Tudo sobre【MURO CHAPISCADO】➞ Vantagens + Como Pintar!
Durante o processo de construção, muitas etapas e procedimentos são necessários para garantir a segurança em todo o processo. E um desses procedimentos feitos durante a obra é o chapisco, detalhe importante que garante durabilidade e resistência para a superfície. Assim, o muro chapiscado costuma ser bastante frequente em obras.
Mas você sabe o que é um mouro chapiscado e quais as vantagens desse procedimento durante a construção civil?
Se você tem dúvidas sobre o assunto e quer conhecer mais sobre chapisco, ver as vantagens desse procedimento, e dicas de como pintar muro com chapisco, é só seguir a leitura do post.
O que é muro chapiscado?
Antes de entender o que é muro chapiscado, é preciso entender o que é chapisco.
Esse tipo de acabamento faz parte de um processo composto de 3 etapas, que engloba chapisco, emboço e reboco.
O chapisco é a primeira camada e utiliza argamassa que fica em contato direto com os tijolos ou blocos; já o emboço é uma segunda camada que nivela o chapisco e prepara a superfície para a próxima camada, que é o reboco, deixando a superfície com aspecto mais liso e preparada para receber a pintura.
No processo de chapisco, o procedimento é feito com uma mistura de cimento, areia grossa e água, deixando uma massa mole e adequada para aplicação na parede.
Para a aplicação dessa massa, o profissional fica a uma distância de ao menos meio metro da superfície e arremessa a massa na parede, utilizando colher de pedreiro, brocha ou até mesmo uma vassoura para finalizar o serviço mais rapidamente.
O chapisco é ideal para dar aderência as próximas camadas de finalização da parede. mas também pode ser um tipo de acabamento utilizado sozinho em muros, o que garante um aspecto mais rústico para a superfície, que não fica lisa, mas protege a alvenaria de ficar exposta, além de ser um acabamento mais econômico.
Quais as vantagens de chapiscar um muro?
O chapisco é um processo simples e que traz muitas vantagens. E para conhecer essas vantagens e adotar o procedimento como acabamento de superfícies, reunimos os pontos positivos do muro chapiscado.
- Melhora a aderência: Um importante ponto positivo desse tipo de acabamento é o fato de melhorar a aderência na superfície, uma vez que a massa aplicada diretamente no bloco ou tijolo deixa construção mais resistente e estável.
- Evita infiltrações: A ideia de deixar a alvenaria exposta pode trazer prejuízos e até riscos a longo prazo, como infiltrações. Assim, o chapisco é um tipo de acabamento que ajuda a proteger a alvenaria, evitando riscos de infiltração e protegendo o muro da unidade. Essa proteção também pode ser potencializada com o uso de aditivos e impermeabilizantes junto da massa preparada, aumentando a impermeabilização da superfície.
- Reduz o custo: O muro chapiscado é uma maneira eficiente de proteger a superfície e também economizar, uma vez que esse acabamento pode dispensar outras etapas como emboço e reboco, deixando o processo mais barato.
- Garante acabamento: O chapisco sobre o muro é uma maneira de melhorar o visual estético e evitar o muro fique apenas no bloco ou tijolo, dando uma característica rústica à superfície.
Fotos e projetos de muro chapiscado
Se você fica em dúvida sobre usar muro com chapisco no projeto, reunimos inspirações em diferentes estilos e que trazem o chapisco como forma de acabamento para o muro.
Assim, as inspirações trazem ideias em que o muro é mantido com o chapisco simples e outras inspirações que trazem a aparência valorizada através da pintura sobre o acabamento rústico.
Como pintar muro chapiscado? – Passo a passo
Uma maneira de valorizar a aparência simples e rústica do muro chapiscado é aplicando uma camada de pintura sobre essa superfície. Para isso, trouxemos passo a passo de como fazer a pintura em chapisco.
- Antes de iniciar o processo de pintura, é ideal esperar a cura total do cimento aplicado sobre o tijolo ou bloco. Esse tempo total é de 28 dias;
- Com o cimento já curado, aplique 2 demãos de seladora acrílica, que é ideal para ajudar na aderência e economia de tinta;
- Com o selador acrílico já aplicado e seco, é hora de começar a pintura, e nesse caso, há a possibilidade de usar rolo de lã extra alto ou pistola para pintura, conhecida como Airless;
- No caso de utilizar rolo de lã, faça 3 demãos de tinta; e no uso de Airless, é necessário apenas 2 demãos.
Agora que você já sabe tudo sobre esse processo, vai ficar mais fácil de decidir sobre o tipo de acabamento para a superfície, além de ter dicas especiais para deixar a superfície mais bonita que um simples chapisco.