9 principais【MATERIAIS PARA MAQUETE】• Dicas para Fazer

A elaboração de maquetes é de grande importância na arquitetura, e permite o estudo de volumes e espaços, criando maior proximidade entre o arquiteto e o projeto; e para a elaboração de uma boa representação em escala reduzida, é importante a escolha dos materiais para maquete.

Os materiais para maquete são essenciais para quem trabalha com desenvolvimento desses projetos em miniatura, e se você tem dúvidas sobre o que vale a pena investir, trouxemos uma lista com os principais materiais para quem precisa desenvolver esses projetos em tamanho reduzido.

 

Principais materiais para maquete

Papeis

A compra de diferentes tipos de papéis é essencial para o desenvolvimento do projeto em escala reduzida e as versões de papéis com gramatura mais alta, ou seja, mais grossos, são ideais para o desenvolvimento de estruturas que necessitam de boa sustentação, como casas, paredes e prédios.

Para a construção de paredes na maquete, as melhores opções são os papéis do tipo duplex, que possuem brilho de um lado e do outro são foscos. Os papéis triplex, como cartolinas de alta qualidade, também são ideais para paredes.

Para as maquetes rápidas e com menos detalhamentos, o papel Paraná pode ser uma boa opção e traz uma versão de papel tipo papelão com cor e densidade homogêneas.

1 o que comprar para fazer maquete Babble Daddle Do

Via: Babble Daddle Do

2 dicas para maquetes Archisoup

Via: Archisoup

Madeiras

A lista de materiais para o desenvolvimento de representações em escalas reduzidas também inclui madeiras, material versátil que pode ser utilizado em diferentes etapas do projeto.

Para a escolha das madeiras para maquete, dê preferência por opções que tenham boa resistência e maleabilidade.

Entre as indicações de madeiras para os projetos em escala reduzida, a madeira balsa e as chapas de MDF E compensado são ótimas opções, permitindo estruturas mais firmes e com facilidade de manuseio e recortes.

3 dicas de materiais para fazer maquete MasterClass

Via: MasterClass

4 materiais para maquetes 30 x 40 Design Workshop

Via: 30 x 40 Design Workshop

Materiais de Estrutura

Para o desenvolvimento de estruturas na maquete, o uso de papéis e madeiras são boas opções, mas também existem outros materiais para maquete que podem fazer parte do projeto, dando diferentes acabamentos.

  • Espuma de PVC: o material é bastante versátil e pode ser utilizado na construção de diferentes elementos. A espuma pode ser encontrada com espessuras que variam de 1 a 5 mm, encontrando variações que se adequam perfeitamente ao seu projeto.
  • Placas de pluma ou depron: o material lembra espécies de placa de isopor de alta densidade e com ótimo acabamento, e são ótimas opções para o desenvolvimento de estruturas voltadas aos estudos volumétricos.
  • Policarbonato: o material que lembra uma espécie de plástico pode ser utilizado para desenvolver estruturas que necessitam da representação de vidros.
5 materiais para estrutura de maquete Archisoup

Via: Archisoup

6 material para fazer maquete Davidneat

Via: Davidneat

Ferramentas de corte

As ferramentas de corte são indispensáveis para o projeto e auxiliam em cortes de diferentes elementos para a elaboração da maquete.

O ideal é que os elementos de corte estejam bem afiados para cortes limpos e precisos, garantindo acabamentos perfeitos.

Os principais itens para corte e que devem fazer parte do material são estilete, tesoura e bisturi.

7 material de corte para maquete Davidneat

Via: Davidneat

8 lista de ferramentes para maquetes 30 x 40 Design Workshop

Via: 30 x 40 Design Workshop

Colas

As colas são elementos importantíssimos para quem desenvolve maquetes e ajudam a manter os itens unidos, evitando que a maquete possa se desmontar facilmente.

Os tipos de colas para o desenvolvimento de maquetes são bastante variados e cada material pode exigir um tipo de cola específico, garantindo melhor acabamento e colagem perfeita.

Para ter um material completo para o desenvolvimento de maquetes, reunimos dicas das opções de colas que não podem faltar.

  • Cola branca: a cola branca é um clássico que não pode faltar no material e costuma ser chamada de cola vinílica, sendo bastante utilizada na colagem de diferentes elementos. Esse tipo de cola deve ser uma opção evitada em cartolinas e papéis de menor gramatura, já que podem deixar o papel enrugado.
  • Cola com solvente: a opção com solvente é bastante versátil e pode ser uma opção de cola para unir papéis plumas, plásticos e madeiras. Esse tipo de cola é uma das mais utilizadas para superfícies de pequenas dimensões.
  • Cola em spray: a versão em spray é uma opção bastante empregada na colagem de níveis de terreno e pode ser uma versão de uso prático.
  • Cola instantânea: esse tipo de cola é bastante popular e uma das marcas mais conhecidas é a cola Super Bonder. A cola instantânea é bastante resistente e costuma ser utilizada para colagem de superfícies plásticas, sendo uma opção de colagem instantânea e com ótima fixação.
  • Cola universal: esse tipo de cola é uma versão transparente e ideal para a colagem de inúmeras superfícies. A vantagem dessa cola é de que não sai com água e tem secagem rápida.
9 dicas para montagem de maquete Build Blog

Via: Build Blog

10 dicas de montagem de maquete 30 x 40 Design Workshop

Via: 30 x 40 Design Workshop

Fitas adesivas

A lista de materiais para o desenvolvimento de maquetes também inclui fitas adesivas, que podem ser fitas tradicionais e transparentes, fitas crepe e fitas dupla face.

