Como ser entregador iFood? – Dicas e Passo a Passo Fácil

Em alta hoje em dia, a profissão de entregador chama atenção de muitas pessoas. Por isso, é comum buscar como ser entregador iFood.

O iFood é a principal empresa de delivery de uma série de produtos, desde alimentos e pratos prontos até produtos farmacêuticos, para pets, enfim.

Por isso, se tornar um parceiro iFood é cada vez mais comum. Homens e mulheres podem se inscrever, pegar sua bike e moto e começar nesse ofício. Acompanhe o conteúdo e saiba tudo.

como ser entregador ifood

iFood

Primeiramente, você sabe o que é o iFood?

Segundo a plataforma, o iFood é uma empresa brasileira de tecnologia que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática.

Por meio do aplicativo, é possível pedir uma série de produtos em diversos estabelecimentos para receber diretamente no local em que está, seja em casa ou no trabalho, basta que sua região seja atendida pelo sistema.

Para se ter ideia, o iFood é referência em delivery online na América Latina, com milhões de pedidos entregues mensalmente, 40 milhões de clientes, mais de 300 mil estabelecimentos parceiros, mais de mil cidades no país e mais de 2500 entregadores parceiros.

ifood

iFood

O sistema de entregas surgiu em 2011 como Disk Cook, um guia de cardápios impresso, que evoluiu para o aplicativo, desenvolvidos com tecnologia nacional.

Atualmente, o iFood possui uma série de produtos, desde o cartão próprio, o clube de assinantes para ganhar cupons de desconto, mercado, iFood Shop, entre outros.

Como ser entregador iFood? – Passo a passo

Com muito sucesso e grandes perspectivas de crescimento, se tornar um entregador iFood é o objetivo de muitas pessoas, seja para conquistar o primeiro emprego, conseguir uma segunda função como freelancer, ganhar um dinheiro no tempo livre, enfim.

Segundo a plataforma, há o investimento em uma série de programas para garantir melhores direitos e condições de trabalho para os colaboradores. Afinal, trata-se de uma função perigosa devido ao trânsito, horário de trabalho, responsabilidade na entrega, convívio com estabelecimentos e pessoas diferentes, etc.

Veja o passo a passo para se tornar um entregador iFood.

Baixe o aplicativo iFood

Antes de tudo, é essencial baixar o aplicativo iFood na PlayStore ou Apple Store.

Faça seu cadastro

Abra o aplicativo iFood e siga as instruções para se cadastrar como um entregador. Forneça informações pessoais básicas: nome, endereço, número de telefone e documentos de identificação.

Informe sua documentação

É essencial fornecer seus principais documentos de identificação, como RG, CPF e comprovante de residência. Informar a documentação é importante para a sua própria segurança.

Cadastre o veículo

Para quem pretende usar um veículo motorizado, como uma moto ou bicicleta elétrica, é fundamental registrar os detalhes do veículo no aplicativo. O aplicativo exige informações sobre o veículo e documentos relacionados à sua legalidade.

Além disso, você pode fazer as entregas usando uma bicicleta, mas fique sempre atento ao trânsito e ao horário de trabalho. Lembre-se que segurança é primordial.

ifood entregas

iFood

Treinamento

Dependendo das políticas do iFood na sua região, é necessário passar por um treinamento. O aplicativo está cada vez mais em evolução e exige colaboradores qualificados, que façam cursos que incluem vídeos informativos sobre como fazer entregas de forma segura e eficiente.

Aprovação no aplicativo

Após enviar sua inscrição e seus documentos, o iFood revisará suas informações e poderá realizar uma verificação de antecedentes. Assim que tudo estiver em ordem, eles aprovarão sua conta de entregador. Fique tranquilo que o processo não é demorado.

Torne-se um entregador

Após ser aprovado pelo aplicativo, você poderá fazer login no aplicativo do iFood sempre que estiver disponível para fazer entregas.

Fique sempre on-line, assim você receberá notificações de pedidos na sua área e poderá aceitá-los conforme sua disponibilidade.

Quanto mais comércios próximos, maior a possibilidade de receber pedidos. Por isso, a maioria dos parceiros ficam próximos a áreas comerciais e centrais.

Comece a fazer entregas

Ao receber a primeira solicitação, você pode aceitar o pedido. A partir daí, é só seguir as instruções do aplicativo. Retire o pedido do restaurante e entregue ao cliente dentro do prazo estipulado.

Lembre-se de ser cortês com o estabelecimento e também com o cliente. Para a segurança de todos, é exigido um código na hora da entrega do produto.

Assim que a entrega é feita, você fica disponível para novas entregas em sua região. Para isso, você deve ficar on-line no aplicativo.

Vale destacar que, para fazer as entregas, é essencial ter uma bolsa térmica adequada, além de transporte, como moto, bicicleta ou bicicleta elétrica.

Para a sua segurança, use capacete, cotoveleiras e joelheiras. Além disso, fique sempre de olho no trânsito e trafegue com cautela, ainda mais nos grandes centros urbanos.

entregas ifood

iFood

Quanto ganha um entregador iFood?

Antes de se tornar um parceiro, é essencial saber as perspectivas de ganhos na plataforma. De modo geral, quanto mais os entregadores se engajam, mais recebem.

Segundo uma pesquisa recente do Cebrap, os entregadores iFood ganham:

  • Por hora de entrega: 23 reais
  • 20 horas por semana com 30% do tempo ocioso: 807 reais
  • 20 horas por semana sem ociosidade: 1325 reais
  • 40 horas por semana com 30% do tempo ocioso: 1980 reais
  • 40 horas por semana sem ociosidade: 3039 reais

A pesquisa revela ainda que 73% dos entregadores ganham 20 reais ou mais por hora em corrida.

A pesquisa mostra também que 70% dos entregadores afirmam receber entre 1 e 3 salários mínimos, ou seja, entre R$ 1.212 e R$ 3.636 em 2022.

Direitos do entregador

  • O iFood apoia a regulação para entregadores de aplicativos, projeto que visa melhorar as condições de trabalho desse categoria que cresce cada vez mais.
  • O programa Delivery de Vantagens oferece benefícios para os colaboradores: assistência à saúde, acesso a medicamentos e descontos.
  • Programa de recuperação de aprendizagem, que dá bolsas para entregadores concluírem os estudos e ficarem cada vez mais qualificados.
  • Decola, uma plataforma de educação com mais de 100 cursos para promover o desenvolvimento e a qualificação dos entregadores em diversas áreas: entregas, segurança no trânsito, finanças pessoais, empreendedorismo e comunicação e marketing digital.
entregador ifood

iFood

Além disso:

  • Você pode se cadastrar tanto de forma independente como por empresas especializadas, ou seja, você pode representar um estabelecimento específico.
  • O iFood oferece seguro para os entregadores, que cobre desde o momento em que a pessoa aceita o pedido até o seu retorno para casa.
  • Os entregadores contam com mais de 700 pontos de apoio no Brasil e ações como o Fundo iFood Chega Junto e a Central de Apoio Psicológico e Jurídico.
  • Qualquer problema, dúvida ou queixa, você pode contatar a plataforma diretamente pelos canais de atendimento.

Enfim, é bem simples se tornar um entregador iFood. Siga as dicas e comece a trabalhar agora. Assim, você pode ganhar um bom dinheiro com a função. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...