deseja um aroma eventual e não constante. Além disso, é barato, comum em muitas lojas, e possui uma série de cheirinhos diversos.

Velas – as velas aromáticas também são indicadas para deixar a casa cheirosa. Você pode espalhar pelo ambiente para que o aroma seja exalado aos poucos. É uma alternativa simples, funcional e que ainda dá um plus na decoração da sua casa.

vela de lavanda

Além do cheirinho, a vela ainda pode ser decorada com ramos e flores | Pinterest

Dicas de como deixar a casa cheirosa

Além dos famosos aromatizadores de ambiente, há outras dicas incríveis de como deixar a casa cheirosa. Com algumas ações simples e frequentes, você mantém o seu lar sem odores ruins.

Manter a limpeza em dia

Comece mantendo a casa sempre limpa. Obviamente, não precisa fazer uma faxina todos os dias, mas colocar em prática alguns hábitos básicos para evitar a sujeira e o fedor.

Acima de tudo, deixe a cozinha sempre em ordem. Principalmente a pia e o fogão. Assim, você evita o aparecimento de insetos e de bichos. Além disso, evita os restos de comida que soltam um cheiro ruim.

Da mesma forma, evite deixar roupa suja acumulada no cesto. Ao usar o banheiro, dê descarga e jogue sempre algum produto na privada.

Por fim, troque o lixo com frequência: da cozinha, do banheiro e da área de serviço. Se tiver pets em casa, mantenha caixas de areia e locais em que defecam sempre higienizados.

dicas para faxina de casa

Casa limpa é casa cheirosa | Pinterest

Deixar o ar entrar no ambiente

Constantemente, mantenha as janelas de casa abertas. Ao acordar, abra tudo para que o ar entre no ambiente. A ventilação é essencial para tirar o cheiro ruim.

Sendo assim, para renovar o ar, deixe as janelas abertas por pelo menos trinta minutos durante o dia. Fará uma diferença incrível!

Encher a casa de plantas

De acordo com especialistas, as plantas são ótimas para purificar o ambiente. Algumas espécies são perfeitas para ajudar a deixar a casa cheirosa.

Por isso, vale criar um pequeno jardim em sua residência ou apartamento. Dentre as plantas mais indicadas estão: lavanda, gardênia, dama da noite, lírio da paz e jasmim.

49 sala decorada com vasos de plantas

Plantas ajudam a deixar a casa cheirosa | Pinterest

Apostar no amaciante de roupas

O amaciante está entre as melhores misturas caseiras para deixar a casa cheirosa. De fato, esse produto deixa as roupas com um odor maravilhoso e pode contribuir para todo o ambiente.

Uma ideia simples é misturar um pouco de amaciante com água e álcool em um borrifador. Depois, vá borrifando pela casa aos poucos.

Além disso, há outra dica incrível: ferva um pouco de água com amaciante. O odor que sai é capaz de acabar com qualquer cheiro ruim, principalmente de fritura.

Neutralizadores de odor

De fato, há uma série de ingredientes que servem como neutralizadores de odores no ambiente. Portanto, se a sua casa está cheirando mal, faça uma boa limpeza, passe o aspirador de pó e escolha o produto ideal. Dentre as melhores opções, estão:

  • Bicarbonato de sódio: ótimo produto para absorver cheiros. Pode ser usado em potinhos espalhados pela casa com um pouco de limão. Também pode ser colocado na geladeira e no fundo de lixeiras. Mantenha apenas longe do alcance de crianças e animais.
  • Carvão vegetal: é a melhor alternativa para usar em locais úmidos e com cheiro de mofo. Portanto, deixe um pouco de carvão dentro do guarda-roupa e de gavetas e renove com o tempo.
  • Cravo e canela em pau: você pode espalhar esses ingredientes pelos cantinhos da casa. Eles soltam um cheiro forte e agradável, que ajuda até a afastar insetos e outros bichos.
  • Saquinho de chá: os saquinhos de chás de ervas podem ser colocados em gavetas e também dentro dos calçados. Uma solução caseira simples e eficaz!
  • Vinagre branco: esse ingrediente funciona como um produto de limpeza para tirar os odores ruins da cozinha. Basta misturá-lo com limão. Além disso, pode ser misturado com canela e cravo para neutralizar qualquer cheiro desagradável.
  • Cascas de frutas: use cascas de laranja e limão com sal marinho para acabar com aromas ruins dentro da geladeira.
  • Grãos de café: por fim, outra alternativa é espalhar grãos de café pelos cantinhos da casa. O odor forte vai se espalhar pelo ambiente. Se você ama esse aroma, manda bala!
Amaciante caseiro

O bicarbonato é um ótimo neutralizador de odor | Pinterest


Enfim, com o combo limpeza + misturinhas caseiras e bons hábitos, é possível deixar seu cantinho com um aroma agradável. Portanto, anote as dicas e coloque em prática!

Gostou de saber como deixar a casa cheirosa? Conte pra gente! Aproveite e escreva outras ideias também. Até mais!

Você pode gostar...