Chá de Boldo – Benefícios e Como Fazer em Casa!

O boldo é uma planta medicinal bastante usada como remédio caseiro, e o chá de boldo é um clássico para aliviar mal-estar e desconfortos digestivos.

A indicação recorrente de chá de boldo para problemas no fígado e para auxiliar na digestão são receitas clássicas de vó, mas será que esse chá realmente é funcional?

Se você quer saber mais sobre o chá de boldo e todas as propriedades dessa planta medicinal, é só seguir a leitura e descobrir os benefícios da bebida.

0 cha de boldo

Dúvidas Frequentes – FAQ

Existe mais de um tipo de boldo?

Se você já viu boldos diferentes e ficou em dúvida, saiba que existem diferentes espécies dessa planta medicinal, sendo 2 espécies as mais utilizadas – boldo do Chile e boldo brasileiro.

  • Boldo do Chile: essa espécie também é denominada como boldo verdadeiro e tem nome científico de Peumus boldus Molina. Esse tipo de boldo costuma ser encontrado em lojas de produtos naturais em forma de folhas secas, mas também é possível encontrar a planta em sachês de chás ou em cápsulas. O boldo do Chile tem folhas de bordas lisas e apresenta características alongadas, ásperas e arredondadas.
  • Boldo Brasileiro: a espécie mais popular também é denominada de boldo africano ou falso boldo e tem nome científico de Plectranthus barbatus. Esse tipo popular é bastante cultivado em jardins no Brasil e tem como características folhas aveludadas, largas, arredondadas e com bordas serradas.
1 tipos de boldo

As folhas são diferentes entre as espécies

Chá de boldo emagrece?

O boldo do Chile tem como um dos principais componentes os flavonoides glicosilados, que são responsáveis pela ação diurética, auxiliando quem tem retenção de líquidos.

O consumo do chá de boldo também ajuda no fluxo intestinal, evitando a prisão de ventre.

Dessa maneira, como a bebida pode auxiliar no combate à retenção de líquido e fluxo intestinal, é comum ver o corpo desinchar com o consumo desse chá, mas isso não é sinônimo de emagrecimento e sim da ação diurética que ajuda a eliminar a retenção de líquidos e do bom funcionamento intestinal.

Chá de boldo dá sono?

O boldo é uma planta aromática com um cheiro bastante característico, e quando usado como forma de chá pode auxiliar no relaxamento do corpo.

Assim, o chá dessa planta medicinal não tem efeitos diretamente ligados à sensação de sono, mas por conta do relaxamento do corpo é possível se sentir mais calmo e ter uma melhora no sono.

2 usos do cha de boldo

Chá de boldo faz mal para os rins?

O consumo de chá parece bastante despretensioso, e apesar de tantos benefícios do chá de boldo, esse não é um tipo de bebida indicado para quem tem problemas renais.

Dessa maneira, o chá de boldo pode não ser um causador de problemas no rins, mas para quem já tem diagnóstico de problemas renais, a bebida é contraindicada.

É bom para diabetes? E para o fígado?

O boldo é uma erva medicinal rica em antioxidantes, onde é possível encontrar alcalóides, como boldina e catequina, que podem ajudar na prevenção do desenvolvimento da diabetes mellitus. Sendo assim, a ingestão desse chá pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de diabetes.

A presença de boldina, forscolina e barbatusina no boldo auxiliam a produção de bile pelo fígado, ajudando no funcionamento desse órgão.

Além disso, os antioxidantes presentes na planta medicinal também podem atuar como protetores do fígado em casos de gordura nesse órgão, prevenindo sintomas como dor de cabeça, náuseas e mal-estar. Assim, o consumo do chá pode ser benéfico ao fígado.

É bom para problemas na vesícula?

Para quem tem problemas de vesícula e já ouviu sobre os benefícios desse chá para a saúde, saiba que essa é uma afirmação verídica.

O consumo do chá de planta medicinal estimula a liberação de bile, um composto que auxilia na digestão dos alimentos pela vesícula biliar, normalizando o funcionamento da vesícula e causando menos desconfortos estomacais.

3 informacoes sobre cha de boldo

O chá pode ajudar no funcionamento da vesícula biliar

Chá de boldo faz a menstruação descer? Em quantos dias?

A ingestão do chá medicinal pode auxiliar também para quem está com a menstruação atrasada. Isso acontece pois a planta medicinal tem propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e consequentemente estimulam o fluxo menstrual.

A recomendação é de consumir o chá por até 4 dias para estimular a circulação sanguínea, evitando o consumo excessivo que pode ocasionar problemas à saúde.

Posso tratar candidíase com chá de boldo?

O boldo tem diversas propriedades medicinais, inclusive no combate a fungos e bactérias, mas não há evidências científicas que a ingestão do chá dessa erva medicinal possa tratar candidíase.

Sendo assim, a candidíase deve ser tratada com acompanhamento médico e seguindo as recomendações do profissional que acompanha o caso.

Posso tomar chá de boldo antes de dormir?

O consumo do chá de boldo não é contraindicado antes de dormir, pelo contrário, o consumo dessa bebida quente e que auxilia na digestão pode auxiliar em uma noite de sono mais tranquila, já que a bebida tem efeito relaxante.

4 dicas para tomar cha de boldo

A bebida pode auxiliar em uma noite de sono mais tranquila

Ajuda a curar a ressaca?

O consumo do chá medicinal pode auxiliar na limpeza de acetaldeído, uma substância produzida pelo fígado após a ingestão de bebidas alcoólicas, causando os sintomas clássicos de ressaca, como boca seca, mal-estar e dor de cabeça.

A boldina presente na erva medicinal também age como um protetor do fígado, ajudando a restabelecer esse órgão.

Sendo assim, a ingestão do chá medicinal pode auxiliar sim no tratamento da ressaca.

5 cha para ressaca

O chá pode aliviar os sintomas da ressaca

Ajuda a melhorar a digestão?

A boldina presente no boldo melhora a ação da bile que é liberada pela vesícula, auxiliando na digestão de gorduras e no alívio da má digestão.

A ingestão do chá de boldo pode sim ajudar na melhora da digestão e diminuir os gases, sendo uma indicação de bebida para ser consumida antes ou após as refeições.

6 cha para digestao

Ajuda no tratamento contra a gastrite?

Os alcaloides presentes no boldo do Chile e no boldo brasileiro auxiliam no equilíbrio dos ácidos do estômago, o que pode ser bastante útil no auxílio de tratamento de gastrite.

Assim, as propriedades adstringentes do chá podem ajudar a reduzir a acidez estomacal e auxiliar no tratamento da azia, um incômodo bastante comum para quem tem gastrite.

Além do uso do chá medicinal como um auxiliador para tratar o desconforto da gastrite, é importante ter acompanhamento médico e uma dieta equilibrada para reduzir os problemas estomacais originários da gastrite.

7 cha de boldo para gastrite

O chá pode aliviar o desconforto causado pela gastrite

Ajuda a melhorar o funcionamento do intestino?

O alcalóide boldina, presente no boldo do Chile, age como um relaxante e regula o funcionamento do intestino, o que pode ser útil para tratar a prisão de ventre.

Além disso, o boldo também é capaz de reduzir a produção de gases e infecções intestinais.

Dessa maneira, o consumo do chá pode ter ação laxativa e facilitar o trânsito intestinal.

8 dicas para tomar cha de boldo

Posso tomar na gravidez?

A bebida a base de boldo pode causar o aumento de contrações uterinas e levar ao aborto. Além disso, a ingestão do chá também pode ocasionar a má formação do bebê, principalmente se o consumo for feito no primeiro trimestre da gravidez.

Dessa maneira, a ingestão do chá não é recomendado para grávidas.

Nessa fase da vida da mulher, é importante o acompanhamento médico e a orientação para o consumo de qualquer tipo de medicamento, seja fitoterápico ou farmacológico.

Posso tomar chá de boldo em jejum?

O chá medicinal pode sim ser consumido ainda pela manhã e em jejum, mas para o bom funcionamento do organismo, é importante realizar as refeições ao longo do dia e ter uma alimentação balanceada.

Para que serve? – Benefícios do chá de boldo

O boldo é uma planta medicinal e com muitos benefícios à saúde. Assim, o chá feito à base dessa erva pode ter diversos efeitos benéficos ao organismo, como:

  • auxiliar na boa digestão;
  • regular o intestino e evitar a prisão de ventre;
  • combater o desconforto da ressaca;
  • diminuir riscos de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas;
  • auxiliar no tratamento da gastrite;
  • aliviar sintomas de intolerâncias alimentares;
  • eliminar fungos e bactérias do organismo;
  • retardar o envelhecimento precoce e doenças relacionadas ao excesso de radicais livres.
9 beneficios do cha de boldo

O chá medicinal tem diversos benefícios à saúde

Riscos e contraindicações de chá de boldo

Apesar de ser bastante benéfico à saúde, o consumo excessivo do chá medicinal pode trazer riscos.

Assim, o consumo excessivo ou por mais de 30 dias desse chá pode causar intoxicação do fígado, náuseas, vômitos, diarreia e queimação estomacal.

O consumo do chá a base de boldo não é recomendado para crianças, pessoas com pedra na vesícula ou inflamação das vias biliares, pessoas com doenças no fígado ou nos rins, pacientes diagnosticados com câncer na vesícula ou no pâncreas, gestantes e lactantes, pessoas hipertensas ou com hepatite.

Como fazer chá de boldo? – Dicas e receitas

Chá de boldo tradicional

Para quem quer aproveitar os benefícios do chá medicinal, trouxemos uma receita clássica e tradicional para fazer essa bebida que traz diversos benefícios à saúde.

Ingredientes:

  • 1 colher (chá) de folhas de boldo picado
  • 150 ml de água

 

Modo de preparo:

  • Leve a água para ferver;
  • Após levantar fervura, desligue o fogo e coloque as folhas de boldo picado na água quente;
  • Feche o recipiente e deixe as folhas em infusão por um período de 5 a 10 minutos;
  • Coe a bebida antes do consumo.

10 receita de cha de boldo

Chá de boldo com hortelã

A mistura de boldo e hortelã podem resultar em um chá saboroso e com diversos benefícios à digestão. Assim, reunimos uma receita fácil para fazer esse chá e aproveitar dos benefícios das ervas medicinais

Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 1 colher (sobremesa) de folhas de hortelã
  • 1 colher (sobremesa) de folhas de boldo

 

Modo de preparo:

  • Leve a água para ferver;
  • Ao atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e coloque as folhas de hortelã e boldo para infusão;
  • Mantenha o recipiente tampado durante o período de infusão, que deve levar de 5 a 10 minutos;
  • Para finalizar, coe a bebida.
11 receita de cha de boldo com hortela

O chá de ervas aromáticas traz benefícios à digestão

 

Agora que você já viu todos os benefícios dessa planta medicinal e da ingestão do chá, já pode seguir as recomendações de uso e aproveitar os benefícios da bebida.

Você pode gostar...