Telha de PVC – É boa? Modelos, Preços & Todas as Vantagens!

O planejamento de uma obra inclui diversas escolhas e uma delas é uma cobertura eficiente, garantindo ao lar um bom telhado. E quando chega nessa etapa da obra, surgem inúmeras opções de telhados, e uma delas é a telha de PVC.

Esse tipo de telhado ainda é uma versão recente usada no Brasil, mas que já tem chamado bastante a atenção pelo bom custo-benefício.

E se você está planejando uma obra ou reforma, mas ainda está em dúvida sobre o melhor tipo de telhado, hoje trouxemos todas as informações sobre telha de PVC, assim fica mais fácil de escolher.

tipos e modelos

Sobre a Telha de PVC: Dúvidas Frequentes

O que é?

A telha de PVC, cujo a sigla significa Policloreto de Vinila, é um tipo de telha que se enquadra na versão de telhas sustentáveis, uma vez que o material é uma espécie de plástico que pode ser totalmente reciclado.

Esse tipo de telha começou a ter seu uso mais efetivo nos países da Europa, EUA e China por volta dos anos de 1990, e posteriormente chegou ao Brasil como uma opção de telhado de fácil instalação, resistente e com bom custo-benefício.

o que é

O modelo pode trazer diferentes cores e estilos

A telha de PVC costuma ser uma placa grande que traz o design das tradicionais telhas de cerâmica, mas isso pode variar de acordo o estilo da telha, já que o material versátil traz uma gama bem variada de modelos e cores, podendo assim achar a versão perfeita para o seu telhado e projeto.

Quais suas Vantagens e Desvantagens?

Se você chegou na etapa de escolher o telhado e se deparou com a opção de telha de PVC, com certeza surge a dúvida se vale a pena escolher esse tipo de cobertura.

E para ajudar nessa tarefa, elencamos os principais prós e contras da telha de PVC, trazendo as características desse telhado sustentável para ajudar na decisão e escolha.

 

Vantagens

  • Durabilidade: ninguém quer trocar o telhado com frequência, afinal além de trabalhoso isso também envolve custos altos; e uma vantagem da telha de PVC é sua longa durabilidade, uma vez que a cobertura de plástico tem base acrílica e torna-se bastante resistente, tendo durabilidade entre 20 e 25 anos.
  • Resistência ao tempo: o material plástico da telha é bastante resistente às intempéries do tempo, resistindo aos raios do sol contantes, chuvas fortes e até a tempestades.
  • Não propaga fogo: um ponto que causa medo é a resistência do material plástico à propagação do fogo, e neste quesito, muitos fabricantes já desenvolvem o material para que seja resistente ao fogo não propagando as chamas e garantindo maior segurança.
  • Facilidade de manutenção e limpeza: como a telha de PVC é um material sem porosidade, o telhado não absorve água, que poderia vir a causar fungos e mofos, e assim a limpeza é bem mais fácil, já que a água da chuva ajuda a fazer a limpeza do telhado, uma vez que a água escorre com facilidade por conta da telha ter acabamento liso.
  • Dispensa uso de estrutura: as telhas em PVC são leves e isso facilita bastante no momento da obra, inclusive no momento de fazer a base estrutural para instalação do telhado. Como o material é bem leve, a estrutura dispensa uma base resistente de madeira com caibros, o que deixa o processo mais rápido e diminui custos.
  • Variedade de cores e modelos: o PVC é uma material bastante versátil e isso é possível de notar pela variedade de cores e estilos de telhas dessa categoria. Com essa gama bem variada, a telha de PVC torna-se uma opção para diversos projetos e pode ser parte de um telhado visível onde se pretende usar a cobertura como uma maneira de agregar visual estético à fachada da residência.
  • Sustentável: um ponto a se preocupar atualmente é em relação a sustentabilidade do material, e no caso do telhado de PVC, a vantagem é de que a telha é 100% reciclável, ou seja, a troca de telhado e restos do material não geram lixo para o meio ambiente.

 

Desvantagens

  • Preço: a telha de PVC ainda possui poucos fabricantes brasileiros e por ser um material de uso mais recente ainda tem preço mais elevado que outros tipos de telhas. No entanto, se a ideia é analisar custo-benefício, a  telha minimiza essa desvantagem, visto que a cobertura traz inúmeras vantagens.
  • Isolamento térmico e acústico: o material plástico possui uma certa resistência ao isolamento de barulhos externos e a absorção de calor, porém é menos isolante que a telha cerâmica, uma das mais usadas nos projetos. No entanto, esse ponto negativo pode ser minimizado com o uso de uma manta entre telhado e forro, aumento assim o isolamento térmico e acústico da cobertura.

 

Esquenta Muito?

Com desenvolvimentos mais tecnológicos, o material de PVC tornou-se uma opção com melhor isolamento térmico, mas isso não faz com que o telhado seja totalmente eficaz no combate ao calor.

Apesar da telha de PVC não absorver calor ela esquenta um pouquinho sim, ainda mais se comparada a versões como a telha cerâmica, que deixa o ambiente mais fresco.

Para driblar isso, vale a ideia de usar uma manta entre telhado e forro aumentando o isolamento térmico e mantendo a temperatura interna constante.

 

Quanto Custa?

O preço da telha de PVC varia de acordo com o modelo e tamanho da peça, e em lojas como Leroy Merlin é possível ver diferentes modelos e seus preços.

Em média, um modelo que imita telhado cerâmico custa R$ 100 a peça (88 x 230 cm).

Já o design mais simples com mini ondas tem custo menor, ficando em média R$ 75 a peça (91 x 240 cm).

 

Existem Restrições?

Praticamente não existem restrições que impeçam o uso do telhado de PVC para coberturas, podendo ser uma opção tanto para edificações residenciais, como comerciais.

No entanto, antes de escolher e definir o tipo de telha a ser usada na cobertura, é ideal ter a certificação de um profissional qualificado para averiguar a melhor opção de acordo com cada projeto.

Como é Feita sua Aplicação?

A instalação desse tipo de telha deve ser feita de acordo com as instruções de cada fabricante, no entanto, há especificações gerais que se enquadram a todos os fabricantes:

  • Inclinação/ declividade necessária para o telhado;
  • Espaçamento entre terças, que pode variar de acordo com a intensidade dos ventos;
  • Uso de mão-de-obra que tenha conhecimentos sobre o material a ser instalado;
  • Escolha e uso dos materiais adequados para a instalação e vedação.

como instalar

Fotos e Modelos de Telha de PVC

Colonial

Para quem está pensando em substituir o uso da tradicional telha de cerâmica pelo modelo de PVC, mas não quer perder o estilo do telhado colonial, pode optar pelo modelo de telha de PVC com esse mesmo estilo.

Esse modelo de telhado é perfeito para ficar aparente, e além de seguir uma forma tradicional, as telhas de PVC ainda trazem a possibilidade de modelos em diferentes cores, podendo combinar o telhado com a cor da pintura e estilo da casa.

telha bege

A área da churrasqueira ganhou telhado claro

casa com telhado aparente

A casa pequena tem telhado aparente

cores telha

O telhado escuro é destaque no projeto

casa simples

telha imita cerâmica

A cor imita cerâmica

telha colonial

Para a cobertura da casa, a aposta foi pelo telhado colonial

modelos colonial

Ondulada

Outra versão do telhado plástico é o design ondulado ou de ondas, como também é chamado.

Esse tipo costuma ser mais barato que a versão anterior, e é uma ótima proposta para quem está com o orçamento restrito ($$$).

O modelo ondulado é simples, e além de ser um versão que pode ser usado em projetos de telhados visíveis, é também uma ótima escolha para telhados embutidos e galpões.

telhado garagem

A telha foi usada para a cobertura da garagem

telhado simples

A estrutura metálica dá sustentação ao telhado

garagem simples

O modelo de cor cerâmica foi usado na garagem sem forro

telha ondulada

Transparente

E seguindo a ideia de um telhado de PVC, existe também a telha na versão transparente, uma opção perfeita para deixar a luz natural entrar.

A telha transparente é uma solução para mesclar com outro tipo de telha, ou também uma opção para cobertura de locais como garagem, varandas e áreas de churrasqueiras, lugares que podem ficar sempre iluminados pela luz do sol.

telha transparente

O telhado transparente permite a luminosidade natural para o ambiente

telha ondulada transparente

telhado com telha transparente

A versão transparente foi usada apenas em parte da cobertura

casa moderna

Na garagem, o modelo incolor deixa o ambiente claro

estrutura telhado

A estrutura de madeira foi pintada de marrom

telha incolor

Principais Cuidados & Manutenção

 A telha de PVC possui muitas vantagens e uma delas é a facilidade de manutenção.

O material não precisa de cuidados específicos, a não ser no momento da instalação, que pede materiais específicos para instalar e vedar.

Já a manutenção é quase inexistente, pois a superfície lisa da telha não acumula poeira e não gera a proliferação de fungos e mofos, o que torna a limpeza com água e sabão suficiente.

No quesito manutenção, inclui-se a necessidade de verificar as telhas com frequência regular, e no caso de alguma peça trincada/ quebrada, é ideal que a troca seja feita por uma nova peça.

 

Agora é só considerar todas as informações e decidir se a cobertura é a melhor opção para o seu projeto.

Você pode gostar...