50 Edículas – Os Modelos Mais Incríveis, Projetos Grátis e Fotos!

Se você está na fase de projeto, construção ou até mesmo está querendo dar uma repaginada no lar, algumas ideias são bem-vindas, não é?! Por isso, a inspiração de hoje é para quem quer dicas de edículas.

Plantas e Projetos de Edículas

Muitas pessoas aproveitam o terreno para construir uma estrutura nos fundos, que pode reunir várias utilidades, seja como área de lazer, moradia de um familiar, espaço para visitas, ou mesmo aluguel para terceiros. Tendo isso em vista, selecionamos diversos modelos diferentes de edículas para ajudá-lo a executar a sua, conforme suas necessidades!

Edícula com churrasqueira e lavanderia

Deixar a lavanderia e a churrasqueira nessa parte da casa é bastante prático, levando em consideração que são dois cômodos não usados com tanta frequência. Além disso, dá para separar a bagunça da casa e acomodar neste local.

projeto com academia na edícula

Este modelo tem uma pequena área gourmet, espaço para academia e no cantinho um ambiente para a lavanderia.

projeto de edícula com churrasqueira

Para a churrasqueira, a proposta é um modelo de tijolo a vista

Com cobertura de telhado aparente e toda aberta, a proposta mostra uma extensão maior para a área do churrasco e no cantinho uma meia parede divide o ambiente que tem máquina de lavar e tanque.

projeto churrasqueira com área de serviço

Um projeto compacto para o terreno estreito é esta proposta, onde o banheiro da área de lazer pequena é responsável por dividir os ambientes e criar áreas separadas para churrasqueira e área de serviço.

projeto armários planejados

A churrasqueira é de tijolo a vista pintado

Caso o espaço seja pouco, aposte neta ideia de fazer uma edícula pequena e integrada. Os armários planejados criam espaço para as máquinas de lavar e a bancada tem tamanho suficiente para pia e tanque.

Edícula em L

projeto área de lazer

            Se você tem um terreno estreito, uma maneira de deixar a edícula mais ampla e apostar no modelo em L. E neste caso, a proposta tem um detalhe diagonal no telhado que deixa o resultado mais moderno.

edícula em L

O telhado claro combina com as cores da pintura

Com design em L, esse modelo deixa o espaço maior para banheiro e churrasqueira, enquanto a parte menor é destinada para a mesa.

projeto churrasqueira

            Nesta edícula, o modelo em L garante um espaço amplo e ideal para a área da churrasqueira e ainda é possível criar um cômodo que pode ser uma suíte ou até mesmo uma dispensa, afinal todo mundo precisa de um espacinho para bagunças né?!

 

Mais fotos

projeto casa com piscina

Na parede, estrutura com vasinhos de flores

piscina com pergolado

Edícula com 2 quartos

planta casa edícula

Edícula com banheiro entre os quartos

Para quem está em busca de uma casa estilo edícula, essa planta é a solução. A casa com aproximadamente 46 m² tem:

  • Sala;
  • Cozinha americana;
  • 2 dormitórios;
  • 1 banheiro;
  • Varanda;
  • Área de serviço.

planta 3D

No projeto 3D, a casa é ideal para quem vai construir no fundo do terreno e quer uma ideia simples e barata. O lar com dois quartos é ideal para uma família pequena e atende a todas as necessidades.

planta humanizada

No projeto, a cozinha é separada

Se você não abre mão de ao menos uma suíte, pode se inspirar neste projeto, que  é composto por:

  1. Área de serviço
  2. Cozinha
  3. Dispensa
  4. Sala
  5. Quarto
  6. Banheiro
  7. Suíte

planta cozinha integrada

Com ambientes integrados (cozinha, sala de jantar, sala e corredor) a planta valoriza o pequeno espaço e ainda tem dois dormitórios e uma sacada, que deixa o lar mais charmoso.

casa 2 dormitórios

 

            Com um pouco menos de 70 m², a edícula tem um bom espaço para os cômodos e os ambientes integrados valorizam ainda mais a área que reúne sala de jantar, sala de TV e cozinha.

 

Fotos e Modelos de Edículas Decoradas

O projeto deve compreender não só a planta, mas também a configuração do ambiente. Ou seja, é preciso decidir quais móveis e eletrodomésticos serão colocados e onde, para evitar problemas com aberturas (janelas e portas) e paredes inconvenientes. Selecionamos algumas fotos de edículas já prontas para inspirá-la(o)!

