Madeirite resinado【2024】➞ O que é, preços e vantagens!

O madeirite resinado faz parte do grupo de compensados, um tipo de madeira formado por lâminas sobrepostos, e essa variação de compensado é bastante utilizada nos em projetos da construção civil.

Para conhecer melhor e ver as aplicações do madeirite resinado, é só continuar a leitura e descobrir mais sobre esse tipo de material versátil.

 

O que é madeirite resinado?

O madeirite resinado é conhecido também como madeirite rosa e recebe esse nome por conta das substâncias utilizadas para deixar a placa mais firme, dando a coloração rosa ao compensado.

O material resinado é composto por chapas finas de madeira compensada, unidas através de cola branca, permitindo que as fibras se cruzem durante a colagem.

2 madeirite rosa Compesado

Via: Compesado

A escolha desse tipo de madeirite é bastante frequente na construção civil e a aplicação em barracas, alojamento temporários e canteiros de obras são comuns, mas esse não é um material resistente água.

Além da baixa resistência a água e umidade, outra desvantagem é que esse compensado não pode ser reutilizado por muitas vezes.

3 tipo de madeirite rosa Faidiga Madeiras

Via: Faidiga Madeiras

4 madeirite resinado Madeireira Pinhal

Via: Madeireira Pinhal

Quais suas vantagens?

O uso frequente do madeirite rosa na construção civil se deve ao fatos positivos desse tipo de compensado, e alguns pontos positivos são:

  • Custo-benefício: o preço mais barato e os benefícios de utilizar esse tipo de compensado resultam em um ótimo custo-benefício, garantindo um material mais barato e de uso prático na obra.
5 vantagens do madeirite resinado Meyer do Brasil

Via: Meyer do Brasil

  • Versatilidade: esse tipo de madeirite é bastante versátil e possibilita o uso em diversos projetos, tendo aplicação bastante frequente em projetos da construção civil, como aplicação em canteiros de obras e alojamentos.
6 beneficios do madeirite resinado Madeireira Brasil

Via: Madeireira Brasil

Madeirite resinado ou plastificado – Qual a diferença?

A variação entre diferentes tipos de madeirite gera algumas dúvidas e é comum a confusão entre a versão resinada e a versão de madeirite plastificado.

O item resinado é formado por chapas finas e compensadas unidas através de cola branca, e a aplicação é mais recomendada para projetos que não fiquem expostos a umidade, tendo como principal vantagem o custo-benefício.

7 madeirite resinado Pinterest

Via: Pinterest

O madeirite plastificado é uma versão do compensado formado por um número ímpar de camadas sobrepostas e unidas através de cola preta com as fibras se cruzando.

Esse tipo de madeirite recebe uma espécie de película, denominada de filme, garantindo um acabamento que resiste a umidade, o que torna o compensado impermeável e resistente.

A aplicação do madeirite plastificado é bastante comum na construção de andaimes e tapumes, caixarias de concretagem e até mesmo como piso de carroceria de caminhão.

8 madeirite plastificado Grupo Bernardoni

Via: Grupo Bernardoni

Assim, as principais diferenças entre esses tipos de compensados são em relação ao tipo de cola e ao acabamento, fazendo com que a versão plastificada tenha vantagem em relação ao fato de ser resistente à umidade.

Quanto custa em média? #preço

O preço do madeirite rosa pode variar de acordo com o fornecedor e tamanho das placas, e em média o preço fica em torno de R$ 30 a R$ 40 por uma placa com dimensões de 110 x 220 cm.

 

Agora que você já sabe tudo sobre esse tipo de compensado, já pode considerar se o material é a melhor opção para o seu projeto.

Você pode gostar...