Cama Babá – 73 Inspirações Super Fofas para o Quarto do Seu Bebê!

No momento de montar o quartinho de bebê surge a dúvida do que é essencial ter no espaço, e uma dica ótima é incluir no projeto a cama babá.

A cama babá ou cama auxiliar, como também costuma ser chamada, é uma cama extra no quartinho de bebê complementando os móveis, e sendo um ótimo auxílio quando o assunto é tirar uma sonequinha no quarto do bebê.

Mas será que a cama babá é algo indispensável? Se você ainda tem dúvidas sobre incluir ou não esse móvel no quartinho do baby, no post reunimos as vantagens dessa cama no ambiente, e ainda trouxemos modelos e dicas para escolher o melhor estilo de cama babá para compor a decoração do quarto de bebê.

modelos de cama

Quais as Vantagens da Cama Babá?

  • Adaptação para Cama da Criança: enquanto o bebê ainda está na fase de berço, a cama é apenas um auxílio no quartinho, mas com o crescimento da criança, a cama pode ser uma alternativa para a caminha da criança. Nessa fase, vale a ideia de reformular o quartinho, tirando o berço e posicionando a cama para que ela seja a cama da criança.
  • Cama para os Pais: mesmo que você não considere a ideia de ter uma babá, a cama babá ainda tem a vantagem de ser uma cama auxiliar no quarto do bebê, e pode salvar as noites de sono dos pais. Naqueles dias em que o bebê está com mais dificuldade de dormir e os pais vão ficar no quartinho, a cama pode ser usada para dormir ou sentar e ficar com o bebê no colo para acalmá-lo. Além disso, ainda pode ser um cantinho confortável para a mãe amamentar.
  • Assento para Visitas: na composição do quartinho, a cama pode ser montada encostada na parede e com algumas almofadas transformar-se em um sofá, assim você cria assentos para as visitas que forem conhecer o bebê sem comprometer o espaço do quartinho.
  • Quarto Compartilhado: é claro que a principal função do ambiente é o quartinho do ambiente, mas se você ficou sem quarto de hóspedes, pode aproveitar a cama babá como uma cama para visitas, como a vovó que quer visitar a família e ficar mais pertinho do bebê.
  • Troca do Bebê:  como é um espaço grande, a cama ainda pode ser funcional para trocar o bebê em um lugar macio. Neste caso, não dá para se distrair, já que o bebezinho pode rolar e cair da cama.
  • Cama para Funcionária: e como o próprio nome já diz, a cama ainda pode ser destinada a uma babá ou enfermeira que vai trabalhar na casa, assim fica mais próximo do bebê durante a noite.

 

Fotos e Modelos de Cama Babá

Simples 

móveis quarto bebê

Para quem está planejando um quarto de bebê com móveis em estilo simples, uma proposta de decoração é este espaço, que traz a cama auxiliar também com estilo simples.

Neste caso, a caminha tem base de madeira e gavetões que foram adicionados no vão livre abaixo da cama, criando um espaço a mais para guardar os itens do bebê e manter o quartinho organizado.

Outro detalhe do móvel é que a caminha combina com o restante do mobiliário do quartinho, que traz toda a mobília em tom de madeira clara.

cama cinza

Com design simples e estilo retrô, a ideia para a cama auxiliar aqui é um modelo de caminha cinza, que apesar de simples, adiciona um toque moderno à decoração.

Na proposta, a cama do quarto de bebê foi transformada em um sofá com as almofadas decorativas que funcionam como encosto e ficam apoiados sobre a parede.

 

cama de madeira

A caminha é uma base de madeira clara

cama com cama auxiliar

O móvel tem cama auxiliar no gavetão

quarto decorado bebê

cama de madeira

O quartinho foi decorado em bege e azul claro

cama simples branca

A cama simples tem encosto lateral

colcha cama criança

A caminha foi decorada com almofadas em amarelo e cinza

modelos simples

Planejada 

quarto planejado

Considerar um quarto de bebê planejado é uma ótima aposta para aproveitar melhor o espaço, e um dos móveis que podem ser incluídos no planejamento do quartinho é a cama babá, como mostra estre projeto.

Neste caso, a cama foi planejada a partir de um painel que se estende pela parede e tem como design uma base branca com encosto na parede; além de incluir gavetas na base da caminha.

Outro detalhe desse móvel planejado é a iluminação de led que fica no encosto da parede, o que cria um ponto indireto de luz para o quartinho.

papel de parede quarto bebê

Como proposta de uma cama babá planejada, a proposta aqui traz uma cama planejada com base branca e que conta com uma cama auxiliar que pode ser deslizada através do gavetão que fica na rente ao chão.

A caminha branca e encostada na parede além de ser funcional como cama, ainda exerce o papel de sofá, já que foi decorada com almofadas, deixando uma proposta de assento mais confortável e convidativo.

 

cama planejada com gavetas

A caminha planejada traz gavetas

 quarto pequeno bebê menino

Os móveis planejados aproveitam melhor o pequeno espaço

quarto com berço branco

A caminha foi planejada na parede da janela

quarto sofisticado bebê

quarto pequeno planejado

A cama planejada tem cama auxiliar

modelos planejados

Provençal 

quarto provençal rosa

E entre tantas propostas e ideias para a cama auxiliar no quarto de bebê, a sugestão aqui traz uma proposta de um quartinho todo ao estilo provençal, inclusive no estilo da caminha.

A cama provençal tem design delicado com cabeceira branca e detalhe estilo palha decorando a cabeceira.

Além de ser delicada, a caminha segue exatamente o mesmo design dos outros móveis, mantendo o projeto harmonioso.

cama provençal madeira

Uma variação da cama provençal para o quarto de bebê, é este móvel em madeira.

A cama provençal em madeira foge da ideia dos móveis brancos e mantém a delicadeza provençal.

Na ideia, a cama babá foi decorada com almofadas transformando a caminha em um assento confortável e elegante para compor o quartinho de bebê.

 

berço capitonê

A cama tem o mesmo design do berço

cama com almofadas

cama decorada com almofadas

A cama tem cabeceira com detalhe oval

quarto decoração provençal

O quartinho tem armário planejado

cama com cabeceira almofadada

cama com capitonê

A cabeceira da cama tem detalhe capitonê

quarto decorado rosa

O quarto tem cama branca com colcha rosa

quarto bebê unissex

O quartinho pequeno ganhou cama encostada na parede

quarto provençal branco

A cama branca tem detalhe de palha na cabeceira

modelos de cama provençal

Branca 

quarto rosa decorado

Entre tantos modelos de cama babá para o quartinho de bebê, uma das propostas é apostar numa cama branca, que é super adaptável a diferentes estilos de decoração e cores.

Neste caso, a inspiração para a cama branca foi de um móvel em madeira pintada de branca e que fica encostada em uma das paredes do quartinho.

No projeto, a cama branca de babá combina com os outros móveis do quartinho, que também seguem a linha dos móveis brancos.

cama com gaveta

Outro modelo para a cama auxiliar no quarto de bebê é uma cama branca com design simples como mostra essa ideia.

Na sugestão, a caminha tem design clean e moderno por conta das linhas retas  que compõem o móvel.

Além de compor o quartinho como um móvel auxiliar, a cama ainda traz a vantagem de ter gavetões, o que ajuda a manter a organização do quartinho de bebê com a cama com gavetas.

 

quarto pequeno bebê

A cama foi transformada em um sofazinho

quarto bebê com poltrona de amamentação

A cama ganhou colcha em azul e verde

quarto provençal bege

cama sofá

A caminha branca ganhou almofadas que a transformam num sofá

cama branca simples

A caminha tem design simples

cama com cabeceira

A cama tem detalhe estilo palha na cabeceira

lustre quarto bebê

O quartinho traz a cama branca combinando com os outros móveis

quarto bege e azul

A cama branca tem frisos na cabeceira

modelos de cama branca

 

Futon 

quarto colorido

Para quem procura ideias modernas para a cama babá, uma excelente sugestão é investir em uma cama futon, que é uma proposta bem atual para complementar o quartinho de bebê.

