Parede de Isopor / EPS: O que é, preço, vantagens e fotos surpreendentes

Já pensou que pode ser possível utilizar a parede de isopor em diversos projetos de construção? Pois é. O uso desse material, conhecido também como EPS, é mais comum do que muita gente imagina. Para se ter ideia, há mais de 30 anos os especialistas já fazem uso dessa opção, agora altamente popular em paredes, seja no ambiente interno ou externo.

Mesmo com esse status, ainda é estranho pensar no uso de isopor para esses e outros fins. Sempre surgem dúvidas sobre esse material, desde sua composição até os métodos como é aplicado. Como em todo projeto, há vantagens e desvantagens, por isso fizemos este post para esclarecer tudo sobre a parede de isopor. Confira um guia detalhado e saiba porque está cada vez mais popular em diversas propostas – e veja também muitas fotos surpreendentes.

parede de isopor

Painéis de EPS prontos para serem instalados na parede

Quando se inicia uma obra, é essencial pesquisar métodos econômicos e funcionais que sejam eficientes e garantam muitos benefícios. Felizmente, hoje em dia existe uma série de alternativas interessantes e impressionantes. Graças à tecnologia e estudos apurados da engenharia, arquitetura e outras áreas, temos a disposição variados materiais, como o isopor. Se antes era difícil pensar nessa peça em qualquer projeto construtivo, atualmente já podemos vê-lo em inúmeros escopos.

A parede de isopor é utilizada em larga escala no exterior, principalmente em países como Estados Unidos e China. Sua eficácia é comprovada e chama atenção de muitos especialistas aqui no Brasil, uma opção que substitui a alvenaria e pode ser aplicada facilmente – de casas populares até galpões e mansões de luxo. Além disso, é um modelo sustentável e muito interessante, por isso vale a pena conhecer passo a passo. Leia os próximos tópicos de nosso guia e informe-se.

Sobre o Material EPS

O EPS, conhecido popularmente como isopor, é um tipo de material composto por pequenos grânulos de poliestireno expandido, que juntos dão forma a uma estrutura expandida que pode ser moldada e utilizada em uma série de atividades – seja na construção, no artesanato, em câmaras frigoríficas, para proteção de produtos frágeis, entre outras demandas.

Tal material apresenta uma ótima resistência à compressão, além de baixa absorção de água, pouca condutibilidade térmica, alta resistência química e a agentes maliciosos. Além disso, é uma opção extremamente adaptável a outros tipos, como madeira, ferro, alumínio, etc.

Quando se trata da construção civil, um dos principais métodos de aplicação do EPS atualmente, podemos vê-lo em diferentes utilizações, desde a estabilização do solo até na estrutura de forros, molduras, lajes e paredes, conforme estamos destacando neste post. Com tanta versatilidade, tem se tornado cada vez mais tradicional seu uso nesses locais, com muitas vantagens essenciais.

Na parede, o isopor estrutura como o “recheio de um sanduíche”, protegido por grelhas e depois fixado pelo acabamento de argamassa.

parede de isopor

O EPS precisa ser protegido e preservado antes da instalação

O que é?

A parede de isopor é um método construtivo interessante utilizado em muitos países, dispensando uma série de processos tradicionais em uma obra (como o assentamento e o reboco, por exemplo) e fixando perfeitamente a outros materiais para a execução de uma parede sólida e eficiente.

Segundo especialistas, o uso do EPS pode gerar uma economia incrível de mais de 50% em relação aos padrões tradicionais, tanto pelo material em si quanto pela mão de obra. É bem simples de fixar e capaz de trazer ótimos benefícios para qualquer projeto, desde casas pequenas a grandes estruturas, além de ser leve e evitar grandes deslocamentos, uso de andaimes e até acidentes.

O uso da parede de isopor ajuda a proteger a estrutura de danos causados por furacões e terremotos. Por isso estão em larga escala em muitas construções de países da Europa e nos Estados Unidos.

Para construir com o EPS, é preciso utilizar painéis com duas grelhas aramadas no lugar de uma parede tradicional de tijolos. Assim, utiliza menos vigas, ferro, cimento, madeira e pilares de sustentação, tornando a obra mais barata, com rápida execução, além da redução na geração de resíduos. O número de painéis é vendido de acordo com o potencial da construção, por isso depende sempre da análise de um especialista.

parede de isopor

Passo a passo da instalação do EPS na parede | Foto: Portal Tem Sustentável

Se o EPS já se popularizou na estrutura de lajes de isopor, hoje em dia está cada vez mais comum em paredes. A utilização é simples e os painéis estão prontos para serem encaixados, de acordo com a planta da obra – e com total atenção na colocação para que fiquem bem alinhados.

Após instalados, usa-se argamassa para fazer o acabamento. É necessário deixar os vãos para as fiações elétricas e de tubulações. Embora pareça que o isopor é frágil, nessa junção com as grelhas e a argamassa forma-se uma estrutura altamente resistente – cerca de 30% maior que a parede de tijolos -, isolante e totalmente firme, suportando chuva e quaisquer eventos do ambiente.

Principais Vantagens da Parede de Isopor

A parede de isopor proporciona diversas vantagens para qualquer construção.

  • Segurança: Embora seja um material derivado do petróleo, o EPS utilizado nas obras não gera combustão, sendo bastante seguro para qualquer obra.
  • Isolamento: Além disso, é isolante e proporciona isolamento térmico e acústico.
  • Versatilidade: É adaptável a qualquer material, seja ferro, madeira, alumínio, etc.
  • Sustentável: Também é um tipo de tecnologia sustentável, certificada em vários países. Para se ter ideia, o uso do EPS reduz o gasto de energia, do uso de água, diminui a geração de resíduos em relação à alvenaria e ainda reduz a emissão de CO2 em mais de 40% quando comparado a uma obra convencional.
  • Economia: A economia também chama atenção. Muita gente investe na parede de isopor para gastar até 50% menos na obra, já que o material é barato e dispensa grandes procedimentos – além de garantir o uso de pouca mão de obra em sua instalação.
  • Ecológico: O isopor é 100% reciclável e ainda ajuda a proteger a natureza, já que demora anos para se decompor quando é dispensado.

A resistência do EPS nesse sistema construtivo impressiona, sendo essa uma das grandes vantagens em aderir à parede de isopor em sua obra. Vale a pena pesquisar para ver se é uma boa opção!

parede de isopor

Veja só como o isopor fica entre as grelhas e a argamassa

Principais Desvantagens da Parede de Isopor

E as desvantagens, quais são?

  • Boa procedência é essencial: Bom, primeiramente é essencial contar com um material de alta qualidade, que seja certificado e produzido por empresas especializadas. O EPS utilizado nas paredes é diferenciado e já vêm em painéis prontos para serem fixados na base, portanto, você deve sempre comprar de um fabricante renomado para não ter problemas em sua obra.
  • Fabricação personalizada: Especialistas revelam que, antes de investir nessa estrutura, é essencial passar todos os detalhes da construção ao fabricante, para que os painéis sejam produzidos de acordo com a necessidade da construção.
  • Temperatura: Quando expostos a temperaturas superiores a 80 graus, o núcleo desses painéis podem se degradar e prejudicar a edificação.
  • Cuidados com as instalações elétricas: Além disso, é crucial que as instalações elétricas estejam blindadas e bem protegidas para que não aconteçam adversidades, projetando os dutos de acordo com a recomendação de um especialista.
  • Mão de obra especializada: Sendo assim, você deve ficar atento no uso do EPS e contar sempre com uma boa orientação antes de instalar em sua obra. Tudo isso depende de profissionais preparados, tanto na parte analítica do projeto quanto na prática. Assim, é possível realizar um bom trabalho e ter um ótimo material em sua casa e em qualquer construção.
parede de isopor

Modelo de instalação do EPS na parede com a tubulação

Quanto Custa uma Parede de Isopor? #preço

O preço da parede de isopor depende das medidas e da quantidade, é bastante variável conforme o fabricante. Como já dissemos, você deve fazer a encomenda de acordo com os detalhes de sua obra, informando como será o uso, com quais materiais e tudo que é necessário para que os painéis sejam instalados perfeitamente.

Em uma pesquisa básica, verificamos que uma placa de poliestireno expandido em formato retangular de 25×10 cm custa cerca de 25 reais a unidade. Há ainda versões quadradas e de diversos tamanhos, por isso é fundamental fazer um orçamento em lojas/fabricantes especializados. Na internet há algumas opções. Atente-se à procedência e tire todas as suas dúvidas, passando também todos os detalhes da utilização do EPS em sua obra.

parede de isopor

Fixação em uma estrutura de madeira

Decoração de Ambientes com Parede de Isopor

Já destacamos em nosso guia todas as informações primordiais a respeito da parede de isopor. Com certeza você deve estar surpreso com as diversas vantagens e possibilidades no uso desse material. Para se impressionar mais ainda, confira algumas fotos de edifícios em construção e prontos com essa estrutura e perceba como é interessante essa tendência.

Veja como há grandes construções investindo nessa tecnologia, desde a parede até a laje do edifício

Prédios inteiros já contam com essa tecnologia, para a surpresa de muitas pessoas

As casas com parede de isopor são consideradas sustentáveis em muitos países, além de gerar uma economia surpreendente

A instalação depende de mão de obra especializada e orientada por um profissional renomado

Com uma estrutura formada, a fixação é simples e rápida. O material é leve, versátil e adaptável a diversos outros materiais

Veja só como grandes obras são capazes de receber essa tecnologia. Em países desenvolvidos, essa é uma realidade há mais de 30 anos!

Se antes a parede de isopor era indicada para a construção de galpões e câmaras, atualmente ela está presente em muitos modelos de casas e edifícios

Agora, alguns modelos de casas prontas que contam com a parede de isopor em sua estrutura!

Impressionante, não é? Incrível como novas tecnologias são capazes de criar conceitos relevantes com materiais que seriam descartados na natureza


Chegamos ao fim de nosso guia. Conte pra gente o que achou da parede de isopor e deixe todas as suas dúvidas, vamos gostar de saber. Boa sorte e até o próximo post!

Você pode gostar...