Telha Esmaltada – Vantagens, Preços & Fotos de Modelos e Cores!

Você está construindo ou reformando e ainda não sabe qual tipo de telha usar? Pensando na dúvida que muita gente tem, resolvemos elaborar esse post. Falaremos aqui sobre a telha esmaltada, um dos materiais mais procurados atualmente para projetos residenciais e de mais empreendimentos.

É muito comum que haja essa indecisão em meio ao projeto de uma casa, principalmente porque costumamos deixar o telhado entre as últimas questões para resolver.

Modelos de telha esmaltada

As telhas esmaltadas estão entre as mais utilizadas atualmente

No entanto, trata-se de um componente essencial para a estrutura física e estética da construção. A escolha da telha certa pode fazer toda a diferença.

Então se você está em um verdadeiro dilema, sem conseguir se decidir quanto ao melhor material, considere ler este nosso artigo! Detalharemos tudo sobre a telha esmaltada, suas vantagens, valores, processos técnicos e imagens para inspirar o seu projeto. Acompanhe!

Conheça com a gente tudo sobre a telha esmaltada!

Conheça com a gente tudo sobre a telha esmaltada!

Sobre a Telha Esmaltada

Como falamos anteriormente, a telha esmaltada está entre as mais procuradas atualmente por quem deseja construir ou reformar no Brasil.

Sua fama cresceu nos últimos anos, mesmo sendo um tipo de telha bastante utilizada há anos. Para ter aumentado a busca deve ter algum motivo em especial, certo?

Por isso vamos explicar para você tudo a respeito desse material. Fique por dentro!

telhas esmaltadas coloridas

Que tal conhecer em detalhes essas telhas especiais?

O que é?

Primeiramente você deve entender o que é, de fato, uma telha esmaltada. Seu nome praticamente denuncia um pouco de sua característica.

Afinal, consiste em uma telha tradicional, porém, mais resistente por receber um tratamento especial com esmalte em sua superfície, garantindo uma série de vantagens em comparação com as outras, somente de barro / argila.

Uma particularidade das telhas esmaltadas é o seu processo de coloração. Isto é, com a ajuda dos esmaltes, que confere mais qualidade às peças, você pode ter um telhado original, com uma cor que foge dos padrões.

É isso mesmo, atualmente você encontra telhas romanas das mais variadas tonalidades, diferenciando qualquer projeto residencial ou comercial. Há desde as cores mais suaves, como o branco, o rosê e o marfim, até as mais vivas, como azul, grafite e verde.

As telhas esmaltadas contêm tratamento com esmalte

As telhas esmaltadas contêm tratamento com esmalte, como o próprio nome indica

Quanto Custa? #preço

Um fator que interessa muito na hora de escolher a telha é, sem dúvida, o preço. De acordo com nossa pesquisa as telhas esmaltadas custam em média 2 reais (cada uma). Há algumas lojas que trabalham com a venda de kits – com 100 unidades, por exemplo.

Selecionamos alguns exemplos para você conhecer e começar a sua própria pesquisa.

Vale lembrar que os valores mudam de região para região, de acordo com o frete, com o tipo de esmalte utilizado e a quantidade. Uma dica bacana é pedir desconto em caso de pagamento à vista, por exemplo, ou se a quantidade for bem grande.

Preços das telhas esmaltadas

Os preços das telhas esmaltadas podem variar

Preço total do telhado

Para ter certeza de qual será o seu gasto com as telhas de sua obra é necessário fazer uma conta específica.

Primeiramente você deve calcular a área total do telhado em metro quadrado. Para cada metro, a saber, são usadas em média 12 telhas. Caso seu telhado meça 1000 m², por exemplo, você precisará comprar 12 mil telhas.

Quais suas Vantagens?

As telhas esmaltadas não estão sendo utilizadas por muita gente a toa. Elas possuem diversas vantagens que valem a pena ser mencionadas. Confira os principais:

  • Impermeabilidade

Uma boa telha é aquela que não apresenta vazamentos ou qualquer tipo de formação úmida em seu interior e na face inferior, ocasionando assim goteiras e defeitos do tipo. As telhas esmaltadas possuem a vantagem de passarem por um processo de alta impermeabilização, o que a diferencia das outras.

  • Resistência à salinidade, ao granizo e frio

Por ser proveniente da queima da argila em alta temperatura e possuir o tratamento e finalização com esmalte impermeável, a telha esmaltada é resistente também à ação da maresia. Portanto é muito recomendada para casas em áreas litorâneas.

Além disso, está entre a melhor opção para enfrentar chuvas de granizo e às baixas temperaturas.

As telhas esmaltadas são consideradas mais resistentes

As telhas esmaltadas são consideradas mais resistentes

  • Evita gretagem e deterioração precoce

Geralmente as telhas esmaltadas passam pela chamada “monoqueima”, que consiste na fusão entre o esmalte e argila em altíssima temperatura, evitando assim a gretagem.

Por serem lisas e não conterem poros, não deixam com que haja a proliferação de fungos e o acúmulo de sujeira no telhado. Isso é benéfico para evitar o envelhecimento precoce da telha.

  • Favorece o encaixe perfeito

As telhas esmaltadas sofrem a queima em forno a rolo, garantindo que todas as fases sejam aplicadas considerando a mesma temperatura. Esse fator permite que haja pouquíssima variação dimensional e empeno, ideal para ocorrer o encaixe perfeito. Com isso, você não terá vazamentos e respingos.

Além disso, quando tudo é bem colocado, sem dificuldades, o tempo de construção diminui consideravelmente.

A variedade de cores das telhas esmaltadas

A variedade de cores também é uma das vantagens

  • Fácil limpeza

O esmalte oferece a vantagem de deixar a telha com a superfície bem lisa, sem ranhuras e demais deformações. Isso evita acúmulo de sujeira, mas também facilita o processo de limpeza / manutenção das mesmas.

A recomendação, de acordo com o especialistas no assunto, é limpar as telhas somente com água e sabão.

  • Conforto térmico e acústico

Podemos citar fatores como alta compactação, encaixe perfeito e a matéria prima de boa qualidade como os responsáveis por essas telhas oferecerem um bom conforto termoacústico.

Existem Desvantagens?

Devemos dizer que há poucas desvantagens em apostar na telha esmaltada para a construção de seu empreendimento.

Um dos quesitos que não são interessantes é o custo para reaplicar o esmalte de tempos em tempos. Isso por que, mesmo que a telha nova esmaltada seja bastante resistente às intempéries do tempo, elas sofrem o desgaste natural como qualquer produto.

Sendo assim, você pode ter que arcar com um valor acima do previsto para realizar esse tipo de manutenção. Mas segundo quem entende do assunto, mesmo com esse “porém”, vale a pena investir nesse tipo de telha, pois ainda oferece a maior durabilidade. E além disso, essa reaplicação demora bastante para ser necessária.

Acerte na escolha das telhas de sua casa

Acerte na escolha das telhas de sua casa

Esmaltada X Resinada: Qual a Melhor?

Uma das principais dúvidas de quem está construindo e procurando telhas é sobre a diferença entre as esmaltadas e resinadas.

O que diferencia uma da outra é que no caso das telhas resinadas é aplicada camadas de resina, um produto que também tem potencial para deixá-las mais resistentes.

várias telhas esmaltadas

As telhas esmaltadas são mais resistentes que as resinadas

Contudo, a telha esmaltada é considerada uma opção ainda melhor, pois o esmalte consegue dar um resultado mais presido na cobertura, deixando a peça bem lisa. As esmaltadas também são reconhecidas como mais duráveis do que as resinadas.

No entanto, caso você queira uma telha com bom custo x benefício, pode considerar a telha resinada. Apesar de estar em um nível abaixo da esmaltada cumpre bem o papel. Afinal, a aplicação da resina já é um super diferencial da telha sem qualquer tratamento.

 A variedade de cores permite inovar a decoração

 A variedade de cores permite inovar a decoração

Qual a Inclinação Recomendada?

Pensar na cobertura completa do telhado é extremamente importante e isso deve começar com o cálculo da inclinação.

Basicamente, você deve seguir um método simples e prático para poder calcular a quantidade de peças que serão necessárias para a cobertura do telhado e também da inclinação recomendada. Serão esses dados utilizados:

“A” – Largura de um vão
“FI” – Fator de inclinação a ser usada
“B” – Largura do pano inclinado ou “água”
“C” – Comprimento do pano ou “fiada”

Nas medidas “A” e “C” devem ser incluídos os beirais (se existirem).

De acordo com os especialistas, a fórmula usada para calcular a inclinação é a seguinte:

A saber, a inclinação mínima a ser considerada deve seguir a marca do produto escolhido e o comprimento do pano do telhado aplicado.

Mas vale dizer que as telhas esmaltadas comercializadas atualmente pedem uma inclinação de, no mínimo, 35%.

  • Regiões com ventos fortes

De acordo com a empresa especializada em telhas, Telhas Perkus, nas regiões onde podem predominar ventos fortes, construções em áreas descampadas, expostas ou por margem de segurança adicional, é recomendado que se use uma inclinação superior a 45%.

Do mesmo modo, as telhas devem ser fixadas no ripamento, sempre com a utilização de parafusos ou pregos com borrachas de vedação, grampos ou amarrações (vedadas por silicone/selante).

Procure um profissional na hora de instalar as telhas

Procure um profissional na hora de instalar as telhas

Como é Feita a Instalação?

Chegou a hora de falarmos da parte mais importante e que gera bastante ansiedade do processo de construção: a instalação. Mas atenção: ela deve ser realizada por um profissional especializado. Não arrisque sua vida fazendo esse serviço sozinho.

Para se ter uma colocação correta e harmoniosa das telhas esmaltadas, ela deve se iniciar junto à linha de
beiral, começando de baixo para cima, pela direita, conforme o sentido do encaixe lateral da telha. Essa forma de colocar fará com que a telha seguinte recubra o encaixe da que foi aplicada anteriormente.

A saber, os especialistas no assunto também fazem outro alerta: deve-se evitar o deságue de um telhado sobre o outro através do uso de calhas no beiral.

Para que você entenda completamente como é realizada essa colocação, selecionamos um vídeo explicativo. Lembrando que é importantíssimo que ela seja feita por profissionais na área. Assista:

Fotos e Modelos de Telha Esmaltada

Logo após conhecer todas as especificações das telhas esmaltadas iremos lhe mostrar diversos modelos e construções.

Lembrando que atualmente o mercado oferece uma série de opções, com as mais variadas colorações, permitindo que você inove na decoração externa de sua casa, além de aplicar um produto bem eficiente, como você pode ver no tópico “vantagens”.

Inspire-se com as imagens e siga nossas dicas para favorecer ao máximo o seu projeto!

Telhas azuis esmaltadas

Telhas azuis esmaltadas

Veja como a casa fica elegante com telhas coloridas esmaltadas

Veja como a casa fica elegante com telhas coloridas esmaltadas

Há inúmeras marcas de telhas esmaltadas atualmente

Há inúmeras marcas de telhas esmaltadas atualmente

A colocação das telhas faz toda a diferença

A colocação das telhas faz toda a diferença

Telhado com telha esmaltada para você se inspirar

Telhado com telha esmaltada para você se inspirar

O esmalte dá um brilho a mais às telhas

O esmalte dá um brilho a mais às telhas

Diversidade de cores das telhas esmaltadas

Diversidade de cores das telhas esmaltadas

As telhas esmaltadas podem sofisticar o projeto

As telhas esmaltadas podem sofisticar o projeto

Telhas brancas esmaltadas estão na moda em projetos modernos

Telhas brancas esmaltadas estão na moda em projetos modernos

Já as telhas cinzas são muito usadas em casas do exterior

Já as telhas cinzas são muito usadas em casas do exterior

Que tal então uma casa completamente clean?

Que tal então uma casa completamente clean?

Já pensou em uma casa com telhado verde?

Já pensou em uma casa com telhado verde?

Há ainda as telhas esmaltadas mescladas

Há ainda as telhas esmaltadas mescladas

Visão de uma casa com telhas esmaltadas

Visão de uma casa com telhas esmaltadas. O que acha de um telhado assim?


E então, gostou de conhecer mais sobre a telha esmaltada? Esperamos que sim e que retorne mais vezes para conferir outros conteúdos relativos ao universo da construção e decoração.

Aproveite também para ler mais artigos sobre telhas. Por exemplo:

Até uma próxima!

Você pode gostar...