Ração para cachorro filhote – Qual a MELHOR?【2024】

Muita gente tem dúvidas sobre ração para cachorro filhote. Quando começar a oferecer? Como escolher? Quais são as melhores marcas?

Se você adotou um cãozinho e não sabe ainda como agir, preparamos este conteúdo completo com tudo sobre ração e cuidados com seu melhor amigo.

17 dicas alimentacao filhote Dalmata

Warren Photographic

Perguntas frequentes – FAQ

Cuidar de um cachorro não é uma tarefa simples, muito pelo contrário, você precisa se atentar a uma série de pontos para o bem-estar do mascote.

Quando se trata de um filhote, é necessário se atentar a uma série de pontos para que ele tenha um bom crescimento.

Após o desmame, a alimentação do pet deve ser bem balanceada, com rações e alimentos de ótima qualidade. Mas, você sabe como começar?

Quando começar a oferecer ração?

Segundo veterinários, você pode oferecer ração para os filhotes de cachorro a partir de 4 semanas (um mês) de vida. 

Entretanto, é bom começar com alimentos mais fáceis de mastigar e digerir, como sachês e papinhas.

Já a ração deve ser misturada com um pouco de leite ou água morna, até que aconteça o desmame completo.

Essa transição de alimentos pastosos para sólidos deve durar por um tempo, até o cãozinho se acostumar. Assim, cerca de 40 a 60 dias após o nascimento, o cachorro filhote pode começar ração tranquilamente.

filhotes 1

Pinterest

Pode dar ração a vontade?

O cachorro filhote não pode comer ração a vontade. A alimentação sólida deve começar aos poucos, para que ele se acostume.

Sendo assim, a ração pode ser oferecida ainda junto com o leite materno e outros alimentos como papinhas, mas em pouca quantidade.

Geralmente, os pets são gulosos e querem comer toda hora. Entretanto, é necessário dividir a ração em várias porções durante o dia.

Filhotes de 2 a 4 meses devem comer de quatro a cinco vezes por dia. Filhotes de 5 a 7 meses podem se alimentar de três a quatro vezes por dia. Já os filhotes de 8 meses a 1 ano devem comer três vezes por dia, assim como os jovens e adultos.

Rottweiler filhote

Pinterest

Como escolher a ração para seu filhote?

De forma geral, a ideia é escolher rações específicas para filhotes, balanceadas e de alta qualidade.

Sendo assim, procure as opções Premium nas pet shops e lojas específicas, pois possuem os nutrientes necessários para o crescimento saudável do mascote.

Nesse contexto, vale lembrar que cada ração possui um objetivo, por isso há divisão de ração para filhotes, jovens, adultos, para raças específicas, etc.

Golden retriever filhote

Pinterest

Qual a diferença entre a ração de filhote e as outras?

Segundo especialistas, a ração de filhote é formulada especificamente para atender às necessidades nutricionais de cachorros em fase de crescimento.

De modo geral, as rações para filhotes possuem níveis mais elevados de proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e outros insumos essenciais para sustentar o rápido crescimento de ossos, músculos, órgãos e sistema imunológico do animal.

Além disso, possuem mais calorias, pois os cãozinhos têm necessidades energéticas maiores que os adultos. Já os pedaços são menores ou em uma textura mais macia, facilitando a mastigação para os filhotes que ainda estão desenvolvendo seus dentes.

Muitas rações para cachorros filhotes Premium são formuladas com alto teor de cálcio e fósforo, minerais fundamentais para a saúde e formação dos ossos; assim como ácidos graxos, para o desenvolvimento de olhos, cérebro e outras partes do corpo.

Que nome dar ao seu novo filhote?

Pinterest

Quando trocar para ração de adultos?

De forma geral, a partir de 1 ano o cachorro pode migrar da ração de filhotes para a ração de adultos. 

A mudança é essencial para atender as necessidades nutricionais dos cães, pois a versão adulta possui uma formulação específica para os pets maiores.

Em todo caso, você pode consultar o veterinário, já que a idade pode mudar conforme a raça e outras características do animal.

Segundo especialistas, a transição é essencial quando:

  • o filhote atinge o tamanho adulto;
  • o crescimento físico do animal desacelera;
  • quando o cachorro atinge o peso ideal de acordo com sua raça/porte;
  • quando os dentes permanentes se formam completamente.
Golden lindo filhote

@goldenretrieverblu_

Melhores marcas de ração para cachorro filhote

Existem muitas marcas de ração para cachorro filhote. Você deve escolher uma versão de ótima qualidade para oferecer ao seu melhor amigo. Veja alguns modelos famosos no mercado.

Golden

A ração para filhotes da Golden é formulada com ingredientes de alta qualidade, como os ômegas 3 e 6, essenciais sobre o crescimento.

Segundo a fabricante, auxilia na saúde da pele e beleza da pelagem e euilibra o intestino do pet. Já as proteínas de qualidade que ajudam no desenvolvimento muscular, ósseo e dental.

A fórmula base conta com farinha de vísceras de frango ou carne, farelo de glúten de milho, milho integral moído, quirera de arroz, polpa de beterraba, farelo de arroz desengordurado, gordura de frango, óleo de peixe, hidrolisado de suíno e frango, entre outros ingredientes. Possui vários tamanhos e sabores.

Golden

Reprodução

Pedigree

A Pedigree é uma marca muito popular quando se trata de alimentos e rações para cachorros de todos os portes, idades e raças.

A versão filhote da Pedigree é produzida com ingredientes cuidadosamente selecionados e baseados no sistema NutriDefense, que ajuda o sistema imunológico do seu cão.

Além disso, contêm DHA para ajudar no desenvolvimento do cérebro e da visão, Ômega 6 para manutenção de pele e pelos saudáveis, bem como fibras e proteínas de alta qualidade para uma ótima digestão e fezes firmes fáceis de coletar.

Por fim, a fórmula é enriquecida com antioxidantes essenciais vitamina E e Selênio que ajudam na qualidade de vida e fortalecem a saúde do seu cão. Possui vários sabores e tamanhos, todos sem corantes artificiais

Pedigree ração

Reprodução

Unna

Segundo a fabricante, a ração Unna é um alimento Premium e completo, desenvolvido especialmente para promover um crescimento saudável.

É um alimento rico em proteínas de alta qualidade e DHA, um importante nutriente que acelera o aprendizado, atuando diretamente no desenvolvimento do sistema nervoso.

Além disso, as vitaminas presentes na ração auxiliam na proteção e no bom funcionamento do organismo, contribuindo para a saúde geral do filhote.

O diferencial da ração Unna é a combinação de extrato de yucca com zeólita, que reduz o odor e a umidade das fezes, tornando-as mais firmes e fáceis de limpar; assim como a adição de ômegas 3 e 6 e zinco orgânico que ajudam na manutenção de uma pele saudável e na obtenção de pelos brilhantes.

ração UNNA

Reprodução

Gran Plus

A ração Gran Plus para filhotes possui vários sabores e tamanhos. De acordo com a fabricante, é um alimento High Premium de alta qualidade e feito com ingredientes nobres e funcionais.

Para se ter ideia, a fórmula conta com polpa de beterraba e prebióticos que auxiliam em um ótimo equilíbrio intestinal.

Além disso, auxilia no desenvolvimento da visão e sistema nervoso do cãozinho, com fonte rica em ômega 3. Também é sem corante e aromas artificias.

Gran Plus

Reprodução

Foster

A ração Foster para cães filhotes conta com dois sabores: frango e carne. É um alimento especialmente desenvolvido a base de proteínas de origem animal de alta qualidade e digestibilidade.

Também possui adequado equilíbrio entre os nutrientes e tecnologia de ponta no processamento, com ótimo sabor, textura e qualidade para assegurar a fácil aceitação pelo filhote e garantir seu desenvolvimento saudável.

Segundo a fabricante, contém ingredientes funcionais que promovem a saúde de seu cãozinho na fase mais importante de sua vida.

Foster

Reprodução


Com essas dicas, fica mais fácil escolher a melhor ração para cachorro filhote. Tem dúvidas? Deixe um comentário! Aproveite e compartilhe o conteúdo! Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...