Criação de Camarão – Vale a Pena? + Tudo Sobre!【2024】

Vale a pena investir em uma criação de camarão? É possível desenvolver esse animal para o consumo e também para a venda?

Comum nas regiões praianas, o camarão é um produto muito consumido no Brasil. Possui algumas variações e chama atenção pelo sabor e versatilidade.

Entretanto, muita gente se assusta com o preço no mercado. Por isso, uma alternativa é começar a sua própria criação e aproveitar esse alto valor para ganhar dinheiro.

Se você está interessado em saber mais sobre esse mercado, preparamos este conteúdo completo. Saiba as vantagens e como ter uma criação de camarão de sucesso.

camarao criacao

Camarão é um produto nobre e muito apreciado | Pinterest

O camarão é considerado um artrópode de abdome longo e corpo comprimido, popular na água salgada dos mares, mas encontrado também em rios de água doce.

Segundo especialistas, é um dos animais aquáticos de grande valor comercial, muito consumido em diversas receitas, além das propriedades benéficas à saúde humana.

O sabor do camarão é muito apreciado e conquista cada vez mais paladares. O mercado brasileiro é amplo e ainda há a possibilidade de exportar para países do mundo inteiro.

camarao cinza

O famoso camarão cinza | Pinterest

Presente nos mais variados pratos de restaurantes, o camarão (ou lagostim, como é chamado em algumas regiões), pode ser criado para a venda e consumo.

Hoje em dia, muitas pessoas investem nesse ramo, conhecido como carcinicultura. Para se ter ideia, existe a possibilidade de criar camarões de água doce e salgada em pequenos viveiros, nos mais variados locais.

como criar camarao artesanalmente

O camarão cresce bastante e tem um ótimo sabor | Pinterest

Quais as vantagens da criação de camarão?

Há muitas vantagens em iniciar uma criação de camarão. A primeira é por se tratar de um produto de alto valor comercial e com consumo frequente no Brasil.

Da mesma forma, o camarão possui uma série de benefícios para a saúde. Segundo nutricionistas, ao ser cozinhado no vapor, preserva nutrientes que ajudam no combate a doenças que afetam as articulações.

Além disso, é rico em proteínas, substituindo até a carne vermelha. Tem vitaminas do complexo B e é rico em ômega 3, propriedades que auxiliam na prevenção a sua série de enfermidades.

camarao receitas

O camarão é muito saboroso e sofisticado | Pinterest

Já deixamos claro mas é sempre bom reiterar: o camarão é protagonista de muitas receitas e preparos, considerado um alimento versátil e que pode ser utilizado em pratos finos e sofisticados. Por isso, está sempre no cardápio de diversos restaurantes.

A criação de camarão pode ser feita em tanques e não exige um grande investimento. Os animais são adaptáveis e tem rápido ciclo de desenvolvimento. Com o tempo, você terá uma longa espicha (coletivo de camarão) para vender.

De acordo com o Sebrae, é uma ótima opção para quem deseja uma renda extra. As vantagens listadas pelo órgão são: curta duração dos cultivos, altos preços do produto no mercado e condições climáticas favoráveis para o cultivo.

O cultivo do camarão pode ser conduzido com bom nível de eficiência, tanto por pequenos, como por médios e grandes produtores. (Sebrae)

receita com camarao

Protagonista de várias receitas | Pinterest

Como ter uma criação de camarão de sucesso?

Já que é muito vantajoso e um ramo que vale a pena investir, como ter uma criação de camarão de sucesso? O que é necessário para começar do zero?

Primeiramente, indicamos que você busque sempre qualificação. Não adianta investir sem saber o básico, como funciona, materiais e até as características do animal.

Felizmente, existem cursos e muito conteúdo presente na internet. Este guia, aliás, é um início para você que deseja se tornar um empreendedor.

Comum nas regiões litorâneas, o cultivo do camarão pode ser realizado em vários locais, sempre em pequenos tanques que servem como viveiro.

criacao de camarao passo a passo

O Brasil está investindo cada vez mais nessa cultura | Pinterest

Quais são as melhores espécies?

De acordo com especialistas, no Brasil há dois tipos de camarões que podem ser desenvolvidos:

  • Camarão de água doce – Macrobrachium rosenbergii, conhecido como camarão da Malásia
  • Camarão de água salgada –  Litopenaeusvannamei, chamado de camarão cinza

Você pode adquirir ambas espécies em criadores já estabelecidos. A partir daí, montar o tanque ideal para a criação. A recria e o sistema de engorda são realizados de duas formas:

  1. Em viveiros (tanques) escavados no solo
  2. Em lagos próximos a rios e encostas

Sendo assim, é ideal que o cultivo seja realizado em áreas com forte presença de água, principalmente em chácaras e sítios com um bom espaço.

tanque para criacao de camarao

Exemplo de tanque para criação de camarão | Pinterest

A temperatura da água deve ter média de 25ºC. O tanque deve ser escavado em solo arenoso e argiloso, com volume de água necessário para o desenvolvimento das espécies. De qualquer forma, é recomendado um apoio técnico para a construção do viveiro.

como criar camaroes

Produtos comuns em muitas receitas | Pinterest

Como montar um tanque para criação de camarão?

De acordo com profissionais, você deve delimitar o local ideal para fazer o tanque, sempre com a consultoria de um especialista.

O tanque funciona como uma piscina e deve ter água potável abastecida a partir de uma bomba, com encanamento e escoamento de esgoto e sujeira.

Além disso, mantenha sempre fechado e as aberturas protegidas com telas para evitar a entrada de insetos e de animais predadores.

como criar camarao

Os tanques são essenciais para a criação de camarão | Pinterest

Você deve construir o tanque com matérias atóxicos e não ofereçam nenhum risco à saúde dos camarões. Também devem ser impermeáveis e resistentes. Lembre-se que a qualidade deve ser o ponto principal da sua criação.

A manutenção e a limpeza do tanque são essenciais para o desenvolvimento dos camarões. Por isso, aprenda como fazer passo a passo por meio de cursos e orientação de criadores.

criacao de camarao em tanque

Faça canais para o pleno desenvolvimento dos camarões | Pinterest

Materiais para a criação de camarão

Além do tanque e da definição da melhor espécie a ser criada, você deve investir nos materiais necessários para o sucesso do negócio.

Sendo assim, é necessário comprar medidores de temperatura e transparência da água, oxímetro, medidores de pH, aeradores manuais ou automáticos.

Compre também bandejas para colocar a ração dos camarões. Hoje em dia, há misturas prontas para a alimentação e crescimento dos animais  disponíveis nas lojas de pesca/agropecuária.

Você deve investir em tarrafas, redes de pesca e de proteção para o tanque. Pesquise também bombas de água de boa qualidade, compressor e ferramentas para construir o tanque (picareta, pá, foice, enxada, carrinho de mão, etc.).

Por fim, compre freezer para manter os camarões congelados, balanças e embalagens para a venda dos produtos. Para começar, ofereça sempre a compradores em feiras, restaurantes, mercados, bares e até para pessoas próximas que gostam de receitas com camarões.

criacao de camarao em tanques

Tenha um espaço ideal para esse cultivo | Pinterest

Investimento necessário

De acordo com o Sebrae, o investimento inicial é considerado médio. Você deve ter cerca de 10 a 30 mil reais disponíveis para começar. Em todo caso, vale fazer um financiamento para começar a montar o seu criadouro.

Para se ter ideia, o quilo de camarão pode ser vendido por cerca de 15 reais. Se for fresco e de boa qualidade, cobre um valor ainda maior para aumentar o seu lucro. Lembre-se que o camarão é considerado um produto nobre e sofisticado.

Para entender como é a criação de camarão na prática, assista ao vídeo do canal Alagoas Rural, que mostra passo a passo dessa cultura.


Enfim, vale a pena investir na criação de camarão, seja como negócio principal ou para garantir uma renda extra. Se você tem espaço disponível, que tal começar?

Com certeza será uma atividade lucrativa e muito eficiente. Comece com qualificação, siga as dicas e conte com o apoio de especialistas. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...