Como Criar uma Marca?【2024】– 10 Dicas para Iniciantes!

O processo de como criar uma marca vai muito além da escolha de um nome, uma vez que uma marca é o ativo mais importante da empresa e pode trazer a identificação e até mesmo agregar valor ao negócio.

E se você vem nesse processo de atender ao mercado e busca se diferenciar através de sua marca, trouxemos dicas de como criar uma marca de sucesso e se destacar entre os concorrentes.

0 como criar uma marca

Como criar uma marca? #dicas

Cenário

O primeiro processo para criar uma marca é analisar o cenário em que a marca será desenvolvida e cultivada.

Dessa maneira, é importante conhecer bem a área de atuação do seu negócio, concorrentes, fornecedores e clientes.

Ao entender esse cenário é possível compreender o direcionamento ideal da marca, fazendo com que o seu negócio seja um sucesso e se sua marca esteja alinhada com o cenário.

1 dicas para cria marca

Persona

Uma das etapas para o desenvolvimento de uma marca de sucesso é a proposta de reconhecer a persona do seu negócio.

A persona é uma espécie de representação fictícia do cliente típico da sua empresa e isso pode ser identificado a partir de uma pesquisa de público-alvo do seu negócio.

Um mesmo negócio pode ter mais que uma persona, afinal é possível atender mais que um tipo de público.

A definição de persona permite identificar o perfil do público, o comportamento e até mesmo hábitos de consumo, direcionando a sua marca com mais assertividade para atender ao público-alvo.

2 como criar marca

A identificação da persona ajuda a orientar o seu negócio e firmar a marca

DNA da empresa

Para ter sucesso na sua marca é importante compreender o DNA da empresa para se comunicar de maneira assertiva com os clientes e mercado.

Dessa maneira, é importante idealizar a personalidade da marca, identificar as características do funcionamento da empresa e as qualidades, alinhando um discurso adequado para a marca.

3 dicas para conhecer e criar marca

Conceito

Ao considerar os pontos abordados acima é necessário analisar e cruzar as informações, considerando dados obtidos sobre concorrência, fornecedores, clientes e até mesmo as características do seu negócio.

Ao analisar todas as informações, é possível definir um posicionamento da sua marca e também ter um discurso alinhado, transmitindo os conceitos da marca através de mensagens adequadas para o seu negócio.

4 dicas de como criar uma marca

Os conceitos precisam estar alinhados para fortalecer a marca

Valores

Os valores da sua empresa são muito importantes para o fortalecimento da marca, assim, é preciso resumir os valores em poucas palavras, expressando o que é mais importante para a marca.

Dessa maneira, atente-se para os valores do seu negócio e tenha coerência entre os valores e a conduta do negócio.

Propósito

O propósito da sua empresa também é importante para o fortalecimento da marca.

Assim, analise o propósito de valor que a sua marca carregará por toda a trajetória, deixando claro o porquê da existência da marca.

O propósito da marca pode ser desenvolvido através de uma tagline, que se diferencia de um slogan e é caracterizado por uma frase curta que acompanha a marca por toda a existência.

A tagline com o propósito da marca deve ser forte e curto para acompanhar a trajetória do seu negócio.

5 como criar uma marca de sucesso

Nome

Uma das etapas do processo de como criar uma marca é a definição de um nome, etapa que também envolve bastante planejamento para que os clientes possam se lembrar do negócio com facilidade.

O nome da empresa é o principal elemento para ativar a lembrança da marca, trazendo associações e conceitos do seu negócio.

Para escolher nomes para empresas ou diferentes negócios, dê prioridade a nomes curtos e de fácil escrita, considerando diversos fatores, principalmente os conceitos da sua marca e o público-alvo.

6 dicas para ter uma marca de sucesso

O nome deve ser uma escolha alinhada com o negócio

Design

O design desenvolvido para o seu negócio é a identidade visual da sua marca, com representações que estejam alinhadas a todos os conceitos definidos para o seu negócio.

Dessa maneira, o logo deve ser desenvolvido de acordo com as referências da empresa trazendo conceitos, valores e posicionamentos.

O logotipo também deve se diferenciar da concorrência e facilitar a lembrança do cliente, associando o design visual com a marca do negócio.

Assim, toda a identidade visual do seu negócio deve estar em sintonia, escolhendo cores, formas, tipografias e símbolos que estejam alinhados com o negócio.

7 dicas para criar uma marca

Slogan

O slogan desenvolvido para o seu negócio é outro fator que ajuda a identificar a sua marca e fortalecê-la.

Dessa maneira, para a criação de um bom slogan, priorize frases curtas e que comuniquem o posicionamento da marca.

Um bom slogan pode trazer a lembrança com facilidade da marca para o cliente.

Contato

No processo de como criar uma marca, os pontos de contato também devem ser planejados e pensados com atenção.

Dessa maneira os pontos de contato são a materialização de tudo o que foi planejado e pensado anteriormente.

Esses pontos são maneiras de se comunicar com os clientes, que podem ser desenvolvidas através de visitas, site, posicionamento em redes sociais, catálogos, entre outros.

A escolha dos pontos de contato deve ser feita de acordo com o propósito da marca, garantindo alinhamento em todo o processo.

 

 

Agora que você já viu todas as dicas para se destacar no mercado com a sua marca, é hora de fazer todo o planejamento e garantir identificação e acréscimo de valor ao seu negócio.

Você pode gostar...