Nesta proposta, o quartinho colorido traz uma base alaranjada para o colchão estilo futon e que recebeu uma capa rosa.

Além disso, a caminha ainda ganhou almofadas coloridas, o que transforma a cama auxiliar em um ótimo assento para o quartinho.

E outra vantagem desse estilo de cama, é que no caso de aproveitar o móvel para a fase criança, a cama segue o estilo montessoriano, já que fica bem baixinha e dá independência à criança.

cama futon

Outra inspiração para montar um quartinho de bebê moderno com cama auxiliar estilo futon, é esta proposta de decoração contemporânea.

No projeto, a escolha foi por um modelo de cama de madeira bem baixa, que ganhou colchão com capa estilo futon na cor cinza e almofadas coloridas combinando com a decor.

 

A cama futon ganhou almofadas decorativas na cor do quartinho

estante diferente quarto bebê

A base para o colchão é uma base em madeira clara

quarto com cama casinha

O quartinho ganhou cama-berço estilo casinha e a cama auxiliar do lado

quarto pequeno moderno

A caminha baixa tem cor branca

Rosa / Azul 

cama rosa

Para quem está planejando um quartinho de bebê menina em cor de rosa, uma das ideias é escolher a cama babá rosa, assim já dá para transformar a cama auxiliar em uma cama infantil com o crescimento da criança.

Nesta proposta, o quartinho de bebê traz tons de rosa em vários detalhes, e entre os móveis o guarda-roupa também segue a proposta de um móvel rosa.

Além de decorar o quarto por ser rosa, a cama auxiliar ainda funciona como um sofá no quartinho, já que ganhou almofadas como encosto, deixando o móvel confortável como assento.

quarto bebê azul e bege

Entre os modelos de cama babá para o quarto de bebê menino, a proposta aqui traz um modelo de cama de madeira pintada de azul claro, no mesmo estilo do bercinho.

Além da caminha já ser azul, o móvel ainda ganhou roupa de cama nas cores do quartinho – azul e bege; o que deixa a caminha em total harmonia com a decoração do ambiente.

 

quarto bebê masculino

O quartinho é um mix de azul e branco

quarto bebê colorido

O quartinho de paredes verdes ganhou móveis em tom de azul petróleo

quarto rosa bebê

Os móveis do quartinho são em tom de rosa claro

quarto azul bebê

O quarto tem todos os móveis em tom de azul claro

cores quarto bebê

O quartinho é um mix de azul e verde

 

Colorida

móveis retrô bebê

Entre as ideias para escolher a cama auxiliar para o quarto de bebê, uma das propostas é um modelo de cama colorida combinando com o restante dos móveis, assim já dá para adaptar o móvel para o futuro da criança, onde a cama se torna uma opção de caminha para a criança.

Como ideia de uma cama colorida para o quartinho de bebê, a proposta aqui traz a ideia de um conjunto de móveis cinza em estilo retrô.

A cor dos móveis deixa o quarto moderno e é uma opção unissex, podendo ser aproveitada para os futuros babys.

berço amarelo decoração

Outra ideia para a cama babá colorida é essa opção de caminha amarela.

A cama amarela aqui aparece encostada em uma das paredes do quartinho e a cor vibrante combina com os outros móveis do quartinho.

Além de seguir a mesma cor dos móveis do quartinho, a cama auxiliar ainda tem o mesmo design dos outros móveis, mantendo o ambiente harmonioso.

 

móveis modernos quarto bebê

O quarto é composto por um conjunto de móveis

quarto moderno bebê

O quarto é um mix de amarelo e cinza

quarto dinossauro bebê

A cama alaranjada combina com os outros móveis do quartinho

quarto rosa e azul

A caminha tem tom de azul suave

 

Agora que você já viu todas as vantagens que esse móvel pode trazer para o quartinho do bebê, é hora de escolher seu modelo favorito e pensar na montagem do quartinho.

Você pode gostar...