Tudo sobre【MURO CHAPISCADO】➞ Vantagens + Como Pintar!

Durante o processo de construção, muitas etapas e procedimentos são necessários para garantir a segurança em todo o processo. E um desses procedimentos feitos durante a obra é o chapisco, detalhe importante que garante durabilidade e resistência para a superfície. Assim, o muro chapiscado costuma ser bastante frequente em obras.

Mas você sabe o que é um mouro chapiscado e quais as vantagens desse procedimento durante a construção civil?

Se você tem dúvidas sobre o assunto e quer conhecer mais sobre chapisco, ver as vantagens desse procedimento, e dicas de como pintar muro com chapisco, é só seguir a leitura do post.

muro chapiscado

O que é muro chapiscado?

Antes de entender o que é muro chapiscado, é preciso entender o que é chapisco.

Esse tipo de acabamento faz parte de um processo composto de 3 etapas, que engloba chapisco, emboço e reboco.

O chapisco é a primeira camada e utiliza argamassa que fica em contato direto com os tijolos ou blocos; já o emboço é uma segunda camada que nivela o chapisco e prepara a superfície para a próxima camada, que é o reboco, deixando a superfície com aspecto mais liso e preparada para receber a pintura.

o que é chapisco

As imagens mostram as camadas para acabamento de um muro ou parede

No processo de chapisco, o procedimento é feito com uma mistura de cimento, areia grossa e água, deixando uma massa mole e adequada para aplicação na parede.

Para a aplicação dessa massa, o profissional fica a uma distância de ao menos meio metro da superfície e arremessa a massa na parede, utilizando colher de pedreiro, brocha ou até mesmo uma vassoura para finalizar o serviço mais rapidamente.

O chapisco é ideal para dar aderência as próximas camadas de finalização da parede. mas também pode ser um tipo de acabamento utilizado sozinho em muros, o que garante um aspecto mais rústico para a superfície, que não fica lisa, mas protege a alvenaria de ficar exposta, além de ser um acabamento mais econômico.

o que é muro chapiscado

Quais as vantagens de chapiscar um muro?

O chapisco é um processo simples e que traz muitas vantagens. E para conhecer essas vantagens e adotar o procedimento como acabamento de superfícies, reunimos os pontos positivos do muro chapiscado.

 

  • Melhora a aderência: Um importante ponto positivo desse tipo de acabamento é o fato de melhorar a aderência na superfície, uma vez que a massa aplicada diretamente no bloco ou tijolo deixa construção mais resistente e estável.
  • Evita infiltrações: A ideia de deixar a alvenaria exposta pode trazer prejuízos e até riscos a longo prazo, como infiltrações. Assim, o chapisco é um tipo de acabamento que ajuda a proteger a alvenaria, evitando riscos de infiltração e protegendo o muro da unidade. Essa proteção também pode ser potencializada com o uso de aditivos e impermeabilizantes junto da massa preparada, aumentando a impermeabilização da superfície.
vantagens muro chapiscado

O chapisco garante visual rústico para o muro

  • Reduz o custo: O muro chapiscado é uma maneira eficiente de proteger a superfície e também economizar, uma vez que esse acabamento pode dispensar outras etapas como emboço e reboco, deixando o processo mais barato.
  • Garante acabamento: O chapisco sobre o muro é uma maneira de melhorar o visual estético e evitar o muro fique apenas no bloco ou tijolo, dando uma característica rústica à superfície.

Fotos e projetos de muro chapiscado

Se você fica em dúvida sobre usar muro com chapisco no projeto, reunimos inspirações em diferentes estilos e que trazem o chapisco como forma de acabamento para o muro.

Assim, as inspirações trazem ideias em que o muro é mantido com o chapisco simples e outras inspirações que trazem a aparência valorizada através da pintura sobre o acabamento rústico.

casa com muro chapiscado pintado de azul

A área externa ganha o colorido do muro rústico pintado de azul royal

fachada com muro simples chapiscado com cimento

A fachada da casa traz muro com chapisco cinza

muro chapiscado pintado de cinza

O acabamento rústico do muro ganhou uma camada de tinta cinza

casa moderna com muro de chapisco

O projeto moderno traz o aspecto rústico do muro com tom de cinza

quintal com muro chapiscado e pintado de laranja

A pintura laranja destaca o muro e deixa o jardim alegre

muro chapisco pintado de vermelho

fachada de casa simples com muro de chapisco

Na fachada, o acabamento rústico foi pintado de cinza

quintal decorado com muro chapiscado

fachada de muro com chapisco de cimento

A aparência rústica da massa sobre o muro fica aparente no projeto

casa simples com muro chapiscado pintado de azul

O muro baixo foi pintado de azul, seguindo o mesmo tom da casa

fachada de sobrado com muro chapiscado

muro com chapisco azul e decorado com plantas

A superfície com chapisco foi pintada de azul e decorada

muro chapiscado com horta vertical

O muro rústico ganhou horta vertical em garrafas PET

muro chapiscado pintado de bege fachada com muro amarelo chapiscado

casa com muro com chapisco pintado

A fachada da casa traz muro alto com acabamento rústico e pintado em tom de terracota

muro com chapisco pintado

muro externo chapiscado e pintado com jardim vertical

O muro rústico foi pintado de cor clara e neutra

área externa decorada com muro chapiscado pintado

O tom de verde realça o muro rústico e deixa o espaço externo mais alegre

muro chapiscado pintado

Como pintar muro chapiscado? – Passo a passo

Uma maneira de valorizar a aparência simples e rústica do muro chapiscado é aplicando uma camada de pintura sobre essa superfície. Para isso, trouxemos passo a passo de como fazer a pintura em chapisco.

como pintar muro chapiscado

  • Antes de iniciar o processo de pintura, é ideal esperar a cura total do cimento aplicado sobre o tijolo ou bloco. Esse tempo total é de 28 dias;
  • Com o cimento já curado, aplique 2 demãos de seladora acrílica, que é ideal para ajudar na aderência e economia de tinta;
  • Com o selador acrílico já aplicado e seco, é hora de começar a pintura, e nesse caso, há a possibilidade de usar rolo de lã extra alto ou pistola para pintura, conhecida como Airless;
  • No caso de utilizar rolo de lã, faça 3 demãos de tinta; e no uso de Airless, é necessário apenas 2 demãos.

 

Agora que você já sabe tudo sobre esse processo, vai ficar mais fácil de decidir sobre o tipo de acabamento para a superfície, além de ter dicas especiais para deixar a superfície mais bonita que um simples chapisco.

Você pode gostar...