COZINHA COM ILHA: 60 Dicas – O Que Precisa Saber!


Cozinha com ilha é uma tendência na arquitetura de cozinhas contemporâneas, mas o recurso não precisa ficar restrito apenas aos projetos com design moderno. A ilha pode ser utilizada em diferentes estilos de cozinha, variando desde as cozinhas mais clássicas até as decorações e estilos mais ousados.

O que é uma cozinha com ilha?

A tão comentada ilha na cozinha, nada mais é que um móvel centralizado no ambiente e que pode ser usado para apoiar o fogão, pia, ter bancada ou não, disponibilizar ou não de assentos, servir apenas com uma plataforma de apoio para o preparo do alimento e até ter armários embaixo.

Não importa para qual motivo a ilha foi inserida na cozinha, o recurso é atual e ainda tem mil e uma utilidades.

cozinha com ilha 1

Dimensões para uma cozinha com ilha

A ideia de usar um móvel central na cozinha é realmente bacana, mas não dá para planejar um móvel deste tipo em uma cozinha pequena. Já imaginou como vai ficar difícil trabalhar em um espaço desse tipo?

Ah, e se você raramente cozinha e está pensando que quer apenas uma cozinha voltada para a estética, e não se importa caso não fique funcional, este é um grande erro. Pode ser que um dia você vá preparar algo, e sua apatia pela cozinha se torne ainda maior.

Para evitar o problema de cozinha com ilha apertada, é importante respeitar dimensões básicas para inserir esse móvel central.

Entre o balcão ao canto da parede e na ilha a distância deve ser de 60(mínimo) a 120cm. Para uma pessoa passar sozinha pelo vão, 70cm são suficientes. No entanto, se você tem armários nesse espaço, em algum momento vai precisar se abaixar para pegar algo, e para isso você vai precisar de um espaço de 76cm. Para o caso de famílias e amigos que se reúnem para cozinhar juntos, o espaço ideal é 1,20m, assim é possível mais que uma pessoa passar pelo vão.

cozinha com ilha 2

Além do vão entre a ilha e outros móveis, a cozinha também deve ser funcional. Para facilitar o processo no preparo de alimentos, é recomendado que fogão, pia e geladeira formem um triângulo (vamos colocar os conhecimentos de matemática em prática); de modo que o deslocamento seja fácil e rápido. Afinal, não dá para sair com uma panela quente e andar muitos metros até chegar na pia.

cozinha com ilha 3

Cozinha moderna com ilha

cozinha com ilha 4

A cozinha bege com granito cinza é um ótimo exemplo de ambiente com ilha ao estilo moderno. A iluminação embutida deixa o ambiente mais aconchegante e o espaço central com banquetas é ótimo para conversar com os amigos e familiares.

Os eletrodomésticos em cor inox ainda ajudam a criar um ambiente mais moderno.

cozinha com ilha 5

As cores cinzas usadas no ambiente deixam o lugar com ar moderno e uma variação monocromática. A técnica de cimento queimado usado na parede e no teto rebaixado ajudou a completar esse visual contemporâneo.

A bancada central seguiu a mesma linha de dimensão da cozinha e ganhou formato central.

cozinha com ilha 6

Nada mais moderno e alegre que dar cor a cozinha. Nesse projeto a bancada da ilha recebeu um revestimento pink, o mesmo usado para a bancada da pia. Para completar o projeto, cores como cinza e preto foram usadas nos armários e eletrodomésticos.

O projeto foi ousado, mas é impossível não notar essa ilha né?!

cozinha com ilha 7

Para deixar para trás a tradicional cozinha branca, mas sem ousar nas cores, aposte na combinação de cinza e madeira clara. A ilha com apoio em madeira clara recebeu uma bancada cinza, e ambas as cores e materiais e foram usados no projeto todo, deixando a cozinha com um visual agradável, harmônico e moderno.

