MDP ou MDF【2024】► Diferenças | Vantagens | Qual Escolher

No momento de comprar um móvel você já teve a dúvida sobre escolher por MDP ou MDF? Esses tipos de materiais são bastante frequentes na composição de móveis e chapas e é bastante comum a dúvida de qual é melhor. No

Se você já viu as siglas MDF e MDP, mas tem dúvidas sobre cada uma delas e a diferença entre esses materiais, no post trouxemos tudo o que você precisa saber para escolher entre MDP ou MDF.

 

O que é MDF e MDP? #características

O MDF vem do termo em inglês Medium Density Fiberboard, que em português significa chapa de fibra de madeira de média densidade.

O MDF é formado por pedaços de madeira triturada, geralmente de pinus reflorestado, e resulta em painéis uniformes e sem orientação das fibras, o que permite que as chapas sejam cortadas em diferentes sentidos sem comprometer a superfície.

2 o que ee MDF Madepar

Via: Madepar

6 caracteristicas MDF Casa das Marcenarias

Via: Casa das Marcenarias

JÁ a sigla MDP vem do termo inglês Medium Density Particleboard, que em português pode ser definido por painel de partículas de média densidade.

O MDP é um material com uso mais limitado e a recomendação é de utilizá-lo na fabricação de móveis de linhas retas, já que pode apresentar maior dificuldade de usinagem.

1 o que e MDP Blog Leo Madeiras

Via: Blog Leo Madeiras

5 caracteristicas MDP Rhino

Via: Rhino

MDP ou MDF – Qual a diferença?

A similaridade nos processos de fabricação e tecnologia de MDF e MDP costumam causar confusão em relação a essas chapas de madeira, mas há diferenças entre essas duas opções.

Em geral, o MDF e o MDP são provenientes de madeiras reflorestadas, como pinus e eucalipto, e podem se diferenciar em relação à sua estrutura interna.

3 diferenca entre MDP e MDF Lider Interiores

Via: Líder Interiores

O MDF é feito a partir de pó de madeira prensada, que é aglutina através de uma resina sintética, enquanto o MDP é resultante de partículas ou pedaços de madeira prensada.

Por conta estrutura interna, o MDF é mais apropriado a recortes, enquanto MDP é mais recomendado para projetos retilíneos.

4 diferencas entre MDP E MDF Blog Leo Madeiras

Via: Blog Leo Madeiras

Vantagens e desvantagens

Para conhecer mais sobre MDF e MDP, trouxemos as principais vantagens e desvantagens de cada um desses materiais.

MDF

Vantagens:

  • Origem: o MDF é um material de origem ecologicamente correta, e costuma ser feito de pinus e eucalipto de reflorestamento.
  • Tratamento: o processo de fabricação das chapas de madeira inclui o tratamento do material, que evita pragas como cupins.
  • Versatilidade: o MDF é um material de ótimo manuseio, que permite trabalhos de pintura, colagem de lâminas e vernizes.
12 desvantagens MDF Pinterest

Via: Pinterest

10 vantagens MDF Lesprom

Via: Lesprom

Desvantagens:

  • Possibilidade de inchar: a exposição do MDF a água e umidade podem resultar no risco de o material inchar e ser danificado.
  • Peso: o processo de fabricação que inclui o uso de resina sintética torna o MDF uma chapa mais pesada, o que pode dificultar determinados projetos e instalações.
  • Preço: o custo do MDF apesar de ser mais barato que a madeira maciça, ainda é mais caro que o MDP, o que pode ser um ponto negativo.
11 dicas sobre MDF Pinterest

Via: Pinterest

MDP

Vantagens

  • Resistência: o MDP é um material de boa resistência e que suporta mais peso que o MDF, além de não empenar com facilidade. Esse tipo de chapa de madeira também é mais resistente a água e a umidade, podendo fazer parte de projetos de banheiro, lavanderia e cozinha.
  • Origem: a origem a partir de reflorestamento de pinus e eucalipto, garante às chapas de MDP um processo ecologicamente correto.
7 pontos positivos MDP Santi Morumbi

Via: Morumbi

  • Carga: a chapa de MDP suporta mais peso que o MDF, sendo uma boa escolha para projetos em que há a necessidade de suportar uma carga maior.
  • Leveza: o peso das chapas de MDP é uma das vantagens desse material, que é mais leve que o MDF e mais prático em relação ao transporte e instalação.
  • Preço: o preço da desse material é outra vantagem, e o custo da placa de MDP pode ser de 10% a 30% menor se comparado ao custo do MDF.
8 dicas sobre MDP 819 Arquitetura

Via: 819 Arquitetura

Desvantagens

  • Cortes retos: o processo de fabricação da chapa de MDP limita a usinagem, e a recomendação é de que esse tipo de chapa de madeira seja empregado em projetos com cortes mais retos.
  • Desgaste: a chapa é mais porosa e pode dificultar a remoção e recolocação de parafusos, o que gera desgaste do móvel e dificulta o processo de desmontar e remontar uma mesma peça.
9 desvantagens MDP Bella Kaza

Via: Bella Kaza

Qual dos dois escolher? #dicas

A dúvida entre o uso de MDP ou MDF é bastante comum, e as duas opções de chapas de madeira são boas escolhas, e a decisão deve levar em conta o tipo de projeto.

O MDF é um material bastante versátil e que permite diferentes empregos, podendo ser indicado para o uso de painéis, roupeiros, armários, entre outras peças com detalhes usinados, ou seja, com necessidade de cortes que podem incluir rebaixos, furos, entre outros processos feitos a partir de máquinas.

A chapa de MDP tem o uso mais restrito e a recomendação é de que o material seja utilizado para móveis retilíneos e que não passem por processos de usinagem, sendo empregado em painéis, prateleiras, bancadas, entre outras superfícies com menos recortes.

 

Agora que você já conhece as variações entre os materiais e as características de cada um, já pode escolher a melhor opção de acordo com o seu projeto.

Você pode gostar...