Telha de Plástico【PVC】– Vantagens | Desvantagens | Preços

A telha de plástico também é conhecida como telha de PVC e esse é um produto relativamente novo na área da construção civil.

Esse tipo de telha tem se popularizado nos últimos anos como uma proposta versátil para cobertura de projetos residenciais e comerciais.

A telha de plástico traz diversas vantagens e para conhecer melhor esse tipo de telhado, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto antes de tomar a decisão do melhor tipo de telha para o seu projeto.

 

Tipos e modelos de telha de plástico

A telha de PVC é uma espécie de placa grande, como as versões de fibrocimento. O item plástico pode imitar diversos formatos de telhados e traz variedade em relação a formas e cores.

Colonial

Uma das opções para telha de PVC é a versão com design similar ao das telhas coloniais tradicionais.

Uma grande vantagem desse modelo é que traz o visual do telhado colonial com a facilidade da instalação por ser um item em placas maiores, o que torna o processo mais rápido e a manutenção mais simples.

1. Telha de PVC em formato de telhado colonial

1 modelo telha PVC Normatel

Via: Normatel

2. Cobertura com telhas de aparência colonial

2 telha colonial PVC Somadil

Via: Somadil

3. Telhado com placas de PVC que simulam telhas coloniais

3 telha colonial PVC Mercado Livre

Via: Mercado Livre

Onda

As telhas em formato de ondas são caracterizadas por placas com ondulações, lembrando os tradicionais telhas de fibrocimento, mas com a vantagem do modelo de PVC.

As telhas com ondulações podem trazer diferentes tamanhos de ondas, com versões maiores ou de mini ondas.

4. Telha em placa grande e com mini ondas

4 tipo de telha PVC Leroy Merlin

Via: Leroy Merlin

5. Cobertura com telha ondulada

5 telha PVC onda Pinterest

Via: Pinterest

6. Modelo de cobertura com telha de PVC ondulada

6 modelo de telha plastica Pinterest

Via: Pinterest

Plan

Uma das variações para a telha plástica é a versão plan, modelo com menos ondulações e que oferece um sistema de cobertura de alto nível e com facilidade de instalação.

7. Modelo de telha Plan

7 telha PVC plan Leroy Merlin

Via: Leroy Merlin

8. Cobertura de telhado com telhas do tipo Plan

8 telha plastica plan Cassol

Via: Cassol

9. Telhado de casa com telhas Plan

9 modelo de telha plastica Vip Materiais

Via: Vip Materiais

Transparente / Translúcida

Uma das variações bastante conhecidas da telha de PVC é o modelo chamado de transparente, mas que na verdade é uma opção de telha translúcida, podendo até mesmo ser uma opção mais leitosa.

O modelo é ideal para entrada de luz natural, já que seu nível de transparência permite que a luz natural através a telha, clareando o ambiente de forma segura.

A telha translúcida é recomendada para ambientes sem forro ou gesso, e costuma fazer parte de um telhado composto por outras opções de telhas, adicionando a cobertura  transparente para que haja incidência de luz natural através do telhado.

10. Modelo de telha translúcida para entrada de luz

10 telha PVC translucida Fortlev

Via: Fortlev

11. Área gourmet com cobertura de telhas translúcidas

11 telha plastica transparente Fortlev

Via: Fortlev

12. Cobertura com telhas de PVC de cor clara e telhas transparentes

12 telha transparente plastica Lojas 2001

Via: Lojas 2001

Vantagens e desvantagens da telha de PVC

Para quem tem dúvidas sobre a cobertura com telhas plásticas, reunimos as vantagens e desvantagens desse tipo de telhado, o que permite analisar os prós e contras antes de investir nesse tipo de telha.

Vantagens

  • Resistência: um dos grandes pontos positivos da telha de PVC é a resistência. A composição com microesferas de borracha deixa a telha mais resistente, evitando ressecamento e reduzindo o ruído de chuva.
  • Versatilidade: a versatilidade do telhado plástico é outra vantagem desse tipo de telha, que pode variar em relação a tamanho, estilo e cores, permitindo escolher o modelo mais adequado de telhado de acordo com o seu projeto.
  • Custo: o preço das telhas plásticas também é um grande ponto positivo, já que o telhado desse material é mais barato que muitas outras opções de telhas.
  • Instalação: a rapidez no processo de instalação é uma grande vantagem do telhado PVC, e o fato das telhas serem mais leves e em placas maiores faz com que a instalação seja mais simples e rápida.
  • Economia: a leveza das telhas de PVC é uma das características do telhado com esse tipo de cobertura, o que é uma grande vantagem em relação ao tradicional telhado cerâmico. Nesse caso, o fato da cobertura ser mais leve exige menos estrutura para suportar o telhado, o que gera economia.
13 vantagens telha plastica Lojas 2001

Via: Lojas 2001

  • Peso: o fato das telhas serem mais leves, traz vantagens por serem fáceis de transportar e deslocá-las pela obra.
  • Antichamas: o PVC é um material que não propaga o fogo, e a escolha pelo telhado desse material garante uma construção mais segura.
  • Inclinação: o telhado plástico tem vantagem em relação a inclinação, já que a cobertura com esse tipo de telha pode ter inclinação de 10%, e no caso dos telhados de apenas uma água a inclinação pode diminuir para 5%.
  • Proteção UV: em geral, as telhas plásticas apresentam uma camada feita em acrílico, atuando de maneira a refletir os raios UV, e protegendo e preservando o telhado.
  • Limpeza: a limpeza das telhas de PVC são simples e a utilização de água e sabão são suficientes para mantê-las limpas. A própria ação da chuva pode colaborar para a limpeza do telhado plástico.
  • Sustentável: uma grande vantagem do material plástico é o fato de ser 100% reciclável, o que permite que a troca de telhado e possíveis resíduos de telhas possam ser recicláveis, evitando a geração de lixo.
14 vantagens telha PVC Pinterest

Via: Pinterest

Desvantagens

  • Resistência ao vento: se por um lado a leveza da telha é uma grande vantagem, o fato da cobertura ser leve também pode ser uma desvantagem, já que as rajadas mais fortesde vento podem impactar na cobertura e até mesmo arrancar as telhas. Para evitar esse tipo de problema, é indispensável que as telhas estejam muito bem fixadas na estrutura do telhado.
  • Desempenho térmico: o telhado plástico não absorve umidade como as telhas cerâmicas, e isso pode fazer com que as telhas sofram condensação na parte inferior. Assim, o resultado pode ser de um mau desempenho térmico, fazendo com que o ambiente fica um pouco mais quente.
15 desvantagens telha PVC Mercado Livre

Via: Mercado Livre

Quanto custa em média? #preço

O preço da telha PVC pode variar de acordo com tamanho e modelo.

A versão de telha Colonial Precon Cerâmica com dimensões de 2,30 x 0,86 m, sai por R$ 109,90, na loja online da Leroy Merlin. Já a versão PVC Colonial Precon Translúcida com tamanho de 2,30 x 0,88 m, custa R$ 157,98, no e-commerce Casas Bahia.

 

Agora que você já conhece todas as características desse tipo de telha, já pode considerar a opção para o seu projeto.

Você pode gostar...