Forro de Isopor – Vantagens | Preços | Usos e Aplicações

O forro de isopor está entre as opções mais indicadas para o teto de casas, comércios e diversos imóveis. Trata-se de uma solução cada vez mais comum em reformas e construções.

Mas, será que é bom mesmo? Como funciona? Quais são as vantagens e desvantagens? Para entender melhor, preparamos este conteúdo completo.

casa de isopor

O que é forro de isopor?

Esse tipo de forro tem como base o popular isopor, chamado tecnicamente de EPS (poliestireno expandido). É um material composto de 98% de ar e 2% de plástico.

Por ser totalmente reciclável, passou a ser utilizado em diversos projetos. É uma solução econômica, resistente e leve. É indicada para uma cobertura rápida, em acabamentos que exigem agilidade.

Você encontra o forro de isopor em lojas de material de construção e de acabamentos para o teto. A instalação é simples, mas depende de mão de obra especializada.

o que e e como funciona casa de isopor

Usos e aplicações

Quais são os usos e aplicações do forro de isopor? Segundo especialistas, trata-se de uma solução para os mais variados ambientes, em qualquer tipo de construção.

Sendo assim, é indicado para residências em geral, comércios, galpões e imóveis em geral. Por ser uma opção simples, leve e econômica, tem um ótimo rendimento.

Além da qualidade, o isopor é muito versátil. Por isso, se adapta a muitos projetos, desde os mais amplos até os compactos.

Vantagens do forro de isopor

Quais são as vantagens do forro de isopor? Listamos as principais.

Resistência e durabilidade

O isopor é um produto com alta resistência mecânica. Além disso, resiste ao sol, ao mofo, é fácil de limpar e tem boa vida útil.

Do mesmo modo, é um material leve, que não sobrecarrega a parte superior do imóvel, além de manter o ambiente ameno.

Reciclável e sustentável

Esse material é 100% reciclável, perfeito para quem busca uma opção sustentável. Você pode aproveitar o isopor tanto em forros quanto em diferentes objetivos na construção.

Instalação simples

O forro de isopor é fácil de instalar. É muito prático e perfeito para quem busca uma solução rápida. A leveza do material permite a instalação no mesmo dia dependendo do projeto.

Além disso, você ainda pode economizar com a mão de obra. Ao contrário de outras opções, o isopor não demanda muitas pessoas para a formação do forro.

Segurança

Pouca gente sabe, mas o EPS vendido para construções e reformas são diferentes do convencional que conhecemos. Essa opção possui alta compressão e resistência ao fogo.

Por isso, evita o alastramento das chamas em caso de incêndio, de acordo com todas as normas de segurança da construção civil.

Ótimo custo-benefício

Segundo especialistas, o forro de isopor possui um ótimo custo-benefício. É sustentável, tem ótimo aproveitamento, gera economia e tem um preço atrativo.

Da mesma forma, reduz gastos com energia e climatização, não exige manutenção frequente, é versátil e fácil de ser encontrado em diversas lojas.

Bom desempenho acústico

O forro de isopor tem um bom desempenho acústico. Reduz de forma efetiva os ruídos que vêm da parte externa, considerado uma opção confortável para a sua residência.

Além disso, é um bom isolante térmico, mantendo o ambiente ameno e reduzindo os gastos com ar-condicionado e aquecedor.

telha galvanizada com isopor

O modelo traz isopor entre as chapas de aço

Resistente contra mofo, fungos e bactérias

Por fim, o forro de isopor é muito resistente contra mofo, problema comum em acabamentos. Do mesmo modo, protege o teto contra a ação de fungos e bactérias.

A utilização desse material dispensa o uso de produtos contra esses agentes. Uma baita economia e vantagem para o seu projeto.

Quais são as desvantagens?

Entre as desvantagens do forro de isopor estão: baixa resistência a infiltrações e escolha de iluminação ideal, pois não é qualquer tipo de lâmpada que se adapta ao material.

Como é feita a instalação?

Como instalar forro de isopor passo a passo? De modo geral, você deve contar com mão de obra especializada para realizar esse serviço.

Sendo assim, comece delimitando o número de placas para a cobertura do teto. Primeiramente, você deve formar a base, geralmente com barras de metal.

Essa base deve ser quadrada, de modo a receber as placas de isopor e garantir uma boa colocação. O manuseio do isopor deve ser cuidadoso, pois se trata de um material leve.

Se o isopor for maior que a base, faça os devidos cortes usando uma trena e um estilete. A placa deve se encaixar perfeitamente no esquadro para formar um forro resistente.

A fixação do isopor no metal pode ser feito com uma parafusadeira. Esse é um tutorial simples para você ter noção de como funciona a instalação. Em todo caso, sempre contrate mão de obra especializada para realizar o trabalho.

moldura externa

Forro de isopor X Forro de PVC

Qual é a diferença entre o forro de isopor e o forro de PVC? De acordo com especialistas, a opção em PVC também é 100% reciclável e sustentável.

Entretanto, é uma solução impermeável, ao contrário do isopor que não é tão resistente a infiltrações. Por outro lado, o PVC não é bom isolante térmico e acústico. Nesses casos, o EPS funciona melhor.

As placas de PVC são vendidas em ripas. O corte é mais complexo em relação ao isopor, exigindo um trabalho maior durante a instalação.

Quanto as semelhanças, ambos são resistentes, econômicos, práticos, versáteis, de baixa manutenção e com ótima durabilidade.

estrutura

Quanto custa em média? #preço

Quanto custa o forro de isopor? Compensa mesmo comprar?

Segundo nossas pesquisas, você pode encontrar diversos tamanhos nas lojas de materiais para construção e lojas de decoração/reformas.

Indicamos que faça uma boa pesquisa e orçamentos de acordo com a necessidade do seu projeto. Lembre-se de consultar o profissional responsável para saber a quantidade exata.

O pack com cerca de 8 placas de 30 mm de espessura custa entre 60/70 reais. Nesse caso, cada placa tem 3 cm de altura, 50 cm de largura e 100 cm de comprimento.

No Mercado Livre, a unidade da placa EPS custa entre 7 e 10 reais. Entretanto, fique de olho no fornecedor e nas características do produto.

Enfim, considere também o custo da mão de obra para ter a noção exata do seu investimento. Em todo caso, é uma ótima alternativa para qualquer reforma ou construção.

instalação


Esperamos que tenha gostado de conhecer melhor o forro de isopor. É uma boa alternativa para a sua casa ou comércio? Conte pra gente. Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...