Porta joias de tecido: 20 modelos lindos e como fazer

Sabe aquela restinho de tecido de seu vestido sob encomenda ou aquela toalha linda mas com algumas manchinhas irrecuperáveis? Elas podem se tornar um lindo porta joias de tecido, simples e fácil de fazer. Além de ser um lindo objeto decorativo de bancadas, pranchas ou nichos, pode ser uma sugestão de lembrancinha de festa barata. Modelos não vão faltar para inspirar a sua arte!

Porta joias de tecido preto e branco

Porta joias de tecido saquinho

fotos de Porta joias de tecido

Modelos de Porta Joias de Tecido

Está com um tempinho livre em casa e quer tentar uma arte nova? Pode experimentar com porta joias de tecido. Os modelos apresentados a seguir exigem pouca matéria prima e até pouco tempo de trabalho, além de serem bem simples de fazer.

Estilo carteira

É o modelo mais usado e super simples. Para fazer é só usar um tecido grosso e como base e outro mais fino por cima e alguns fechos de roupa. Pode ser o mesmo modelo usado em roupas ou bolsas e vendido em lojas de aviamento. Uma pequena costura ou fixando com cola para tecido e já consegue fazer o modelo.

Uma dica muito usada para deixar o modelo mais rígido é usar caixa de leite. Descartável, é só lavar, deixar secar ao sol e usar como base cobrindo com tecido e cola. Um rolinho de tecidão e alguns botões te ajudam a organizar melhor os anéis, como pode ver nas fotos a seguir. O modelo é muito vendido como mostruário em joalherias se precisar de inspiração e até mesmo fabricantes famosas como Rommanel usam porta joia de tecido.

porta joias de tecido estilo carteira

porta joias de tecido modelo carteira

bolsa carteira porta joias de tecido

O modelo é ótimo para levar em viagens ou na bolsa. porta joias de tecido viagem

Você pode criar diversos modelos a partir da ideia base de um porta joias de tecido que fecha como uma bolsa carteira. Pode ser mais retangular ou quadrado, fica a seu critério. Os tecidos podem ser finos, mas quanto mais grosso melhor para sustentação do item. porta joias de tecido fácil

 

Com caixa de sapato

Caixas de sapato ou qualquer outro modelo de caixinha de papelão descartado em casa normalmente sem uso pode se tornar uma obra de artesanato e extremamente funcional. E o melhor: com baixo investimento. Usando tecido para cobrir e cola quente você cria lindas artes e um porta joias de tecido com base em papelão. Por ser mais rígido facilita ainda mais o encaixa na sua decoração em prateleiras.

Para fazer você pode usar qualquer tipo de tecido levemente grosso para cobrir a caixa ou unir com cartolina se quiser usar a técnica de patchork e criar estampas ainda mais bonitas e diferenciadas.

porta joias de tecido de caixinha

porta joias de tecido com caixa de papelão

O espelho pode ser fixado no próprio tecido usando cola do tipo Superbond ou outra bem resistente.

porta joias de tecido com caixa mdf e espelho

porta joias de tecido com caixa de leite

Olha que lindo o modelo feito com caixa de leite!

porta joias de tecido caixa colorida

 

Saquinho

Um dos modelos mais simples e também um dos mais legais para usar como lembrancinha. Envolve pouco trabalho e dá para criar uma arte combinando ou com a casa ou com o evento. Em festas pode ser entregue com doces dentro, sugestão para eventos como chá de bebê, chá de fralda, casamentos, dentre outros tipos de eventos com temática feminina. São apenas pequenos saquinhos costurados com máquina ou à mão mesmo. Os tecidos usados devem ser grossos para dar sustentação às suas joias como malhas e pode ter forro ou não, fica a seu critério.

porta joias de tecido saco

porta joias de tecido rosa porta joias de tecido para lembrancinha

porta joias de tecido lembrancinha de festa

porta joias de tecido floral

Como Fazer Passo a Passo

O passo a passo para fazer um lindo porta joias de tecido é bem simples, confira a seguir:

porta joias de tecido passo a passo

Você vai precisar de:

  • tecidos dos mais diversos tamanhos e cores
  • tesoura
  • alfinetes
  • linha e agulha de costura
  • cordão ou fita de cetim decorativa para o fecho

Faça um molde com papelão circular de largura média de 35 cm. Corte o tecido usando esse molde mas deixe uma margem para não cortar demais. Um dos tecidos será com cor estampada e o outro neutro para ser seu forro, a parte interna. Costure-os desta forma deixando um espaço, com uma dupla face. Ter dois tecidos também deixa o item mais grosso e bem mais fácil de carregar porque tem melhor sustentação. Desvire-os.

Agora faça uma segunda dupla de círculos menores da mesma forma, com dois lados. Agora costure as duas duplas.

Crie espaços ao longo das bordas com a ajuda de uma tesoura e e passe uma fitinha de cetim. Depois é só puxar e vai se formar um leve drapeado e está pronto seu porta joias de tecido.

 

Quem quiser aprender o modelo em formato carteira pode assistir ao vídeo bem completo com o passo a passo a seguir:

O custo para cada porta joias de tecido é tão em conta que vale a pena fazer diversos modelos. Com menos de um metro de tecido você consegue produzir entre duas a quatro unidades, depende do tamanho. Os menores são os mais indicados para produção porque o detalhismo é o charme da peça, que pode ir na bolsa ou sua mala de viagem sem problemas. Os custos com cola, linha e tecidos varia em torno de R$ 10, depende do tipo de tecido escolhido.

 

Você pode gostar...