Pastilha para piscina – Vantagens, dicas e custos deste revestimento!

A pastilha para piscina está entre os revestimentos mais utilizados, principalmente quando a construção dela é feita em alvenaria.

Segundo especialistas no ramo, as pastilhas oferecem bastante flexibilidade na hora de revestir e decorar o fundo e as laterais das piscinas. Quem deseja versatilidade no visual vai adorar recorrer a esse material.

Pastilha para piscina 4

Bom, que as pastilhas são altamente utilizadas você já deve saber.  Afinal, vários dos projetos que vemos por aí são desse mesmo tipo.

No entanto, há muito o que se discutir sobre a sua aplicação nas piscinas. Por exemplo, quais suas vantagens e desvantagens? Quanto custa esse revestimento e a mão de obra? Quais os resultados possíveis?

Pastilha para piscina 3

Para responder todas essas dúvidas e exibir exemplos de projetos elaboramos esse artigo. Acompanhe a seguir para ficar por dentro do tema 🙂

Dúvidas frequentes sobre Pastilha para Piscina – FAQ

Como falamos anteriormente, as pastilhas para piscinas já são revestimentos conhecidos. É comum vermos projetos que utilizam esse material. Mas mesmo assim, na hora da nossa própria construção sempre caímos nas dúvidas recorrentes.

E o melhor a se fazer é saber de todas as particularidades dos materiais usados para não haver problemas no futuro.

Tipos de pastilhas

Tipos de pastilhas para revestir a piscina

Separamos alguns dos principais tópicos sobre o uso de pastilha para piscina. Veja a seguir!

Quais suas vantagens?

Uma dúvida que muita gente tem é sobre as reais vantagens de se investir em pastilhas em vez de outros materiais. Afinal, essa não é a única possibilidade para revestir piscinas, não é mesmo?

Então olha só os benefícios de você escolher as pastilhas:

⊕ Versatilidade

As pastilhas são consideradas extremamente versáteis, pois surgem em variadas tonalidades, podendo ser lisas ou mescladas. As placas de pastilhas vêm em cores únicas ou então misturadas com outras, com degradês interessantes.

Desa forma, o design de sua piscina pode resultar em algo exclusivo, sem se igualar com nenhum projeto já existente.

Cores de pastilhas para piscina

Cores de pastilhas para piscina

⊕ Flexibilidade

Outra vantagem é o fato das pastilhas serem bem flexíveis quanto a sua aplicação. Facilmente, elas podem ser colocadas acompanhando o formato da piscina, seja ela arredondada ou em ângulos retos. Também permite a criação de desenhos, se esse for o desejo.

Pastilha para piscina 2

⊕ Fácil limpeza

A facilidade para limpar é um ponto positivo que merece ser citado. Até por que, ninguém quer ter uma piscina em casa para se divertir, relaxar, mas por outro lado, ter que sofrer depois limpando, não é mesmo?

Assim como ocorre com os azulejos, as pastilhas não requisitam materiais próprios para a sua limpeza. Sabão e escova dão conta do recado. Não há necessidades e nem indicação de produtos químicos ácidos, pois eles podem danificar o rejunte e a pastilha por si só.

Leia + sobre o tema: Como Limpar Piscina – Dicas p/ Manter a Piscina Sempre Limpa!

Pastilha para piscina 1

⊕ Demora para manutenção

Partindo do princípio que as pastilhas são aplicadas nas piscinas de alvenaria ou em concreto armado, podemos dizer que a manutenção demora a ser necessária.

Esses modelos de piscinas costumam durar cerca de 20 anos sem reformas, segundo especialistas. Dessa forma, você ganha a vantagem de não precisar gastar dinheiro com isso por um longo período. a não ser que enjoe da decoração.

Manutenção da piscina com pastilhas

Manutenção da piscina com pastilhas costuma demorar bastante

Existem desvantagens?

Como qualquer outro material de revestimento, as pastilhas também apresentam algumas desvantagens pontuais. Não podemos deixar de lado essas informações, afinal, você precisa estar ciente do que irá comprar e aplicar.

Conheça quais são as desvantagens principais:

⊗ Preço elevado

Sim, as pastilhas possuem um preço elevado se compararmos elas a outros materiais, como as cerâmicas puras e os azulejos (que também são cerâmicos normalmente).

No entanto, devemos ressaltar que as pastilhas de vidro são as mais caras do mercado – bem como as mais usadas nas piscinas. Mas você também tem a opção das pastilhas de porcelana e de cerâmica, que são mais baratas.

Pastilha para piscina

⊗ Materiais de aplicação específicos

Quando falamos de pastilhas de vidro, que como falamos, são as mais requisitadas para projetos de piscinas, os materiais para os rejuntes e a argamassa são específicos para esse modelo. Isso pode fazer com que a obra fique um pouquinho mais cara também.

Piscina bem diferente com pastilhas

Piscina bem diferente com pastilhas – Crédito:Casinha Bonita

⊗ Aplicação demorada e profissional

Como é sabido, as pastilhas para piscinas são aplicadas uma a uma e esse processo é demorado. Mesmo colocadas por placas, elas só têm 30 x 30 cm e ainda assim demora.

Além disso, o serviço precisa ser realizado por um profissional habilitado. Caso contrário, pode ocorrer desnivelamentos grosseiros, resultando em uma experiência perigosa para os usuários. Caso haja escorregões ou tropeços, os desníveis nas pastilhas podem machucar.

Para evitar machucados, de acordo com os especialistas, é indicado usar pastilhas boleadas. Ou seja, que tenham as bordas arredondadas.

Piscina de vinil com pastilhas de vidro

Ideia de piscina com pastilhas de vidro

Quanto custa em média pastilhas para piscina?

Como você viu anteriormente no tópico de desvantagens, os preços das pastilhas são considerados elevados perto de outros revestimentos. Mas quanto seriam esses valores afinal?

Bom, para você ter uma noção e iniciar uma pesquisa, selecionamos alguns modelos de lojas online variadas. Conheça:

Essas são só algumas sugestões para você ter ideia de quanto estão custando as pastilhas para piscinas. Continue sua pesquisa pela internet, bem como por lojas especializadas em revestimentos de sua cidade.

Pastilhas azuis claras para piscina

Pastilhas azuis claras para piscina

Lembre-se que, na hora de calcular o valor total do revestimento da piscina, você deve levar em conta também a mão de obra e não somente o material. Há lojas que oferecem profissionais já para fazer a instalação, mas outras não, então você terá que contratar por fora.

O preço da mão de obra varia muito de cidade para cidade, bem como de quantos dias o profissional precisará para fazer a aplicação das pastilhas. Atualmente, os valores estão em torno de R$ 60 o metro quadrado.

Modelos de pastilhas coloridas para piscina

Modelos de pastilhas coloridas para piscina

Fotos e modelos de pastilha para piscina

Agora que você já conheceu as principais informações técnicas sobre a pastilha para piscina, pode conferir modelos inspiradores de projetos já prontos.

Conheça a seguir como o design de sua piscina pode ficar com a utilização de pastilhas, formatos diferenciados, cores versáteis, etc.

Também veja ideias para combinar com os demais elementos dessa área, como os revestimentos para o redor da piscina, para a cascata, paredes, entre outros.

Selecionamos várias fotos para você ficar de queixo caído!

Pastilhas no fundo e nas escadas da piscina

Pastilha para piscina no fundo e nas escadas

Panorama de piscina moderna com pastilhas e madeira em ripas

Panorama de piscina moderna com pastilhas e madeira em ripas

Modelo de piscina com pastilhas

Modelo inspirador de pastilha para piscina

Pastilha adesiva para piscina

Pastilha para piscina adesiva é uma alternativa para por na borda

Pastilhas cinzas brancas e pretas para piscina

Pastilhas cinzas brancas e pretas para piscina

Pastilhas de vidro para piscina

Pastilha para piscina de vidro – Crédito:Casinha Bonita

Pastilhas verdes para piscina

Pastilha para piscina na cor verde está na moda atualmente

Piscina com pastilhas e deck de madeira

Piscina com pastilhas e deck de madeira

Desenho de pastilhas para piscina grande

Desenho de pastilha para piscina grande

Piscina de fibra com pastilhas azuis

Piscina de fibra com pastilhas azuis

Piscina moderna com pastilhas

Piscina moderna com pastilhas

Piscina redonda com pastilhas

Piscina redonda com pastilhas


E então, o que achou de nosso post sobre pastilha para piscina? Conte para a gente se tiramos todas as suas dúvidas ou se ainda há questionamentos acerca desse assunto.

Aproveite também para se inteirar sobre outros temas relacionados:

Borda de piscina – Como escolher? + Os 9 tipos mais utilizados!

Escorregador para Piscina – Quanto Custa & 20 Modelos Divertidíssimos!

Piscina de Fibra – Quanto Custa, Vantagens & 80 Fotos Para Se Inspirar!

Volte mais vezes para conferir tudo sobre casa & construção. Até uma próxima!

Você pode gostar...