Parede de Isopor / EPS: O que é, preço, vantagens e fotos surpreendentes

Já pensou que pode ser possível utilizar a parede de isopor em diversos projetos de construção? Pois é. O uso desse material, conhecido também como EPS, é mais comum do que muita gente imagina. Para se ter ideia, há mais de 30 anos os especialistas já fazem uso dessa opção, agora altamente popular em paredes, seja no ambiente interno ou externo.

Mesmo com esse status, ainda é estranho pensar no uso de isopor para esses e outros fins. Sempre surgem dúvidas sobre esse material, desde sua composição até os métodos como é aplicado. Como em todo projeto, há vantagens e desvantagens, por isso fizemos este post para esclarecer tudo sobre a parede de isopor. Confira um guia detalhado e saiba porque está cada vez mais popular em diversas propostas – e veja também muitas fotos surpreendentes.

parede de isopor

Painéis de EPS prontos para serem instalados na parede

Quando se inicia uma obra, é essencial pesquisar métodos econômicos e funcionais que sejam eficientes e garantam muitos benefícios. Felizmente, hoje em dia existe uma série de alternativas interessantes e impressionantes. Graças à tecnologia e estudos apurados da engenharia, arquitetura e outras áreas, temos a disposição variados materiais, como o isopor. Se antes era difícil pensar nessa peça em qualquer projeto construtivo, atualmente já podemos vê-lo em inúmeros escopos.

A parede de isopor é utilizada em larga escala no exterior, principalmente em países como Estados Unidos e China. Sua eficácia é comprovada e chama atenção de muitos especialistas aqui no Brasil, uma opção que substitui a alvenaria e pode ser aplicada facilmente – de casas populares até galpões e mansões de luxo. Além disso, é um modelo sustentável e muito interessante, por isso vale a pena conhecer passo a passo. Leia os próximos tópicos de nosso guia e informe-se.

Sobre o Material

O EPS, conhecido popularmente como isopor, é um tipo de material composto por pequenos grânulos de poliestireno expandido, que juntos dão forma a uma estrutura expandida que pode ser moldada e utilizada em uma série de atividades – seja na construção, no artesanato, em câmaras frigoríficas, para proteção de produtos frágeis, entre outras demandas.

Tal material apresenta uma ótima resistência à compressão, além de baixa absorção de água, pouca condutibilidade térmica, alta resistência química e a agentes maliciosos. Além disso, é uma opção extremamente adaptável a outros tipos, como madeira, ferro, alumínio, etc.

Quando se trata da construção civil, um dos principais métodos de aplicação do EPS atualmente, podemos vê-lo em diferentes utilizações, desde a estabilização do solo até na estrutura de forros, molduras, lajes e paredes, conforme estamos destacando neste post. Com tanta versatilidade, tem se tornado cada vez mais tradicional seu uso nesses locais, com muitas vantagens essenciais.

Na parede, o isopor estrutura como o “recheio de um sanduíche”, protegido por grelhas e depois fixado pelo acabamento de argamassa.

parede de isopor

O EPS precisa ser protegido e preservado antes da instalação

O que é?

A parede de isopor é um método construtivo interessante utilizado em muitos países, dispensando uma série de processos tradicionais em uma obra (como o assentamento e o reboco, por exemplo) e fixando perfeitamente a outros materiais para a execução de uma parede sólida e eficiente.

Segundo especialistas, o uso do EPS pode gerar uma economia incrível de mais de 50% em relação aos padrões tradicionais, tanto pelo material em si quanto pela mão de obra. É bem simples de fixar e capaz de trazer ótimos benefícios para qualquer projeto, desde casas pequenas a grandes estruturas, além de ser leve e evitar grandes deslocamentos, uso de andaimes e até acidentes.

O uso da parede de isopor ajuda a proteger a estrutura de danos causados por furacões e terremotos. Por isso estão em larga escala em muitas construções de países da Europa e nos Estados Unidos.

Para construir com o EPS, é preciso utilizar painéis com duas grelhas aramadas no lugar de uma parede tradicional de tijolos. Assim, utiliza menos vigas, ferro, cimento, madeira e pilares de sustentação, tornando a obra mais barata, com rápida execução, além da redução na geração de resíduos. O número de painéis é vendido de acordo com o potencial da construção, por isso depende sempre da análise de um especialista.

parede de isopor

Passo a passo da instalação do EPS na parede | Foto: Portal Tem Sustentável

Se o EPS já se popularizou na estrutura de lajes, hoje em dia está cada vez mais comum em paredes. A utilização é simples e os painéis estão prontos para serem encaixados, de acordo com a planta da obra – e com total atenção na colocação para que fiquem bem alinhados.

Após instalados, usa-se argamassa para fazer o acabamento. É necessário deixar os vãos para as fiações elétricas e de tubulações. Embora pareça que o isopor é frágil, nessa junção com as grelhas e a argamassa forma-se uma estrutura altamente resistente – cerca de 30% maior que a parede de tijolos -, isolante e totalmente firme, suportando chuva e quaisquer eventos do ambiente.

