Casas árabes: arquitetura, decoração, fotos e projetos!

Inspirar-se em casas e arquiteturas diferenciadas é uma das apostas quando o assunto é construção civil, e a dica do post é para quem busca inspirações em casas árabes.

Essa vertente árabe na construção pode seguir o estilo mais tradicional, ou até ser um mix de elementos com a arquitetura moderna.

E se você não sabe quais os elementos que caracterizam as casas árabes, no post tem dicas essenciais para inspirar-se nas residências árabes e trazer um pouco dessa cultura para o estilo do lar.

 

Características

  • Colunas: nas casas árabes é notória a presença de várias colunas ao longo da construção e na fachada. No geral, as colunas se formam como arcos e se estendem ao longo da fachada; mas também são muito presentes no interior da residência.
casa com colunas

No projeto, as colunas são revestidas de mosaicos

lanterna decorativa

Na decoração, lanternas decorativas ao estilo árabe decoram a casa

casa com tapetes

Tapetes no chão marcam a decoração da casa

  • Pátio: nas casas maiores é comum a arquitetura com um pátio central, onde há acesso para a porta central e saída para os quartos da residência. O centro desse pátio costuma ser decorado com uma fonte de água.
pátio central casa

Plantas verdes contribuem para a decoração do pátio central

decoração com fonte

decoração com fonte de água

A fonte pode ser vista de diferentes ângulos no pátio central

  • Muxarabis: esse elemento é muito característico das casas árabes, e nada mais é que um modelo de bloco vazado parecido com o cobogó (por sinal, esse  item muito usual na arquitetura brasileira foi inspirado nos muxarabis), mas no caso dos muxarabis esse elemento vazado costuma ser de madeira. O elemento além de garantir iluminação e ventilação, ainda permite que as mulheres árabes olhem a rua sem expor sua beleza.
decoração quarto

Os muxarabis de madeira decoram o quarto

arcos decorados

Os muxarabis são responsáveis por formar os arcos da estrutura

casa com blocos vazados

A iluminação no ambiente é possível por conta da estrutura vazada (muxarabis)

  • Mosaicos: um dos elementos marcantes da cultura e arquitetura árabe são os mosaicos. As pequenas peças são muito utilizadas para o revestimento de paredes e aparecem constantemente nas fachadas de casas árabes. 
revestimento azul

Os revestimentos usados no ambiente seguem a cartela de cores azul

decoração interna

Os mosaicos foram utilizados na estrutura interna da residência

decoração árabe

Arquitetura e Fotos de Casas Árabes 

fachada casa

Se a ideia é se inspirar nas casas árabes para a arquitetura externa, esse projeto segue uma proposta mais atual, mas mantendo características da cultura e arquitetura árabe.

Entre os elementos arquitetônicos que trazem o estilo árabe para a fachada estão:

  • Pátio central com fonte de água;
  • Colunas com arcos dando acesso ao pátio central;
  • Espécie de muxarabis de metal decorando parte da estrutura;
  • Decoração com elementos ao estilo árabe, como lanternas decorativas.
decoração externa

O ambiente externo foi decorado com tapetes

Uma inspiração mais clássica de casas árabes é esta proposta, onde a inspiração é para o pátio central.

No projeto, as colunas formam arcos que direcionam ao espaço externo, e são revestidas de mosaicos.

Além disso, os elementos que compõem o pátio central também caracterizam as casas árabes, como: fonte central, vasos com plantas;; sofás de cores vibrantes na decoração e tapetes.

decoração moderna

Entre as inspirações modernas para casas árabes, este projeto é uma das propostas em que consegue unir elementos clássicos e com um toque moderno.

No projeto, as colunas continuam presentes e formam arcos, que ao invés de ficarem abertos são fechados por portas de vidro que trazem esse visual moderno para a arquitetura.

A decoração interna também segue o mix entre tradição e modernidade, e é possível ver através de detalhes como esses elementos se misturam harmoniosamente.

decoração árabe clean

Elementos azuis dão um toque de cor para a decor

Se a ideia é uma decoração interna moderna e com referências das casas árabes, já vale incluir esta sala como proposta para o projeto.

Na decoração, os elementos como arcos e muxarabis aparecem como parte decorativa da sala, e a iluminação nesses elementos valoriza ainda mais a proposta de decoração.

Outra característica que deixa o projeto mais atual é a aposta por um ambiente clean e com predominância de branco, dando mais leveza para a decoração.

decoração com lanternas

Vasos com plantas decoram a área externa

Inspiração não falta quando o assunto é residência árabe, e se a ideia é investir em um projeto onde há pátio central com fonte, esta inspiração é uma das propostas.

No projeto, o piso branco e verde destaca esse espaço destinado à fonte de água e elementos decorativos, como as lanternas completam o visual e projeto decorativo do pátio central.

decoração rústica

Na construção, o parapeito é de madeira

A ideia de casas árabes pode se misturar a diferentes propostas e neste caso a ideia foi de unir o estilo com um toque rústico, que aparece na construção das paredes, arcos e colunas, que foram feitos através de pedras.

A utilização da pedra traz a tona esse visual rústico do ambiente, mas não impede de misturar materiais, como na proposta, onde o rústico das pedras foi usado junto da madeira do guarda-corpo.

sala árabe

O piso é um mix de cores

Entre as ideias para decoração, este projeto é uma ótima proposta para quem busca um espaço externo e relaxante.

Na proposta, o espaço aberto é um recuo formado a partir de um arco e decorado com sofás e outros elementos decorativos, que deixam o espaço aconchegante e ideal para um momento mais relax.

lanternas decorativas com velas

Lanternas com velas decoram o espaço externo

Se a proposta é se inspirar em fachadas de casas árabes, esse projeto traz referências e características dessa cultura.

Como inspiração há o uso de arcos e colunas que completam e marcam o estilo árabe na fachada.

Além do visual arquitetônico, ainda há elementos decorativos que completam essa proposta de casas árabes, e um desses elementos é o uso de lanternas decorativas; que além de manterem a harmonia na proposta ainda trazem um visual lindo para a fachada.

 

Mais fotos

casa árabe com piscina

A piscina decora o pátio central

ideias para decorar

sala decoradas

decoração moderna e clean

A decoração moderna é um mix de azul e branco

decoração sala com colunas

quarto com forro de madeira

O forro de madeira é todo trabalhado

projetos

sobrado árabe

O guarda-corpo é de madeira escura

decoração pátio

ideias e projetos

 

Agora que você já tem inspirações de casas árabes é só escolher se pretende seguir um estilo mais tradicional para a arquitetura e decoração, ou se vai apostar no mix de elementos e tempos para uma proposta mais atual desse estilo.

Você pode gostar...