Telha Portuguesa – O que é, Quanto Custa & Como é Feita a Instalação!

A cobertura da casa envolve o uso e a escolha das telhas, e não é só efeito estético da telha que conta no projeto, afinal nem todas as telhas são iguais, por isso é preciso escolher por um modelo que seja indicado para as características da construção e do telhado. E entre os variados tipos de telhas, uma das opções é a telha portuguesa, que vamos abordar no post.

Então, antes de escolher o seu tipo de cobertura, não deixe de ler o post e descobrir tudo sobre telha portuguesa.

dicas e modelos

 

Sobre a Telha Portuguesa

O que é?

A telha portuguesa é um evolução da telha colonial, e tem como característica ter um lado curvo e arredondado e a outra metade reta, o que permite o encaixe perfeito entre as telhas, e deixa o telhado mais estável e uniforme.

 

Quanto Custa? #preço

O preço unitário da telha portuguesa varia entre R$ 1 e R$ 1,50. No entanto, o preço do milheiro costuma sair mais barato, e vale a pena para fazer o projeto completo de cobertura do telhado.

 

Quais suas Vantagens?

  • Ideal para telhados curvos: o formato desse tipo de telha é bastante versátil e por ser um modelo que traz uma metade ondulada e outra reta, é uma opção bastante eficiente para telhados curvos, dando a cobertura ideal para esse tipo de telhado.
  • Rentabilidade: comparado a outros tipos de telhas cerâmicas, como a telha colonial, o modelo é bastante rentável, já que usa apenas 17 un/m², enquanto o modelo colonial chega a usar 25 un/m². Sendo assim, a instalação é mais rápida e o custo das telhas sai mais barato.
  • Instalação simples: a telha portuguesa é bem tradicional no universo da construção civil e sua instalação simples e com encaixe entre as peças é fácil e rápida. Desse modo, o processo de instalação não demanda de mão de obra especializada, e isso gera economia com a contratação de mão de obra.
  • Conforto Térmico e Acústico: esse tipo de telha é uma boa opção para quem busca conforto térmico, e isso pode ser melhor aproveitado com a instalação correta do telhado, que deve ter espaço de ventilação entre a telha e a estrutura. Além do conforto térmico, a telha portuguesa ainda é bastante eficiente em isolar barulhos externos.
  • Variedade de modelos: apesar do modelo tradicional em cerâmica, esse tipo de telha tem uma ampla variedade de acabamentos e cores, podendo ser encontrada em estilo esmaltado, transparente, e mesclado. E isso permite encontrar um modelo que seja adequado ao seu estilo de projeto.

 

Existem Desvantagens?

Apesar de ser um tipo de telha com muitas vantagens, esse modelo também traz pontos negativos, como:

  • Risco de Destelhamento: em regiões com rachadas de ventos fortes, pode haver o risco de destelhamento, e para evitar que isso aconteça, é ideal seguir a recomendação ideal de inclinação do telhado e se assegurar com amarrações no telhado, garantindo que as telhas fiquem mais firmes.
  • Manutenção: esse modelo de telha pede manutenções constantes, assim como limpeza, já que a cerâmica por ser mais porosa pode acumular sujeira e deixar o telhado escuro. A manutenção do telhado com a substituição de telhas trincadas, limpeza e impermeabização, é capaz de aumentar a durabilidade e eficiência da cobertura.
  • Inclinação: respeitar a inclinação do telhado é fundamental para ter uma cobertura eficiente. E no uso da telha portuguesa, essa inclinação não pode ser plana demais e nem muito acentuada, por isso esse tipo de telha fica restrita a projetos com inclinação média.
  • Estrutura: a telha cerâmica tende a ser mais pesada que outras versões de telhados, e isso reflete em uma estrutura mais reforçada para o telhado, o que gera custos maiores nessa etapa.

 

Qual a Inclinação Recomendada?

Para ter um telhado funcional e que não apresente problemas no futuro, o ideal é que as telhas portuguesas sejam usadas com inclinação de 30% a 35%.

A inclinação mais baixa que esse valor não é recomendada, pois pode haver infiltração de água de chuva entre as telhas, provocando goteiras e o comprometimento do telhado.

 

Como é Feita a Instalação?

Para a instalação da telha, o primeiro passo é considerar o peso do telhado, o que reflete em toda a parte estrutural da casa, inclusive na base para o telhado.

Em geral, cada peça da telha portuguesa tem dimensões por volta de 38 x 20 cm, e peso unitário entre 2,5 e 2,6 kg. Nesse caso, o peso médio das telhas em 1 m² fica por volta de 42 kg, ou seja, é um telhado pesado e que exige uma estrutura reforçada.

