COZINHA COM ILHA: 60 Dicas – O Que Precisa Saber!
Cozinha com ilha é uma tendência na arquitetura de cozinhas contemporâneas, mas o recurso não precisa ficar restrito apenas aos projetos com design moderno. A ilha pode ser utilizada em diferentes estilos de cozinha, variando desde as cozinhas mais clássicas até as decorações e estilos mais ousados.
O que é uma cozinha com ilha?
A tão comentada ilha na cozinha, nada mais é que um móvel centralizado no ambiente e que pode ser usado para apoiar o fogão, pia, ter bancada ou não, disponibilizar ou não de assentos, servir apenas com uma plataforma de apoio para o preparo do alimento e até ter armários embaixo.
Não importa para qual motivo a ilha foi inserida na cozinha, o recurso é atual e ainda tem mil e uma utilidades.
Dimensões para uma cozinha com ilha
A ideia de usar um móvel central na cozinha é realmente bacana, mas não dá para planejar um móvel deste tipo em uma cozinha pequena. Já imaginou como vai ficar difícil trabalhar em um espaço desse tipo?
Ah, e se você raramente cozinha e está pensando que quer apenas uma cozinha voltada para a estética, e não se importa caso não fique funcional, este é um grande erro. Pode ser que um dia você vá preparar algo, e sua apatia pela cozinha se torne ainda maior.
Para evitar o problema de cozinha com ilha apertada, é importante respeitar dimensões básicas para inserir esse móvel central.
Entre o balcão ao canto da parede e na ilha a distância deve ser de 60(mínimo) a 120cm. Para uma pessoa passar sozinha pelo vão, 70cm são suficientes. No entanto, se você tem armários nesse espaço, em algum momento vai precisar se abaixar para pegar algo, e para isso você vai precisar de um espaço de 76cm. Para o caso de famílias e amigos que se reúnem para cozinhar juntos, o espaço ideal é 1,20m, assim é possível mais que uma pessoa passar pelo vão.
Além do vão entre a ilha e outros móveis, a cozinha também deve ser funcional. Para facilitar o processo no preparo de alimentos, é recomendado que fogão, pia e geladeira formem um triângulo (vamos colocar os conhecimentos de matemática em prática); de modo que o deslocamento seja fácil e rápido. Afinal, não dá para sair com uma panela quente e andar muitos metros até chegar na pia.
Cozinha moderna com ilha
A cozinha bege com granito cinza é um ótimo exemplo de ambiente com ilha ao estilo moderno. A iluminação embutida deixa o ambiente mais aconchegante e o espaço central com banquetas é ótimo para conversar com os amigos e familiares.
Os eletrodomésticos em cor inox ainda ajudam a criar um ambiente mais moderno.
As cores cinzas usadas no ambiente deixam o lugar com ar moderno e uma variação monocromática. A técnica de cimento queimado usado na parede e no teto rebaixado ajudou a completar esse visual contemporâneo.
A bancada central seguiu a mesma linha de dimensão da cozinha e ganhou formato central.
Nada mais moderno e alegre que dar cor a cozinha. Nesse projeto a bancada da ilha recebeu um revestimento pink, o mesmo usado para a bancada da pia. Para completar o projeto, cores como cinza e preto foram usadas nos armários e eletrodomésticos.
O projeto foi ousado, mas é impossível não notar essa ilha né?!
Para deixar para trás a tradicional cozinha branca, mas sem ousar nas cores, aposte na combinação de cinza e madeira clara. A ilha com apoio em madeira clara recebeu uma bancada cinza, e ambas as cores e materiais e foram usados no projeto todo, deixando a cozinha com um visual agradável, harmônico e moderno.
Cozinha pequena com ilha
O espaço pequeno na cozinha não diminui as chances de você ter uma ilha. A ideia é que esse espaço seja bem aproveitado com móveis planejados e que a ilha respeite as dimensões do ambiente.
Usar um cooktop e um pequeno espaço para apoio já é o suficiente para o móvel central, mas se a ideia é estender o espaço para uma bancada, use vidro nessa extensão, já que o material é translúcido e dá impressão de que ocupa menos espaço do ambiente.
A ilha ainda pode ser o ponto de transição da cozinha para outro ambiente do lar. Nesse projeto o móvel central foi bem pequeno (compatível com o espaço do ambiente) e recebeu um cooktop. O truque usado para dar sensação de amplitude foi um espelho na ilha.
Cozinha com ilha central
A ilha central é uma técnica mais usada em cozinhas com grande espaço, afinal o móvel deve ficar posicionado no meio da cozinha garantindo bom espaço de circulação entre todos os seus lados.
Nesse projeto, a ideia de colocar o móvel no centro do ambiente e com estilo bem moderno foi o ponto de destaque da cozinha.
O móvel que se assemelha a uma mesa retangular, tem um fogão embutido e vão livre embaixo, característica pouco comum em ilhas.
Se a ilha central for o ponto que vai ser instalado fogão e coifa, o processo pode ser mais complexo; afinal é preciso fazer instalação elétrica e de gás na parte central da cozinha.
Cozinha com península
A península difere-se da ilha, pois nessa técnica o móvel fica encostado em alguma parede.
Se você tem um espaço pequeno, a cozinha com península é um bom recurso para otimizar o ambiente e ainda garantir mais um espaço de apoio.
Além de ganhar espaço, essa técnica ainda é ideal para dar integração da cozinha para outros ambientes da casa e pode ser facilmente instalada em apartamentos.
Fotos e inspirações de cozinhas com ilha ou península
Inspirar-se nunca é demais, por isso separamos alguns projetos que podem ser compatíveis com o que você deseja, assim fica mais fácil de imaginar sua cozinha pronta.
A cozinha com ilha é uma maneira de aproveitar o espaço melhor e ainda contar com mais um ponto de apoio para o preparo das refeições. E se o seu espaço é pequeno, também dá para implantar o móvel central ou fazer uma cozinha com península.
O importante é que você encontre seu estilo e sua cozinha tenha um pouquinho de você e de sua família em cada detalhe.