CASA CONTAINER: Preços, Projetos, Fotos e Dicas

Já pensou em morar em uma casa container? Se você nunca pensou nisso, está na hora de abrir novos horizontes e conhecer um pouquinho mais desse estilo de moradia que tem se tornado tendência.

casa container 1

Containers

Isso mesmo, você não leu nada errado e estamos falando daqueles grandes equipamentos de metal usados para transporte de cargas.

Os contêineres podem ser usados para carga por um tempo entre 10 e 15 anos, e depois disso o equipamento pode passar por adaptações e ter diferentes usos.

Talvez você já tenha visto que ultimamente o uso de containers tem sido mais comum para lojas e até barzinhos, e vamos combinar que isso dá um toque bem diferente e legal ao ambiente. Contudo, a moda tem pegado mesmo e essa enorme caixa de metal tem se transformado até em lar!

Vantagens

  • Economia construção: uma das grandes vantagens de usar container como moradia é a economia resultante. Ao optar por um equipamento desse para morar, a economia é de até 35%.
  • Durabilidade: para quem quer sentir seguro, esse é um bom lar. Os contêineres são muito resistentes já que são fabricados para resistirem as intempéries do tempo, como sol, chuva e até neve. A vida útil desse equipamento é de aproximadamente 90 anos, ou seja, é menor que a expectativa de vida dos brasileiros, então dá morar por toda a vida em um container (a não ser que você seja uma pessoa centenária).
  • Rapidez na construção: por mais que você contrate uma grande equipe para a obra, será difícil ter um lar tão rápido como a construção do equipamento, que leva no máximo 90 dias para ficar pronto. Boa alternativa para você que quer ter sua casa rapidinho e odeio a sujeira de obras.casa container 2
  • Recursos naturais: o material dispensa o uso de recursos naturais que iriam para a obra de um lar convencional (tijolos ou madeira) e se você desistir de morar no equipamento ainda pode vendê-lo para reaproveitamento do material.
  • Mudanças: já pensou em mudar de cidade ou terreno e levar sua casa com você? Impossível, mas não no caso de se morar em um container; já que podem ser transportados.
  • Impermeabilização do solo: ao contrário de fundações feitas em concreto, o uso do equipamento não impermeabiliza totalmente o terreno, e a absorção do solo fica em torno de 85%; o que ajuda na conservação do solo e absorção da água de chuva.
  • Reuso de água: com essa falta de água que o Brasil tem enfrentado, esse é um ponto forte desse tipo de moradia. É possível adequar o projeto para captar água da chuva que pode ser utilizada em descarga, jardinagem, limpeza externa e até para lavar o carro.
  • Ventilação: é possível instalar aberturas estrategicamente localizadas, como janelas, para permitir a circulação dentro do lar e permitir que a temperatura interna seja mais amena.casa container 3
  • Tamanho: não é preciso ficar restrito apenas as dimensões de um container. Com auxílio de um profissional é possível projetar uma casa no tamanho desejado e até com outros pavimentos.
  • Estética: não dá para negar que o uso de uma casa container é algo inusitado, mas com estética linda e diferenciada.

Desvantagens

  • Isolamento acústico: a fabricação é feita em aço, material que é péssimo como isolamento acústico, mas há alternativas de revestimento que podem amenizar os ruídos.
  • Mão-de-obra especializada: como o uso de casa contêineres ainda não é algo tão comum no Brasil, pode ser um pouquinho difícil encontrar mão-de-obra especializada em cidades pequenas. No entanto, muitas empresas especializadas já atuam no mercado e atendem diferentes regiões.casa container 4
  • Transporte e montagem: dá para imaginar que não é possível carregar seu lar em um caminhão qualquer. Para o transporte e até a montagem são necessários equipamentos específicos, mas que já são fornecidos por empresas do ramo.
  • Regulação: por ainda não ser algo tão comum, antes de adquirir um “imóvel” desse tipo, é preciso certificar-se em seu município quais as regras para instalação de uma casa container. Afinal, você não quer ter problemas posteriores com a construção indevida.
  • Contaminação e cuidados: se a opção é comprar um container já usado, é necessário exigir comprovação por parte da empresa vendedora de que o equipamento nunca transportou cargas tóxicas ou que tragam riscos a sua saúde.casa container 5

Container Dry x Reefer

1. O container dry é um modelo que não vem com revestimento interno, por isso será preciso contratar serviços separados para revestimentos que isolem ruídos e calor/frio (revestimento térmico). Esse modelo costuma ser mais conta, mas vale lembrar que depois será necessário investir nos revestimentos.

2. O modelo reefer já vem revestido e por isso tem controle de temperatura e ruído. O modelo ainda é uma ótima alternativa para quem quer deixar o aspecto interior original, ou seja, as paredes de aço aparecendo. É claro, que a vantagem de já vir com isolamentos internos instalados, isso resulta em um preço mais elevado que o dry.

Quanto custa?

A primeira coisa a se pensar antes do preço é que o custo pode variar muito de uma região para a outra, por isso são valores médios.

Contêineres modificados para residência

  • Com revestimento
    • 14 m² (quarto, banheiro e cozinha): R$ 15 a 17 mil.
    • 28 m² (quarto, banheiro, sala e cozinha): R$ 22 a 24 mil.
  • Sem revestimento
    • 14 m² (quarto, banheiro e cozinha): 10 a 12 mil.
    • 28 m² (quarto, banheiro, sala e cozinha): 16 a 18 mil.

Para se ter uma ideia, uma casa de 60 m² (tamanho médio de um apartamento de dois dormitórios espaçosos) sairia em torno de 80 mil, com decoração e revestimento. É claro, que ainda há o custo com terreno, mas isso varia muito de acordo com a cidade e área escolhida para morar.

Além desses custos, ainda é preciso considerar o transporte do container, por isso, é importante pedir orçamentos em diferentes empresas para ver qual vale mais a pena.

casa container 6

Plantas e projetos

O projeto de casa container do arquiteto Thiago Moliani não é apenas uma encomenda de uma casa de um cliente, nesse caso, o projeto é para a própria casa do profissional.

casa container 7

Para o projeto da casa toda serão utilizados 5 equipamento (3 com tamanho de 40 pés e 2 de 20 pés). Além do uso do material de aço, o arquiteto ainda pretende fazer em seu lar, o uso de energia solar, reuso de água de chuva e sistema de compostagem.

casa container 8

A área da casa é de 150 m² e ainda tem a área externa que conta com piscina. A casa será dividida em três suítes, sala estar, sala de jantar, cozinha, lavanderia e escritório.

casa container 9

  • A casa com três dormitórios também pode ser feita em container, mas em um espaço menor. Nesse projeto, a ideia foi seguir um formato retangular, o que ótimo para usufruir da área de terrenos estendidos.
  • Além dos quartos, a casa ainda conta com sala de estar e jantar integradas, banheiro, cozinha e área de serviço; o que mostra que é possível morar nesse estilo de residência com a família.

casa container 10

  • Além da possibilidade de fazer casa térrea o uso das grandes caixas de aço também pode ser estendido para sobrados ou casas com mais pavimentos.
  • Nesse projeto, a parte térrea do lar é menor e o segundo pavimento forma a sombra para garagem. Acima do segundo andar há um jardim que deixa o projeto ainda mais sustentável e cria uma área verde em casa.
  • Por ser uma obra com três níveis, dá para seguir a ideia para terrenos pequenos e até ter uma área de lazer acima da casa. Assim, você não precisa investir tanto no terreno e o custo final pode ficar ainda mais em conta.

Fotos e inspirações de casa container

Assim como casas tradicionais, o uso de contêineres pode resultar diferentes estilos de casa, por isso separamos algumas ideias e opções desse novo conceito de lar.

casa container 11

casa container 12

casa container 13

casa container 14

casa container 15

casa container 16

casa container 17

casa container 18

casa container 19

casa container 20

casa container 21

casa container 22

casa container 23

casa container 24

casa container 25

casa container 26

casa container 27

casa container 28

casa container 29

casa container 30

casa container 31

casa container 32

casa container 33

casa container 34

casa container 35

Você moraria em uma casa container? Acho a ideia incrível, e além de ser mais barata, ainda é mais ágil na construção e pode resultar em um projeto mais amigo do meio ambiente (sustentável), principalmente, se você aderir e utilizar técnicas que ajudem ano uso de sistemas de captação de energia e água.

Ah, mas antes de dar início as construções, é de suma importância que você vá em busca de informações sobre casa container na sua cidade, pois esse pode ser o processo mais demorado, já que muitos municípios ainda não tem informação a respeito e podem deixar o processo mais complexo.

Você pode gostar...