Telha Portuguesa – O que é, Quanto Custa & Como é Feita a Instalação!

A cobertura da casa envolve o uso e a escolha das telhas, e não é só efeito estético da telha que conta no projeto, afinal nem todas as telhas são iguais, por isso é preciso escolher por um modelo que seja indicado para as características da construção e do telhado. E entre os variados tipos de telhas, uma das opções é a telha portuguesa, que vamos abordar no post.

Então, antes de escolher o seu tipo de cobertura, não deixe de ler o post e descobrir tudo sobre telha portuguesa.

dicas e modelos

 

Sobre a Telha Portuguesa

O que é?

A telha portuguesa é um evolução da telha colonial, e tem como característica ter um lado curvo e arredondado e a outra metade reta, o que permite o encaixe perfeito entre as telhas, e deixa o telhado mais estável e uniforme.

 

Quanto Custa? #preço

O preço unitário da telha portuguesa varia entre R$ 1 e R$ 1,50. No entanto, o preço do milheiro costuma sair mais barato, e vale a pena para fazer o projeto completo de cobertura do telhado.

 

Quais suas Vantagens?

  • Ideal para telhados curvos: o formato desse tipo de telha é bastante versátil e por ser um modelo que traz uma metade ondulada e outra reta, é uma opção bastante eficiente para telhados curvos, dando a cobertura ideal para esse tipo de telhado.
  • Rentabilidade: comparado a outros tipos de telhas cerâmicas, como a telha colonial, o modelo é bastante rentável, já que usa apenas 17 un/m², enquanto o modelo colonial chega a usar 25 un/m². Sendo assim, a instalação é mais rápida e o custo das telhas sai mais barato.
  • Instalação simples: a telha portuguesa é bem tradicional no universo da construção civil e sua instalação simples e com encaixe entre as peças é fácil e rápida. Desse modo, o processo de instalação não demanda de mão de obra especializada, e isso gera economia com a contratação de mão de obra.
  • Conforto Térmico e Acústico: esse tipo de telha é uma boa opção para quem busca conforto térmico, e isso pode ser melhor aproveitado com a instalação correta do telhado, que deve ter espaço de ventilação entre a telha e a estrutura. Além do conforto térmico, a telha portuguesa ainda é bastante eficiente em isolar barulhos externos.
  • Variedade de modelos: apesar do modelo tradicional em cerâmica, esse tipo de telha tem uma ampla variedade de acabamentos e cores, podendo ser encontrada em estilo esmaltado, transparente, e mesclado. E isso permite encontrar um modelo que seja adequado ao seu estilo de projeto.
VEJA  Telha Sanduíche / Termoacústica – Preços, Modelos & Suas Vantagens!

 

Existem Desvantagens?

Apesar de ser um tipo de telha com muitas vantagens, esse modelo também traz pontos negativos, como:

  • Risco de Destelhamento: em regiões com rachadas de ventos fortes, pode haver o risco de destelhamento, e para evitar que isso aconteça, é ideal seguir a recomendação ideal de inclinação do telhado e se assegurar com amarrações no telhado, garantindo que as telhas fiquem mais firmes.
  • Manutenção: esse modelo de telha pede manutenções constantes, assim como limpeza, já que a cerâmica por ser mais porosa pode acumular sujeira e deixar o telhado escuro. A manutenção do telhado com a substituição de telhas trincadas, limpeza e impermeabização, é capaz de aumentar a durabilidade e eficiência da cobertura.
  • Inclinação: respeitar a inclinação do telhado é fundamental para ter uma cobertura eficiente. E no uso da telha portuguesa, essa inclinação não pode ser plana demais e nem muito acentuada, por isso esse tipo de telha fica restrita a projetos com inclinação média.
  • Estrutura: a telha cerâmica tende a ser mais pesada que outras versões de telhados, e isso reflete em uma estrutura mais reforçada para o telhado, o que gera custos maiores nessa etapa.

 

Qual a Inclinação Recomendada?

Para ter um telhado funcional e que não apresente problemas no futuro, o ideal é que as telhas portuguesas sejam usadas com inclinação de 30% a 35%.

A inclinação mais baixa que esse valor não é recomendada, pois pode haver infiltração de água de chuva entre as telhas, provocando goteiras e o comprometimento do telhado.

 

Como é Feita a Instalação?

Para a instalação da telha, o primeiro passo é considerar o peso do telhado, o que reflete em toda a parte estrutural da casa, inclusive na base para o telhado.

VEJA  Drywall: o que é, vantagens e desvantagens e projetos!

Em geral, cada peça da telha portuguesa tem dimensões por volta de 38 x 20 cm, e peso unitário entre 2,5 e 2,6 kg. Nesse caso, o peso médio das telhas em 1 m² fica por volta de 42 kg, ou seja, é um telhado pesado e que exige uma estrutura reforçada.

