Descupinização – O que é, Como Funciona e Quanto Custa?

A infestação de cupins pode trazer riscos e muitos prejuízos, assim, a descupinização pode ser uma a solução adequada para o controle dessas pragas.

A descupinização pode ser uma ótima solução para diferentes casos, mas esse termo ainda gera muitas dúvidas.

Se você já ouviu falar de descupinização, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto e quer entender melhor como funciona esse processo, no post respondemos às principais perguntas e esclarecemos mais sobre esse tipo de serviço.

0 descupinizacao

O que é descupinização?

A descupinização é um serviço especializado no controle de cupins, podendo prevenir infestações ou combater colônias dessa praga.

1 o que e descupinizacao

O serviço pode ser prestado para controle de cupins de madeira ou cupins de solo, e o processo é feito através de uma avaliação prévia que define estratégias e produtos que podem ser utilizados para o combate da praga.

2 entenda o que e descupinizacao

O serviço é especializado no controle de cupins

Como funciona? – Tipos de descupinização

Os cupins mais encontrados em centros urbanos são cupins de solo e cupins de madeira.

O cupim de solo é uma espécie que costuma viver em locais úmidos e pode ser capaz de afetar paredes e estruturas de concreto e alvenaria. Já os cupins de madeira vivem em locais secos, como interior de móveis, pisos de madeira, tábuas de assoalho, entre outros.

3 dicas sobre descupinizacao

Ao entender essas diferenças entre os tipos de cupins fica mais fácil de compreender as etapas do processo de descupinização, que costuma ser dividido em processos como:

  • Investigação técnica: nessa etapa é feita uma inspeção minuciosa do local, identificando focos de infestação, núcleo do cupinzeiro, tipo de cupim e avaliando o grau de comprometimento do local dominado pela praga.
  • Definição do tratamento: após identificar o tipo de cupim e o tamanho da colônia, é possível estabelecer qual processo de imunização adequado para acabar com cupins, definindo veneno  e estratégias adequadas para acabar com a praga.
4 entenda como funciona descupinizacao

O local precisa ser avaliado para traçar estratégias de combate à infestação

  • Dedetização: nessa etapa é realizada a aplicação da técnica definida para o controle da infestação. Nesse processo, os profissionais utilizam equipamentos de proteção individual para a aplicação de venenos que sejam eficazes contra cupins.

5 como funciona descupinizacao

6 tipos de descupinizacao

A aplicação de venenos específicos pode combater a praga

  • Monitoramento do local e renovação: a última etapa do processo é o monitoramento do serviço executado, avaliando a eficácia no combate à infestação de cupins e sugerindo ações preventivas para evitar a formação de novas colônias.

 

O processo para acabar com cupins pode ser feito através de diferentes tipos de descupinização, de acordo com avaliação prévia.

Alguns tipos de descupinização são:

  • Descupinização com barreira química: o processo com barreira química costuma ser utilizado em controle de cupins subterrâneos, com a aplicação de produtos no solo, paredes e tetos, evitando que as pragas se espalhem pela casa.
  • Descupinização com tratamento de madeira: o processo é feito com a aplicação de veneno para cupins em madeiras, aplicando o produto através de pulverizações e furos estratégicos para acabar com a colônia de cupins.
  • Descupinização com tratamento de conduítes: nesse processo são utilizados produtos químicos que bloqueiam a passagem de cupins~, evitando que a praga possa infestar novos pontos.
  • Descupinização localizada: esse tipo de tratamento é feito em locais específicos atingidos pela infestação de cupins, aplicando produtos químicos que ajudem a combater a infestação.

Por que eliminar cupim? – Riscos e perigos

A infestação de cupins pode acontecer em diferentes pontos do ambiente, dependendo do tipo de cupim presente no local.

Os tipos de cupins mais comuns são as pragas de madeira e subterrâneas, conhecidos também como cupins de solo.

Dessa maneira a infestação pode acabar atingindo livros, móveis de madeira, estruturas e pisos de madeira, e estruturas de alvenaria.

7 riscos cupim

Um problema desse tipo de infestação é que os cupins podem formar rapidamente colônias e se espalharem pelo ambiente, danificando objetos decorativos, móveis ou até mesmo afetando a estrutura da obra, gerando grandes danos e prejuízos.

Dessa forma, é importante combater a infestação de cupins para evitar grandes danos que essas pragas podem causar.

Quanto custa em média? #preço

O preço da descupinização pode variar, e para que a empresa possa definir um valor para a prestação de serviço, é necessário fazer uma avaliação do local.

Fatores como tamanho da infestação, técnica a ser utilizada para eliminar as pragas e a espécie de cupim podem interferir no valor.

Em geral, a ação preventiva pode ter custo mais barato que a ação curativa, e os preços costumam variar entre R$ 600 a R$ 2400.

 

Agora que você já entendeu o que é esse processo, é hora de cuidar do ambiente para evitar a infestação de cupins ou fazer o controle dessas pragas.

Você pode gostar...