Como fazer rifa pela Loteria Federal? – Guia fácil【2024】

Quer aprender como fazer rifa pela loteria federal? Esse é um método transparente, simples e seguro para quem pretende sortear algo, seja pela internet ou por outros meios.

A loteria federal é uma modalidade de sorteio realizado pela Caixa Econômica Federal e acontece sempre às quartas-feiras e sábados, às 19h (horário de Brasília).

De modo geral, não é possível fazer uma rifa diretamente pela loteria federal, mas você pode usar como base os sorteios realizados nesse sistema.

Para entender como funciona e como fazer rifa pela loterial federal, acompanhe o post completo com ótimas dicas.

sorteio loteria federal

Pinterest

Como fazer rifa pela Loteria Federal? – Passo a passo

Primeiramente, é importante que a sua rifa tenha um propósito. Geralmente, é feita para arrecadar fundos, para disponibilizar um prêmio, enfim.

As rifas estão ganhando relevância principalmente nas redes sociais, mas é importante deixar claro quais são as regras para que seja o mais transparente possível.

Sendo assim, siga algumas dicas. Para saber mais, confira o conteúdo: Como fazer e vender rifa passo a passo.

Autorização legal

De imediato, verifique as leis e regulamentações locais sobre a realização de rifas para garantir que você está em conformidade com as regras.

Para se ter ideia, pode ser necessário obter uma autorização específica para realizar uma rifa, sobretudo se é para arrecadar fundos ou outros objetivos similares.

Prepare as regras da rifa

As regras são essenciais para que as pessoas entendam do que se trata a rifa. Sendo assim, determine qual será o prêmio e estabeleça um valor para cada bilhete. Nessa linha, pense em algo que chame atenção.

Algumas dicas de prêmios: eletrônicos, valor em dinheiro, veículos, bebidas, ingressos, brinquedos, jantares, perfumes, viagens, vouchers.

Outra dica crucial é calcular o valor total dos bilhetes necessários para cobrir o custo do prêmio. Ou seja, o sorteio só realizado quando tal quantidade de números forem vendidos, etc. Para vender bem, estipule um preço atrativo.

É essencial que todas as regras e detalhes fiquem claros. Assim, você não terá problemas e nem sofrerá com acusações ao final do sorteiro.

Por exemplo: “o vencedor do sorteio será aquele que tiver o número igual aos três últimos números do Prêmio da Loteria Federal do dia 10/07/2023”.

dica de rifa

Pinterest

Divulgue a rifa pessoalmente ou nas redes sociais

Definidos os detalhes, promova a rifa em sua comunidade, entre amigos, familiares, no trabalho, para conhecidos, enfim.

Além disso, as redes sociais são ótimas para alcançar o maior número de pessoas. Use sempre o feed e stories de plataformas como WhatsApp, Instagram e Facebook.

Para chamar atenção, faça uma arte ou um vídeo. Você pode usar o Canva gratuitamente para criar lindos projetos.

De modo geral, explique claramente as regras, o valor dos bilhetes, o prêmio e a data do sorteio. Da mesma forma, deixe claro para todos que a rifa está baseada nos resultados da loteria federal.

Venda os bilhetes

Conseguiu muita gente interessada em comprar? Então, venda os bilhetes disponíveis da rifa para as pessoas.

Não se esqueça de anotar o nome e as informações de contato de cada comprador e forneça a eles um comprovante do bilhete adquirido. O registro é essencial para não ter problemas na hora do sorteio.

Associe os números ao resultado da loteria federal

Vendeu todos os bilhetes? A partir daí, você deve associar cada número de bilhete vendido aos resultados dos sorteios da loteria federal.

Por exemplo: se você vendeu 200 bilhetes, atribua um número de 1 a 200 para cada bilhete vendido. Depois, associe esses números aos sorteados pelo sistema da loteria federal, deixando claro o dia do sorteiro realizado.

Geralmente, as rifas contém números com três dígitos: 001, 087, 100, enfim. Ou seja, vai de 1 até 999. Passando disso, você pode configurar para quatro dígitos (1 a 9999). Se for menor, deixar com dois dígitos (1 a 99).

rifa pela loteria

Pinterest

Faça o sorteio da sua rifa

No dia delimitado do sorteio da loteria federal, verifique os resultados oficiais e descubra os bilhetes vencedores correspondentes aos números sorteados.

Conta sempre o primeiro sorteiro, considerando os últimos números. Se a sua rifa é de três dígitos e o primeiro bilhete sorteado pela loteria federal foi de número 014190, então considera-se que o 190 da sua rifa foi o vencedor.

Caso seja de dois dígitos, o sorteado é o 90. Se for de quatro dígitos, o sorteado 4190.

Se o primeiro número não corresponde a um valor da sua rifa ou você pretende sortear mais de um ganhador, vá para o próximo, mas deixe sempre claro nas regras.

Faça o anúncio do vencedor

Por fim, entre em contato com o vencedor e anuncie publicamente o resultado da rifa. Combine passo a passo com a pessoa como será a entrega do prêmio. Divulgue em suas redes sociais para informar aos compradores que tudo foi realizado com total transparência.

Dicas essenciais:

  • Não precisa pagar nada para ter acesso e conferir o sorteio da loteria federal. É só verificar no site oficial: https://loterias.caixa.gov.br
  • Promova a rifa na modalidade sorteiro e como promoção comercial. Para isso, faça o cadastro no Sistema de Promoção Comercial.
  • Há muitos sites e aplicativos que ajudam na criação e na organização de rifas com determinados fins e prêmios.
  • Mantenha sempre a transparência, mostre o prêmio e deixe todas as regras da rifa claras para que não haja suspeita de fraude.

Ideia geral: Se você quer sortear uma televisão nova que custa 5 mil reais, é interessante fazer uma rifa de 0 a 99 com preço a sua escolha, em geral que cubra o valor do produto e que o restante seja o lucro ou direcionado para uma doação, por exemplo.

como vender rifa

Pinterest

Enfim, são muitos objetivos diferentes, mas é importante entender como fazer rifa pela loteria federal para garantir segurança, consistência e confiança em todo o processo, sobretudo na hora do sorteio.

Tem dúvidas? Deixe um comentário! Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...