Abrir um Negócio – Como e Por Onde Começar?【GUIA 2021】

Empreender é o desejo de muitas pessoas, e apesar de ser uma boa aposta, abrir um negócio envolve muito planejamento.

E para quem pensa em abrir um negócio e se tornar um empreendedor, no post trouxemos dicas para se planejar e começar um negócio de sucesso, além de ideias de onde investir para se tornar um empreendedor.

abrir um negocio

Como abrir um negócio? #dicas

Pesquisa de mercado

Para quem pretende empreender, a primeira dica é pesquisar o mercado e ver a atual situação do mercado onde deseja atuar.

Analise o mercado local, regional e estadual, vendo se a sua ideia de negócio é viável no cenário atual.

A pesquisa de mercado também pode analisar a demanda e aceitação de subnicho, tendo um negócio especializado em algo.

Assim, a análise de mercado permite entender o cenário e ajuda a estruturar um negócio sólido e lucrativo!

dicas para abrir um negocio

A pesquisa de mercado ajuda a montar um negócio sólido

Tipo de negócio

Para empreender, é necessário escolher o tipo de negócio, que pode ser uma ideia própria ou uma franquia de sucesso!

A proposta de empreender com uma ideia própria, envolve começar um negócio do zero, enfrentando desafios e gerindo algo novo desde o início.

Para quem quer evitar os desafios de começar algo do zero, as franquias são uma oportunidade de negócio, direcionando o investimento para uma marca consolidada e tendo suporte na estruturação e gestão.

Assim, cada um dos tipos de negócios tem suas vantagens e desvantagens, e para tomar a melhor decisão é preciso considerar o seu desejo e desafios de gestão.

Interesses e pontos fortes

Para se planejar para abrir um negócio, é importante escrever seus interesses e habilidades, o que pode identificar suas áreas de conhecimento e aptidão para entrar no mercado.

Ao escrever interesses e habilidades, é mais fácil de identificar seus pontos fortes e se posicionar para explorar um nicho de mercado, direcionando o conhecimento para o negócio e tendo vantagem competitiva.

O autoconhecimento dessa etapa pode ajudar a identificar sua afinidade com o negócio que será aberto.

Analise o investimento

Analisar o investimento total é uma etapa importante no planejamento prévio, evitando frustrações e dívidas na abertura do negócio.

Dessa maneira, é recomendando analisar tudo o que será gasto para abrir o negócio, avaliando investimento total, prazo de retorno e lucratividade do negócio, o que permite estruturar o negócio financeiramente.

Ao definir todos os custos para começar o negócio, fica mais fácil de avaliar se o negócio será lucrativo ou não, e se o prazo de retorno vale a pena o investimento.

Pesquise sobre a legalização

Para abrir um negócio, é preciso considerar também a etapa burocrática do processo.

Assim, antes de abrir um negócio, pesquise se a região permite esse tipo de negócio, e quais os documentos e exigências necessárias para abertura da empresa.

A consulta sobre a legalização é uma etapa importante, garantindo que o novo negócio atue de maneira legal.

Plano de negócio

Com o tipo de negócio já definido, uma etapa importante é fazer o planejamento para a abertura, e nessa etapa, o plano de negócios pode ser essencial para montar uma empresa sólida.

O plano de negócios é um documento que elenca os objetivos e mostra os caminhos para alcançá-los, ajudando na estruturação de um negócio sólido e com maiores chances de sucesso!

como abrir um negocio

O plano de negócios ajuda na estruturação do negócio

Ideias de negócios que valem a pena investir

Para quem sonha em empreender, mas não sabe qual negócio pode ser lucrativo, reunimos ideias e áreas de atuação para começar um novo negócio.

Central de rastreamento veicular

Uma das ideias de negócio é montar uma central de rastreamento veicular, o que atende o mercado com altos índices de roubos de veículos.

O negócio oferece o rastreamento de veículos em caso de roubo e furto, e pode ser uma oportunidade de começar com uma empresa pequena, personalizando o negócio de acordo com o público-alvo.

dicas de negocios para abrir

Comidas prontas e congeladas

O empreendimento também pode ser voltado para o ramo alimentício, atendendo a demanda de um público com o tempo cada vez menor para se dedicar à preparação das refeições.

Assim, o negócio pode ser voltado a oferecer comidas prontas, como marmitas, ou opções de pratos congelados, oferecendo ao cliente uma opção prática para o dia a dia.

ideias para comecar um negocio

O mercado de comidas é uma boa área de atuação

Delivery de comida

A demanda pela praticidade é cada vez maior, e uma oportunidade de negócio é uma empresa que atue com delivery de comida.

O negócio pode ser voltado a prestar serviço para restaurantes, lanchonetes, entre outros estabelecimentos do ramo alimentício.

A empresa de delivery de comida pode oferecer o serviço de entrega aos clientes, oferecendo praticidade e sendo intermediária entre restaurante e cliente.

onde investir para comecar um negocio

A entrega de comidas é uma oportunidade de negócio

Marketing Digital

Entre as áreas de sucesso para empreender, o meio digital é uma oportunidade de negócio e uma possibilidade para quem tem afinidade com o mundo online.

O negócio nessa área pode começar com uma pequena empresa que oferece conjunto de ações para posicionar empresas no mundo online, criando estratégias de marketing online para fidelizar e conquistar clientes.

dicas de negocios online

Loja Virtual

O mundo digital também oferece a oportunidade de abrir um negócio online, como é o caso da loja virtual, atendendo a um mercado em constante crescimento.

A loja online é uma oportunidade de negócio para diferentes áreas de atuação e pode ser uma ideia de iniciar um negócio com investimento menor, uma vez que não é necessário alugar um ponto comercial para iniciar a loja virtual.

Para um negócio de sucesso, é essencial a implantação de uma loja online em um site bem estruturado e atrativo ao consumidor.

dicas de negocio online para abrir

A loja online é uma oportunidade para empreender na internet

 

Você já começou um negócio próprio? Compartilhe conosco dicas para não errar na abertura de um novo negócio.

Você pode gostar...