Considerando o peso do telhado, a estrutura deve ser feita considerando também as dimensões das telhas, de modo que as peças se encaixem sobre a estrutura e que o telhado fique bem firme e bem encaixado.

Com a estrutura já preparada, é hora de começar a instalação das telhas, e o indicado é começar do beiral. Comece a fazer a primeira fiada de telhas a partir do beiral e siga essa fileira encaixando as peças.

Ao completar a primeira fiada, vá para a segunda fiada e aos poucos vá subindo as colunas de modo a encaixar as peças entre fiadas e colunas e deixar o telhado com encaixe estável e uniforme. Ao final, una as telhas através de cumeeiras e argamassa, que não deve ser usada em excesso.

como instalar passo a passo

Quantas Por Metro Quadrado?

Para planejar a quantidade de telhas a serem compradas, considere o cálculo médio de 17 telhas por m², mas sempre compre algumas unidades a mais, para substituir peças que possam trincar ou vir com pequenos defeitos.

Fotos e Modelos de Telha Portuguesa

Esmaltada

A telha esmaltada é um tipo de acabamento que o telhado cerâmico recebe de fábrica. Esse tipo de acabamento adiciona uma cobertura sobre a telha, criando uma camada impermeabilizante na telha e que pode ser colorida ou não.

Branca

O modelo de telha branca é uma das opções de cores com efeito esmaltado. Essa cor além de efeito clean para a cobertura, ainda traz a vantagem de não absorver refletir a luz do sol, aumentando o conforto térmico.

telha branca

A telha tem efeito com leve brilho do acabamento esmaltado

telhado branco

A cobertura branca é clean

Cinza

Outra opção de cor para a telha esmaltada portuguesa, é o acabamento na cor cinza.

A telha cinza é uma das opções mais requisitadas para projetos modernos com telhado aparente.

telha esmaltada cinza

casa com telhado aparente

O telhado cinza combina com o estilo moderno

telhado cinza

Marfim / Bege

Outra opção de cor para telha esmaltada bastante usada na área de construção civil, é a telha bege ou marfim.

Esses tons mais claros são perfeitos para um visual clean e combinando com as cores da casa. No entanto, a telha mais clara pode aparecer sujeira com mais facilidade, e a limpeza do telhado deve ser frequente.

telha bege

casa com telhado marfim

A cor do telhado combina com a pintura da casa

telhado bege

Caramelo / Marrom

Entre a variedade de cores para a telha esmaltada, uma das possibilidades são os tons terrosos, que podem variar do caramelo ao marrom.

No caso da coloração caramelo, o tom é um marrom mais claro e quem lembra o tom natural da cerâmica. Já a versão marrom, tem uma nuance mais escura e é ideal para não aparentar muita sujeira.

telha marrom

casa com telhado marrom

O telhado marrom destaca-se no projeto

cores telha esmaltada

Mesclada

A telha portuguesa mesclada é uma bela opção para telhados com estilo rústico, de casa de campo e com um visual que lembra o clássico telhado colonial.

Esse tipo de telha tem como parte da composição argila, e o processo de queima cria uma coloração diferenciada a telha, dando o aspecto de alguns pontos queimados e o efeito mesclado, que fica lindo na cobertura do telhado aparente.

telha mesclada

telhado mesclado

A cobertura destaca o efeito mesclado

De Vidro / Transparente

Entre os tipos e modelos de telha portuguesa, uma das variações é a telha transparente, que pode ser em vidro ou plástico.

Esse tipo de telha tem o formato característico da telha portuguesa, mas com o fato de ser transparente, e pode ser usado como entrada de luz natural no telhado.

Sendo assim, pode ser usado como cobertura total, ou apenas com algumas peças em meio a um telhado de telhas cerâmicas, mescladas ou esmaltadas.

telha de vidro

No projeto, a telha transparente foi usada em meio a telhas cerâmicas

De Cerâmica

Uma das opções mais tradicionais para a telha portuguesa é o modelo com acabamento cerâmico, que lembra uma telha de barro.

Essa opção além de ser a mais barata entre os modelos, é também bastante funcional no projeto, mas pede uma camada impermeabilizante sobre o telhado para evitar a absorção de água, proliferação de fungos e mofo nas telhas.

telha cerâmica

telhado cerâmico

O telhado tem estrutura de madeira

cobertura telha cerâmica

 

 

Agora é só considerar as dicas e usos desse modelo de telha, e escolher o acabamento para seu telhado.

Você pode gostar...