Limestone – 24 Projetos incríveis + Como usar a pedra na decoração!

O limestone é uma pedra que está em evidência nos projetos arquitetônicos, e essa pedra é capaz de adicionar um charme rústico e especial a diferentes estilos de projetos, podendo ser uma opção para áreas internas e externas.

A versatilidade no uso do limestone é uma das principais características dessa pedra, mas para conhecer mais sobre o limestone e entender o que é e as vantagens e desvantagens deste tipo de pedra, é só continuar a leitura.

 

Dúvidas frequentes

O que é limestone?

A pedra limestone é de origem calcária natural e sua composição é um mix de calcite mineral e porções de argila, areia e óxido de ferro.

A composição dos elementos presentes na pedra é determinante para definir a tonalidade, dureza, porosidade e textura.

1 o que e limestone

A coloração da pedra pode variar de acordo com o local de retirada, e as tonalidades mais comuns são os tons de bege claro, mas há variações que podem seguir tonalidades alaranjadas ou cinza escuro.

A pedra costuma ser proveniente da Turquia e da Espanha, mas também é possível encontrá-la no Brasil, mais especificamente no estado do Ceará.

A pedra de origem brasileira costuma ter uma porosidade maior que as importadas da Europa, o que pode fazer com que a pedra nacional tenha maiores riscos de sofrer danos, como riscos e manchas.

A proximidade dos nomes limestone e silestone costumam causar bastante confusão, mas essas são pedras diferentes. Enquanto limestone é uma pedra natural de origem calcária, o silestone é uma pedra artificial e com composição de quartzo, corantes e resinas.

Tipos de acabamento para limestone

O limestone é uma pedra natural e que pode passar por diferentes tipos de acabamentos, dando aspectos diferenciados para a pedra, o que permite usá-lo em diferentes projetos.

Alguns dos tipos de acabamentos mais utilizados nessa pedra natural são propostas como polido, levigado anticato.

  • Polido: resultado que dá características lisas e planas para a pedra. O acabamento é feito por meio de um polimento e abrasão mecânica, resultando em uma pedra mais lisa e com bastante brilho. Esse tipo de acabamento na pedra natural costuma ser uma opção para uso interno.
  • Levigado: nesse tipo de processo a pedra é lixada para obter acabamento liso, mas com características opacas. O acabamento levigado é bastante utilizado para pedras que serão utilizadas em áreas internas.
  • Anticato: a técnica garante um aspecto envelhecido para a pedra. Esse tipo de acabamento é bastante utilizado para pedras que serão aplicadas como pisos ou em áreas externas.

Quais suas vantagens?

A pedra calcária natural é uma opção cada vez mais presentes nos projetos arquitetônicos, e os pontos positivos desse tipo de pedra refletem o porquê a pedra é bastante empregada em diferentes projetos. Alguns dos pontos positivos dessa pedra são:

  • Versatilidade: a possibilidade de utilizar a pedra em diferentes estilos decorativos e em áreas internas e externas é um grande ponto positivo, garantindo versatilidade de uso de uma mesma pedra em diferentes propostas.
  • Apelo estético: a beleza e o aspecto único do limestone é uma das principais características dessa pedra natural. A escolha pela pedra garante características especiais ao projeto, e o material pode ficar harmonioso com diferentes propostas decorativas.
  • Cores: apesar de uma pedra de origem natural, o limestone pode ter várias opções de cores e isso dá características únicas para a pedra.
  • Custo-benefício: a pedra tem como um dos pontos positivos o ótimo custo-benefício, principalmente quando comparado ao mármore ou granito.

Existem desvantagens?

Como qualquer outro material, a pedra de origem calcária também tem seus pontos negativos.

O fato de ser uma pedra de origem natural e porosa pode deixá-la mais suscetível a riscos e manchas, o que pode ser um ponto negativo, e uma escolha menos indicada para algumas áreas que tenham maior propensão de danos.

Quanto custa em média? #preço

O preço médio da pedra de origem calcária em torno de R$ 350 m² para a pedra de origem natural e por volta de R$ 600 m² para as pedras importadas.

Os valores podem variar de acordo com fatores como tipo de acabamento e coloração da pedra.

Fotos de ambientes com limestone

Piso de limestone

A aplicação do limestone como piso é uma das propostas de uso para essa pedra de origem natural e calcária.

O piso da pedra natural pode ter diferentes tipos de acabamentos, e a versão polida pode trazer uma variação do piso liso e com brilho, o que pode ser uma opção para ambientes internos e que não fiquem em contato com água, já que o polimento pode deixar o piso escorregadio quando em contato com água.

O acabamento com aspecto mais bruto pode ser uma opção também para o piso, garantindo um aspecto rústico ao revestimento, que fica lindo para projetos internos e externos.

1. Sala com piso de pedra natural e em tonalidade de bege

2 sala com piso de limestone

2. Piso de pedra natural e em tom claro

3 piso rustico de limestone

3. Cozinha com piso de pedra calcária de características rústicas

4 projeto com piso de limestone

4. Varanda externa com piso rústico de pedra natural

5 varanda com piso rustico de limestone

5. Banheiro com piso de pedra natural

6 banheiro com piso de limestone

Parede de limestone

A versatilidade da pedra natural e de origem calcária é uma das principais características do material, e a aplicação em paredes pode ser uma ótima escolha para diferentes tipos de projetos.

A pedra natural aplicada em paredes pode ter acabamento polido para projetos modernos e as características da pedra em seu estado mais bruto podem ser ótimas opções para revestir paredes e completar projetos com um toque rústico.

6. Sala de estar com parede revestida da pedra em estilo bruto

7 parede rustica de limestone

 

7. Sala de TV moderna com parede revestida da pedra natural

8 parede com limestone

8. Fachada moderna com detalhe revestido da pedra natural e polida

9 fachada com parede de limestone

9. Parede da lareira revestida com a pedra de tonalidade bege

10 limestone na parede

10. Sala com parede revestida da pedra polida

11 2 sala com parede revestida de limestone

11. Parede rústica revestida com a pedra bruta

11 parede rustica com pedras de limestone

Cozinha com limestone  

O uso do limestone na cozinha é bastante frequente, e essa pedra de origem natural costuma ser uma opção para bancadas ou pisos de cozinha.

Para o uso da pedra na bancada, é bastante comum a escolha pelo acabamento polido, deixando a pedra menos porosa e com menor propensão de riscos e manchas por absorção de líquidos que possam ser derrubados sobre a bancada.

O uso da pedra natural como o piso da cozinha pode ser em diferentes tipos de acabamentos, trazendo propostas com acabamento polido para um piso com brilho, ou pisos com aspectos mais brutos para projetos com um visual rústico.

12. Cozinha moderna com bancada de pedra natural

12 cozinha com bancada de limestone

13. Cozinha com ilha de pedra natural em tom de bege

13 cozinha com ilha de limestone

14. Cozinha com piso de pedra em estilo rústico

14 cozinha rustica com piso de limestone

15. Cozinha moderna com piso de pedra natural

15 cozinha com limestone

16. Cozinha com piso em pedra natural de origem calcária

17 cozinha rustica com limestone

17. Cozinha com estilo rústico e piso com acabamento bruto

18 cozinha com piso de limestone

Banheiro com limestone  

A pedra calcária também pode ser uma opção de uso no banheiro, e nesse ambiente a aplicação pode ser em diferentes pontos.

Uma das opções mais recorrentes da pedra natural no banheiro é em bancadas e cubas esculpidas, que muitas vezes passam por um processo de impermeabilização, para que a porosidade da pedra não absorva a água e com o passar do tempo fique manchada.

A pedra natural também costuma ser usada como piso ou revestimento de paredes em banheiros e lavabos, e esses usos podem trazer a pedra em estilo polido ou bruto.

18. Bancada de banheiro feita em pedra natural

19 banheiro com bancada de limestone

19. Banheiro com bancada de pedra

20 bancada de banheiro de limestone

20. Banheiro com pedra natural na bancada e parede

21 banheiro moderno com limestone

21. Paredes do lavabo revestidas com a pedra em tom de bege

22 lavabo com limestone

22. Banheiro com bancada e cuba esculpida de pedra

23 banheiro com cuba esculpida de limestone

23. Lavabo moderno com bancada de pedra natural

24 banheiro com bancada e cuba de limestone

24. Banheiro grande com piso e paredes de pedra

25 banheiro de luxo com limestone

 

Você já conhecia esse tipo de pedra natural? Agora que você já sabe tudo sobre essa pedra e já viu inspirações de uso, já pode considerar a escolha desse material para diferentes propostas, dando um charme único ao projeto!

Você pode gostar...