Edículas Modernas

piscina com deck de madeira

A piscina tem revestimento de pastilha

A casa com piscina segue a tendência moderna, e para a edícula, a aposta foi por um ambiente divido em três partes – sala de TV, churrasqueira e academia. As portas de vidro nas salas laterais só contribuem para deixar o resultado ainda mais atual e valorizar a vista para a área de lazer.

piscina pequena

Com design em L, o resultado foi ideal para ampliar a área e assim acoplar o espaço para churrascos e uma varanda decorada que deixar o espaço super charmoso.

piscina com churrasqueira

A geladeira retrô decora a área gourmet

O design da área de lazer acima tem recursos bem atuais da arquitetura, como cimento queimado e um mix de madeira e revestimento de pedra artificial. Tais elementos de visual rústico conjugados deixam o resultado super harmonioso, ao mesmo tempo em que tem sua monotonia quebrada pela decoração em tons de azul turquesa (incluindo uma geladeira retrô), que trás pontos de cor e jovialidade ao projeto.

edícula sobrado

Aqui a aposta foi fazer uma edícula sobrado pequena, assim é possível aproveitar melhor uma área pequena e ainda reservar o térreo como área de lazer o pavimento superior para quarto, sala, academia ou até um salão de festas.

decoração churrasqueira

Para o deck, toldo retrátil

Com design moderno que reúne portas de vidro e deck de madeira, o espaço de lazer tem uma decoração super charmosa e equilibrada, mesmo reunindo diversos elementos, como:

  • Lanterna decorativa;
  • Lustre metálico;
  • Quadro com inspiração asiática;
  • Revestimento de azulejo hidráulico colorido.

edícula com teto de acrílico e azulejos retrô

Já pensou em fazer sua edícula pequena e moderna com cobertura de acrílico? Se for integrada à piscina, melhor ainda… Mais moderno impossível! Mas é preciso atentar para a sensação térmica do ambiente. Para proteger os móveis de madeira do sol, dá para instalar cortinas romanas de teto. Levando o projeto da teoria à prática, concluímos que seria mais indicado em caso de uso menos frequente (área de churrasco e lazer).

 

Mais fotos

modelos de piscinas

edícula com churrasqueira

Esquadrias pretas estão em alta, assim como as cadeiras One (geométricas)

edícula pré moldada com revestimento de madeira e esquadrias pretas de alumínio

Esta casa de fundo é pré-fabricada

edicula com cozinha e mesa de jantar em tons de marrom e eletros de inox

Projeto realizado pelo arquiteto Pupo Gaspar

Edículas Pequenas

decoração retrô

A geladeira foi pintada de preta e funciona como uma parede lousa

Com poucos metros quadrados, a aposta foi fazer um telhado estendido ao fundo do terreno e criar um espaço para churrascos. O modelo da churrasqueira é tradicional e feita em alvenaria, enquanto a decor tem detalhes retrô.

Detalhe para a geladeira envelopada com papel adesivo de chalkboard (quadro negro)! Uma maneira divertida e barata de repaginar aquele eletro velhinho e amarelado.

 

churrasqueira com fogão a lenha

A parede azul dá destaque para a área de lazer

Com uma área reduzida, a edícula tem estrutura de madeira e telhado cerâmico e para aproveitar melhor o ambiente a estratégia foi utilizar uma churrasqueira de canto e prateleiras que ocupam o espaço vertical.

piscina arredondada

Neste projeto, o espaço ao fundo do terreno reúne piscina e área gourmet, e este abiente consegue ser compacto e charmoso, já a tonalidade laranja e amarelo da pintura deixa o resultado colorido e alegre.

Mais fotos

churrasqueira de vidro

Na bancada, vasinhos de flores para decorar

modelo simples e pequeno

edícula muito pequena com churrasqueira, pia, mesa de jantar e trepadeiras

Edículas Rústicas

casa rústica com piscina

No gramado, banco de madeira rústica

Se a casa já segue a linha rústica, nada mais apropriado que manter o estilo na construção ao fundo do terreno. E este projeto mostra uma inspiração para fazer o revestimento com pedra e telhado colonial, sem contar os vasinhos com flores que decoram todo o espaço e contribuem para dar ainda mais charme. Mais uma vez vemos o verde desempenhando um papel importantíssimo no decor – temos grama esmeralda, cerca viva e muitos vasos decorativos, e são eles os responsáveis por toda essa sensação de aconchego que esta foto nos proporciona!

tijolo a vista pintado

O design rústico também pode ser incorporado com delicadeza, como neste caso, em que a estrutura de tijolinho a vista desgastado serve de base para bancada e fogão a lenha. A cor escolhida para fazer o contraste foi o preto, que combinou perfeitamente sem pesar o visual, visto que todo o resto está em tons claros. Mas a estrela do pedaço é, sem dúvida, a hera que toma toda a parede, sobe pelo telhado e continua pela bancada – uma escolha bastante interessante e convidativa!

decoração rústica

O telhado colonial foi a escolha para a cobertura

Neste projeto, o estilo predominante é o campestre. Mesas, armários e portas em madeira constroem esse look, mas o lustre e outros acessórios que compõem o espaço só aumentam a ideia de casa de campo. Em contraposição (e reforço, é sempre legal criar um contraponto para não deixar a decoração monótona), temos os armários da cozinha em linhas retas e modernas, com puxadores embutidos; bem como o porcelanato em tom claro e liso.

edícula de pergolado

Para esta edícula a aposta foi por fazer o espaço usando pergolado de madeira roliça. O resultado é um ambiente super charmoso e com toque rústico. Atenção para as samambaias-tendência e para o sofá com almofadas!

 

Mais fotos

parede de tijolo a vista pintado

Banquetas altas compõem o balcão nessa área de lazer moderna e clean

churrasqueira rústica

área gourmet rústica

 

Edículas Simples e Baratas

Se a ideia é gastar pouco e construir uma edícula simples e barata, dá para aproveitar restos de materiais de construção utilizados na obra da casa. Para uma cozinha pequena, por exemplo, dá para usar revestimento apenas na região do frontão, sobre a bancada, necessitando, portanto, de poucas peças. Em relação aos móveis, não é preciso comprar tudo planejado para ficar com cara de ambiente sofisticado. Basta planejar bem o espaço e pesquisar móveis nas lojas antes de construí-lo, de modo que se encaixem, sem sobras. Seguem alguns exemplos de projetos mais em conta e facilmente realizáveis!

Projeto 3D de edicula simples com cozinha gourmet

Créditos: Imagine – Maquetes eletrônicas

Tratando-se de economia de materiais de construção, a edícula acima é um bom exemplo disso. Não é preciso revestir a parede inteira, aliás, a tendência do design de interiores atual vai totalmente contra esta prática. É mais interessante gastar um pouquinho mais em poucas peças, apenas para fazer um detalhe, do que gastar dinheiro em muitas peças para revestir todo o ambiente. O modelo acima apresenta economia em vários aspectos: possui poucos metros quadrados, aproveitamento da estrutura do muro, churrasqueira pré-moldada, pastilhas de vidro lisas, móveis simples, telhado barato sem forro de gesso, sustentação com vigas, pintura simples, portas envernizadas, granito preto São Gabriel (um dos mais baratos) e abertura de blindex no banheiro.

cerâmica imita pedra decorativa

O madeiramento forma a estrutura da edícula que aproveita os muros laterais para sustentação; enquanto a cobertura do telhado cria sombra para a área que tem churrasqueira pré fabricada (olha a economia!) e mesa. O resultado é ótimo, e mostra que é possível aproveitar a ideia para criar um espaço pequeno, simples e barato.

Obs: Veja como a grama desempenha um papel importante neste projeto, trazendo vida, cor e aconchego. Caso prefira fazer pátio em toda a área, invista nos vasos de plantas. Uma boa opção para edículas pequenas são os jardins verticais com plantas de fácil manutenção, como suculentas, ou mesmo samambaias penduradas no teto – você sabia que elas voltaram com tudo e estão super na moda?!

edícula barata com piscina de fibra

Projeto de edícula barata com piscina de fibra

Deu para ver que existem edículas que atendem a todos os estilos de projeto e bolso ($$$), então, agora é só escolher qual ideia vai seguir e aproveitar com muito estilo o espaço no fundo do terreno!

Você pode gostar...