Como Limpar Ar-Condicionado – Passo a Passo Fácil【2022】

Você sabia que ar-condicionado precisa de limpeza e higienização regulares? O cuidado com o aparelho ajuda a cuidar da saúde e também impacta na vida útil do aparelho, por isso, é importante saber como limpar ar-condicionado.

Para aprender como limpar ar-condicionado, trouxemos dicas e passo a passo, assim, você pode garantir a higienização do aparelho e preservar a saúde de todos que ficam no ambiente.

0 como limpar ar condicionado

Importância da limpeza do ar-condicionado

A higienização do aparelho de ar-condicionado é importantíssima, e pode trazer benefícios a saúde e também ao aparelho. Para entender melhor da importância de limpar o ar-condicionado, reunimos os pontos mais relevantes de realizar a higienização.

  • Saúde: com o passar do tempo é comum ocorrer acúmulo de sujeira no aparelho, contribuindo para a proliferação de bactérias e ácaros no ambiente e impactando na qualidade do ar, o que pode facilitar o aparecimento ou piora de doenças respiratórias, quadros alérgicos e problemas de pele. Com a limpeza frequente do aparelho, não ocorre o acúmulo de sujeira, o que garante mais segurança para a saúde.
1 importancia de limpar ar condicionado

A limpeza do item garante melhores condições de saúde

  • Consumo de energia: os resíduos e sujeiras acumulados no aparelho podem impedir o pleno funcionamento do ar-condicionado, forçando o compressor do aparelho e gerando mais gastos de energia. Com a limpeza e retirada frequente das sujeiras acumuladas, o aparelho funciona melhor e não aumenta o consumo médio de energia.
2 importancia de higienizar ar condicionado

O aparelho higienizado consome menos energia

  • Problemas técnicos: o acúmulo de sujeiras e poeira pode obstruir os filtros, turbinas e serpentinas do aparelho, comprometendo o ar-condicionado. Para aumentar a vida útil do aparelho, é essencial realizar limpezas regulares.

3 importancia da limpeza do ar condicionado

Como limpar ar-condicionado? – Passo a passo

Para ajudar no processo de como limpar ar-condicionado e garantir uma higienização adequada, trouxemos um passo a passo, mas é sempre importante ler o manual do seu próprio aparelho para seguir as recomendações de acordo com o modelo e fabricante.

 

  • Para iniciar o processo de limpeza, desligue o aparelho da tomada;
  • Faça a limpeza externa do ar-condicionado utilizando um pano úmido;
  • Remova a tampa frontal do aparelho;
  • Ao abrir a tampa é possível ver um filtro, que deve ser retirado para a limpeza;
4 dicas para limpar ar condicionado

O filtro deve ser retirado para limpeza

5 como limpar ar condicionado passo a passo

  • Após retirar o filtro, remova o excesso de poeira e lave-o* com água e detergente neutro;
  • Enxágue bem o filtro em água corrente para remover todo o detergente;

6 passo a passo para limpar ar condicionado

  • Coloque um pouco de desinfetante em um borrifador e borrife o líquido no filtro já lavado;
  • Deixe o filtro secar completamente antes de reinstalá-lo.

*O processo de lavar o filtro deve ser feito apenas em modelos de nylon, uma vez que as versões em carvão ativado e filtro HEPA não devem ser lavados e sim aspiradas.

7 dicas para limpar ar condicionado

O filtro só deve ser reinstalado quando já estiver completamente seco

 

A limpeza com a retirada e lavagem do filtro deve ser feita regularmente, garantindo que o filtro fique sempre limpo. Anualmente, é recomendada a contratação de uma empresa especializada para realizar uma limpeza completa em todos os componentes do ar-condicionado.

 

Agora que você já viu passo a passo para fazer a higienização do aparelho, é hora de programar um momento para a limpeza e garantir os cuidados com a saúde e a vida útil do aparelho.

Você pode gostar...