Principais Vantagens

A parede de isopor proporciona diversas vantagens para qualquer construção. Embora seja um material derivado do petróleo, o EPS utilizado nas obras não gera combustão, sendo bastante seguro para qualquer obra. Além disso, é isolante e proporciona isolamento térmico e acústico.

É adaptável a qualquer material, seja ferro, madeira, alumínio, etc. Também é um tipo de tecnologia sustentável, certificada em vários países. Para se ter ideia, o uso do EPS reduz o gasto de energia, do uso de água, diminui a geração de resíduos em relação à alvenaria e ainda reduz a emissão de CO2 em mais de 40% quando comparado a uma obra convencional.

A economia também chama atenção. Muita gente investe na parede de isopor para gastar até 50% menos na obra, já que o material é barato e dispensa grandes procedimentos – além de garantir o uso de pouca mão de obra em sua instalação. O isopor é 100% reciclável e ainda ajuda a proteger a natureza, já que demora anos para se decompor quando é dispensado.

A resistência do EPS nesse sistema construtivo impressiona, sendo essa uma das grandes vantagens em aderir à parede de isopor em sua obra. Vale a pena pesquisar para ver se é uma boa opção!

parede de isopor

Veja só como o isopor fica entre as grelhas e a argamassa

Principais Desvantagens

E as desvantagens, quais são? Bom, primeiramente é essencial contar com um material de alta qualidade, que seja certificado e produzido por empresas especializadas. O EPS utilizado nas paredes é diferenciado e já vêm em painéis prontos para serem fixados na base, portanto, você deve sempre comprar de um fabricante renomado para não ter problemas em sua obra.

Especialistas revelam que, antes de investir nessa estrutura, é essencial passar todos os detalhes da construção ao fabricante, para que os painéis sejam produzidos de acordo com a necessidade da construção. Quando expostos a temperaturas superiores a 80 graus, o núcleo desses painéis podem se degradar e prejudicar a edificação. Além disso, é crucial que as instalações elétricas estejam blindadas e bem protegidas para que não aconteçam adversidades, projetando os dutos de acordo com a recomendação de um especialista.

Sendo assim, você deve ficar atento no uso do EPS e contar sempre com uma boa orientação antes de instalar em sua obra. Tudo isso depende de profissionais preparados, tanto na parte analítica do projeto quanto na prática. Assim, é possível realizar um bom trabalho e ter um ótimo material em sua casa e em qualquer construção.

parede de isopor

Modelo de instalação do EPS na parede com a tubulação

Quanto Custa? #preço

O preço da parede de isopor depende das medidas e da quantidade, é bastante variável conforme o fabricante. Como já dissemos, você deve fazer a encomenda de acordo com os detalhes de sua obra, informando como será o uso, com quais materiais e tudo que é necessário para que os painéis sejam instalados perfeitamente.

Em uma pesquisa básica, verificamos que uma placa de poliestireno expandido em formato retangular de 25×10 cm custa cerca de 25 reais a unidade. Há ainda versões quadradas e de diversos tamanhos, por isso é fundamental fazer um orçamento em lojas/fabricantes especializados. Na internet há algumas opções. Atente-se à procedência e tire todas as suas dúvidas, passando também todos os detalhes da utilização do EPS em sua obra.

parede de isopor

Fixação em uma estrutura de madeira

Decoração de Ambientes com Parede de Isopor

Já destacamos em nosso guia todas as informações primordiais a respeito da parede de isopor. Com certeza você deve estar surpreso com as diversas vantagens e possibilidades no uso desse material. Para se impressionar mais ainda, confira algumas fotos de edifícios em construção e prontos com essa estrutura e perceba como é interessante essa tendência.

Veja como há grandes construções investindo nessa tecnologia, desde a parede até a laje do edifício

Prédios inteiros já contam com essa tecnologia, para a surpresa de muitas pessoas

As casas com parede de isopor são consideradas sustentáveis em muitos países, além de gerar uma economia surpreendente

A instalação depende de mão de obra especializada e orientada por um profissional renomado

Com uma estrutura formada, a fixação é simples e rápida. O material é leve, versátil e adaptável a diversos outros materiais

Veja só como grandes obras são capazes de receber essa tecnologia. Em países desenvolvidos, essa é uma realidade há mais de 30 anos!

Se antes a parede de isopor era indicada para a construção de galpões e câmaras, atualmente ela está presente em muitos modelos de casas e edifícios

Agora, alguns modelos de casas prontas que contam com a parede de isopor em sua estrutura!

Impressionante, não é? Incrível como novas tecnologias são capazes de criar conceitos relevantes com materiais que seriam descartados na natureza


Chegamos ao fim de nosso guia. Conte pra gente o que achou da parede de isopor e deixe todas as suas dúvidas, vamos gostar de saber. Boa sorte e até o próximo post!


Você pode gostar...

28 Resultados

  1. Rodrigo Borges disse:

    Existe alguma norma técnica com referencia a utilização dessa tecnologia?

