MDP ou MDF【2024】► Diferenças | Vantagens | Qual Escolher
No momento de comprar um móvel você já teve a dúvida sobre escolher por MDP ou MDF? Esses tipos de materiais são bastante frequentes na composição de móveis e chapas e é bastante comum a dúvida de qual é melhor. No
Se você já viu as siglas MDF e MDP, mas tem dúvidas sobre cada uma delas e a diferença entre esses materiais, no post trouxemos tudo o que você precisa saber para escolher entre MDP ou MDF.
O que é MDF e MDP? #características
O MDF vem do termo em inglês Medium Density Fiberboard, que em português significa chapa de fibra de madeira de média densidade.
O MDF é formado por pedaços de madeira triturada, geralmente de pinus reflorestado, e resulta em painéis uniformes e sem orientação das fibras, o que permite que as chapas sejam cortadas em diferentes sentidos sem comprometer a superfície.
JÁ a sigla MDP vem do termo inglês Medium Density Particleboard, que em português pode ser definido por painel de partículas de média densidade.
O MDP é um material com uso mais limitado e a recomendação é de utilizá-lo na fabricação de móveis de linhas retas, já que pode apresentar maior dificuldade de usinagem.
MDP ou MDF – Qual a diferença?
A similaridade nos processos de fabricação e tecnologia de MDF e MDP costumam causar confusão em relação a essas chapas de madeira, mas há diferenças entre essas duas opções.
Em geral, o MDF e o MDP são provenientes de madeiras reflorestadas, como pinus e eucalipto, e podem se diferenciar em relação à sua estrutura interna.
O MDF é feito a partir de pó de madeira prensada, que é aglutina através de uma resina sintética, enquanto o MDP é resultante de partículas ou pedaços de madeira prensada.
Por conta estrutura interna, o MDF é mais apropriado a recortes, enquanto MDP é mais recomendado para projetos retilíneos.
Vantagens e desvantagens
Para conhecer mais sobre MDF e MDP, trouxemos as principais vantagens e desvantagens de cada um desses materiais.
MDF
Vantagens:
- Origem: o MDF é um material de origem ecologicamente correta, e costuma ser feito de pinus e eucalipto de reflorestamento.
- Tratamento: o processo de fabricação das chapas de madeira inclui o tratamento do material, que evita pragas como cupins.
- Versatilidade: o MDF é um material de ótimo manuseio, que permite trabalhos de pintura, colagem de lâminas e vernizes.
Desvantagens:
- Possibilidade de inchar: a exposição do MDF a água e umidade podem resultar no risco de o material inchar e ser danificado.
- Peso: o processo de fabricação que inclui o uso de resina sintética torna o MDF uma chapa mais pesada, o que pode dificultar determinados projetos e instalações.
- Preço: o custo do MDF apesar de ser mais barato que a madeira maciça, ainda é mais caro que o MDP, o que pode ser um ponto negativo.
MDP
Vantagens
- Resistência: o MDP é um material de boa resistência e que suporta mais peso que o MDF, além de não empenar com facilidade. Esse tipo de chapa de madeira também é mais resistente a água e a umidade, podendo fazer parte de projetos de banheiro, lavanderia e cozinha.
- Origem: a origem a partir de reflorestamento de pinus e eucalipto, garante às chapas de MDP um processo ecologicamente correto.
- Carga: a chapa de MDP suporta mais peso que o MDF, sendo uma boa escolha para projetos em que há a necessidade de suportar uma carga maior.
- Leveza: o peso das chapas de MDP é uma das vantagens desse material, que é mais leve que o MDF e mais prático em relação ao transporte e instalação.
- Preço: o preço da desse material é outra vantagem, e o custo da placa de MDP pode ser de 10% a 30% menor se comparado ao custo do MDF.
Desvantagens
- Cortes retos: o processo de fabricação da chapa de MDP limita a usinagem, e a recomendação é de que esse tipo de chapa de madeira seja empregado em projetos com cortes mais retos.
- Desgaste: a chapa é mais porosa e pode dificultar a remoção e recolocação de parafusos, o que gera desgaste do móvel e dificulta o processo de desmontar e remontar uma mesma peça.
Qual dos dois escolher? #dicas
A dúvida entre o uso de MDP ou MDF é bastante comum, e as duas opções de chapas de madeira são boas escolhas, e a decisão deve levar em conta o tipo de projeto.
O MDF é um material bastante versátil e que permite diferentes empregos, podendo ser indicado para o uso de painéis, roupeiros, armários, entre outras peças com detalhes usinados, ou seja, com necessidade de cortes que podem incluir rebaixos, furos, entre outros processos feitos a partir de máquinas.
A chapa de MDP tem o uso mais restrito e a recomendação é de que o material seja utilizado para móveis retilíneos e que não passem por processos de usinagem, sendo empregado em painéis, prateleiras, bancadas, entre outras superfícies com menos recortes.
Agora que você já conhece as variações entre os materiais e as características de cada um, já pode escolher a melhor opção de acordo com o seu projeto.