Decoração com orquídea: 25 ideias incríveis!

Orquídeas são flores muito queridas no Brasil quando o assunto é decoração. A planta tem diversas variações e está presente em quase todos os continentes, mesmo na Antártida. Por seu formato delicado, tons românticos e convidativos ao olhar são muitos os projetos elaborados por especialistas com decoração com orquídea, o que não é tão complicado como você pensa e pode ser uma ótima dica para seus ambientes.

 

Decoração com Orquídeas para Casa

Por sua beleza a orquídea é muito mais usada em decoração de casa que em qualquer outro meio. A flor sede substrato para a fabricação da baunilha também mas só algumas sub espécies. No geral é a sua beleza o foco de uso e vale a pena para ornamentar um ambiente de forma diferenciada.

Mesmo você amando a planta deve pensar em primeiro plano se o estilo de sua casa combina com decoração com orquídea. O estilo do ambiente deve combinar também e dependendo do tema pode não ficar legal. Salas modernas, estilo clean, rústicas e com muitos móveis em madeira escura ficam muito bacana ao receber o contraste da delicadeza da planta no ambiente. Ambientes modernos com muitos itens metalizados e vidros também ganham um ar mais intimista e muito pessoal com pequenos detalhes como flores. Mas alguns temas como sala de estar africana, indiana ou chinesa podem não cair legal. Avalie o ambiente e veja se há uma necessidade de acréscimo esse.

decoração com orquídea em sala

decoração com orquídea em centro de sala

decoração com orquídea em mesa de jantar

E onde colocar? Qualquer área pode receber um vaso com orquídeas na casa. A ideia é deixar o local mais intimista e relaxante, por isso são boas dicas varandas, áreas de lazer, mesas de estudo e descanso em terraço e outros itens semelhantes. Quanto mais alegre e espaço verde tiver ao legal mais o seu vaso vai ficar bem localizado.

O tipo de vaso a ser usado depende também do seu ambiente. Ele é rústico ou moderno? Os modelos em madeira e barro são muito mais indicados para este tipo de espaço. Já em um espaço modernista o vidro é uma ótima opção, se possível com transparência.

decoração com orquídea em mesa externa

 

decoração com orquídea mesa decorativa

Como nem todas as mesas de uma casa necessitam de uma função nem todos os itens nela também. Uma mesa de canto pode unir alguns acessórios e um lindo vaso com flores para dar mais personalidade ao ambiente. É uma forma simples de mudar o ambiente, barata e muito funcional para o visual do espaço.

decoração com orquídea em mesa na sala

Banheiros decorados estão na moda e um toque especial como flores podem deixar o ambiente muito mais convidativo e social. Não necessita ser em todos eles mas o banheiro social da casa com certeza merece muito mais apreço no visual para ser admirado pelos visitantes.

decoração com orquídea lavabos e banheiros

decoração com orquídea no banheiro social Escolha bem os itens a serem expostos no banheiro social. Precisam de um certo charme como um bom kit de sabonete e porta itens, defumador ou velas aromáticas, toalhas bordadas e qualquer outro acessório que queira oferecer às visitas.

decoração com orquídea em banheiros decoração de banheiro com flores

como criar decoração com orquídea em interiores

Decoração com Orquídeas para Casamento e Festas

Apesar de ser muito mais em conta decorar casamentos e festas usando a flor da temporada, não há problemas com as orquídeas porque elas possuem climatização para o ano todo. Podem ficar mais caras em alguns meses do ano pela alta procura como em maio, mês das noivas, e dezembro, para as festas de fim de ano, mas são ótimas opções porque suportam bem as variações de temperatura e são fáceis de podar, além de sua beleza.

Existem muitas variações naturais das pétalas mas quando se trata de eventos românticos como noivados e casamentos as cores mais usadas em decoração com orquídea são branca e lilás. Elas podem vir tanto na igreja como decoração do salão, centro de mesa e ao longo do salão de festas. A flor pode ser usada tanto em casamentos de dia como de noite sem problemas.

decoração com orquídea para casamento

decoração com orquídea em casamentos de dia

Orquídea branca é muito querida em casamento de dia

Na decoração de casamentos cada detalhe conta como as cadeiras, mesas e banquetas. O importante é que tudo que vai ser visto e em altura mais baixa que os convidados deve ser pensado em receber um pouco de decoração. Os detalhes errados ou ausência de itens chamam muito mais a atenção que os acertos diante de um salão, acredite.

decoração com orquídea em cadeiras e mesas

decoração com orquídea em cadeiras para casamento na praia centro de mesa decoração com orquídea decoração com orquídea em salão de festa

jarros com decoração com orquídea

festas e eventos com decoração com orquídea

Para festas corporativas alguns vasos em cima da mesa são eficientes, elegantes e ajudam a deixar o ambiente mais relaxante. Mas atenção para combinar com a toalha de mesa e os demais detalhes do ambiente. Não é apenas jogar as flores e tudo vai ficar lindo, é preciso ter relação com os demais detalhes do visual da festa. Não importa se é aniversário, festa da empresa ou casamento: se a cor e o estilo da orquídea se encaixa bem, vai ficar legal no espaço.

decoração com orquídea roxas

 

decoração com orquídea em vasos de vidro

Altar decorado com orquídeas, já pensou nisso? A ideia é moderna e pode ser executada apenas com celebrações em salões de evento ou consulte a sua igreja para saber se ela permite este tipo de decoração.

decoração com orquídea no altar

modelos de decoração com orquídea

 

Você sabia? Buquê de orquídea está na moda! Além de ser uma sugestão linda para a noiva também é alternativo para sair fugir um pouco dos buquês de rosas e flores do campo, extremamente usados.

decoração com orquídea buquê de noiva

buquê de noiva com orquídea

 

Dicas para deixar as orquídeas na decoração de casa sempre lindas!

A orquídea não é uma flor frágil mas necessita de alguns cuidados para se manter bela e vistosa e estes são bem simples. Usar vasos de barro é uma das boas indicações. O custo é maior mas ele ajuda a drenar melhor a água e manter a porosidade da planta. Esterilizar a tesoura da poda é importante também para evitar a transmissão de doenças, um dos problemas mais comuns e como consequência causa a morte da flor.

 

Você pode remover manchas nas folhagens com pequenas porções de fumo de corda fervido. Outra dica interessante dos especialistas é observar onde surgem os brotos: esta é a frente da planta e deve ser desencostada do vaso para um melhor florescimento. E quanto mais luz a flor levar melhor. Uma folhagem escura é sinal de pouca luz e o vaso necessita mudar de posição.

Você pode gostar...