  2. Marta disse:

    Olá preciso saber se posso ultilizar está parede como do disoria, pois tenho q fazer um quarto pra minha filha mas minha casa é de alvenaria e n suporta peso é vendo essa parede de EPS me encantou e n parece pesado . Então, posso utilizar esta parede como divisória para o quarto da minha filha?

  3. Kleythiane disse:

    Pode se fazer muro desse material?

  4. Daniel Lopes do Nascimento disse:

    Preciso de uma casa de 160 m. Qual a media de preço?

    • Paulo Hammel disse:

      Boa noite
      O valor é de aproximadamente 850reais /m2 no pré acabado e 1200reais/m2 com a mão de obra e material de acabamento por conta do cliente

    • Celia disse:

      Olá depende da sua região. Vai depender também se contratar empresa ou particular. O custo também depende do projeto o que pode variar muito pelo desing. Entretanto pode ser de 600 reias em diante o metro quadrado

  5. Arnaldo M. Soares disse:

    Materia muito bem esplicativa, tirando todas as duvidas de quem pretende como eu, usa as paredes em EPS.
    So faltou mesmo o preco e medidas, pois acredito que para passar esses valores, nao depende de saber quanto vamos
    usar na obra. Do contrario, nao iamos fazer orcamento na internet.
    Voces poderiam me passar esses valores independente de quanto vou usar?
    Agradeco desde ja.

  6. Francisco disse:

    Olá tudo bem?
    Quero fazer um orçamento.

  7. Gislaine Campos disse:

    Gostaria de saber se essas casas oferece algum risco e se é mas caro para construir que as casas de tijolos normais

  8. Josué Nunes Gonçalves disse:

    Quero tirar paredes de alvenaria e colocar isopor. Detalhe quero diminuir peso sobre a lage, casa com um andar. É possível?

  9. sandro disse:

    minha casa tem 100m quadrados ,e quero construir em cima , da minha casa de baixo , e encima quero construir 2 quartos sala cozinha e banheiro , quanto custaria levantar as paredes de isopor , moro no rio de janeiro zona norte

  10. Daniel disse:

    Quanto custa o metro quadrado pra construir no Rio de janeiro

  11. Jessica disse:

    Não encontro mão de obra qualificada e muito menos os tijolos de isopor para saber o preço médio de quanto irei gastar . Ondeoro tem 2 andares e atualmente morodada mas um quarto e cozinha. Quero construir em cima. Mas a casa não tem tanta estrutura para aguentar o peso de mais um andar . Então estava pesquisando sobre. E gostaria de saber se é possível fazer 4 cômodos em cima. Onde encontro um lugar que posso fazer um orçamento ou até mesmo contratar mão de obra qualificada?

  12. Antonio Carlos Simplicio disse:

    E possível construir lage de isopor de 12,00 metros por 5 metros em vão livre em apoio a duas paredes tambem de isopor e suportaria carga para uma área de laser?

  13. Marcio rosario disse:

    Eu mesmo construo minha própria casa dando minha mão de obra então gostaria de saber qual valor de uma placa destas de eps

  14. Sandro disse:

    Sou morado do Rio de Janeiro zona norte , e gostaria de fazer uma casa de isopor encima da já que eu tenho como faço

  15. Alessandra Pereira Monteiro disse:

    preciso de telefone ou zap para uma obra

  16. cosme fabricio disse:

    ola bom dia comprei um terreno de 400metros
    quero fazer uma casa terria com 4 dorm c suite
    qual a medica de investimento
    acho que enterno de 160 a 180 metros de contrução
    qual o temo de obra
    forma de pagamento
    vc poderia me mandar o contato de vcs

  17. CRISTIANO disse:

    Vocês realizam construções? Qual o contato para orçamento?

  18. Edimar disse:

    Não tarde! Vou construir, uma casa , em Resende interior, o local é bastante úmido. Queria fazer um orçamento de placas de 19 cm de espessura, para acertar nas contas e depois seguir com os blocos normais. Preciso do preço de uma placa de 10cm × 50cm × 1m. Com isso vou calcular quanto vou gastar….obrigado!

  19. francisco disse:

    boa noite, sou o Francisco de Campinas, quero saber se é possível fazer a parte de cima de um sobrado com esse material, visto que a parte de baixo da construção já esta toda feita em alvenaria..

  20. paulo disse:

    qual o preço de uma parede em eps 3 mt por 4 mtr

  21. Evaldo Bueno Pereira disse:

    Olá
    Gostaria de uma lista de fabricante de paineis em EPS aramandos.
    Obrigafo

  22. flávio disse:

    Boa noite em relação a incêndio, se torna mais perigoso.
    Gostaria de saber se e seguro.?

  23. neto disse:

    Boa Tarde!!!
    Gostaria de saber sobre algumas empresas que utilizam essas tecnicas no estado de São Paulo e construa na região da baixada santista.
    Grato

  24. Alberto Rodrigo de Oliveira dos Santos disse:

    Boa tarde.

    Qual a diferença em porcentagem, construir uma casa com as mesmas medidas em alvenaria e EPS?
    Vocês tem uma base em relação a isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *