Criação de Camarão – Vale a Pena? + Tudo Sobre!【2025】
Vale a pena investir em uma criação de camarão? É possível desenvolver esse animal para o consumo e também para a venda?
Comum nas regiões praianas, o camarão é um produto muito consumido no Brasil. Possui algumas variações e chama atenção pelo sabor e versatilidade.
Entretanto, muita gente se assusta com o preço no mercado. Por isso, uma alternativa é começar a sua própria criação e aproveitar esse alto valor para ganhar dinheiro.
Se você está interessado em saber mais sobre esse mercado, preparamos este conteúdo completo. Saiba as vantagens e como ter uma criação de camarão de sucesso.

Camarão é um produto nobre e muito apreciado | Pinterest
O camarão é considerado um artrópode de abdome longo e corpo comprimido, popular na água salgada dos mares, mas encontrado também em rios de água doce.
Segundo especialistas, é um dos animais aquáticos de grande valor comercial, muito consumido em diversas receitas, além das propriedades benéficas à saúde humana.
O sabor do camarão é muito apreciado e conquista cada vez mais paladares. O mercado brasileiro é amplo e ainda há a possibilidade de exportar para países do mundo inteiro.

O famoso camarão cinza | Pinterest
Presente nos mais variados pratos de restaurantes, o camarão (ou lagostim, como é chamado em algumas regiões), pode ser criado para a venda e consumo.
Hoje em dia, muitas pessoas investem nesse ramo, conhecido como carcinicultura. Para se ter ideia, existe a possibilidade de criar camarões de água doce e salgada em pequenos viveiros, nos mais variados locais.

O camarão cresce bastante e tem um ótimo sabor | Pinterest
Quais as vantagens da criação de camarão?
Há muitas vantagens em iniciar uma criação de camarão. A primeira é por se tratar de um produto de alto valor comercial e com consumo frequente no Brasil.
Da mesma forma, o camarão possui uma série de benefícios para a saúde. Segundo nutricionistas, ao ser cozinhado no vapor, preserva nutrientes que ajudam no combate a doenças que afetam as articulações.
Além disso, é rico em proteínas, substituindo até a carne vermelha. Tem vitaminas do complexo B e é rico em ômega 3, propriedades que auxiliam na prevenção a sua série de enfermidades.

O camarão é muito saboroso e sofisticado | Pinterest
Já deixamos claro mas é sempre bom reiterar: o camarão é protagonista de muitas receitas e preparos, considerado um alimento versátil e que pode ser utilizado em pratos finos e sofisticados. Por isso, está sempre no cardápio de diversos restaurantes.
A criação de camarão pode ser feita em tanques e não exige um grande investimento. Os animais são adaptáveis e tem rápido ciclo de desenvolvimento. Com o tempo, você terá uma longa espicha (coletivo de camarão) para vender.
De acordo com o Sebrae, é uma ótima opção para quem deseja uma renda extra. As vantagens listadas pelo órgão são: curta duração dos cultivos, altos preços do produto no mercado e condições climáticas favoráveis para o cultivo.
O cultivo do camarão pode ser conduzido com bom nível de eficiência, tanto por pequenos, como por médios e grandes produtores. (Sebrae)

Protagonista de várias receitas | Pinterest
Como ter uma criação de camarão de sucesso?
Já que é muito vantajoso e um ramo que vale a pena investir, como ter uma criação de camarão de sucesso? O que é necessário para começar do zero?
Primeiramente, indicamos que você busque sempre qualificação. Não adianta investir sem saber o básico, como funciona, materiais e até as características do animal.
Felizmente, existem cursos e muito conteúdo presente na internet. Este guia, aliás, é um início para você que deseja se tornar um empreendedor.
Comum nas regiões litorâneas, o cultivo do camarão pode ser realizado em vários locais, sempre em pequenos tanques que servem como viveiro.

O Brasil está investindo cada vez mais nessa cultura | Pinterest
Quais são as melhores espécies?
De acordo com especialistas, no Brasil há dois tipos de camarões que podem ser desenvolvidos:
- Camarão de água doce – Macrobrachium rosenbergii, conhecido como camarão da Malásia
- Camarão de água salgada – Litopenaeusvannamei, chamado de camarão cinza
Você pode adquirir ambas espécies em criadores já estabelecidos. A partir daí, montar o tanque ideal para a criação. A recria e o sistema de engorda são realizados de duas formas:
- Em viveiros (tanques) escavados no solo
- Em lagos próximos a rios e encostas
Sendo assim, é ideal que o cultivo seja realizado em áreas com forte presença de água, principalmente em chácaras e sítios com um bom espaço.

Exemplo de tanque para criação de camarão | Pinterest
A temperatura da água deve ter média de 25ºC. O tanque deve ser escavado em solo arenoso e argiloso, com volume de água necessário para o desenvolvimento das espécies. De qualquer forma, é recomendado um apoio técnico para a construção do viveiro.

Produtos comuns em muitas receitas | Pinterest
Como montar um tanque para criação de camarão?
De acordo com profissionais, você deve delimitar o local ideal para fazer o tanque, sempre com a consultoria de um especialista.
O tanque funciona como uma piscina e deve ter água potável abastecida a partir de uma bomba, com encanamento e escoamento de esgoto e sujeira.
Além disso, mantenha sempre fechado e as aberturas protegidas com telas para evitar a entrada de insetos e de animais predadores.

Os tanques são essenciais para a criação de camarão | Pinterest
Você deve construir o tanque com matérias atóxicos e não ofereçam nenhum risco à saúde dos camarões. Também devem ser impermeáveis e resistentes. Lembre-se que a qualidade deve ser o ponto principal da sua criação.
A manutenção e a limpeza do tanque são essenciais para o desenvolvimento dos camarões. Por isso, aprenda como fazer passo a passo por meio de cursos e orientação de criadores.

Faça canais para o pleno desenvolvimento dos camarões | Pinterest
Materiais para a criação de camarão
Além do tanque e da definição da melhor espécie a ser criada, você deve investir nos materiais necessários para o sucesso do negócio.
Sendo assim, é necessário comprar medidores de temperatura e transparência da água, oxímetro, medidores de pH, aeradores manuais ou automáticos.
Compre também bandejas para colocar a ração dos camarões. Hoje em dia, há misturas prontas para a alimentação e crescimento dos animais disponíveis nas lojas de pesca/agropecuária.
Você deve investir em tarrafas, redes de pesca e de proteção para o tanque. Pesquise também bombas de água de boa qualidade, compressor e ferramentas para construir o tanque (picareta, pá, foice, enxada, carrinho de mão, etc.).
Por fim, compre freezer para manter os camarões congelados, balanças e embalagens para a venda dos produtos. Para começar, ofereça sempre a compradores em feiras, restaurantes, mercados, bares e até para pessoas próximas que gostam de receitas com camarões.

Tenha um espaço ideal para esse cultivo | Pinterest
Investimento necessário
De acordo com o Sebrae, o investimento inicial é considerado médio. Você deve ter cerca de 10 a 30 mil reais disponíveis para começar. Em todo caso, vale fazer um financiamento para começar a montar o seu criadouro.
Para se ter ideia, o quilo de camarão pode ser vendido por cerca de 15 reais. Se for fresco e de boa qualidade, cobre um valor ainda maior para aumentar o seu lucro. Lembre-se que o camarão é considerado um produto nobre e sofisticado.
Para entender como é a criação de camarão na prática, assista ao vídeo do canal Alagoas Rural, que mostra passo a passo dessa cultura.
Enfim, vale a pena investir na criação de camarão, seja como negócio principal ou para garantir uma renda extra. Se você tem espaço disponível, que tal começar?
Com certeza será uma atividade lucrativa e muito eficiente. Comece com qualificação, siga as dicas e conte com o apoio de especialistas. Boa sorte e até mais.