Como plantar rosa do deserto?【2020】➞ No chão e em vasos

Você sabe como plantar rosa do deserto? E quais são os cuidados com essa linda flor? Para ter uma dessas em casa, basta seguir alguns procedimentos básicos para que fique sempre com um belo aspecto.

A rosa do deserto é muito famosa e pode ser plantada em vasos ou diretamente no chão. O tom rosa é predominante, mas também há versões que lembram vermelho e roxo.

Ter uma dessas em seu jardim, viveiro ou sala é sinônimo de charme e requinte. Então, que tal saber tudo sobre essa planta? Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos este post completo e esclarecedor. Leia e inspire-se.

linda Rosa do deserto

Como plantar rosa do deserto: saiba tudo neste guia completo!

A rosa do deserto é uma planta encantadora e que valoriza o paisagismo de qualquer cenário. Possui esse nome justamente porque é nativa das regiões desérticas africanas, comum em países como Sudão e Senegal.

Seu nome científico é Adenium obesum e tem como principal característica um caule grosso e robusto, que pode crescer até cinco metros dependendo do espaço. As folhas se desenvolvem como arbusto, com ramos simples. Já as flores são um charme à parte: possuem tons estonteantes de vermelho ou rosa.

Quando floresce, a rosa do deserto se destaca em seu habitat natural, por isso chamou atenção de muitos botânicos e admiradores. Por crescer no deserto, tem muita tolerância ao clima quente e a solos secos. Por isso, é bem fácil de cuidar, seja plantada diretamente no chão ou em vasos.

Com o tempo, surgiram muitos híbridos da rosa do deserto, com o objetivo de produzir variações de outras cores. Sendo assim, você encontra versões com flores brancas, amareladas, roxas, entre outras.

Rosa do deserto em vaso

O caule troncudo e as flores vivas dão um charme fascinante à rosa do deserto

Como plantar rosa do deserto? – Passo a passo

Como plantar rosa do deserto? Se você deseja cultivar essa planta fascinante em sua casa, basta comprar uma variação à venda em lojas de flores, paisagismo ou produtos para jardinagem. O preço é bem acessível.

Vale destacar que o florescimento é bem rápido, com a planta bem jovem, até mesmo em um pequeno vaso. Então, você pode mantê-la assim por muito tempo, já que no chão a rosa do deserto se desenvolve como árvore – atingindo até cinco metros em alguns anos.

Os cuidados são praticamente os mesmos realizados com cactos e suculentas, pois planta também não gosta de regas frequentes e se adapta perfeitamente ao clima quente e seco. Então, você pode ter essa linda flor em sua casa sem se preocupar com muitos cuidados.

Flor do deserto

Aprenda a plantar rosa do deserto passo a passo e comece já!

Como plantar rosa do deserto em vasos

O primeiro passo para plantar rosa do deserto em vasos é preparar a terra. O compartimento deve ter ótima drenagem, preferencialmente com furos. Pode ser um vaso, cachepot, entre outras opções.

O fundo deve ter uma tela plástica para prender as raízes e evitar que saiam para fora do recipiente. Depois, forre com pedras e cubra com areia. Para manter a qualidade do solo, adicione um pouco de húmus. Em seguida, plante a rosa em uma mistura de terra e areia grossa – que deve encher o vaso até a borda.

A rega deve ser realizada apenas quando a terra estiver bem seca. Ainda assim, adicione pouca água, apenas para manter a terra úmida, sem encharcar. A rosa do deserto não tolera umidade e o excesso de água apodrece suas raízes.

linda rosa do deserto

lindos vasos com rosa do deserto

rosa do deserto como cuidar

rosa do deserto como plantar

rosa do deserto em vaso

Flor do deserto em vaso

Em vasos, a rosa do deserto embeleza o jardim e floresce rapidamente. O caule grosso é um charme à parte, por isso é um tipo de planta que serve até para dar de presente.

rosa do deserto em vasos ideias

rosa do deserto em vasos

vasinho com rosa do deserto

Você pode deixar vários vasos de rosa do deserto na entrada da casa, em jardim japonês e outros cantos da casa que deseja evidenciar.

vasos de rosa do deserto

vasos grandes com rosa do deserto

Como plantar rosa do deserto no chão

No chão, o cultivo da rosa do deserto se dá por semeadura. O solo deve ser arenoso, em uma proporção aproximada de 70% de areia e 30% de terra. Use húmus para enriquecê-lo antes do plantio.

O processo de adubação é aconselhado quando a planta estiver bem desenvolvida. Para isso, use sempre fertilizantes sempre após a rega, para não queimar a raiz. Especialistas recomendam um adubo rico em potássio, cálcio e fósforo. Assim, o caule se mantém forte e as folhas/flores saudáveis.

lindas rosas do deserto

pés de rosa do deserto

rosa do deserto grande

Se você pretende plantar rosa do deserto no chão, escolha um local com boa disponibilidade do sol. Em alguns casos, ela se adapta à meia sombra, desde que bem iluminada e com sol direto por pelo menos seis horas.

Conforme salientamos, a rosa do deserto alcança até cinco metros de altura. Seu processo de desenvolvimento é semelhante ao de um baobá. Por isso, exige pequenas podas para eliminar galhos irregulares e desalinhados – sempre com o uso de luva, pois sua seiva é tóxica.

A rega segue o padrão das plantas em vasos. Mantenha apenas o solo um pouco úmido, sem abusar do excesso de água. Coloque o dedo no solo para verificar a umidade. Deve estar sempre no meio termo, nem seco e nem molhado demais.

rosa do deserto no chão

rosa do deserto plantada no chão

rosa do deserto plantar

A floração começa sempre no período da primavera, atinge seu ápice no verão e se estende até o outono. Em vasos, plantas jovens de 15 centímetros já soltam as primeiras flores, lembrando até uma espécie de bonsai.

Além dos tons de rosa e vermelho, muitas variações apresentam tons de branco e degradê entre cores. Assim, o paisagismo de seu jardim ficará deslumbrante.


Onde comprar?

Onde comprar rosa do deserto? Geralmente em lojas de produtos para jardinagem e flores, além de viveiros. Você pode adquirir mudas e sementes. Há algumas opções online para pesquisar e fazer orçamentos:

O preço de uma muda varia de 40 a 90 reais dependendo da variedade.

Rosa do deserto


Enfim, esperamos que tenha gostado do nosso guia completo sobre rosa do deserto. Que tal deixar seu jardim mais bonito com essa opção? Siga as dicas, deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *