Crochê Tunisiano: +68 Ideias Lindas e Passo a Passo Fácil!
Você já ouviu falar em crochê tunisiano? Essa técnica é uma variação entre os tipos de crochê, e permite criar peças únicas com estilo diferenciado do crochê tradicional.
E se o termo crochê tunisiano é algo novo para você, no post explicamos mais sobre a técnica, reunimos peças feitas a partir desse estilo de crochê, além de receitas, gráficos e passo a passo para fazer peças seguindo a técnica.
O que é crochê tunisiano?
A técnica de crochê tunisiano ou crochê afegão, como também costuma ser denominado recebe esses nomes por terem relação com a possível região de origem dessa técnica, a Tunísia.
A associação da técnica a Tunísia se deu por conta dos agasalhos feitos a partir de tiras finas e de um trançado diferenciado do passo a passo de como fazer crochê tradicional.
A técnica diferenciada é uma mistura entre crochê e tricô, tendo como características aspecto mais grosso e trama mais fechada, criando pontos diferenciados e podendo ser um pouquinho mais complexo se comparado ao crochê tradicional.
Para fazer crochê tunisiano é utilizada uma agulha diferente, que tem comprimento mais longo, como uma agulha de tricô, e gancho na ponta, lembrando uma agulha de crochê.
A agulha diferenciada e específica para a técnica é utilizada para fazer as carreiras que vão e voltam compondo os pontos.
Esse tipo de crochê tem algumas variações, que podem dar características diferentes a peça e alguns acreditam que são variações nos tipos de crochê tunisiano, mas a verdade é que as variações acontecem por conta da variedade de pontos, como é o caso do ponto palito, ponto simples, ponto favo, ponto fantasia e ponto esteira.
Desse modo, os diferentes tipos de pontos de crochê afegão dão características diferenciadas para as peças.
Fotos e ideias de crochê tunisiano
Tapete de crochê tunisiano
Entre as propostas para fazer crochê afegão, os tapetes são peças clássicas e bastante versáteis, podendo ser desenvolvidos para diferentes ambientes.
A inspiração para um tapete utilizando a técnica traz um modelo retangular e com a parte central feita através de crochê afegão, reunindo trama mais fechada com pequenos quadradinhos coloridos, que misturam cores como vermelho, amarelo e laranja.
A peça artesanal reúne diferentes técnicas, e além da predominância de crochê afegão que define toda a parte central do tapete, a peça ainda traz crochê tradicional em toda volta, formando um barrado que funciona como acabamento para o tapete.
Nesse caso, o barrado em volta da peça também segue as cores utilizadas no crochê afegão, como laranja e vermelho, mantendo os tons vibrantes da peça artesanal.
Almofada de crochê tunisiano
A técnica afegã permite criar peças bem diferentes, e uma das possibilidades são capas de almofadas seguindo esse estilo de crochê com pontos mais fechados.
Como inspiração para almofadas de crochê afegão, a proposta aqui traz um trio de almofadas com o mesmo estilo, tendo formato quadrado e unindo 2 cores por peça, tendo como destaque uma faixa central em cada almofada.
Para o conjunto de peças feitas a partir de crochê afegão, a proposta foi de criar capas em cores diferentes, mantendo como padrão tons pastéis e suaves, formando uma combinação harmônica entre tonalidades de azul, verde e amarelo.
Além da harmonia entre as cores pastéis, as peças também ficam harmoniosas por seguirem o mesmo estilo e terem como característica em comum a faixa cinza que corta o centro da almofada, fazendo com que cada peça tenha 2 cores, e tendo como ponto em comum a escolha do cinza para a faixa horizontal que decora as almofadas.
Cachecol de crochê tunisiano
O crochê afegão é uma técnica que permite criar diferentes estilos de peças, e uma das possibilidades é a de fazer cachecol através desse estilo diferenciado de crochê, compondo peças úteis e estilosas!
Como inspiração de um cachecol de crochê afegão, a proposta aqui traz um modelo de pontos fechados e textura mais grossa, tendo como característica colorido suave ao longo de toda a peça.
O cachecol colorido traz faixas horizontais ao longo da peça e com cores suaves que vão se intercalando, criando um colorido agradável e discreto.
A peça foi desenvolvida com largura maior, sendo cachecol mais grosso e perfeito para a estações mais frias.
Bolsa de crochê tunisiano
Entre os estilos de peças que podem ser desenvolvidas através de crochê afegão, as bolsas de diferentes formatos e tamanhos são ótimas opções.
Uma inspiração para a bolsa desenvolvida através da técnica de crochê diferenciada é este modelo de bolsa tiracolo e de tamanho pequeno.
A bolsa pequena é uma versão de crochê em cor natural e que traz uma aba como fechamento da bolsinha, sendo uma opção simples e fácil de executar.
O modelo ainda traz detalhes de franjas na aba que sobrepõe a bolsa, dando um acabamento para a peça artesanal.
A alça de crochê é outro elemento que compõem a bolsa, e nesse caso a alça mais longa é perfeita para um modelo de bolsa pequena.
Manta de crochê tunisiano
As mantas também são opções de peças que podem ser desenvolvidas através da técnica tunisiana, rendendo peças de tramas fechadas e mais grossas, sendo perfeitas para serem utilizadas no dia a dia ou até mesmo na decoração sobre estofados.
A inspiração para a manta de crochê afegão é este modelo composto de quadradinhos coloridos, que unidos lado a lado formam uma peça colorida.
O modelo de manta tem como detalhes babados em toda a sua volta, formando um acabamento na peça e dando um estilo mais delicado para o item.
A escolha pelo babado na cor roxa combina perfeitamente com o colorido da manta, mantendo a harmonia em cada detalhe da peça.
Roupa de crochê tunisiano
As peças de roupas também podem ser desenvolvidas através da técnica tunisiana, trazendo peças em um estilo diferenciado de crochê, como é o caso desse casaco de inverno.
A peça artesanal é um modelo de casaco de mangas longas e com variação de tons de azul, criando espécies de faixas ao longo da roupa e dando um estilo único para a peça.
O modelo estilo casaco de crochê afegão tem golas mais largas e botão para fechamento lateral. Além disso, a peça ainda traz 2 bolsos pequenos na parte da frente, deixando o casaco completo para os dias frios.
Além de ser uma peça funcional para as estações mais frias, o casaco ainda traz um estilo único por ser feito através de uma técnica artesanal, garantindo um diferencial para o look.
Como fazer crochê tunisiano? – Passo a passo
Se você é do tipo que gosta de aprender novas técnicas e colocar em prática as habilidades manuais para criar peças artesanais, reunimos passo a passo de como fazer crochê tunisiano através de tutoriais para criar almofadas e tapetes.
Passo a passo de almofada de crochê tunisiano
Passo a passo de tapete de crochê tunisiano
Você já conhecia essa técnica? Se você já colocou em prática essa versão diferenciada de crochê, conte-nos o que acha da proposta e como classificaria o nível de dificuldade.