Como Limpar Filtro de Barro? – 4 Dicas e Passo a Passo!

Como limpar filtro de barro passo a passo? Esse item é super clássico e admirado por muitas pessoas, por isso está presente em diversas residências.

Entretanto, há sempre a dúvida: como mantê-lo higienizado e livre de sujeira? Como tirar o gosto de barro depois de comprar? Quais são os métodos mais seguros?

Se você quer saber tudo sobre essa peça, preparamos este guia completo. Saiba a origem, os benefícios e como limpar o filtro de barro de modo eficiente.

limpar filtro de barro

Saiba tudo sobre o filtro de barro | Pinterest

A origem do filtro de barro

O filtro de barro ou filtro de cerâmica é uma peça originalmente brasileira. Surgiu no início da década de 1900, quando a água tratada ainda estava fora da realidade.

Para se ter ideia, a canalização da água dos rios era precária. O consumo vinha de poços, lagos e até de chafarizes construídos nas praças de grandes cidades.

Com a má qualidade da água, era comum o aparecimento de doenças. Por isso, era necessário uma alternativa simples e acessível para dar fim ao problema. É nesse contexto que surgiu o aclamado filtro de barro.

limpeza de filtro de barro

O filtro de barro São João | Pinterest

Assim, as pessoas podiam comprá-lo com facilidade e consumir uma água limpa, já que a eficiência é um dos adjetivos dessa peça. A ideia era básica: construir o filtro de cerâmica junto com as velas de filtrar água que chegaram ao país com os imigrantes europeus.

Com o tempo, o filtro de barro passou por modificações e melhorias. Hoje em dia, é considerado um dos mais seguros e eficientes do mercado. A água filtrada sai pura, livre de cloro, metais e parasitas. Além disso, possui um preço muito atrativo!

ideia de filtro de barro

Modelo pequeno e customizado | Pinterest

Mesmo com a popularidade dos purificadores e dos modelos modernos, a versão de barro continua sendo a queridinha em diversas residências. 

Você sabia? O filtro de barro pioneiro e mais famoso é o São João, confeccionado em barro vermelho e vela porosa. Segundo especialistas, foi criado em 1920 pela Cerâmica Lamparelli, na cidade de Jaboticabal, São Paulo. Antes, era símbolo de status. Depois, se popularizou em muitas casas.

lindo filtro de barro

Os modelos personalizados são lindos | Pinterest

Quais são os benefícios?

O filtro de barro possui uma série de benefícios. O principal é oferecer água pura e de qualidade, livre de agentes parasitas, de metais pesados, de cloro, enfim. Portanto, você pode colocar a água da torneira para ser filtrada e depois beber tranquilamente!

Além disso, é um modelo prático, simples, que não demanda energia elétrica e nem sistemas modernos para funcionar. Basta adicionar água e ter velas novas em pleno funcionamento.

filtro de barro tradicional

Pinterest

Da mesma forma, o preço é bem atrativo. Um filtro de barro custa cerca de 70 a 100 reais dependendo do modelo, da marca e do tamanho. Bem cuidado, dura bastante, por muitos anos.

A economia e sustentabilidade são tão grandes que você só precisa comprar a peça e se atentar à troca das velas. Ademais, não gasta com galões de água e evita o consumo de plástico.

filtro de barro tradicional modelos

Pinterest

Enfim, é uma peça fácil de usar e de limpar. Para que o seu filtro dure bastante, preparamos várias dicas de limpeza e higienização para você colocar em prática!

filtro de barro

Destaque em várias cozinhas | Pinterest

Como limpar filtro de barro? – Passo a passo

Como limpar filtro de barro passo a passo? Veja alguns tutoriais simples e surpreendentes!

Novo

Comprou um filtro de barro novo? A primeira coisa é tirar o gosto para que a água venha sempre pura e sem sabor característico.

Para começar, tire e lave as velas. Depois, lave o próprio filtro em água corrente, sem o auxílio da escova. Segundo especialistas, o cloro presente na água se encarrega de tirar as impurezas superficiais.

filtro de barro pintado com flores

Lindo modelo com flores | Pinterest

Em seguida, encha bem. Mas descarte sempre a primeira filtragem de água para acabar com o gosto. Comece a consumir a partir da segunda filtragem.

É comum nos primeiros dias a água ainda ficar com o gosto. Todavia, isso muda conforme o uso do filtro.

filtro de barro pintado

Modelo pintado em cor branca | Pinterest

Mofado

Como limpar filtro de barro mofado?

Na verdade, a peça não pega mofo. O que forma é uma camada branca que lembra bolor. Mas, trata-se de uma eflorescência. Isso acontece quando a água atravessa os poros da cerâmica e troca calor com o ambiente. Assim, cria um depósito de sais minerais do lado de fora do filtro, que parece manchas de bolor.

Embora não faça mal para a saúde, prejudica o aspecto do filtro e junta agentes como bactérias. Para limpar, é bem simples. Basta passar uma esponja úmida usando o lado macio.

filtro de barro pequeno ideias

Destaque no cantinho da pia | Pinterest

Por outro lado, se há excesso de camada branca, use água sanitária com cerca de 2% de cloro ativo. Dilua um pouco do produto em água e limpe com uma esponja. Depois, enxague bem e deixe secar naturalmente.

Nunca use detergente, desinfetante e outros produtos químicos para higienizar o filtro, mesmo na parte externa. As substâncias desses produtos prejudicam a estrutura do filtro.

filtro de barro pequeno

Modelo compacto e colorido | Pinterest[

filtro de barro decorado

Pinterest

Por Fora

Limpar o filtro de barro por fora é muito simples. Se a camada branca é aparente, siga as dicas do tópico anterior: use a parte macia de uma esponja com água comum ou água sanitária.

Esfregue bem e lave em água corrente. Depois, deixe secar naturalmente. Você também pode passar um pano úmido para eliminar a poeira. Faça diariamente para não deixar o filtro de barro encardido.

filtro de barro oasis

Modelo Oasis comum no mercado | Pinterest

Por dentro

Qual é o melhor procedimento para limpar o filtro de barro por dentro? Primeiro, comece separando as duas partes. Lave bem as mãos ou use luvas antes da higienização.

Retire as velas cuidadosamente. Passe a parte macia da esponja por toda a área interna do filtro usando apenas água. Deixe secar ou passe um pano limpo sem fiapos.

Para limpar as velas, use somente água corrente. Esfregue usando as mãos mesmo. Se estiverem sujas demais, pegue uma esponja nova e passe a parte macia. Depois, lave bem e deixe secar antes de acoplar no filtro novamente.

filtro de barro lindo

Pinterest

filtro de barro branco cacto

Modelo em formato de cacto e pintado de branco | Pinterest

Segundo especialistas, as velas devem ser limpas a cada três meses. Com o tempo, é comum ficarem amareladas, mas isso não interfere no funcionamento.

Já a troca deve ser realizada conforme a eficiência da filtragem é prejudicada. Em média, a cada seis meses. As velas de filtro de barro custam cerca de 15 a 20 reais e você mesmo pode trocar.

filtro de barro modelos

Pinterest

filtro de barro ideias

Pinterest


Hoje em dia, os filtros de barro estão ganhando variações modernas e diferentes. Essa peça continua popular e tradicional em muitas casas, então, vale a pena adquirir o seu e manter sempre limpo!

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário! Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...