SOBRADO GEMINADO: +30 Fachadas e Modelos Inspiradores!

Você já ouviu falar de sobrado geminado? Esse não é um modelo de construção, de fato, mas ainda permanece entre os mais buscados para projetos residenciais.

Para quem não sabe, o denominado sobrado geminado é caracterizado pela construção de duas ou mais casas que dividem o terreno em áreas iguais. Suas medidas são simétricas e compartilha a mesma estrutura das demais.

Eles são costumeiramente espelhados, o que “obriga” que todas as peças em um sobrado seja usado no outro para a mesma finalidade.

Sobrado geminado 2 3

Muito popular no exterior, o sobrado geminado pode ser construído seguindo os mais diversos estilos arquitetônicos. Ou seja, possui uma versatilidade incrível.

Aqui no Brasil o modelo de casas geminadas tem sido uma grande tendência no mercado imobiliário. E engana-se quem acha que sua construção fica restrita somente a condomínios fechados. Tem feito sucesso também nos bairros e nas vilas do país inteiro.

Sobrado geminado 4 1

Elaboramos um post para falar mais sobre sobrado geminado. Vamos explicar detalhes dessa construção e mostrar aqui alguns modelos e projetos que podem lhe inspirar. Acompanhe agora mesmo!

Fotos e projetos de sobrado geminado

Sobrados geminados, como falamos anteriormente, não são uma novidade no mercado da construção. Lá fora é algo super trivial e por aqui surge como uma forte tendência, principalmente nas grandes cidades.

Sobrado geminado 3 3

É muito comum vermos projetos de sobrados geminados nos quais o dono faz uma casa para ele viver e outra para alugar, por exemplo, fazendo disso uma renda no fim do mês.

Há quem defenda também a construção dos sobrados para venda, visto que o custo para construir esse tipo de imóvel é mais barato. Portanto, se você tem uma graninha para investir, esse modelo de sobrado pode ser uma boa ideia.

Sobrado geminado 1 3

Outra realidade é que muitas famílias constroem sobrados assim pensando em distribuir entre os parentes. Por exemplo: entre os filhos. É uma solução para todo mundo morar próximo investindo menos.

A saber, esses projetos podem ter diversos tamanhos, desde os bem compactos e simples até os mais espaçosos. Apesar disso, trata-se de um modelo de obra mais voltado para quem deseja casas essenciais, sem muito luxo. Aqui no Brasil, os mais procurados são os de 3 cômodos para se ter uma ideia.

Sobrado geminado

Custo x benefício

O sobrado geminado é muito conhecido pelo custo x benefício vantajoso. Porém, para obter essa façanha você precisa de um bom projeto. 

Contratar uma empresa especializada é uma das principais recomendações. Com certeza apostar nisso irá alavancar sua obra e, consequentemente, um melhor aproveitamento de espaço e materiais. 

Sobrado geminado 10

Panorama de sobrados geminados idênticos

Por se tratar de uma construção “lado a lado”, toda a estrutura será compartilhada. Além disso, lembre-se que nesse tipo de obra é possível dividir toda rede elétrica e de água e esgoto, por exemplo.

Também podemos falar sobre o fato do telhado ser aproveitado para as duas construções. Pode ser com telhas diversas ou então embutido, com o sistema de calhas “escondido”.

Sobrado geminado 32

Sobrado geminado com cores diferentes

Tudo isso acaba impactando positivamente no custo final da sua obra, pois de certa forma será uma construção igualitária.

Afinal de contas, como falamos acima, pode ser uma dica para dividir os gastos com um sócio, um irmão, primo, amigo, ou outra pessoa.

Sobrado geminado pequeno / simples

Uma tendência atual são as construções residenciais compactas. O sobrado geminado pequeno é uma boa opção para economizar dinheiro em todo o processo, principalmente por que irá utilizar menos materiais, bem como ficará pronto em menos tempo.

Sobrado geminado 12

Sobrado pequeno com cores variadas

É um projeto único que acaba se tornado duas casas de tamanho reduzido, mas que ainda é super completo e aconchegante.

Se você sonha com um lar prático, dinâmico e cômodos essenciais, com tudo aquilo que precisa para viver bem, pode pensar nesse estilo. Mesmo com uma área menor, é possível desenhar uma varanda, área de serviço com churrasqueira, sacada, etc.

Sobrado geminado 1

Sobrado geminado simples e pequeno

De modo geral, a decoração dentro e fora é básica, e agrada muito quem prefere o estilo minimalista, além daqueles que não querem gastar muito com acabamentos e revestimentos.

Essa simplicidade é aparente por exemplo na questão da pintura e demais materiais com cores neutras. Lembrando que o fato de ser simples, não quer dizer que falte qualidade. O projeto final fica elegante e atemporal.

Dê uma olhadinha em outros projetos de sobrados geminados simples:

Sobrado geminado 2

Sobrado geminado simples com varanda

Sobrado geminado 3

Sobrado geminado pequeno varanda e garagem

Sobrado geminado 22

Sobrado geminado simples com entrada compartilhada

Sobrado geminado 24

Sobrado geminado com quintal e garagem

Sobrado geminado 28

Sobrado simples com varanda e gramado

Sobrado geminado 37

Os sobrados geminados dão o efeito espelhado

Sobrado geminado 39

Sobrado simples com garagem com entrada individual

Aqui temos + um post sobre construções assim. Leia → 60 SOBRADOS PEQUENOS: Projetos Incríveis, Dicas, Fotos

Sobrado geminado moderno

Em alta, o estilo moderno apresenta características quase que padronizadas. Em um primeiro momento, podemos perceber que os sobrados com esse design possuem telhados embutidos, onde o sistema de calhas não é aparente e não possui telhas.

A geometria é outro quesito presente na decoração da fachada moderna, bem como o uso de materiais de alta qualidade. Madeiras maciças, porcelanatos, pedras naturais, vidros temperados, assim como ferro fundido são exemplos dos aparatos utilizados.

1 12

Sobrados assim são tendência nos condomínios fechados

Em suma, este estilo é voltado para pessoas que gostam de decoração contemporânea, com uma certa riqueza de detalhes. 

Vale saber que apostar nesse tipo de decoração pode encarecer o custo da obra. Afinal, você vai fugir do simples e partir para algo mais requintado. 

Sobrado geminado 1 1

Fachada com revestimento que imita madeira

O importante mesmo é que a casa fique do jeito que sempre sonhou. Caso possa gastar um pouco mais para deixá-la mais elegante e sofisticada, não há problema nenhum nisso. 

Leia + sobre esse estilo de construção em um post aqui do Doce Obra → Sobrado Moderno – Dicas & 50 Fachadas Lindas, Plantas e Projetos!

Abaixo você pode conferir mais ideias de sobrados geminados modernos: 

1 4

Arquitetura moderna para sobrados geminados

Sobrado geminado 2 1

Três sobrados iguais em terreno com declive

Sobrado geminado 3 1

Tijolos à vista fazem parte do conceito moderno

Sobrado geminado 4

Veja uma ideia de sobrados geminados com telhados embutidos

Sobrado geminado 5

Esse modelo de construção é muito popular no exterior

Sobrado geminado 6

Para quem busca investir no conceito industrial moderno

Sobrado geminado 7

Mistura de materiais na fachada dos sobrados geminados

Sobrado geminado 8

Sobrados com design moderno e kaizukas na fachada

Sobrado geminado 9

Paisagismo completo nos sobrados modernos

Plantas de sobrado geminado

A planta é essencial para por o projeto em prática, além disso, é requerido pelos órgãos reguladores e pelas próprias prefeituras. Ela precisa ser feita por um arquiteto, mas você pode ajudar na elaboração desse documento para que os sobrados sejam como deseja.

Na hora de montar a planta, leve em consideração quantas pessoas poderão morar nessa casa, na quantidade de cômodos e seus respectivos tamanhos.

Por exemplo: plantas de 1, 2 ou 3 quartos podem ter somente 1 banheiro social, mas também pode ser contemplado com uma suíte. É importantíssimo ter ajuda profissional para clarear melhor suas ideias e ver o que é possível fazer de acordo com o tamanho do terreno.

Sobrado geminado 1 2

Planta térrea para sobrado geminado

Acima ↑ Planta térrea de um sobrado geminado

No exemplo acima vemos uma planta da parte de baixo de um sobrado geminado com quatro construções idênticas. A parte térrea é contemplada por garagem, sala integrada com a cozinha e a sala de jantar, além de um lavabo e área de serviço.

Sobrado geminado 2 2

Planta completa para sobrado geminado

Acima ↑ Planta completa do sobrado geminado

Neste exemplo acima há o pavimento térreo e o superior para você ter uma ideia de como é. Esse modelo a planta é composta por 3 dormitórios, 1 lavabo e um banheiro social na parte superior.

Veja abaixo mais plantas de sobrados geminados para você se inspirar:

Sobrado geminado 3 2

Planta de sobrado geminado com 3 dormitórios

Sobrado geminado 5 1

Planta sobrado geminado com 2 dormitórios

Sobrado geminado 6 1

Planta baixa para sobrado com 3 quartos e 2 banheiros

Sobrado geminado 7 1

Planta grande para sobrado geminado

Sobrado geminado 8 1

Planta para sobrado com 3 dormitórios sendo um suíte, além de área para churrasco.

Sobrado geminado 9 1

Planta para sobrado geminado com um lavado e um banheiro social

Sobrado geminado 11

Planta para sobrado com 2 dormitórios no piso superior e 1 dormitório no piso térreo


E então, gostou de conhecer mais sobre sobrado geminado? Conte para a gente quais são seus planos de construção e mande sua dúvida para nós!

Aproveite para ler outros artigos relacionados:

Sobrado Moderno – Dicas & 50 Fachadas Lindas, Plantas e Projetos!

Casas planejadas – 42 ideias de projetos inteligentes e muito bonitos!

Frente de casas – 80 ideias e projetos espetaculares para se inspirar!

Volte mais vezes para ficar por dentro das novidades sobre construção e decoração 🙂

Você pode gostar...