Limpeza de Caixa d’Água – Como Fazer, Preços e Tudo Sobre!

Limpeza de caixa d’água é um procedimento necessário. A manutenção do compartimento é essencial para a boa qualidade da água, além de eliminar toda a sujeira e os detritos que se formam.

Para aprender a realizar esse processo e como é feito passo a passo, acompanhe o post completo. Saiba a importância, melhores métodos e qual é o custo de um serviço especializado.

modelos de caixa d'água

Qual a importância da limpeza da caixa d’água?

Segundo especialistas, a limpeza da caixa d’água deve ser realizada a cada seis meses. É um processo essencial para a saúde, para eliminar qualquer resquício de sujeira, bactérias, enfim.

A água contaminada representada sérios riscos para as pessoas. Os agentes presentes na água contribuem para uma série de doenças, como diarreia e leptospirose.

Sendo assim, a manutenção é primordial. Para isso, você deve usar os produtos certos e o procedimento correto. Se o compartimento for pequeno, pode ser feito em casa mesmo. Em caixas grandes, contrate um serviço especializado.

Além disso, uma dica é manter a caixa sempre tampada. Assim, evita sujeira e também foco de mosquito da Dengue, por exemplo. Do mesmo modo, a água armazenada não pode se misturar com a água da chuva.

Outra dica é escolher uma caixa resistente, que seja de boa qualidade. Não adianta comprar um compartimento barato demais. Pode rachar, contaminar a água, entre outros problemas.

modelo de caixa dagua de polietileno

Como fazer a limpeza de caixa d’água?

A limpeza de caixa d’água com menos de 5 mil litros podem ser feitas por você mesmo. Obviamente, seguindo todos os métodos de segurança.

Caso o compartimento fique em um lugar alto, tenha cuidado ao acessar o local. Além disso, use sempre luvas e sapatos de borracha, assim como produtos indicados para esse tipo de manutenção.

Passo a passo para fazer a limpeza de caixa d’água

Separe os equipamentos

O que é necessário para limpar a caixa d’água? Separe luvas, sapatos de borracha, um balde, panos limpos, uma escova de nylon e água sanitária.

Corte o fornecimento de água

Feche o registro que leva água da rua para a sua caixa d’água. Mantenha o fornecimento cortado até a limpeza completa. Uma dica é realizar a limpeza durante o inverno, em dias sem muita gente em casa.

Esvazie a caixa

A caixa deve ter pouca água antes da limpeza. Deixe o compartimento com pelo menos um palmo de água, assim você evita o desperdício.

Bloqueie a saída de água

Outra ação essencial é bloquear a saída de água que vai para o encanamento. Assim, os produtos utilizados não descem para os canos.

Vista luvas e esteja preparado para colocar a mão na massa.

Início da limpeza

A limpeza é feita sempre com a água sanitária. Despeje parte na água e comece a esfregar as bordas da caixa. Para isso, use a escova de nylon. Esfregue tudo, desde o fundo até a parte superior.

Vale destacar que somente esse produto é necessário. Evite o uso de detergente, de sabão, entre outras opções.

modelo de caixa dagua de fibra

Enxugue 

Para enxugar, você deve retirar a água que sobrou no compartimento. Para isso, use o balde e os panos. É ideal que a caixa fique totalmente vazia.

Depois, volte a encher o reservatório. Abra o registro e permita que a água abasteça a caixa novamente. Mas não destampe a saída de água, evite que desça ao encanamento, pelo menos por enquanto.

Termine a limpeza

Assim que a caixa encher, coloque dois litros de água sanitária para cada mil litros de água. Deixe agir por duas horas. Não utilize a caixa nem libere a saída de água.

Passado esse tempo, feche o registro de entrada de água e libere a saída. A água deve descer pelo encanamento, eliminando toda a sujeira. Nunca consuma essa água. Uma dica é usar para descarga ou para lavar quintal e limpezas em geral.

Encha a caixa novamente

Com a caixa totalmente vazia, libere o registro de entrada para encher o compartimento novamente. Tampe o reservatório para evitar a entrada de sujeira e proliferação do mosquito da dengue.

Por fim, anote a data em que a limpeza foi realizada. Lembre-se que a próxima limpeza deve acontecer seis meses depois. Assim, você mantém a boa qualidade da água e fica livre de contaminações.

modelo de caixa dagua de aco inox

Quanto custa em média? #preço

Quando a caixa d’água tem mais de cinco mil litros, é essencial contratar um serviço especializado. Além disso, é indicado para compartimentos de condomínios, prédios, comércios, etc.

Mas, quanto custa em média um serviço de limpeza de caixa d’água? Segundo nossas pesquisas, você deve procurar uma desentupidora, empresas de higienização e saneamento.

O preço varia conforme a região. Por isso, é indicado fazer vários orçamentos de acordo com a necessidade. Em todo caso, o investimento pode ser a partir de 250 reais.

Essas empresas possuem profissionais que realizam a higienização, desinfecção, monitoramento e controle biológico. Seguem sempre normas técnicas e de segurança segundo os órgãos especializados.

modelos e tipos de caixa d'água


Enfim, viu como é simples fazer a limpeza de caixa d’água? Esperamos que tenha gostado das dicas. Aproveite e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...