CUBA PARA BANHEIRO: 70 Modelos e Dicas Simples
O cantinho do banheiro destinado para lavar as mãos é um acessório muitas vezes desprezado no processo de decoração. No entanto, a cuba para banheiro pode ser o ponto chave para definir o estilo do banheiro e é capaz de ultrapassar o lado funcional e ter um grande espaço quando o quesito é estético.
Diante da grande variedade de modelos, cores, estilos, tamanhos, materiais de confecção e acabamento, o momento de escolha desse item é de grande importância. Por isso, o post de hoje é de grande importância para quem está pensando ou repensando no projeto do banheiro ou do lavabo.
Modelos
De apoio
Nos projetos atuais, a cuba de apoio tem ganhado cada vez mais destaque. Esse modelo, é posicionado sobre uma bancada que deve ser furada para o escoamento da água.
Por ser posicionado sobre a bancada, é comum que a cuba fique mais alta, por isso ao escolher esse modelo, é imprescindível a escolha de uma torneira também alta, ou que seja instalada na parede.
No lavabo, o modelo escolhido tem recorte mais baixo na frente, o que deixa a altura total menor e facilita o processo de lavar as mãos para as crianças.
O modelo de cuba de apoio escolhido para esse banheiro, conta com uma área reta para a instalação da torneira diretamente na cuba.
O banheiro de bancada dupla para o casal (nada mais difícil que esperar o parceiro(a) para poder usar a cuba né?!), usou as cubas de apoio voltadas uma para outra, ao invés de serem instaladas para frente (mais utilizado na maioria dos projetos). A ideia de usar as cubas direcionadas entre si, dá uma ideia de união ao invés de “isso é meu, isso é seu”.
1. Cuba de apoio redondo: o formato redondo da cuba de apoio branca é sempre tradicional e ideal para banheiros ou lavabos ao estilo clássico. Para comprar é só entrar nesse link .
2. Cuba de apoio quadrada: a cor pode ser clássica, mas o formato diferente garante um estilo moderno a bancada do banheiro. O modelo vendido nesse site é uma opção para banheiro clean com itens contemporâneos.
3. Cuba de apoio laranjada: o toque de cor ao ambiente pode ficar por conta da cuba laranjada. Esse modelo (vendido aqui) é do tipo que permite a instalação da torneira na própria peça.
4. Cuba de apoio arredondada: a cuba apesar de quadrada, foge das linhas retas por ter formato arredondado. O modelo branco é ideal para projeto clean e sem muitas firulas, e pode ser comprado online por aqui.
De sobrepor
Esse tipo de cuba parece ser mais tradicional, mas foge do comum por deixar as bordas aparentes após a instalação.
Ah, e falando no processo da instalação, esse modelo exige que a bancada tenha o corte exato para a instalação, por isso a escolha da cuba antes de fazer a bancada é essencial.
Para destacar mais as bordas da cuba, uma bancada de cor e até material diferente são excelentes escolhas.
E nada impede que sua cuba de sobrepor seja da mesma cor da bancada para dar a ideia de monocromático e até para criar uma decoração clean para o banheiro.
De embutir
- É o modelo mais clássico, mas nem por isso precisa ser sem graça. Para destacar a cuba, a cor da bancada em tom diferente do item é capaz de mudar o design clássico.
- Na instalação, o recorte na bancada deve ser feito de acordo com as dimensões da cuba.
- A boa notícia, é que esse costuma ser o modelo mais em conta entre os diferentes modelos.
A cuba branca na bancada avermelhada destacou e deixou a característica de basiquinha para trás.
O mesclado de mármore preto e bege na bancada deram um toque moderno e sofisticado para a cuba clássica.
De semi-encaixe
- A cuba de semi-encaixe recebe esse nome porque é posicionado apenas em uma parte da bancada, ficando o restante para fora.
- O modelo é moderno e ideal para bancadas mais estreitinhas, no entanto, pode fazer um pouco de bagunça no momento de lavar o rosto, já que a água escorre pelos braços e vai para o chão ao invés de ficar sobre a bancada.
- Para evitar bagunça no banheiro, o indicado é que esse modelo seja instalado em lavabos, assim o uso vai ficar apenas para lavar as mãos.
Nesse projeto, a cuba foi instalada em um banheiro com bancada clara e deixou esse cantinho claro, já que o banheiro teve destaque por conta das pastilhas.
É comum ver esse modelo instalado em bancadas de pedra (mármore, granito, etc), mas isso não é regra. Um balcão de pastilhas pode dar um visual moderno para receber esse tipo de cuba.
Esculpida / Escavada / Moldada
Tantas variações de nome, mas a ideia dessa cuba é a mesma. O item é confeccionado em pedra e não possui ralo, já que há um discreto recorte por onde a água é dispensada.
O modelo é super atual e o único ponto negativo fica por conta do preço, já que é a mais cara entre os modelos apresentados.
