Palmeira azul: guia completo para a jardinagem!
A palmeira Bismarck ou palmeira azul, como também é chamada, é uma árvore muito utilizada em propostas ornamentais para jardins. A beleza visual que esse tipo de palmeira passa é o que a torna queridinha nos projetos paisagísticos.
E se você está pensando em incluir a palmeira azul na composição do jardim, vale a pena ler o post e descobrir tudinho sobre essa espécie. Então, vamos ao post!
Características
- Nomes: essa espécie de planta tem o nome de palmeira Bismarck, mas popularmente é conhecida por palmeira azul, e até chamada de palmeira Bismarckia.
- Coloração: a cor da planta é a principal característica da espécie e por isso é chamada de palmeira azul. A folhagem tem um tom natural de azul com um toque metálico, o que chega a lembrar um fundo prateado nas folhas com nuance de azul.
- Folhas: o formato das folhas é algo bem diferente das palmeiras tradicional, e ao invés de formarem extensos galhos com folhas, a folhagem da palmeira Bismarckia segue a forma de um leque aberto; característica muito marcante da espécie.
- Ornamentação: a coloração e formato das folhas são fatores bem marcantes dessa espécie de palmeira, e isso faz com a planta tenha grande valor na ornamentação de jardins; uma vez que seu visual agrega valor aos projetos paisagísticos.
- Altura: é comum vermos a palmeira azul em tamanhos menores, mas a realidade é que a espécie pode chegar até 25 metros. No entanto, a altura mais comum de encontrar a palmeira é com até 12 metros de altura.
- Crescimento: para quem ficou surpreso(a) com a altura que a palmeira azul pode chegar, é hora de saber um pouquinho mais sobre o crescimento da espécie. O tempo de desenvolvimento da palmeira é moderado, e em regiões de clima tropical o tempo de crescimento tende a ser menor, já que a planta se adapta melhor e cresce mais rápido.
Como Plantar e Cuidados
- Sol pleno ou meia sombra: o local de plantio é um ponto importante para garantir o desenvolvimento da palmeira azul. Os locais mais adequados para o plantio são em pontos de meia sombra, ou preferencialmente, em luz plena e com incidência da luz do sol.
- Espaço para crescimento e desenvolvimento: essa espécie de palmeira é conhecida pela copa larga, e em seu pleno desenvolvimento o diâmetro formado pela copa pode chegar a até 6 metros. Levando isso em consideração, é indicado que o plantio de outras palmeiras ou plantas que cheguem a mesma altura sejam espaçadas, e deem uma distância média de 4 metros para cada um dos lados da palmeira Bismarck.
- Solo: a escolha do tipo de solo para plantio é um ponto importante; e o ideal é que o local seja bem drenado e rico em matéria orgânica, de modo a garantir melhor adaptação da espécie.
- Plantio: no momento de plantar, é preciso abrir uma cova que caiba toda a raiz da palmeira azul. Junto da cova é preciso colocar uma mistura de matéria orgânica para deixar o solo rico. Para a mistura deve-se usar húmus de minhoca e areia em partes iguais, além disso, ainda é preciso acrescentar adubo orgânico (aproximadamente 3L por cova) e 300g de NPK (mistura de nitrogênio, fósforo e potássio) 10-10-10. Depois do plantio, é ideal regar a palmeira Bismarckia por 10 dias seguidos.
- Adubação: para garantir que o solo continue sempre rico em matéria orgânica, o ideal é fazer a mistura usada no plantio e colocar ao redor da palmeira a cada dois anos.
- Rega: essa espécie não é tão adepta de solos encharcados, mas necessita de regas frequentes. Então, verifique sempre se a terra está molhada, mas não deixe encharcar.
- Suporta frio e calor: o clima é algo importante para o desenvolvimento das plantas, e no caso da palmeira azul, a espécie se adapta em regiões quentes e de temperaturas menores. No entanto, com frios mais intensos e até geadas, a planta tende a sentir mais, mas sua capacidade de resiliência é muito boa e em pouco tempo a planta se recupera.
- Mudas: a melhor fase de plantio para a essa espécie de palmeira é ainda na fase de muda, já que ela tende a “pegar” melhor. Com a planta já desenvolvida, nota-se certa resistência de adaptação. Ah, e uma dica importante é mexer menos possível na raiz durante o plantio.
Quanto custa? #preço
O preço é uma pergunta bem comum, afinal, depois de conhecer mais sobre a espécie, fica aquela pontinha de curiosidade de quanto custa. Então, vamos responder a essa curiosidade.
Mudas
Se você quer uma espécie ainda pequena, e em forma de muda (mais fácil de realizar o plantio), o investimento é baixo, já que o preço varia em torno de R$ 50 pela muda.
Um bom preço né?! Ainda mais pela beleza que a palmeira Bismarckia acrescenta ao projeto paisagístico.
Em vaso
Para quem tem interesse em uma palmeira azul mais formada e já plantada no vaso, é preciso estar disposto a pagar um pouco mais, afinal é preciso incluir custo com o vaso, plantio, e até mesmo o tamanho da planta. Em média esse preço varia de R$ 200 a 300.
Paisagismo com Palmeira Azul
Nesta proposta de jardinagem com palmeira azul, a ideia foi de incluir a planta na fachada da casa e em um jardim com pedras, valorizando um visual rústico e dando destaque para a planta, que tem espaço para seu desenvolvimento.
Para este jardim na fachada a ideia foi de seguir uma proposta de jardinagem simples, e manter o destaque para a palmeira Bismarck, que ainda é uma muda. Na composição do paisagismo, há pequenos coqueiros, buxinhos e gramado.
Para decorar a área externa, a aposta foi por usar um vaso decorativo com palmeira azul. O vaso pequeno limita o crescimento da planta, que tende a não ganhar muita altura e assim ficar menor e ser um ótimo elemento na decoração de pequenos espaços.
Nesta proposta paisagística, a ideia foi de um jardim simples, mas que valoriza a entrada da casa. Aqui o espaço com gramado, foi decorado com gramíneas rente ao muro e a pequena muda de palmeira Bismarck já é o ponto auge do projeto.
Para este projeto, a aposta foi por usar a palmeira no pequeno jardim em frente da casa. Na composição do espaço, outras espécies de plantas foram incluídas, mas todas com pouca altura, como Ixora (florzinha vermelha) e bromélias.
Mais fotos
Você já conhecia a palmeira azul? Acho a espécie linda e com um grande apelo ornamental, mas quero saber sua opinião também, conta aqui nos comentários.