Descupinização – O que é, Como Funciona e Quanto Custa?
A infestação de cupins pode trazer riscos e muitos prejuízos, assim, a descupinização pode ser uma a solução adequada para o controle dessas pragas.
A descupinização pode ser uma ótima solução para diferentes casos, mas esse termo ainda gera muitas dúvidas.
Se você já ouviu falar de descupinização, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto e quer entender melhor como funciona esse processo, no post respondemos às principais perguntas e esclarecemos mais sobre esse tipo de serviço.
O que é descupinização?
A descupinização é um serviço especializado no controle de cupins, podendo prevenir infestações ou combater colônias dessa praga.
O serviço pode ser prestado para controle de cupins de madeira ou cupins de solo, e o processo é feito através de uma avaliação prévia que define estratégias e produtos que podem ser utilizados para o combate da praga.
Como funciona? – Tipos de descupinização
Os cupins mais encontrados em centros urbanos são cupins de solo e cupins de madeira.
O cupim de solo é uma espécie que costuma viver em locais úmidos e pode ser capaz de afetar paredes e estruturas de concreto e alvenaria. Já os cupins de madeira vivem em locais secos, como interior de móveis, pisos de madeira, tábuas de assoalho, entre outros.
Ao entender essas diferenças entre os tipos de cupins fica mais fácil de compreender as etapas do processo de descupinização, que costuma ser dividido em processos como:
- Investigação técnica: nessa etapa é feita uma inspeção minuciosa do local, identificando focos de infestação, núcleo do cupinzeiro, tipo de cupim e avaliando o grau de comprometimento do local dominado pela praga.
- Definição do tratamento: após identificar o tipo de cupim e o tamanho da colônia, é possível estabelecer qual processo de imunização adequado para acabar com cupins, definindo veneno e estratégias adequadas para acabar com a praga.
- Dedetização: nessa etapa é realizada a aplicação da técnica definida para o controle da infestação. Nesse processo, os profissionais utilizam equipamentos de proteção individual para a aplicação de venenos que sejam eficazes contra cupins.
- Monitoramento do local e renovação: a última etapa do processo é o monitoramento do serviço executado, avaliando a eficácia no combate à infestação de cupins e sugerindo ações preventivas para evitar a formação de novas colônias.
O processo para acabar com cupins pode ser feito através de diferentes tipos de descupinização, de acordo com avaliação prévia.
Alguns tipos de descupinização são:
- Descupinização com barreira química: o processo com barreira química costuma ser utilizado em controle de cupins subterrâneos, com a aplicação de produtos no solo, paredes e tetos, evitando que as pragas se espalhem pela casa.
- Descupinização com tratamento de madeira: o processo é feito com a aplicação de veneno para cupins em madeiras, aplicando o produto através de pulverizações e furos estratégicos para acabar com a colônia de cupins.
- Descupinização com tratamento de conduítes: nesse processo são utilizados produtos químicos que bloqueiam a passagem de cupins~, evitando que a praga possa infestar novos pontos.
- Descupinização localizada: esse tipo de tratamento é feito em locais específicos atingidos pela infestação de cupins, aplicando produtos químicos que ajudem a combater a infestação.
Por que eliminar cupim? – Riscos e perigos
A infestação de cupins pode acontecer em diferentes pontos do ambiente, dependendo do tipo de cupim presente no local.
Os tipos de cupins mais comuns são as pragas de madeira e subterrâneas, conhecidos também como cupins de solo.
Dessa maneira a infestação pode acabar atingindo livros, móveis de madeira, estruturas e pisos de madeira, e estruturas de alvenaria.
Um problema desse tipo de infestação é que os cupins podem formar rapidamente colônias e se espalharem pelo ambiente, danificando objetos decorativos, móveis ou até mesmo afetando a estrutura da obra, gerando grandes danos e prejuízos.
Dessa forma, é importante combater a infestação de cupins para evitar grandes danos que essas pragas podem causar.
Quanto custa em média? #preço
O preço da descupinização pode variar, e para que a empresa possa definir um valor para a prestação de serviço, é necessário fazer uma avaliação do local.
Fatores como tamanho da infestação, técnica a ser utilizada para eliminar as pragas e a espécie de cupim podem interferir no valor.
Em geral, a ação preventiva pode ter custo mais barato que a ação curativa, e os preços costumam variar entre R$ 600 a R$ 2400.
Agora que você já entendeu o que é esse processo, é hora de cuidar do ambiente para evitar a infestação de cupins ou fazer o controle dessas pragas.