Trufas para Vender – Como Fazer + Dicas para Lucrar!【2024】
Para quem está procurando uma atividade para fazer uma graninha extra, a possibilidade de fazer trufas para vender é uma oportunidade que pode garantir um dinheiro extra ou até mesmo ser a renda principal.
As trufas são doces a base de chocolate, uma paixão mundial e que conquista facilmente os clientes, o que possibilita sucesso nas vendas e um negócio promissor!
E se você pensa em fazer dessa atividade uma oportunidade de empreender, no post trouxemos dicas para fazer trufas para vender e ganhar dinheiro!
Como fazer trufas para vender? – Passo a passo
Para quem quer começar o negócio e fazer trufas para vender, reunimos receitas fáceis de fazer com opções de trufa tradicional e trufa recheada.
A trufa tradicional é bem diferente do que costumamos ver, e é uma versão feita com massa de chocolate enrolada e que recebe cacau em pó em volta.
A opção que costuma ser mais vista é a versão de trufa recheada, que traz uma espécie de casquinha de chocolate em volta com o recheio no centro.
Receita de trufa tradicional
Ingredientes:
- 250 gramas de chocolate meio amargo
- 250 gramas de chocolate ao leite
- 200 g de creme de leite
- 4 colheres (sopa) de conhaque ou essência de rum
- Cacau em pó para polvilhar
Modo de Preparo:
Quebre as barras de chocolate em pequenos pedaços e coloque em um recipiente que possa ir ao micro-ondas. Coloque o chocolate para derreter no micro-ondas de 30 em 30 segundos, e a cada uma das etapas retire e mexa o chocolate para que não queime.
Com o chocolate já derretido, acrescente o creme de leite e misture bem, coloque também o conhaque ou a essência de rum e misture até que fique homogêneo.
Leve essa mistura para a geladeira por aproximadamente 6 horas.
Retire a mistura da geladeira e enrole como brigadeiro, por fim, passe no cacau em pó para finalizar as trufas tradicionais.
Receita de trufa com recheio de maracujá
Ingredientes:
- 500g de chocolate meio amargo fracionado
- 500g de chocolate ao leite fracionado
- 500g de chocolate branco
- 1 lata de creme de leite
- 1 pacotinho de suco de maracujá em pó
- 1 polpa de maracujá
- forminhas para trufas
Modo de preparo:
Quebre o chocolate branco em pedacinhos e coloque em um recipiente que possa ir ao micro-ondas.
Coloque o chocolate no micro-ondas para derreter de 30 em 30 segundos e a cada etapa tire o chocolate para mexer, evitando que o chocolate queime.
Depois de derreter o chocolate branco, acrescente o creme de leite, pacotinho de suco em pó e a polpa de maracujá e mexa bem para formar uma mistura homogênea. Reserve o recheio com sabor de maracujá.
Pique o chocolate ao leite e o chocolate meio amargo e coloque em um recipiente para derreter no micro-ondas de 30 em 30 segundos.
Com o chocolate já derretido, preencha as forminhas para trufas revestindo o fundo e as laterais da forminha, mantendo espaço livre para o recheio no centro.
Leve as forminhas com chocolate para a geladeira por 10 minutos para que o chocolate endureça.
Coloque o recheio com sabor de maracujá no centro das trufas e por último feche o fundinho das trufas com a mistura de chocolate ao leite e meio amargo.
Deixe o chocolate endurecer e por fim desenforme as trufas para embalar e vender.
Tipos de trufas para vender
Para fazer comidas para vender, como é o caso das trufas, é importante oferecer diferentes opções aos clientes, e no caso das trufas a variação pode ser entre trufa tradicional envolta em cacau em pó ou trufa recheada.
Além do tipo de trufa, a variação também pode ser no formato do doce, que pode ganhar formato geométrico, estilo espiga de milho, entre outros.
Para atender uma demanda maior de clientes, é interessante oferecer diferentes sabores do doce, incentivando os clientes a fazerem novas compras para provarem as opções de sabores.
Para ajudar a criar um cardápio com sabores de trufas, reunimos algumas sugestões que fazem sucesso:
- Trufa de abacaxi;
- Trufa de Amarula;
- Trufa de beijinho;
- Trufa de brigadeiro;
- Trufa de chocolate amargo;
- Trufa de chocolate branco;
- Trufa de chocolate com pimenta;
- Trufa de coco;
- Trufa de creme de avelã;
- Trufa de doce de leite;
- Trufa de leite condensado;
- Trufa de leite em pó;
- Trufa de licor;
- Trufa de limão;
- Trufa de maracujá;
- Trufa de morango;
- Trufa de mousse de chocolate;
- Trufa de nozes;
- Trufa de Oreo;
- Trufa de prestígio;
- Trufa floresta negra;
- Trufa de milho.
Dicas para lucrar vendendo trufas
Quanto cobrar? #preço
Para precificar as trufas para vender, é necessário calcular todos os custos envolvidos na produção, incluindo ingredientes, embalagem e mão de obra, e por fim adicionando o lucro.
Em média, a produção de uma trufa recheada simples fica em torno de R$ 1, e o preço de venda costuma ser a partir de R$ 3,50.
Como embalar?
A embalagem da trufa para vender pode variar bastante de estilos, e independente do modelo de embalagem é interessante acrescentar uma etiqueta constando informações como ingredientes, data de validade e contato para que os clientes possam fazer encomendas.
Uma das principais embalagens usadas em trufas é a embalagem do tipo bombom, feita através de um papel já cortado e que pode ser comprado em lojas de produtos de confeitaria e lojas de embalagens.
Além da embalagem do tipo bombom, outra opção simples para embalar as trufas para vender são os papéis coloridos e do tipo laminado, que permitem uma embalagem simples e com um custo barato.
Há também a possibilidade de embalagens transparentes, que podem ser caixinhas ou saquinhos, deixando as trufas visíveis e em destaque.
Entre as diversas embalagens para trufas, também há a possibilidade de fazer kits que podem ser vendidos como combo ou até mesmo para presentear.
E para aumentar as vendas, você também pode estender o seu negócio para fornecer trufas como lembrancinhas, fazendo embalagens personalizados para lembrancinhas.
Como lucrar mais?
Para lucrar mais vendendo trufas, uma dica importante é buscar promoções dos ingredientes usados nas receitas, diminuindo o custo de produção e aumentando a margem de lucro.
Para quem já produz as trufas em maior quantidade, vale a pena buscar fornecedores diretos de ingredientes ou fazer compras em atacados, possibilidades que oferecem preços mais baixos e permitem ter um lucro maior.
Para ganhar dinheiro vendendo esse doce, basta seguir as dicas do post e caprichar na qualidade dos produtos para conquistar os clientes.