Terrário de Suculentas: +60 Ideias Lindas e Como Montar!
Que tal aprender a montar um terrário de suculentas? Se você fica encantado com esses compartimentos decorados, é interessante ter vários para deixar seu cantinho mais bonito.
Os terrários podem ser instalados em qualquer local da casa, seja em um mini jardim externo, em um móvel na sala, na escrivaninha do quarto, enfim. Essa versatilidade e a facilidade de montar conquistam muitas pessoas, principalmente quem faz questão de ter um espaço verde em sua residência.
Sendo assim, é interessante conhecer os tipos mais comuns de terrários de suculentas e aprender a fazer passo a passo. Leia nosso guia completo e inspire-se com ótimas dicas + fotos.
O que é terrário?
Trata-se de um modelo pequeno e reduzido de um jardim, montado sempre em um compartimento compacto, como aquários, recipientes de vidro, vasos de barro, entre outros.
A ideia é preparar um pequeno jardim com pequenas plantas, que se adaptam a espaços pequenos e não exigem tantos cuidados. Além da parte viva, o terrário pode ser decorado com pedras e uma série de acessórios.
Terrários podem ter diversos tamanhos e instalados em diversos locais, principalmente na área interna. É uma tendência perfeita para quem vive em apartamentos ou deseja criar um espaço verde dentro de casa.
O que são suculentas?
Grande parte dos terrários são formados com plantas suculentas. Essas espécies de pequeno porte se caracterizam pelo caule e raiz grossos, capazes de armazenar água com facilidade. É por isso que muitas suculentas suportam climas áridos e são capazes de sobreviver sem regas por muito tempo. Tudo isso garante uma rotina simples de cuidados.
Por serem pequenas, as suculentas se adaptam a diversos espaços, indicadas para terrários de vários tamanhos e materiais, abertos ou fechados. As versões mais populares são os cactos e as aloe veras.
Fotos e modelos de terrário de suculentas
Um terrário de suculentas pode receber diversas espécies. A montagem fica totalmente a critério do usuário. Além disso, é possível encontrar modelos prontos para comprar e instalar em qualquer lugar da casa – preferencialmente, que tenha bastante luminosidade.
A maioria dos terrários ficam abertos, favorecendo o desenvolvimento das plantas, em sistema igual ao dos vasos. Entretanto, há quem faça terrários fechados, como se fosse um ecossistema próprio. Essa versão depende de recipientes especiais para que as plantas não sejam prejudicadas.
A grande vantagem dos terrários é a variedade. São muitas possibilidades para montar um compartimento de acordo com o seu gosto e com a decoração da sua casa. Listamos alguns modelos populares que sempre agradam:
Terrário de suculentas em vidro
Vidro é o melhor material para montar um terrário de suculentas. Você pode usar essa base para fazer um mini jardim de muitas formas diferentes, seja quadrada ou redonda.
Por ser transparente, o vidro permite a visualização de cada detalhe do terrário, desde as camadas mais profundas até o topo, com todas as plantinhas e adereços decorativos.
Do mesmo modo, se destaca por ser um material resistente, fácil de limpar e perfeito para compor ambientes clássicos e modernos. A única ressalva é deixá-lo em local seguro e alto, para evitar acidentes e o contato com crianças e animais.
Muitos compartimentos de vidro são fáceis de encontrar e têm um preço super acessível. Portanto, essa é a melhor indicação para montar seu primeiro terrário. Veja algumas ideias lindas e impressionantes:
Os potes de vidro podem ter diversos tipos de abertura. Alguns modelos ficam suspensos e otimizam ainda mais o espaço, perfeitos para uma área verde em apartamentos, por exemplo.
A variedade de espécies de suculentas deixa qualquer terrário charmoso! Não é à toa que essa é uma ótima opção de presente para uma pessoa que você gosta.
Terrário de suculentas em vaso de barro
Se você prefere uma versão rústica, indicamos o terrário de suculentas em vaso de barro. A base deixa o pequeno jardim ainda mais impressionante, perfeito para quem pretende deixá-lo sempre aberto ou pretende cultivar plantas maiores – como cactos mais altos.
Além disso, uma ideia comum é aproveitar vasos quebrados e peças de barro para montar um terrário. São várias maneiras interessantes para deixar o compartimento perfeito para o desenvolvimento de muitas espécies.
Do mesmo modo, o vaso de barro é ideal para quem gosta de terrários maiores. Vale usar toda a sua criatividade para organizá-lo, criando verdadeiros cenários e obras de arte. As imagens mostram algumas referências lindíssimas:
Os vasos de barro combinam com pedrinhas brancas e plantas com verde vivaz. O resultado é um lindo terrário que valoriza a decoração de qualquer ambiente.
Terrário de suculentas e cactos
Nada melhor que montar um terrário de suculentas e cactos. Você pode escolher uma boa variedade de espécies para compor o mini jardim, dispostas em espaço necessário para um bom crescimento.
Conforme salientamos, a vantagem das suculentas é armazenar água e dispensar cuidados frequentes. Portanto, é interessante conhecer diversos tipos e escolher os melhores para seu terrário.
Os cactos se destacam pelo formato e se adaptam a compartimentos de vidro e cerâmica. Você só precisa ter cuidado na manipulação, além de deixar o terrário longe de animais e crianças, pois os cactos têm (e soltam) espinhos. Além dessa característica, eles também possuem superfície espessa (com pelos), florescem e não têm folhas.
Muitos tipos de cactos podem ser combinados com diversas espécies de suculentas: ouriço, capuz de monge, mil cores, rabo de raposa, amendoim, entre outros.
Os cactos gostam de luminosidade e devem ser regados a cada quinze dias. Já o solo deve ser bem drenado, formado em grande parte por substrato de cascalho e areia.
Terrário de suculentas em aquário
Outro método convencional é montar um terrário de suculentas em aquário. Use compartimentos que seriam usados para criar peixinhos e cultive pequenas plantas de várias espécies.
Os modelos de vidro são recomendados para deixar o pequeno jardim à mostra, com muitas pedrinhas, substrato e uma série de adereços decorativos. Uma ideia bacana é reproduzir um aquário falso, com miniaturas de peixes coloridos – e sem água, claro.
Veja alguns estilos diferentes e encantadores:
Em aquários vivos, não se usa suculentas, mas plantas aquáticas específicas que fazem parte desse ecossistema.
Como fazer um terrário de suculentas? – Passo a passo
Como fazer um terrário de suculentas passo a passo? Siga nosso guia completo:
Materiais:
- Recipiente de vidro
- Cascalho
- Manta
- Terra adubada
- Mudas de suculentas de sua preferência
- Colher
Passo a passo:
- Preencha o recipiente com pelo menos um dedo de cascalho;
- Depois, aplique a manta, que ajudará a drenar a água e evitará o mau cheiro no terrário;
- Coloque a terra acima da manta – de dois a três dedos dependendo do tamanho do compartimento;
- Use a colher para fazer pequenos buracos e comece a plantar as mudas;
- Cubra toda a raiz com a terra e disponha as mudas de acordo com o espaço disponível;
- Termine o terrário decorando com pedrinhas e acessórios de sua preferência.
Dica essencial: após o plantio, as regas devem ser feitas de 4 em 4 dias, sempre com um pulverizador. Depois, você deve apenas manter a terra úmida, com regas a cada 15 dias.
Mantenha o terrário em local bem iluminado, geralmente à meia sombra para um bom desenvolvimento das plantas. De modo geral, as suculentas são resistentes e têm grande ciclo vital.
Enfim, esperamos que este guia tenha sido esclarecedor. Conte pra gente suas impressões e diga se pretende montar um lindo terrário de suculentas. Boa sorte e até mais.