Tipos de grama: 11 espécies, como e onde usar!

Sabe aquele ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde”, ele pode ir além do que imaginamos e não representar apenas uma insatisfação pessoal, mas o gramado pode estar mais verde porque talvez o vizinho soube escolher melhor entre os tipos de grama.  E se você não quer mais errar na jardinagem  e escolher o melhor gramado para o seu projeto, a dica é ficar de olho no post para descobrir tudo sobre gramas.

espécies

 

 

Tipos de grama

Esmeralda

Essa é uma espécie relativamente nova no Brasil, já que a grama esmeralda teve sua origem no Japão e foi implementada em terras brasileiras por volta da década de 1970. E apesar de ser recente, a grama esmeralda já foi bem difundida e é uma das mais utilizadas no país.

  • Características: esse tipo de grama tem a folha mais fininha e estreita, cor verde esmeralda e crescimento lento.
  • Local indicado: essa espécie é bem resistente a pisoteios e por isso pode ser plantada em modelos de jardins com passagens no meio. Além disso, a espécie ainda tem boa adaptação e vai bem até mesmo em ambientes sombreados, podendo ocupar o espaço entre as árvores do jardim.
  • Plantio/ mutenção: o plantio é simples e basta ter um terreno limpo e dispor os tapetes de grama pelo terreno. Já a manutenção exige pouca poda pelo crescimento lento, resiste a secas e depende de pouca água; no entanto, não é um tipo de grama indicado para regiões frias.

grama esmeralda

jardim amplo

Madeiras rústicas formam degraus no jardim

jardim corredor

Pequenos coqueiros fazem parte da jardinagem

jardim simples

Bermuda

  • Características: as folhas finas são a principal característica desse tipo de gramado que tem crescimento rápido e boa formação.
  • Local indicado: para quem pretende gramar um campo esportivo (golfe, esportivo, futebol, pólo), pode apostar na gramada bermuda. Essa espécie tem altíssima resistência a pisoteios, e por se reconstituir rapidamente é ideal para o uso esportivo.
  • Plantio/ manutenção: para quem pretende investir entre os tipos de grama com boa adaptação, pode apostar na espécie bermuda que adapta-se tanto a clima frio, como quente e tem boa tolerância a insetos. Já a manutenção é um pouquinho mais complicada, já que o rápido crescimento exige mais podas e para garantir um gramado verde e saudável, as regas devem ser frequentes.

grama bermuda

gramado campo de futebol

Para o campo de futebol, a poda deve ser frequente

tipo para uso esportivo

Batatais

            Se você nunca ouviu esse nome de gramado, pode ser que a conheça como grama Mato Grosso, já que a espécie também é conhecida por essa segunda denominação.

  • Características: a principal característica deste gramado são as folhas estreitas e a resistência a pisoteios, o que a torna boa opção para locais onde as pessoas tendem a andar sobre o gramado.
  • Local indicado: a indicação é algo coringa, e a grama pode ser uma aposta tanto para compor jardins pequenos, grandes e até para usos esportivos. Além disso, esse gramado ainda é uma ótima escolha para regiões com erosão, já que o plantio tende a reter o processo erosivo.
  • Plantio/ manutenção: para o plantio, é preciso considerar um local a plena luz do sol e longe de regiões frias. O solo pode ser ácido, com baixa fertilidade e exige pouco volume de água. Em relação à manutenção, o processo é simples já que não existe muita rega e a poda não precisa ser frequente.

grama batatais

jardim com caminhos

O jardim foi decorado com caminhos de passagem feito de pedras decorativas

jardim grande

Primaveras fazem parte do projeto de jardinagem

São Carlos

  • Características: o gramado denso é a principal característica dessa espécie que tem folhas largas e lisas.
  • Local indicado: a alta tolerância a pisoteios permite que a grama São Carlos seja usada desde amplos jardins, até em espaços esportivos, como campos de futebol.
  • Plantio/ manutenção: para o plantio é preciso escolher um lugar em plena luz solar ou a meia sombra, mas nunca em sombra total. O solo não exige boa drenagem e a espécie é resistente até mesmo a solos encharcados. Já a manutenção é simples, uma vez que o gramado São Carlos resiste bem a pragas, e seu lento crescimento tornam as podas espaçadas.

gramado são carlos

jardim com árvores

Árvores espalhadas pelo terreno deixam o jardim aconchegante

jardim decorado

O mix de espécies caracteriza a jardinagem

Santo Agostinho ou Inglesa

  • Características: mais um tipo de gramado denso, essa espécie é muito conhecida pelas folhas lisas, pontas arredondadas e com tonalidade levemente azulada.
  • Local indicado: o local mais adequado para esse tipo de grama é em áreas litorâneas, já que a espécie tem boa tolerância a salinidade do solo. A resistência a pisoteios é mediana, e não é adequada para locais com muito fluxo, sendo o ideal para paisagismo.
  • Plantio/ manutenção: o solo para plantio não deve ser muito seco, e a espécie deve ser plantada em sol ou meia sombra. Já a rega não exige frequência, mas para o amplo desenvolvimento do gramado o ideal é ter regas regulares.

grama santo agostinho

jardim litoral

A mistura de espécies cria um resultado rústico ao espaço

cercado madeira

Troncos de madeira separam o jardim da área da piscina

Coreana, Japonesa, Mascarenha ou Veludo

  • Características: apesar das variedades de nomes, as espécies são a mesma e representam um gramado de folhas macias e finas.
  • Local indicado: para o uso dessa espécie a melhor opção é incluir a grama coreana em jardins de pouco/ ou nenhum fluxo, já que a espécie tem baixa tolerância a pisoteios.
  • Plantio/ manutenção: a escolha do solo deve levar em conta uma terra enriquecida e com irrigação frequente, e o plantio deve ser feito a plena luz do sol. Como já vimos, a manutenção exige muita rega, e pouca poda por conta do crescimento lento.

grama japonesa

jardim com escadas

A parede de pedras valoriza a jardinagem

jardim simples com gramado

Missioneira ou Carpete

  • Características: o gramado tem formação rápida e folhas bem verdinhas e um pouco mais largas.
  • Local indicado: o local para plantar pode ser bem variado, já que resiste a pisoteios e tem rápida regeneração, o que torna o uso possível para jardins, campos de futebol ou espaços esportivos e até como pasto permanente para os animais.
  • Plantio/ manutenção: para quem é de região fria e com geadas, pode considerar essa a grama missioneira para plantio, uma vez que a espécie se desenvolve muito em baixas temperaturas. A escolha do solo também não exige muito, e a espécie vai bem em terras úmidas e com pouca fertilidade.

gramado carpete

festa jardim

Mesas no jardim deixam a festa aconchegante

Preta ou Negra

Apesar de estar classificada como um dos tipos de grama, a verdade é que a espécie não é uma gramínea, mas pode ser uma boa opção para forrações; e por isso incluímos ela entre as espécies para compor espaços gramados.

  • Características: a espécie lembra um pequeno arbustinho com folhas finas e escuras; que em pleno desenvolvimento podem até dar pequenos frutos.
  • Local indicado: a indicação se restringe unicamente a ornamentação de jardins, já que não tem resistência a pisoteios e pode ser danificada em locais de passagem.
  • Plantio/ manutenção: o plantio pode ser feito em diversos tipos de solo, uma vez que a planta tem boa adaptação. Para plantar a espécie, ainda é preciso considerar um espaço com incidência direta do sol ou com um pouco de sombra. Já a manutenção é simples, já que o modelo tem crescimento rápido, mas não exige muitas podas; e resiste a secas e calor intenso, dispensando a rega frequente.

 gramado negro

cercado pinheiro

Pinheiros decoram e delimitam a área

jardim decorado grama preta

Azul

  • Características: mais uma espécie bem parecida com um pequeno arbustos, a grama azul recebe esse nome por conta da coloração que segue uma tonalidade verde-azulada, e que pode ser ainda mais intensa em regiões frias.
  • Local indicado: o uso da grama deve ser destinado a espaços ornamentais, como jardins e até vasos decorativos; uma vez que não tem alta resistência a pisoteios.
  • Plantio/ manutenção: para plantar a espécie é necessário levar em conta um clima quente ou frio, com pouca umidade e baixo índice pluviométrico. A resistência a seca é uma característica da espécie, que dispensa regas frequentes.

 

grama azul vaso

O vaso de cerâmica deixa o aspecto rústico

gramado azul

jardim com grama azulada

O cercado de madeira delimita o espaço

Vermelha

  • Características: a principal característica deste tipo de grama é a coloração avermelhada em estilo arbusto, com folhas longas e finas.
  • Local indicado: o melhor local para usar a grama vermelha é na decoração de jardins, já que não resiste a pisoteios e torna-se uma espécie mais adequada para a ornamentação de espaços sem fluxo.
  • Plantio/ manutenção: o plantio deve levar em conta uma região que tenha solo com boa drenagem e frio ameno, já que o gramado não resiste a geadas. O ideal para plantar a grama é considerar um espaço a luz direta do sol ou meia sombra. Já a manutenção dispensa podas frequentes e a rega deve ser variada para não deixar o solo encharcado.

grama vermelha

arbusto vermelho

gramado vermelho

A coloração vermelha dá destaque a paisagem

 

Amendoim

  • Características: a espécie é uma ótima opção de forragem e se distancia das características e aparências comuns de gramados, sendo formado com pequenas folhinhas que lembram uma planta rasteira e delicada, e que apresenta pequenas flores amarelas entre a primavera e o verão.
  • Local indicado: o ideal é usar a espécie de grama amendoim em áreas de pouca passagem, pela baixa resistência a pisoteios. Além de decorar jardins, a espécie ainda é uma opção para pastagens e alimentação de animais.
  • Plantio/ manutenção: para plantar a grama amendoim não é preciso de um solo rico, já que a espécie tem boa adaptação e tolera desde tempo seco até solo encharcado. O único alerta é para regiões muito frias e com geadas, uma vez que a espécie não resiste a este tipo de clima. A manutenção simples é uma característica importante, sendo que as regas podem ser mais escassas, e apesar do crescimento rápido não há necessidade de podas regulares.

grama amendoim

grama com flores

As pequenas flores amarelas são delicadas

jardim decorado pedras

Pedras grandes fazem parte da jardinagem

grama pastagem

 

Agora que você já conhece os diferentes tipos de grama é hora de escolher qual espécie mais se adapta ao seu projeto, e assim você vai garantir um gramado mais verde que o vizinho, ou até um gramado azulado ou vermelho, o que também vai impressionar a vizinhança.

 

Você pode gostar...