Roda Meio: Tipos, como colocar e 40 ambientes para copiar

Você já deve conhecer as características de rodapés e roda tetos, que são mais requisitados na hora de construir. Mas além destes recursos, há o roda meio, que nada mais é do que a moldura aplicada no meio da parede, com o intuito de dividir a parte de baixo e a de cima, conferindo mais sofisticação ao ambiente.

O roda meio tem sido bastante procurado por conta da grande exigência do mercado da arquitetura de ter, entre outras coisas, resultados ricos em detalhes e acabamentos mais requintados. Os imóveis de hoje em dia precisam ter diferenciais para chamar a atenção e para garantir a valorização entre os demais.

Ele é ideal também para quem busca um toque delicado e clean aos ambientes de sua casa ou escritório. Os locais que mais costumam receber um roda meio são os banheiros e lavabos, salas, corredores e nos quartos de bebês.

Quem gosta de dar um ar mais retrô ou vintage pode recorre ao roda meio também, pois ele era bastante utilizado nas casas antigas dos Estados Unidos e da Europa também. De qualquer forma, esse artifício vai deixar seu ambiente cheio de estilo e elegante, é uma ótima pedida!

roda meio modelos

Tipos de roda meio

A atual tecnologia presente também no ramo da construção permite a fabricação de todos os tipos de materiais para os revestimentos e acabamentos. Podemos encontrar o clássico roda meio de gesso, que é feito de forma artesanal, muito usado no século passado, mas além dele, aqueles feitos de madeira, poliuretano, MDF, pastilhas, granito, mármore e até de isopor.

Todos esses materiais são capazes de oferecer uma ótimo arremata em seu ambiente, ajudando a decorar com muita classe. Alguns remetem a um estilo mais clássico, outros ao estilo moderno. Assim como alguns pedem uma aplicação mais detalhada e outros uma aplicação mais simplificada.

Ah, vale a pena pesquisar bem o material que melhor cabe em sua necessidade e bolsa também. Existem modelos com sulcos internos, que podem servir para embutir fiação. É legal também pensar na manutenção, pois tem tipos que são mais fáceis de limpar e restaurar.

roda meio poliuretano marrom

Poliuretano

O poliuretano é um dos produtos mais usados para fazer os roda meios. É um material sólido, que tem a textura de espuma, mas sua aparência fica entre a cortiça e o poliestireno expandido, mais conhecido como isopor. Uma de suas vantagens é sua fácil aplicabilidade quando fundido com materiais plásticos como poliestireno e PVC, por exemplo.

roda meio poliuretano corredor

roda meio poliuretano quarto casal

roda meio poliuretano quarto

roda meio poliuretano

MDF

MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, traduzido significa “placa de fibra de média densidade”. Esse material é oriundo da madeira, fabricado a partir de resinas sintéticas e geralmente é aplicado em móveis. Ele substitui bem a madeira clássica, quando é necessário um material mais rígido e uniforme.

roda meio mdf branco

roda meio mdf QUARTO

roda meio mdf

Gesso

O gesso é o material mais utilizado para fazer sancas, roda tetos e também roda meios, por ser mais clássico e sua aplicação mais conhecida também. Para os rodapés ele não é muito usual pois é delicado: pode quebrar com alguma batida mais forte, então se você tem medo de que algo bata mesmo no roda meio, reveja a vontade de colocar um de gesso.

roda meio gesso chocolate

roda meio gesso quarto

roda meio gesso

Madeira

A madeira sempre oferece a vantagem de ser altamente durável, além de ser bem bonito. É só recomendável passar pintura com selante de água no caso de usar em banheiros ou cozinhas.

roda meio em madeira

roda meio madeira branca

roda meio madeira

Roda meio de madeira utilizado como prateleira!

Pastilhas, Granito, Mármore

Existe roda meio feito de outros materiais também. Nas cozinhas e banheiros as pastilhas, granitos e mármore são muito utilizados, assim como outros revestimentos que podem conviver com ambientes de grande umidade.

Nos quartos, salas e corredores, você pode arriscar em modelos diferentes como o isopor flexível e ainda tecidos, como a renda logo abaixo com moldura de madeira. Vale lembrar que hoje existe modelo até mesmo de EVA, ultra flexível e fácil de ser colocado (bem usado em quartos de bebê).

roda meio diferente

roda meio isopor

Isopor

roda meio de isopor

Roda meio de isopor

roda meio mármore

Mármore é boa pedida para os banheiros

roda meio pastilhas p&b

Pastilhas são perfeitas para decorar cozinhas

roda meio pastilhas

Pastilhas em banheiros

roda meio revestimento

Outros tipos de revestimento podem fazer as vezes de roda meios

Como colocar

Se você é daqueles que gosta de se aventurar na própria reforma ou construção, pode aprender como colocar o roda meio. Selecionamos um vídeo que explica direitinho como é feita a implantação desse item, se atente ao que você irá precisar:

  • 1 caixa de corte (gabarito)
  • 1 serrinha
  • 1 espátula de ferro
  • 1 balde com água
  • 1 esponja
  • 1 cola Decoflair (0,5 – 1,5 – 5,0 kg)
  • moldura de sua preferencia (2 m)

roda meio

Passo a passo:

  1.  meça o comprimento da parede, acrescentando 10% de perda
  2. coloque a moldura na parede e marque uma linha guia
  3. marque na moldura o lado do corte (direito/esquerdo)
  4. coloque na caixa de corte (gabarito),  virando a moldura de cabeça para baixo, e corte com a serrinha
  5. aplique a cola na parte frisada da moldura
  6. pressione a moldura contra a parede
  7. remova o excesso de cola com a espátula
  8. limpe com esponja úmida
  9. espere 6 horas, lixe as emendas com lixa fina e pinte com tinta à base de água

Como pintar e limpar o roda meio?

Quem desejar pintar o roda meio antes de aplicar saiba que os roda meios que aceitam isso são os de poliuretano, que pede tintas sintéticas e acrílicas, e os de MDF e madeira, que devem ser pintados com tinta látex semibrilho, o que ajuda na limpeza.

Para limpar, de um modo geral, é fácil: um pano umedecido com água já resolve. Como a maioria das peças é branca, a limpeza deverá ser feita quando achar necessário, pois você mesmo vai enxergar que está sujinha. Os produtos de poliuretano e de MDF revestidos, pode limpar com um pano úmido. Para os de madeira com tinta lavável, pode usar uma escova molhada.

Sendo de madeira e ficar exposto ao sol, para mantê-lo é preciso retocar com verniz com frequência, além disso, ela e o MDF, não podem receber água pois incham ao absorvê-la. Se a peça de madeira for atacada por cupins recomenda-se trocá-la.

roda meio madeira cor branca

Como combinar com o rodapé e o rodateto?

Quando o roda meio for escolhido, geralmente, já foram pensados os roda tetos e rodapés primeiro. Não existem regras para combiná-los, mas é preciso bom senso para escolher os modelos para não deixar o ambiente carregado.

Por exemplo, não utilize um roda teto ou roda pé muito enfeitados. Escolha o mesmo material que ´roda teto e aí coloque o roda pé do mesmo material que o piso.

Fotos de ambientes com roda meio:

Quarto de bebê e infantil

Quer enfeitar o quartinho de seu bebê com roda meio? Ele fará a combinação perfeita com a pintura e/ou o papel de parede escolhido. Escolha um modelo delicado, que pode ter desenhos ou não, e de preferência brancos.

roda meio bebÊ

roda meio quarto de bebê feminino

roda meio quarto de bebê menina

roda meio quarto de bebê

Banheiro e lavabo

Banheiros e lavabos são bons lugares para receber roda meios. Eles dividem a parte que há azulejos da tinta, ou outros tipos de revestimentos. Os materiais mais utilizados, por conta da umidade, são as pastilhas, mármore e granito.

roda meio banheiro diferente

roda meio banheiro pastilhas

roda meio banheiro

roda meio lavabo material

roda meio lavabo

Corredor e Hall

Para deixar os corredores bem harmônicos e os halls mais decorados e clássicos, usamos o roda meio. Veja quantas opções bacanas para você utilizar nesses espaços:

roda meio corredor ESCADA

roda meio corredor escuro

roda meio corredor HALL

roda meio corredor quadro

Roda meio utilizado como suporte para fotos e quadros.

roda meio corredor verde

roda meio corredor

roda meio corredor


O que acharam das dicas para deixar seus ambientes mais lindos com um roda meio? Demos a sugestão de você mesmo colocar, mas se tiver alguma dificuldade ou dúvida, é melhor consultar um profissional para te ajudar ou fazer o serviço. Assim haverá garantia de um bom resultado. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, pode deixar nos comentários que nós respondemos.

Você pode gostar...