Os diferentes tipos de fitas podem ser utilizados para unir as partes de forma não permanente, garantindo testes na montagem das maquetes.

11 dicas de montagem de maquete Getty Iris

Via: Getty Iris

12 material de maquete Getty Iris

Via: Getty Iris

Réguas e Esquadros

A maquete é uma reprodução em escala reduzida, e por isso não dispensa o uso de materiais de medida.

A lista dos materiais de medidas inclui réguas, esquadros, escalímetro e trena, e cada um desses materiais pode ser utilizado em uma das etapas de desenvolvimento da maquete.

Além de ajudarem a manter as proporções e orientar os traçados, alguns materiais como as réguas também podem ajudar a criar cortes, que podem ser feitos com estilete ou bisturi.

13 dicas para maquetes Pinterest

Via: Pinterest

14 lista de materiais para maquete Make Magazine

Via: Make Magazine

Ferramentas e Acessórios

Para quem está comprando materiais que são essenciais na montagem de maquetes, há alguns itens que podem ser acessórios, mas que são de grande utilidade no desenvolvimento dos projetos com representações reduzidas.

  • Pinças: esse material é essencial para movimentar pequenos elementos da maquete, sendo bastante úteis na função de garra e de forma mais precisa.
  • Lápis e borracha: esses materiais simples também devem fazer parte da lista de materiais essenciais e podem ser utilizados para desenvolver plantas e planos.
  • Miniaturas: O investimento em miniaturas de pessoas carros, mobiliário e outros itens pode auxiliar na representação do projeto incluindo elementos que sejam proporcionais a representação.
  • Lápis de cor: Os lápis de colorir também podem fazer parte da lista e são bastante versáteis vez podendo contribuir para dar dar cor a diferentes elementos que fazem parte da representação.
  • Mini rolos e pinceis de pintura: os acessórios de pintura como rolos e pincéis também fazem parte da lista de materiais essenciais e além do uso com pinturas, também podem ser utilizados para aplicação de cola.
15 tipos de materiais para maquete 30 x 40 Design Workshop

Via: 30 x 40 Design Workshop

16 dicas de materiais para maquete Art Of Smart

Via: Art Of Smart

Materiais de Acabamento

Para uma boa maquete, o acabamento é essencial para garantir que os detalhes fiquem bem representados.

Para garantir um bom acabamento, alguns materiais podem ser essenciais para o desenvolvimento dos projetos em proporções reduzidas.

  • Lixas: as lixas de diferentes gramaturas são essenciais para dar acabamentos a alguns materiais, e o ideal é ter lixas mais ásperas a lixas mais suaves, garantindo o acabamento necessário ao lixar determinado material.
  • Resina epóxi: esse tipo de resina também pode fazer parte da lista de materiais e e o item com 2 componentes pode ser misturado para criar superfícies e modelagens.
  • Primer: o material é uma espécie de tinta para preparação de superfícies e além de garantir uma base mais homogênea para a pintura, também pode garantir melhor fixação da tinta.
  • Tintas: para o desenvolvimento do projeto, é possível escolher por diferentes tipos de tintas, garantindo a escolha da tinta adequada para pintura de cada superfície, o que permite dar cor à representação.
  • Massa corrida: o item é essencial para o preenchimento de espaços e também pode ser utilizado para cobrir determinadas superfícies, dando um acabamento mais homogêneo.
  • Tingidores de madeira: os tingidores podem ser diluídos e utilizados para garantir diferentes tonalidades aos itens de madeira, dando acabamento e cor aos elementos presentes na representação.
  • Tecidos: a escolha de tecidos é essencial para o projeto e esse item pode ser utilizado em diversas propostas, como partes decorativas, em móveis e em outras representações que pedem texturas e acabamentos diferenciados. A escolha do tecido deve levar em conta a proposta desejada para a representação.
17 dica de montagem de maquete Life of an Architect

Via: Life of an Architect

18 dicas de materiais para montar maquetes The Globe and Mail

Via: The Globe and Mail

Dicas para montar maquete

Escala e Proporção

Para o desenvolvimento de uma boa maquete, o ponto inicial é a definição de escala, definindo as proporções adequadas para fazer a representação.

A escala definida deve ser respeitada em cada elemento presente na maquete, garantindo a proporção adequada de acordo com o projeto.

19 como fazer maquete JH May

Via: JH May

Materiais

A escolha dos materiais para o desenvolvimento da representação em escala reduzida deve priorizar materiais de boa qualidade, garantindo resultados com bom acabamento e a representação da melhor maneira.

Os materiais ajudam a contar a narrativa do projeto e a escolha deve priorizar por elementos que sejam fáceis de trabalhar.

Iluminação

A recomendação para a montagem de uma maquete é de que o projeto seja desenvolvido em um local bem iluminado, o que ajuda a observar melhor os detalhes e garantir que o projeto tenha bom acabamento.

20 dicas para fazer maquete iStock

Via: iStock

Agora que você já conferiu as dicas do que comprar para a elaboração da representação em escala reduzida, já pode fazer as aquisições e garantir um projeto bem elaborado e que permita a proximidade e a compreensão do projeto.

Você pode gostar...