Considerando o peso do telhado, a estrutura deve ser feita considerando também as dimensões das telhas, de modo que as peças se encaixem sobre a estrutura e que o telhado fique bem firme e bem encaixado.

Com a estrutura já preparada, é hora de começar a instalação das telhas, e o indicado é começar do beiral. Comece a fazer a primeira fiada de telhas a partir do beiral e siga essa fileira encaixando as peças.

Ao completar a primeira fiada, vá para a segunda fiada e aos poucos vá subindo as colunas de modo a encaixar as peças entre fiadas e colunas e deixar o telhado com encaixe estável e uniforme. Ao final, una as telhas através de cumeeiras e argamassa, que não deve ser usada em excesso.

como instalar passo a passo

Quantas Por Metro Quadrado?

Para planejar a quantidade de telhas a serem compradas, considere o cálculo médio de 17 telhas por m², mas sempre compre algumas unidades a mais, para substituir peças que possam trincar ou vir com pequenos defeitos.

Fotos e Modelos de Telha Portuguesa

Esmaltada

A telha esmaltada é um tipo de acabamento que o telhado cerâmico recebe de fábrica. Esse tipo de acabamento adiciona uma cobertura sobre a telha, criando uma camada impermeabilizante na telha e que pode ser colorida ou não.

Branca

O modelo de telha branca é uma das opções de cores com efeito esmaltado. Essa cor além de efeito clean para a cobertura, ainda traz a vantagem de não absorver refletir a luz do sol, aumentando o conforto térmico.

telha branca

A telha tem efeito com leve brilho do acabamento esmaltado

telhado branco

A cobertura branca é clean

Cinza

Outra opção de cor para a telha esmaltada portuguesa, é o acabamento na cor cinza.

VEJA  Telhado de vidro – Vale a pena? + 60 Ideias de uso na decoração!

A telha cinza é uma das opções mais requisitadas para projetos modernos com telhado aparente.

telha esmaltada cinza

casa com telhado aparente

O telhado cinza combina com o estilo moderno

telhado cinza

Marfim / Bege

Outra opção de cor para telha esmaltada bastante usada na área de construção civil, é a telha bege ou marfim.

Esses tons mais claros são perfeitos para um visual clean e combinando com as cores da casa. No entanto, a telha mais clara pode aparecer sujeira com mais facilidade, e a limpeza do telhado deve ser frequente.

telha bege

casa com telhado marfim

A cor do telhado combina com a pintura da casa

telhado bege

Caramelo / Marrom

Entre a variedade de cores para a telha esmaltada, uma das possibilidades são os tons terrosos, que podem variar do caramelo ao marrom.

No caso da coloração caramelo, o tom é um marrom mais claro e quem lembra o tom natural da cerâmica. Já a versão marrom, tem uma nuance mais escura e é ideal para não aparentar muita sujeira.

telha marrom

casa com telhado marrom

O telhado marrom destaca-se no projeto

cores telha esmaltada

Mesclada

A telha portuguesa mesclada é uma bela opção para telhados com estilo rústico, de casa de campo e com um visual que lembra o clássico telhado colonial.

Esse tipo de telha tem como parte da composição argila, e o processo de queima cria uma coloração diferenciada a telha, dando o aspecto de alguns pontos queimados e o efeito mesclado, que fica lindo na cobertura do telhado aparente.

telha mesclada

telhado mesclado

A cobertura destaca o efeito mesclado

De Vidro / Transparente

Entre os tipos e modelos de telha portuguesa, uma das variações é a telha transparente, que pode ser em vidro ou plástico.

Esse tipo de telha tem o formato característico da telha portuguesa, mas com o fato de ser transparente, e pode ser usado como entrada de luz natural no telhado.

Sendo assim, pode ser usado como cobertura total, ou apenas com algumas peças em meio a um telhado de telhas cerâmicas, mescladas ou esmaltadas.

telha de vidro

No projeto, a telha transparente foi usada em meio a telhas cerâmicas

De Cerâmica

Uma das opções mais tradicionais para a telha portuguesa é o modelo com acabamento cerâmico, que lembra uma telha de barro.

Essa opção além de ser a mais barata entre os modelos, é também bastante funcional no projeto, mas pede uma camada impermeabilizante sobre o telhado para evitar a absorção de água, proliferação de fungos e mofo nas telhas.

telha cerâmica

telhado cerâmico

O telhado tem estrutura de madeira

cobertura telha cerâmica

 

 

Agora é só considerar as dicas e usos desse modelo de telha, e escolher o acabamento para seu telhado.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *