Chá para Desinchar – As 11 Melhores Receitas para Fazer
O chá para desinchar pode ser uma opção de bebida que ajuda a promover o bem-estar do corpo, estimulando o organismo a eliminar a retenção de líquidos e possíveis inchaços e desconfortos.
As bebidas naturais e que podem trazer bem-estar devem ser utilizadas com cautela e o uso indiscriminado de chás não deve ser feito de forma exagerada, tendo sempre a supervisão médica para evitar interferências com medicamentos em uso.
Para conhecer esse universo com opções de chá para desinchar, é só seguir a leitura para conferir os benefícios, além de dicas e receitas que podem trazer mais bem-estar para um estilo de vida saudável.
Melhores receitas de chá para desinchar
Chá de alfazema (Lavanda)
A bebida a base de lavanda pode ajudar no controle da ansiedade e compulsão por alimentos. Além disso, o chá ainda auxilia na digestão, reduz inflamações e combate a insônia.
Essa bebida também tem propriedades diuréticas e pode ajudar no combate ao excesso de líquido retido no corpo, secando a barriga e sendo uma opção de chá para desinchar pós-parto.
Ingredientes:
- 30 g de flores desidratadas de lavanda
- 1 litro de água
Modo de preparo:
Coloque a água em uma panela e leve ao fogo para ferver.
Ao atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente as flores desidratadas de lavanda. Tampe a panela e deixe em inclusão de 5 a 10 minutos. Após esse período, coe a bebida.
O consumo dessa bebida pode ser de até 3 xícaras por dia, e no caso para mulheres que estão em período de amamentação, é preciso buscar orientação médica.
Chá de casca de abacaxi
O chá de casca de abacaxi possui propriedades diuréticas que ajudam na eliminação do excesso de líquidos do corpo, combatendo a retenção de líquidos e auxiliando no processo de desinchar.
Ingredientes:
- Cascas de 1 abacaxi
- 1 l de água
Modo de preparo:
Em uma panela acrescente a água e leve ao fogo para ferver. Ao atingir o ponto de fervura, adicione a casca de abacaxi e abaixe o fogo, deixando a preparação ferver por cerca de 10 minutos.
Desligue o fogo, retire a casca de abacaxi e beba uma xícara da bebida morna ou fria.
Chá de carqueja
O chá para desinchar a base de carqueja possui flavonoides e antioxidantes, ajudando na eliminação de gordura corporal.
A bebida é uma opção de chá diurético que auxilia na eliminação do excesso de líquido acumulado no organismo e pode ajudar a secar a barriga.
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de carqueja desidratada
- 1 litro de água
Modo de preparo:
Leve a água para ferver e quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente a carqueja desidratada. Tampe a panela e deixe em infusão por até 10 minutos.
Após o período de infusão, coe a bebida e beba de 2 a 3 xícaras do chá por dia.
Chá de cavalinha
O chá de cavalinha é uma das opções de bebida que funcionam como uma espécie de diurético natural. auxiliando na eliminação dos líquidos retidos no corpo, e consequentemente, no processo de desinchar.
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de cavalinha
- 250 ml de água
Modo de preparo:
Leve a água para ferver, e ao atingir o ponto de fervura desligue o fogo e acrescente a cavalinha. Tampe a panela e deixe a erva em infusão de 5 a 10 minutos.
Após o período de infusão, coe o chá e para consumi-lo.
Chá de dente-de-leão
O chá de dente de leão é uma bebida que auxilia na produção de urina e pode eliminar a retenção de líquidos, como uma espécie de diurético natural.
A opção de chá para desinchar é ideal para reduzir a inflamação nos tornozelos, pés e pernas, trazendo sensação de bem-estar.
Ingredientes:
- 15 g de dente-de-leão desidratado
- 250 ml de água
Modo de preparo:
Coloque a água em uma panela e leve para ferver. Ao atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e coloque o dente de leão desidratado.
Nesse momento, tampe a panela e deixe a bebida em infusão por 10 minutos antes de coar e bebê-la.
Esse chá não é recomendado durante a gravidez e nem para pacientes que possam ter problemas nos dutos biliares ou oclusão intestinal.
Chá de gabiroba (Guabiroba)
O chá de gabiroba é uma opção de bebida com propriedades diuréticas, sendo uma opção de chá para desinchar as pernas e que também auxilia no combate a infecções urinárias.
Ingredientes:
- 30 g de folhas desidratadas de gabiroba
- 500 ml de água
Modo de preparo:
Leve a água para ferver, e quando chegar ao ponto de fervura desligue o fogo e acrescente as folhas desidratadas de gabiroba.
Em seguida, tampe a panela e deixe o processo de infusão por 10 minutos antes de coar e beber o chá.
Chá de gengibre
O gengibre é uma opção de ingrediente natural para fazer chá com propriedades anti-inflamatórias, além de ser um carminativo natural, ou seja, ajuda a reduzir a formação de gases excessivos, contribuindo para aliviar dores abdominais causadas pelos gases e desinchar a barriga.
Ingredientes:
- 10 g de gengibre
- 250 ml de água
Modo de preparo:
Leve a água para ferver e enquanto isso pique o gengibre em pequenos pedaços.
Adicione o gengibre a água já quente e deixe em processo de fervura de 8 a 10 minutos. Desligue a bebida e antes de ingeri-la coe o chá.
Chá de hibisco
O chá de hibisco é uma opção de bebida para aumentar significativamente a quantidade de urina produzida trazendo um efeito diurético que ajuda no processo de desinchar e eliminar a retenção de líquidos.
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de flores desidratadas de hibisco
- 1 l de água
Modo de preparo:
Coloque a água em uma panela e leve-a para ferver, quando atingir esse ponto, desligue o fogo e adicione o hibisco. Tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos.
Após esse período, coe e o chá e faça o consumo da bebida ao longo do dia.
Essa opção de chá deve ser evitada durante a gravidez e lactação.
Chá preto
A bebida a base de chá preto tem propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar a gordura dos alimentos através das fezes, contribuindo com a perda de peso.
O chá ainda é uma bebida diurética que ajuda a eliminar a retenção de líquidos e no processo de secar a barriga.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de folhas desidratadas de chá preto
- 250 ml de água
Modo de preparo:
Leve a água para ferver, e ao atingir esse ponto adicione as folhas de chá preto. Desligue o fogo e tampe a panela, deixando a bebida repousar de 5 a 10 minutos.
Antes de consumir o chá lembre-se de coar.
Chá de salsinha
O chá de salsinha é uma bebida que contém flavonoides que são capazes de se ligar aos receptores de adenosina A1, diminuindo a ação dessa substância e aumentando a produção de urina, o que ajuda a combater a retenção de líquidos e contribuir para desinchar o corpo.
Ingredientes:
- 15 gramas (1 ramo) de salsinha fresca com talos
- ¼ de suco de limão
- 250 ml de água
Modo de preparo:
Inicie a preparação do chá lavando e picando a salsinha fresca, enquanto a água pode ser levada ao fogo para ferver.
Em seguida, junte a salsinha a água fervente, desligue o fogo e deixe em infusão de 5 a 10 minutos. Adicione o suco de limão e coe a bebida antes de ingeri-la.
Esse chá não deve ser ingerido por grávidas e nem pacientes que estejam fazendo tratamento com anticoagulantes ou outros diuréticos.
Chá verde
A bebida feita com chá verde é uma opção que ajuda a emagrecer e tem propriedade diurética, favorecendo a eliminação do excesso de líquido acumulado no corpo e auxiliando no processo de secar a barriga.
A opção de bebida é de um chá termogênico, que aumenta o gasto calórico do organismo e pode auxiliar com a perda de peso.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de folhas desidratadas de chá verde
- 250 ml de água
Modo de preparo:
Leve a água para ferver e ao atingir o ponto de fervura desligue o fogo e adicione o chá verde. Tampe a panela e deixe em infusão de 5 a 10 minutos.
A bebida deve ser coada antes de consumi-la, e a recomendação é de beber o chá ainda morno.
Essa opção de chá não é indicada para crianças, gestantes, lactantes, pacientes com problemas nos rins ou fígado, com anemia, pessoas com problemas na tireoide, úlceras gástricas ou gastrite. Além disso, essa opção também não é recomendada para quem sofre com problema de insônia.
Agora que você já conferiu as receitas e dicas para fazer bebidas saudáveis, lembre-se de consumi-las sem exageros e sem abrir mão dos tratamentos tradicionais da medicina.