Como plantar morango?【2020】ᐅ No vaso, garrafa PET e mais!

Cultivar plantas em casa é fácil e não precisa ter grandes espaços. Com pequenos compartimentos, algumas técnicas e muita dedicação, é possível criar sua hortinha com ervas, hortaliças e até alguns tipos de frutas. Muitas pessoas buscam guias para aprender como plantar morango e felizmente há várias maneiras interessantes.

O morango é uma fruta muito tradicional, ingrediente de uma série de receitas e super deliciosa, combinando com vários pratos e totalmente refrescante. Além disso, é rica em nutrientes e o consumo diário ajuda a manter a boa saúde. Por outro lado, demanda cuidados por ser bem frágil, sobretudo em relação ao clima e irrigação.

Então, se você pretende começar a plantar morango em casa, é essencial ler este guia completo. Entenda passo a passo e surpreenda-se com várias dicas importantes.

cultura de morango

Que tal começar sua própria plantação de morango em casa? Uma das frutas mais populares do mundo, é consumida em larga escala no Brasil, in natura ou como ingrediente de inúmeras receitas.

Por ser uma planta de pequeno porte, é muito fácil de cultivar em casa, seja em vasos, em canos, de forma suspensa, em pequenos canteiros, enfim. Assim, você terá à disposição uma fruta vermelha rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Além do consumo próprio, pode até preparar caixinhas para vender a amigos e vizinhos. Que tal?

O processo é bem simples, mas demanda cuidados. Sendo assim, destrinchamos todas as técnicas e as melhores formas para você aprender como plantar morango de modo fácil e prático.

Como plantar morango? – Passo a passo

Saiba como plantar morango passo a passo de diversas formas.

Como plantar morango no vaso

A primeira maneira de cultivar morango em casa é plantá-lo no vaso. Em todo caso, é indicado escolher um compartimento grande, de preferência retangular, com furos na parte inferior para facilitar o escoamento da água. Além disso, é ideal ter cerca de 30 centímetros de profundidade.

O vaso deve ser preparado com uma parcela de terra e matéria orgânica. Você pode usar sementes, porém é mais indicado plantar mudas ou estolões. Em pouco tempo, as raízes se fixarão ao solo e a planta começará a se desenvolver.

Segundo especialistas, o plantio deve ser realizado preferencialmente no começo do outono. O vaso deve ser mantido à meia sombra e a irrigação suficiente para não deixar a terra encharcada. Assim que os frutos começarem a aparecer, forre a terra com palha ou plástico para evitar fungos.

como plantar morango em vaso

Como plantar morango em garrafa PET

Você sabia que dá para plantar morango em garrafa PET? Essa é uma alternativa perfeita para quem tem pouco espaço em casa, mas mesmo assim pretende montar uma hortinha ou espaço verde.

Para isso, basta cortar o bico da garrafa e deixá-la rente, em formato retangular. Essa será a base para a planta. O processo é semelhante ao cultivo em vaso. Faça pequenos furos na parte de baixo e forre com terra.

Depois, plante as mudas ou estolões. Cada garrafa comporta uma muda. A rotina de cuidados inclui irrigação e, assim que as ramas começarem a crescer, saltarão para fora da garrafa e não ficarão em contato com a terra.

como plantar morango em garrafas

Mantenha em lugar alto e seguro, sempre à meia sombra. O morangueiro não deve tomar muito sol. Além de garrafas, você também pode usar canos de PVC.

Como a planta se expande facilmente, é possível cortar os estolões e fazer novas mudas, criando seu próprio viveiro de morangos e distribuindo para as pessoas próximas.

como plantar morango em garrafa

Como plantar morango com a fruta

Embora os especialistas indiquem o plantio do morango a partir de mudas, também é válido conhecer o cultivo por meio da fruta. Essa técnica é recomendada para quem está com dificuldade em encontrar mudas e estolões.

Para isso, você precisará tirar as sementes para que possam germinar. Lembre-se de usar sempre morangos orgânicos, que são livres de aditivos químicos. Confira o passo a passo:

  1. Use uma peneira para lavar os morangos, retirando toda a polpa para ficar apenas com as sementes;
  2. Faça um substrato com terra e matéria orgânica (esterco) em um copo descartável ou compartimento de plástico – é importante que tenha furos ao fundo para escoar a água;
  3. Coloque as sementes (não precisam estarem secas) diretamente no substrato;
  4. Cubra o compartimento com plástico filme, como se fosse uma pequena estufa;
  5. Molhe de modo que a terra continue úmida;
  6. As mudas crescerão e devem ser transportadas para o local definitivo assim que tiverem folhas e raízes fortes.

Mantenha o recipiente em local seguro, bem iluminado e arejado. Lembre-se que o processo é lento e pode durar semanas, então seja paciente até que a planta se desenvolva.

como plantar morango

Como plantar morango orgânico

O morango orgânico é livre de qualquer componente químico e insumo aplicado durante o cultivo. Para uma plantação caseira, você não precisa usar esses produtos, basta seguir uma rotina de cuidados.

Nesse caso, vale usar sementes ou estolões, preferencialmente em canteiros. Sendo assim, é ideal uma profundidade de 40 a 80 centímetros, além de manter uma distância de 30 centímetros entre as plantas, assim terão pleno desenvolvimento.

plantação de morangos organicos

As regras de cultivo são as mesmas para o morango plantado em vaso. Entretanto, você deve escolher um local estratégico no jardim, horta ou quintal, de preferência que bata sol direto e forte.

Assim que a planta começar a crescer, fique atento às condições do solo. Se necessário, o uso de matéria orgânica deixa os frutos mais vistosos. fique ligado também nas pragas. Caso apareçam, vale usar insumos naturais para removê-las, mantendo a condição orgânica dos frutos.

como plantar morango em casa

Dicas e cuidados no cultivo do morango

Antes de plantar morango, é essencial conhecer alguns cuidados que fazem toda a diferença:

  • Solo – o morango adora solos ricos em matéria orgânica, com PH ácido entre 5,5 e 6,5.
  • Irrigação – a terra deve estar sempre úmida e nunca encharcada. Molhe apenas o solo, e nunca a planta.
  • Iluminação – a planta adora luz, mas não tolera sol forte. Mantenha sempre à meia sombra.
  • Clima – não convém plantar morango no verão. A melhor época é no outono e inverno.
  • Temperatura – segundo especialistas, a planta se desenvolve melhor na variação de 10ºC a 25ºC.
  • O morangueiro não suporta chuvas e ventos fortes. Se necessário, use telas e sombrites para canteiros.
  • Nunca deixe os morangos tocarem o solo. Assim que os frutos aparecerem, cubra a terra com palha ou plástico.
  • Mantenha os canteiros livres de ervas daninhas e atente-se ao ataque de pragas.
  • A colheita dos morangos avermelhados deve ser feita a partir do corte dos talos.

plantação de morango

Dicas essenciais:

  • Se plantar o morango em vasos, você pode deixar o compartimento suspenso, otimizando o espaço em sua casa;
  • O morango vendido em mercados geralmente foi cultivado com aditivos químicos. Portanto, procure sempre a versão orgânica para retirar as sementes e plantar;
  • A espécie é perene, ou seja, mantém o ciclo de frutificação por longo tempo, ainda mais se cuidada frequentemente;
  • Para ter lindos e saborosos morangos em casa, a rotina de cuidados é essencial. Assim, você pode até preparar mudas e vender os frutos, fazendo dessa uma ótima fonte de renda.

morango plantação


Viu só como é bem fácil aprender como plantar morango? Esperamos que tenha gostado das dicas. Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *