CASA CONTAINER: Preços, Projetos, Fotos e Dicas
Já pensou em morar em uma casa container? Se você nunca pensou nisso, está na hora de abrir novos horizontes e conhecer um pouquinho mais desse estilo de moradia que tem se tornado tendência.
Containers
Isso mesmo, você não leu nada errado e estamos falando daqueles grandes equipamentos de metal usados para transporte de cargas.
Os contêineres podem ser usados para carga por um tempo entre 10 e 15 anos, e depois disso o equipamento pode passar por adaptações e ter diferentes usos.
Talvez você já tenha visto que ultimamente o uso de containers tem sido mais comum para lojas e até barzinhos, e vamos combinar que isso dá um toque bem diferente e legal ao ambiente. Contudo, a moda tem pegado mesmo e essa enorme caixa de metal tem se transformado até em lar!
Vantagens
- Economia construção: uma das grandes vantagens de usar container como moradia é a economia resultante. Ao optar por um equipamento desse para morar, a economia é de até 35%.
- Durabilidade: para quem quer sentir seguro, esse é um bom lar. Os contêineres são muito resistentes já que são fabricados para resistirem as intempéries do tempo, como sol, chuva e até neve. A vida útil desse equipamento é de aproximadamente 90 anos, ou seja, é menor que a expectativa de vida dos brasileiros, então dá morar por toda a vida em um container (a não ser que você seja uma pessoa centenária).
- Rapidez na construção: por mais que você contrate uma grande equipe para a obra, será difícil ter um lar tão rápido como a construção do equipamento, que leva no máximo 90 dias para ficar pronto. Boa alternativa para você que quer ter sua casa rapidinho e odeio a sujeira de obras.
- Recursos naturais: o material dispensa o uso de recursos naturais que iriam para a obra de um lar convencional (tijolos ou madeira) e se você desistir de morar no equipamento ainda pode vendê-lo para reaproveitamento do material.
- Mudanças: já pensou em mudar de cidade ou terreno e levar sua casa com você? Impossível, mas não no caso de se morar em um container; já que podem ser transportados.
- Impermeabilização do solo: ao contrário de fundações feitas em concreto, o uso do equipamento não impermeabiliza totalmente o terreno, e a absorção do solo fica em torno de 85%; o que ajuda na conservação do solo e absorção da água de chuva.
- Reuso de água: com essa falta de água que o Brasil tem enfrentado, esse é um ponto forte desse tipo de moradia. É possível adequar o projeto para captar água da chuva que pode ser utilizada em descarga, jardinagem, limpeza externa e até para lavar o carro.
- Ventilação: é possível instalar aberturas estrategicamente localizadas, como janelas, para permitir a circulação dentro do lar e permitir que a temperatura interna seja mais amena.
- Tamanho: não é preciso ficar restrito apenas as dimensões de um container. Com auxílio de um profissional é possível projetar uma casa no tamanho desejado e até com outros pavimentos.
- Estética: não dá para negar que o uso de uma casa container é algo inusitado, mas com estética linda e diferenciada.
Desvantagens
- Isolamento acústico: a fabricação é feita em aço, material que é péssimo como isolamento acústico, mas há alternativas de revestimento que podem amenizar os ruídos.
- Mão-de-obra especializada: como o uso de casa contêineres ainda não é algo tão comum no Brasil, pode ser um pouquinho difícil encontrar mão-de-obra especializada em cidades pequenas. No entanto, muitas empresas especializadas já atuam no mercado e atendem diferentes regiões.
- Transporte e montagem: dá para imaginar que não é possível carregar seu lar em um caminhão qualquer. Para o transporte e até a montagem são necessários equipamentos específicos, mas que já são fornecidos por empresas do ramo.
- Regulação: por ainda não ser algo tão comum, antes de adquirir um “imóvel” desse tipo, é preciso certificar-se em seu município quais as regras para instalação de uma casa container. Afinal, você não quer ter problemas posteriores com a construção indevida.
- Contaminação e cuidados: se a opção é comprar um container já usado, é necessário exigir comprovação por parte da empresa vendedora de que o equipamento nunca transportou cargas tóxicas ou que tragam riscos a sua saúde.
Container Dry x Reefer
1. O container dry é um modelo que não vem com revestimento interno, por isso será preciso contratar serviços separados para revestimentos que isolem ruídos e calor/frio (revestimento térmico). Esse modelo costuma ser mais conta, mas vale lembrar que depois será necessário investir nos revestimentos.
2. O modelo reefer já vem revestido e por isso tem controle de temperatura e ruído. O modelo ainda é uma ótima alternativa para quem quer deixar o aspecto interior original, ou seja, as paredes de aço aparecendo. É claro, que a vantagem de já vir com isolamentos internos instalados, isso resulta em um preço mais elevado que o dry.
Quanto custa?
A primeira coisa a se pensar antes do preço é que o custo pode variar muito de uma região para a outra, por isso são valores médios.
Contêineres modificados para residência
- Com revestimento
- 14 m² (quarto, banheiro e cozinha): R$ 15 a 17 mil.
- 28 m² (quarto, banheiro, sala e cozinha): R$ 22 a 24 mil.
- Sem revestimento
- 14 m² (quarto, banheiro e cozinha): 10 a 12 mil.
- 28 m² (quarto, banheiro, sala e cozinha): 16 a 18 mil.
Para se ter uma ideia, uma casa de 60 m² (tamanho médio de um apartamento de dois dormitórios espaçosos) sairia em torno de 80 mil, com decoração e revestimento. É claro, que ainda há o custo com terreno, mas isso varia muito de acordo com a cidade e área escolhida para morar.
Além desses custos, ainda é preciso considerar o transporte do container, por isso, é importante pedir orçamentos em diferentes empresas para ver qual vale mais a pena.
Plantas e projetos
O projeto de casa container do arquiteto Thiago Moliani não é apenas uma encomenda de uma casa de um cliente, nesse caso, o projeto é para a própria casa do profissional.
Para o projeto da casa toda serão utilizados 5 equipamento (3 com tamanho de 40 pés e 2 de 20 pés). Além do uso do material de aço, o arquiteto ainda pretende fazer em seu lar, o uso de energia solar, reuso de água de chuva e sistema de compostagem.
A área da casa é de 150 m² e ainda tem a área externa que conta com piscina. A casa será dividida em três suítes, sala estar, sala de jantar, cozinha, lavanderia e escritório.
- A casa com três dormitórios também pode ser feita em container, mas em um espaço menor. Nesse projeto, a ideia foi seguir um formato retangular, o que ótimo para usufruir da área de terrenos estendidos.
- Além dos quartos, a casa ainda conta com sala de estar e jantar integradas, banheiro, cozinha e área de serviço; o que mostra que é possível morar nesse estilo de residência com a família.
- Além da possibilidade de fazer casa térrea o uso das grandes caixas de aço também pode ser estendido para sobrados ou casas com mais pavimentos.
- Nesse projeto, a parte térrea do lar é menor e o segundo pavimento forma a sombra para garagem. Acima do segundo andar há um jardim que deixa o projeto ainda mais sustentável e cria uma área verde em casa.
- Por ser uma obra com três níveis, dá para seguir a ideia para terrenos pequenos e até ter uma área de lazer acima da casa. Assim, você não precisa investir tanto no terreno e o custo final pode ficar ainda mais em conta.
Fotos e inspirações de casa container
Assim como casas tradicionais, o uso de contêineres pode resultar diferentes estilos de casa, por isso separamos algumas ideias e opções desse novo conceito de lar.
Você moraria em uma casa container? Acho a ideia incrível, e além de ser mais barata, ainda é mais ágil na construção e pode resultar em um projeto mais amigo do meio ambiente (sustentável), principalmente, se você aderir e utilizar técnicas que ajudem ano uso de sistemas de captação de energia e água.
Ah, mas antes de dar início as construções, é de suma importância que você vá em busca de informações sobre casa container na sua cidade, pois esse pode ser o processo mais demorado, já que muitos municípios ainda não tem informação a respeito e podem deixar o processo mais complexo.