A pia esculpida é mais comum quanto feita no próprio material da bancada, mas nada impede de comprar esse modelo em pedra e instalar em bancada de material diverso. Acho até que cria um visual não esperado e bem agradável!
E claro que o clássico modelo escavado no mesmo material da bancada não sai de moda e por isso é uma aposta de item duradouro em diferentes estilos e épocas de decoração.
De piso
Você leu o nome do modelo e está pensando em uma cuba feita através de cerâmica (piso)? Vamos com calma, que o nome da pia se refere ao tipo de instalação, já que esse tipo de cuba tem uma coluna e sua instalação fica posicionada sobre o piso (aqui sim o piso entra).
O modelo dispensa bancada para apoio, e pode ser bem moderno para banheiros e lavabos contemporâneos.
A cuba de piso não foi instalada próxima a parede, e por isso a torneira precisou ter uma altura maior para alcançar a pia.
No lavabo, a instalação foi feita instalada na parede e permitiu que a torneira fosse também instalada na parede, dispensando o uso de torneiras com grandes hastes.
Formatos
Redonda e oval
Os modelos redondos são bem tradicionais, mas ainda assim podem dar um toque contemporâneo no banheiro. A variação do modelo mais comum é o modelo oval que é uma boa escolha para quem tem espaço na bancada.
1. Cuba oval roxa: o modelo oval garante um toque mais moderno na decoração e a cor roxa dá um toque de cor e ousadia para o ambiente. Esse modelo que pode ser comprado aqui, é uma ótima aposta para um banheiro ou lavabo colorido.
2. Cuba redonda preta: usar a pia no modelo de apoio deixa a cor toda exposta e apesar de ser um tom escuro é capaz de dar destaque se usada sobre uma bancada de cor diferente. Para comprar esse modelo é só entrar aqui.
3. Cuba redonda branca: o modelo redondo de sobrepor deixa as bordas brancas aparentes e pode ser uma aposta para espaços pequenos. Para comprar esse modelinho é clicar aqui.
Quadrada e retangular
Os modelos quadrados e retangulares são modernos, mas ocupam mais espaço por isso não são indicados para espaços pequenos.
Outros
Ser tradicional é uma opção, mas as cubas também podem mostrar um pouquinho da sua ousadia no momento da decoração.
Esse modelo em formato quadrado que lembra uma pirâmide (só não tem o topo) é diferente, mas não destoa ou destaca-se demais na decoração.
O formato canoa é bem diferente e exige bancada com espaço, mas é ideal para alongar o ambiente.
Se você gosta mesmo de fugir do tradicional, esse modelo com ondulações é lindo. E até eu que sou mais tradicional me apaixonei por uma cuba dessas.
Materiais
De louça / Porcelana
A cuba de louça ou porcelana pode ser clássica e branquinha, ou até uma obra de arte toda pintada. Os modelos coloridos também são opções bacanas para dar cor ao banheiro.
De vidro
O vidro é um material atemporal e por isso é ideal para projetos que buscam algo duradouro. O único ponto que pende na balança, é que o vidro pode ser mais trabalhoso para limpar, já que o cloro da água pode deixar marquinhas na pia (igual acontece no box de vidro), e isso vai arruinar o visual da peça quando não estiver com boa manutenção e limpeza.
De acrílico / Resina
Para substituir o vidro (assim você foge das marquinhas e risco de quebrar), há opções similares como resina e acrílico e que garantem um efeito tão lindo quanto. Além da possibilidade de peças transparentes, na resina ainda dá para encontrar cubas translúcidas e coloridas.
A peça de apoio transparente e pequena é ideal para espaços pequenos. Dá para comprar por aqui.
No banheiro com um toque de cor, a cuba rosa pode ser o destaque da decoração. O modelo quadrado é contemporâneo e pode ser comprado aqui.
De madeira
A madeira é um material pouco visto nas cubas, mas o resultado é incrível. As opções de uso são bem variadas, podendo ser usadas polidas, esculpidas na madeira rústica, sobre uma peça de vidro (mix de textura) e até no formato de tinas (apaixonada pelo modelo que dá um ar retrô e fofo ao banheiro).
De inox
O inox tem tornado-se queridinho quando a ideia é deixar o ambiente moderno e futurista. O material é lindo para banheiros ou lavabos contemporâneos, mas precisa de cuidados para não riscar.
De cobre
A opção de usar cuba de cobre é diferente, mas fica linda em banheiros modernos ou com toque rústico.
Até os modelos que se assemelham a tachos de cobre são usados para a pia do banheiro.
Artesanal de barro
É claro que a cuba de barro ao estilo artesanal passa por processo de impermeabilização e por isso o uso fica garantido.
O modelo pode ser usado nos banheiros com decoração campestre e até em ambientes mais modernos e coloridos.
Qual seu estilo de cuba para banheiro preferido? O item que parecia sem graça, pode ser sinônimo de decoração e até ponto de destaque no banheiro, por isso na hora de escolher a cuba é preciso dar atenção ao estilo de decoração que você vai seguir.