Cozinha pequena com ilha

cozinha com ilha 8

O espaço pequeno na cozinha não diminui as chances de você ter uma ilha. A ideia é que esse espaço seja bem aproveitado com móveis planejados e que a ilha respeite as dimensões do ambiente.

Usar um cooktop e um pequeno espaço para apoio já é o suficiente para o móvel central, mas se a ideia é estender o espaço para uma bancada, use vidro nessa extensão, já que o material é translúcido e dá impressão de que ocupa menos espaço do ambiente.

cozinha com ilha 9

A ilha ainda pode ser o ponto de transição da cozinha para outro ambiente do lar. Nesse projeto o móvel central foi bem pequeno (compatível com o espaço do ambiente) e recebeu um cooktop. O truque usado para dar sensação de amplitude foi um espelho na ilha.

Cozinha com ilha central

cozinha com ilha 10

A ilha central é uma técnica mais usada em cozinhas com grande espaço, afinal o móvel deve ficar posicionado no meio da cozinha garantindo bom espaço de circulação entre todos os seus lados.

cozinha com ilha 11

Nesse projeto, a ideia de colocar o móvel no centro do ambiente e com estilo bem moderno foi o ponto de destaque da cozinha.

O móvel que se assemelha a uma mesa retangular, tem um fogão embutido e vão livre embaixo, característica pouco comum em ilhas.

cozinha com ilha 12

Se a ilha central for o ponto que vai ser instalado fogão e coifa, o processo pode ser mais complexo; afinal é preciso fazer instalação elétrica e de gás na parte central da cozinha.

Cozinha com península

cozinha com ilha 13
A península difere-se da ilha, pois nessa técnica o móvel fica encostado em alguma parede.

cozinha com ilha 14

Se você tem um espaço pequeno, a cozinha com península é um bom recurso para otimizar o ambiente e ainda garantir mais um espaço de apoio.

cozinha com ilha 15

Além de ganhar espaço, essa técnica ainda é ideal para dar integração da cozinha para outros ambientes da casa e pode ser facilmente instalada em apartamentos.

Fotos e inspirações de cozinhas com ilha ou península

Inspirar-se nunca é demais, por isso separamos alguns projetos que podem ser compatíveis com o que você deseja, assim fica mais fácil de imaginar sua cozinha pronta.

cozinha com ilha 16

cozinha com ilha 17

cozinha com ilha 18

cozinha com ilha 19

cozinha com ilha 20

cozinha com ilha 21

cozinha com ilha 22

cozinha com ilha 23

cozinha com ilha 24

cozinha com ilha 25

cozinha com ilha 26

cozinha com ilha 27

cozinha com ilha 28

cozinha com ilha 29

cozinha com ilha 30

cozinha com ilha 31

cozinha com ilha 32

cozinha com ilha 33

cozinha com ilha 34

cozinha com ilha 35

A cozinha com ilha é uma maneira de aproveitar o espaço melhor e ainda contar com mais um ponto de apoio para o preparo das refeições. E se o seu espaço é pequeno, também dá para implantar o móvel central ou fazer uma cozinha com península.

O importante é que você encontre seu estilo e sua cozinha tenha um pouquinho de você e de sua família em cada detalhe.



COMPARTILHE!

Confira também

  1. Adilene Moura Alves disse:

    quero saber se a bancada na parte de baixo a rebaixada for vermelha vou usar que cores serao os armarios,a parte elevada vai o fogao

  2. Adilene Moura Alves disse:

    quero uma cozinha que a bancada e vermelhae o restante combina que core

  3. Sandra regina tibes ferrera miranda disse:

    Vou colocar as bancadas verde ubatuba em um cozinha branca, e que pintar alguma pare em amarelo, intercalando branco. Que cor colocar na bacada da ilha?

  4. Kellen disse:

    Boa noite, tenho uma obra que a cozinha tem 5 e meio de comprimento por 4 de largura, o que eu posso fazer nela pra ficar moderna ?!!

  5. mix house abc disse:

    muito bom seu artigo parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *