Plantação de Arroz – Vale a Pena? + Guia Completo!【2024】
O arroz é o terceiro cereal mais produzido no mundo e é um alimento diário das refeições dos brasileiros, colocando a cultura como uma das mais rentáveis e sendo uma opção de negócio no campo com a plantação de arroz.
A plantação de arroz é uma cultura desenvolvida em diferentes partes do mundo e que também tem ganhado espaço em terras brasileiras, principalmente na região sul.
Para entender mais sobre plantação de arroz e ver dicas valiosas para uma cultura de sucesso, é só seguir a leitura.
Quais as vantagens da plantação de arroz?
Para quem tem dúvidas sobre a plantação de arroz e suas vantagens, reunimos os principais pontos positivos dessa cultura.
- Consumo: o arroz é um dos principais alimentos de metade da população mundial, o que resulta em um alto consumo desse alimento e fácil aceitação no mercado, sendo uma cultura bastante rentável.
- Valor econômico: o arroz é um dos grãos mais importantes em termos econômicos, o que é uma vantagem para o produtor que tem alta aceitação no mercado com uma opção de alimento de importante valor econômico.
- Rotação de cultura: a cultura do arroz permite a rotação de culturas, cuidando do solo e trazendo a possibilidade de produzir outros alimentos em épocas não adequadas para o plantio do arroz, o que permite a continuidade de renda ao longo de todo o ano e aproveitamento do solo.
Como ter uma plantação de arroz de qualidade?
Local
A escolha do local de plantio é importante para o sucesso no cultivo!
Desse modo, para o plantio de arroz é importante escolher um solo rico em nutrientes e preferencialmente plano, facilitando a colheita do arroz no final da cultura.
Semeadura
A escolha da época para a semeadura é fundamental para o sucesso da plantação!
Desse modo, é importante considerar as condições climáticas, escolhendo um local com bastante luz solar e temperatura média de 21°C, favorecendo a cultura.
Por conta das temperaturas mais baixas e características de solo e relevo, esse tipo de plantação costuma se desenvolver melhor nas regiões sul do país.
Desse modo, a semeadura no Estado do Rio Grande do Sul deve ser feita de 21 de setembro a 10 de dezembro, enquanto em Santa Catarina o período ideal é entre 11 de agosto a 10 de janeiro.
Cultivares
Para escolher a cultivar, é importante considerar as condições de solo e condições climáticas do local onde será implementada a cultura do arroz.
A escolha da cultivar deve levar em conta o tipo de sistema de plantio que será realizado, podendo ser do tipo sequeiro ou irrigado.
A escolha correta da cultivar aumenta a produtividade e pode reduzir os custos de produção, melhorando o lucro da cultura.
Sementes
A escolha das sementes também pode influenciar no resultado da colheita.
Assim, é importante escolher sementes certificadas e de boa procedência, evitando contaminações com as sementes e desenvolvimento de outras espécies daninhas.
A escolha de boas sementes pode resultar também no aumento de produtividade.
Irrigação
A cultura do arroz é muito exigente em relação à água, principalmente no tipo de cultivo irrigado ou de várzea.
Dessa maneira, o produtor deve estar sempre atento à disponibilidade e qualidade da água utilizada na irrigação.
Durante o processo também é importante se atentar as normas de uso da água, evitando desperdícios, danos ambientais e multas.
Rotação de cultura
A plantação de arroz é uma atividade que pode ser adotada com um sistema de rotação de culturas, proporcionando benefícios ao solo, controle de plantas daninhas, doenças e pragas.
A cultura do arroz tende a liberar toxinas pelas raízes da planta, que podem prejudicar o solo a longo prazo; por isso, a rotação de culturas é importante para minimizar esses efeitos.
Para adotar um plantio adequado para o solo e com boas colheitas, a rotação de culturas pode ser feita intercalando com a plantação de soja e plantação de milho, culturas mais utilizadas na rotação com o cultivo de arroz.
Agora que você já viu dicas sobre o assunto, pode continuar se especializando e planejando a atividade no campo para uma plantação e colheita de sucesso!