Como Criar uma Marca de Roupa? – 6 Dicas de Sucesso!

Em meio à ascensão do empreendedorismo, muita gente quer saber: como criar uma marca de roupa? De fato, o ramo da moda pode render bastante lucro.

Além disso, é um nicho que sempre está em alta, ainda mais se a sua grife tem qualidade, diferencial, estilo e características que chamam a atenção do público.

Se você está a fim de investir, é crucial entender passo a passo. Aproveite este conteúdo e descubra como criar uma marca de roupa de vários tipos + dicas incríveis.

roupas jeans 1613662204493 v2 1x1

Pinterest

Como criar uma marca de roupa? #dicas

A primeira coisa a saber é: investir no mercado da moda demanda muito conhecimento e dá bastante trabalho. Mas, aos poucos, você começa a colher frutos.

Em todo caso, o planejamento é essencial, seja para criar uma marca de roupa, para qualquer ramo de vendas e negócios em si. O tutorial padrão para iniciantes é:

Definir o público alvo

Antes de tudo, para quem você deseja vender? Qual público pretende atingir? A grife pode ser voltada para homens, para mulheres, crianças, para todos, enfim.

Ao definir o perfil das pessoas, você deve entender o comportamento de compra, os hábitos, as preferências, assim como dados demográficos e de classe social.

Além disso, a partir desse conhecimento, é possível definir a faixa de preço dos produtos, que variam conforme o poder aquisitivo dos clientes.

12 passo a passo para organizacao de guarda roupa de bebe

Pinterest

Comece o plano de negócios

Acima de tudo, o plano de negócios deve conter todos os elementos essenciais para o funcionamento da sua empresa.

Trata-se de um documento importante que lista os objetivos a curto e longo prazo, os custos, o investimento, número de colaboradores, fornecedores, ações de publicidade, etc.

Quando se trata do mercado de moda, você deve definir: se você terá uma loja própria, se sua marca será vendida em outras/várias lojas, se a venda será por atacado, se a loja será física ou on-line, como será a impressão das peças, etc.

4 dica pratica para organizar guarda roupa de bebe

Pinterest

Como será a sua empresa?

Antes de criar uma marca de roupas, defina o modelo de empresa que mais funciona para o seu caso. Para iniciantes, indicamos apostar no sistema de microempreendedor individual (MEI).

Além disso, há o esquema de sociedade, empresa individual, empresa de pequeno porte, entre outros modelos dependendo do seu objetivo.

Em todo caso, é indicada uma consultoria para saber qual é a melhor versão para você. Contadores, aliás, serão essenciais para realizar as atividades financeiras da sua empresa.

17 cuidados para lavar roupa de bebe

Pinterest

A criação da marca

Definidos os esquemas preliminares, você pode focar na criação da marca. A primeira coisa a fazer é pesquisar para ver se o nome não está registrado.

Essa pesquisa deve ser realizada com base nas diretrizes do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Assim, você não terá problemas futuros – como o pagamento de multas, por exemplo.

Se o nome está livre, registre imediatamente. Lembre-se que precisa ser exclusivo. Desse modo, ninguém poderá copiá-lo. Nessa etapa, também é interessante contar com uma consultoria para não ter erro!

loja de roupas para malhar

Pinterest

Identidade visual

Registrou o nome da empresa? Pronto! Agora, você deve providenciar a criação da identidade visual – logotipo, cores, disposição, redes sociais, enfim.

A marca deve ter uma “cara”, ou seja, detalhes que a façam conhecida pelo grande público. Da mesma forma, dá um toque de personalidade a sua empresa.

Essa identidade visual é muito importante para o posicionamento da marca no mercado. Por isso, conte com o trabalho de um designer e de um time de publicidade.

loja de roupas fitness

Pinterest

Custos e divulgação

A partir do registro e da identidade visual, você já pode colocar a mão na massa. Os trâmites burocráticos são essenciais para agir conforme a lei e não ter problemas.

Depois, vale começar a confeccionar as peças junto com o logo da sua marca, para vender em sua própria loja ou para outros comércios existentes.

Vale ter na ponta do lápis todos os custos necessários para criar uma marca de roupas. O investimento varia bastante, de 10 mil a 50 mil reais dependendo do porte de sua empresa e dos seus objetivos. Lembrando que pode ser um e-commerce, uma loja física, uma galeria, etc.

Por fim, a divulgação da sua grife e dos seus produtos nas redes sociais e em outros meios é primordial. Os clientes devem conhecê-la com todos os diferenciais e vantagens. Por isso, a criação de campanhas publicitárias e peças é muito importante.

decoracao clean de loja de roupas femininas

Pinterest

Depois dessas dicas, veja dicas para criar uma marca de roupas em segmentos específicos. 

Fitness/Esportiva

Marcas de roupas fitness ou esportivas estão em alta. Afinal, esse mercado está bem aquecido, sobretudo no verão, época em que as pessoas frequentam mais a academia, fazem mais exercícios ao ar livre, enfim.

A vantagem é que dá para investir em peças diferentes e com muitas vantagens, sobretudo em relação à concorrência. Por ser um mercado aquecido, há espaço para todos!

Após todo o tutorial para registro da marca, você pode comprar as peças no atacado para revender com a etiqueta da sua grife. Assim, economiza bastante na fabricação das peças. Em todo caso, encontrar bons fornecedores é primordial.

Por outro lado, se quer exclusividade, a confecção das peças por meio de costureiras e tecidos próprios é interessante. Exige mais investimento, porém o lucro também pode ser maior. Além de um bom espaço, pense nos equipamentos necessários, como máquinas de costura e aviamento, manequins, mesas, computadores, enfim.

moda esportiva

Pinterest

roupa fitness

Pinterest

moda fitness

Pinterest

Feminina

Como criar uma marca de roupas para mulheres? Nesse caso, delimite sempre a faixa etária da sua clientela. Pode ser específico para adultas, para adolescentes, para crianças ou para todas.

Nesse caso, contar com o trabalho de um estilista ou profissional especializado em moda feminina é muito importante. Assim, consegue peças exclusivas e fora do convencional do mercado, se destacando em relação aos concorrentes.

Além disso, um bom nome faz toda a diferença, assim como a compreensão dos desejos e necessidades do seu público alvo. Uma dica é pensar em determinados perfis também: mulheres plus size, geeks, estilo casual, evangélicas, etc.

grife feminina

Pinterest

lojas femininas

Pinterest

modelos de loja feminina

Pinterest

moda feminina

Pinterest

Masculina 

O ramo de moda masculina é muito promissor e rende bastante lucro! Roupas para homens são sempre bem cotadas e procuradas, desde as clássicas até as peças que viram tendência.

Sendo assim, você pode investir em um nicho mais tradicional, para jovens, em roupas para eventos, estilo esportista, alternativo, ostentação, moderno, enfim.

Perceba que há diversas opções para homens de várias idades e gostos. Comece aos poucos e vá diversificando conforme o tempo. Além de roupas, vale até investir em calçados e acessórios, os homens adoram e seus ganhos aumentam.

moda masculina

Pinterest

roupas masculinas

Pinterest

marca de roupa masculina

Pinterest

grife masculina

Pinterest

Infantil

Como criar uma marca de roupa infantil? As crianças também são o público alvo de muitas grifes. Há várias conhecidas e voltadas tanto para bebês quanto para pré-adolescentes.

A grande vantagem desse nicho é que os pais não abrem mão de gastar para ver seus filhos com peças confortáveis e de qualidade. Além disso, o consumo de peças pelas crianças é frequente e maior em relação aos adultos.

Para que a sua grife seja diversa e bem conhecida, foque em roupas para crianças de todas as idades, capriche na identidade visual, nas estampas e no preço. Vale a pena investir, com certeza é um mercado bem promissor!

grife infantil

Pinterest

marcas de roupas infantis

Pinterest

marca de roupa infantil

Pinterest

roupa infantil

Pinterest

Sustentável

Por fim, há também as marcas de roupa sustentável. Nesse caso, são peças confeccionadas com impacto reduzido, utilizando métodos que não agridem o meio ambiente.

Além disso, a moda ecológica é estruturada no uso de tecidos de fibras orgânicas e métodos de produção que minimizem a contaminação ambiental.

Da mesma forma, evita o uso de produtos químicos poluentes, como os corantes sintéticos. Algumas opções comuns são: algodão orgânico, fibras de abacaxi, de bambu e de cânhamo.

Embora pareça trabalhoso e pouco comum no Brasil, esse mercado tem ótima estimativa de crescimento e conquista cada vez mais pessoas.

Fora que, ao investir nessa opção, a sua grife abraça a responsabilidade social, pode ser pioneira, se tornar muito conhecida e ainda ser premiada!

moda ecologica

Pinterest

o que e moda sustentavel

Pinterest

moda sustentavel

Pinterest


Enfim, o que achou das dicas? Agora que você já sabe como criar uma marca de roupa, aproveite as dicas, planeje e monte seu empreendimento agora.

Tem dúvidas? Deixe um comentário! Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...