JARDIM VERTICAL: Tudo sobre! Veja ideias geniais!


Há algum tempo o jardim vertical vem ganhando mais espaço nos projetos decorativos, e a ideia de adotar esse tipo de elemento é ideal para dar o toque verde na decor até mesmo quando o ambiente é pequeno, afinal o espaço ocupado será no sentido vertical.

Tipos de jardins verticais suspensos

Com vasos tradicionais

            Antes que você comece a imaginar que o jardim suspenso precisa de itens mirabolantes na hora de montar, engana-se. Dá até mesmo para montar com vasinhos tradicionais.

vasos suspensos

Os vasinhos iguais dão harmonia ao projeto

Para este projeto a proposta foi de adaptar os vasos de cerâmica com hastes de ferro e usar os itens sobrepostos, criando um visual super bacana para a varanda e um estilo único para os itens.

jardim com vasos de cerâmica

O espaço entre as colunas do pergolado servem de apoio para o alambrado

Aqui a ideia é ainda mais simples, já que basta um alambrado e arame para prender os vasinhos. A ideia fica ótima, já que pode ser instalada em qualquer lugar e dá um charme especial ao ambiente.

vasinhos de parede

O painel de madeira no muro cria um fundo para a decoração com vasos

Se você quer algo ainda mais simples e fácil de fazer basta comprar os vasinhos de parede. Os modelos que são apropriados para pendurar em uma superfície e dispensam qualquer estrutura diferenciada, e vale até se inspirar nesta ideia de usar modelinhos coloridos e diferentes.

 

Mais fotos

sacada decorada com plantas

A combinação de peças coloridas dá um toque alegre ao espaço

muro decorado

A cor intensa do muro dá destaque ao corredor externo

vasos decorativos com plantas

Com pallet/ caixote

            A ideia de decoração com reaproveitamento é a proposta aqui. Além de ser mais econômica, ainda dá para reciclar os itens na hora de fazer o jardim na parede e colaborar com o meio ambiente.

estrutura de pallet e caixotes

Flores coloridas dão um toque de cor a área externa

Nesta proposta a ideia reúne os dois materiais – pallet e caixotes. A estrutura foi feita próxima do muro e para decorar foram utilizados vasinhos com flores coloridas, o que dá um toque especial a estrutura de madeira.

jardim barato com reaproveitamento

Caixotes de feira no chão servem de vasos para plantas

Se a intenção é apostar em um jardim simples e barato, esse exemplo é perfeito. Os materiais reciclados foram utilizados em todo o espaço verde e para o muro, o pallet serviu de suporte para vasinhos de flores feitos a partir de garrafa pet.

jardim barato com reaproveitamento

Caixotes de feira no chão servem de vasos para plantas

Se você mora em apartamento e nem varanda tem, não dá desculpas para não ter uma plantinha em casa. Nesta proposta o pallet foi apoiado no chão e próximo da janela para aproveitar a luz natural, depois é só pendurar os vasinhos para decorar a estrutura.

 

Mais fotos

pallet decoração

parede de tijolo a vista aparente

A estrutura foi instalada na parede de tijolinho a vista

chão com pedras

O chão de pedrinhas brancas deu um visual agradável ao corredor

pallets com plantas

Com madeira

            As inúmeras possibilidades e estruturas ajudam na proposta de decoração com madeira e dão um contraste lindo entre as plantas e madeira, deixando o ambiente com uma decor especial.

tronco de árvore decoração

Este é daqueles projetos que só a estrutura já um charme, afinal as toras de tronco dão charme especial a parede. Mas vamos lembrar que nada de sair cortando árvores só para reproduzir a ideia, e sim aproveitar uma que já foi cortada.

sacada pequena

A mesinha com banquetas decoram a pequena sacada

Uma proposta é essa estrutura de madeira que pode ser comprada pronta e é super simples para pendurar em qualquer espacinho. O item já tem os espacinhos para colocar os vasinhos e é bem simples para decorar.

parede de tijolo a vista pintada

O banco de madeira combina com a estrutura dos vasinhos

Neste projeto a madeira de demolição foi utilizada para fazer pequenos caixotes de madeira que foram fixados na parede de tijolinhos. Depois disso, vasinhos foram colocados dentro do caixotes e formam uma decoração linda e de destaque para a parede.

 

Mais fotos

decoração com lanternas decorativas

Lanternas decorativas enfeitam as laterais do sofá

corredor externo com jardim

Com garrafa pet

            Mais uma proposta sustentável, a ideia aqui é reutilizar as garrafas plásticas como vasinhos para as plantas, e dá para criar diferentes estruturas sem gastar muito. Ou seja, essa é uma proposta daquelas boas, bonitas e baratas!!!

decoração com garrafa pet

Pequenas espécies de flores decoram os vasinhos de garrafa pet

Neste projeto as garrafas foram utilizadas deitadas e foram presas por uma linha. O resultado é um charme e decora o espaço da varanda. Além de plantar flores e plantas, ainda dá para aproveitar a ideia para fazer uma horta vertical.

ateliê em casa

No chão, piso quadriculado

Aqui a maneira de utilizar as garrafas foi um pouco diferente, já que a estrutura plástica foi cortada e os vasinhos foram feitos apenas com a parte de cima do pet. Para a estrutura de sustentação foi feita uma base de ferro que sustenta as garrafas e que foi pendurada em frente da janela.

 

Mais fotos

jardim suspenso com garrafas pet

As garrafas com flores decoram o muro

vasos de garrafa pet

horta pequena

A horta suspensa é um ótimo projeto para quem tem pouco espaço

 

Plantas para jardim vertical

Orquídeas

jardim com pedras e vasos

A proposta aqui foi de usar a estrutura de madeira para fazer um pequeno orquidário. E se a ideia é seguir este projeto, lembre-se que deve haver certa distância entre a altura dos vasos, já que o pendão cresce verticalmente e é preciso espaço para seu desenvolvimento.

orquidário em casa

A mesa de madeira com banco dá um estilo confortável ao projeto externo

Neste caso, o jardim suspenso com orquídeas não é tão pequeno e para acomodar todas as plantas, a ideia foi de usar várias estruturas metálicas fixas a parede e que possuem um espaço para encaixar os vasinhos. O resultado ficou ótimo, já que as plantas preenchem todo o muro e dão delicadeza a área externa da casa.

decoração com orquídeas

Um modelo de estrutura simples e que dá ainda mais destaque as flores é este projeto. Aqui a esteira de bambuzinho foi presa ao muro, e vasos de parede fixados sobre essa estrutura. Desse modo, o fundo de bambuzinho dá destaque a floração das orquídeas.

 

Mais fotos

painel parede com flores

A ampla mesa de madeira com banco é confortável

parede decorada com orquídeas

Orquídeas bambu decoram o jardim no chão

Suculentas e cactos

jardim suspenso com canos PVC

O fundo metálico combina com a pintura dos canos

Se você é como eu, que tem grandes dificuldades de manter as plantinhas vivas, uma espécie de fácil manutenção são as suculentas. Além de lindas e delicadas, dão um verdinho no projeto. E para acrescentá-las na decor, a proposta foi de fazer um jardim suspenso de canos de PVC, que ganharam a pintura com tintas metálicas.

jardim suspenso macramê

Vasinhos coloridos dão cor a parede cinza

            O jardim suspenso de macramê (técnica com fios trançados) é uma das novas propostas e tendências para decorar os espaços verticais. E neste caso a escolha das plantas foram as suculentas que ocupam pequenos vasos e se adaptam facilmente.

muro decorado com cactos

Neste projeto, a estrutura já foi criada na hora de construir o muro, que foi feito com o tipo de tijolo estrutural, que quando colocado na posição contrária cria os pequenos vãos que servem de vasinhos. O plantio de cactos valorizou a estrutura preta e a manutenção simples da espécie é ótima para quem tem pouco tempo para a jardinagem e pouca habilidade.

 

Mais fotos

 

jardim com suculentas

Vasos de cerâmica no chão abrigam mais suculentas

jardim rústico

Temperos e ervas

vasinhos de ervas e temperos

A estampa colorida do puff combina com as cores dos vasinhos

            Ter os temperos frescos é ideal para quem gosta de cozinhar, e vamos combinar que essas ervinhas dão um sabor especial no prato. E o melhor de tudo é que dá para ter tudo em casa, e até usar os temperos como parte da decor, como este projeto em que os vasinhos coloridos foram fixados na parede da sacada e as ervas são identificadas através de plaquinhas com os nomes.

modelos de jardim de temperos frescos

Algumas ideias para fazer o jardim suspenso de ervas e temperos frescos são:

  1. Prender vasinhos de parede a uma estrutura vertical;
  2. Utilizar um suporte de madeira para apoiar os vasos e jardineiras;
  3. Usar uma estrutura de madeira com prateleiras para apoiar os vasinhos.
muro com vasos de temperos

O muro verde dá um fundo aos vasinhos de cerâmica

Até mesmo o muro vazio serve de apoio para sua hortinha suspensa; como é o caso deste projeto, onde os vasos de parede foram pendurados no muro e oferecem temperos como manjericão, alecrim e hortelã.

 

Mais fotos 

cozinha moderna

Na própria cozinha os vasinhos deixam os temperos à mão

varanda pequena

Samambaias

sala moderna

No chão, o carpete claro deixa o ambiente aconchegante

A samambaia é uma planta ideal para locais a meia sombra ou na sombra total. Além de se adaptarem muito bem sem o excesso de sol, a formação com folhas com queda natural  ainda criam um efeito lindo para o plantio em jardins verticais.

banheiro com parede de plantas

O banco de madeira rústica decora o espaço abaixo da bancada

Para criar este efeito de parede verde com samambaias, a dica é plantá-las com certa proximidade, mas sempre garantindo um espaço para o crescimento da planta, assim a espécie não fica sem espaço para desenvolver-se.

sala de estar moderna

A luminária é ideal para iluminar o espaço a leitura

Nesta proposta, a planta é cultivada dentro de casa e para garantir sucesso no plantio, é ideal planejar uma estrutura que possa ser colocada dentro de casa e que garanta a facilidade no momento da rega e manutenção; além de evitar que a água da rega se espalhe pelo chão e cause uma certa baguncinha.

 

Mais fotos

piscina com deck de madeira

parede com samambaias

Locais de instalação

Jardim vertical externo

            No momento de planejar o plantio externo, considere qual será o ponto de instalação do jardim suspenso e a exposição do sol nesse ponto, de modo a escolher a melhor espécie que se adeque a radiação direta do sol e as intempéries do tempo, como chuva e vento.

jardim com piscina

O jardim repleto de verde valoriza o espaço da piscina

Ao lado da parede de pedras a ideia foi de instalar um jardim com variedade de espécies, mantendo o toque rústico para a jardinagem, uma vez que a parede de pedras já remete a esse estilo. Entre as plantas verdes escolhidas para a estrutura, ainda há algumas espécies que florecem e dão um pequeno toque com as flores brancas em meio ao verde.

painel madeira demolição

No chão, as pedras britas revestem o espaço externo

Para este muro, mais uma vez a proposta foi de um mix de plantas que exigem pouca manutenção, mas que garantem o efeito visual com um toque rústico. O toque verde junto ao revestimento de madeira de demolição que recobre o muro, criam contrapontos interessantes e harmônicos para o espaço externo.

 

Mais fotos

piscina com cascata

O muro alaranjado dá destaque ao jardim suspenso

muros e paredes com plantas

jardim suspenso área externa

churrasqueira com piscina

A churrasqueira com coifa de inox é moderna

Jardim vertical interno

As plantas para o interior de casa também merecem atenção especial, afinal o local pode receber pouca luz solar ou nada. Por isso, o ideal é escolher por modelos que possam se adaptar no dentro de casa, como as espécies para jardim de inverno, que são resistentes e indicadas para espaços com sombra.

banheiro casal moderno

Nas paredes, porcelanato amadeirado

No banheiro, a proposta foi de criar um ambiente com elementos naturais, que podem ser vistos em toda parte, como é o caso do chão. E para dar o toque verde, o jardim vertical foi instalado na parede e recebeu várias bromélias, que são de fácil manutenção e adaptam-se a sombra.

sala de estar decorada

O sofá de madeira tem design moderno

Na sala de estar, a proposta foi de fazer uma parede repleta de espécies verdes e algumas orquídeas brancas. O resultado deu sofisticação ao ambiente, que além de ter uma parede verde, ainda fica mais fresquinho, já que as plantas ajudam a regular a temperatura do ambiente.

 

Mais fotos

temperos na cozinha

Os potinhos de vidro com temperos plantados decoram a parede da cozinha

banheiro com plantas

O espelho com moldura de bambu combina com o ambiente

jardim suspenso área interna

paredes com plantas

Na varanda/ sacada

Esse local costuma receber a luz do sol em um determinado período do dia, e antes de instalar uma estrutura com plantas, é ideal observar qual o horário de sol no local. Depois disso é só escolher a espécie que melhor se adapta a meia sombra.

decoração moderna sacada

Na sacada, o jogo de sofás deixa o espaço aconchegante

Para o projeto da sacada decorada a proposta foi incluir uma parede verde. Entre as plantas da superfície há um mix de espécies que reúne desde samambaias a lírio da paz, que tem uma pequena flor branca e dá um toque de cor a predominância de verde.

jardim suspenso sacada

Nestas propostas a ideia é mostrar que até mesmo a sacada pequena pode ter um jardim. Os modelos de parede podem ocupar uma parede inteira ou funcionar apenas como um quadro decorativo e menor.

 

Mais fotos

sacada zen

No chão da sacada, placas de deck de madeira

sacada com vidro decorada

A sacada com vidro ganhou uma mesa de jantar

decoração com caixotes

ideias para sacadas e varandas

 

Como fazer um jardim vertical passo a passo

 

 

Agora que você já sabe tudo sobre jardim vertical, fica a proposta de incluir um pouquinho de verde na decoração de diferentes espaços de casa.

You may also like...

3 Responses

  1. Maria João disse:

    Adorei conhecer todas as ideias, que diga-se, são geniais!

  2. JANETE V. ALCANTARA disse:

    MUITO LINDO , ESTOU ME SENTINDO UMA BORBOLETA SÓ NO OLHAR . LIVRE

  3. Espedito disse:

    Muito lindo. Estou para montar um orquidário na minha casa. estou estudando as melhores formas e modelos. Por favor enviar todas essas fotos no meu e-mail;. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *