Pisos para sala: saiba como escolher o melhor!
Você sabe quais são os melhores pisos para sala? A escolha e a decisão do tipo de piso usado é muito importante de acordo com o resultado que se pretende ter e a sensação a ser passada.
E a decisão sobre o tipo de piso a ser escolhido não é nada fácil, afinal são tantas opções e tipos de acabamento que no final tudo vira uma confusão e a escolha torna-se difícil.
Para dar uma ajuda na hora da escolha, separamos dicas importantes sobre pisos para sala, assim você pode ver as orientações para cada modelo e decidir qual é mais adequado para o seu projeto.
Sala junto com cozinha – Como escolher o piso?
Se o seu projeto é de ambientes integrados, há duas possibilidades na hora de escolher o piso:
- Pisos iguais entre sala e cozinha;
- Pisos diferentes entre os ambientes.
Ficou na dúvida de qual é melhor para o seu projeto? Então, vamos a algumas dicas sobre cada um desses estilos.
Igual
A vantagem de usar piso igual entre sala e cozinha é ideal para dar sensação de ambientes maiores. A decisão de manter o mesmo tipo de piso deixa os ambientes totalmente integrados e assim alonga os ambientes.
Caso a decisão seja de usar pisos iguais, é preciso considerar que são ambientes diferentes, e cada qual tem suas especificidades, então, escolha um piso que seja adequado para ambos os espaços.
Os pisos com mais texturas e difíceis de limpar, podem ser uma má escolha para o ambiente da cozinha, afinal é um espaço que tende a sujar mais que a sala.
Diferente
Mesmo sendo ambientes integrados há a possibilidade de usar um piso na sala e outro piso para cozinha. Os pisos diferentes entre os ambientes vai delimitar a área de cada cômodo e assim criar um efeito visual que divide os espaços.
Para escolher os pisos de cada ambiente, vale usar peças que sejam harmoniosas entre os dois ambientes, ou buscar por um efeito mais contrastante com pisos bem diferentes.
Outra sugestão para usar pisos diferentes é de fazer a divisória com soleira, criando assim um limite de onde acaba um piso e onde começa o outro.
Os melhores pisos para sala de TV, estar e jantar – Dicas e Fotos
Porcelanato
Polido
Entre os tipos de porcelanato, o porcelanato polido é um dos mais usados como revestimento para a sala, e esse tipo de piso tem suas vantagens e desvantagens.
Vantagens:
- Beleza: o visual estético é um ponto importante do acabamento polido, e o brilho que a peça tem realça essa beleza.
- Limpeza: por ser um piso frio e liso, a limpeza do porcelanato é algo simples e fácil.
- Refrescante: esse é um ponto importante para quem mora em regiões quentes, já que o piso frio é capaz de deixar o ambiente interno mais fresquinho.
Desvantagens:
- Piso frio: para quem quer deixar o ambiente mais aconchegante o porcelanato não é a melhor escolha, já que o piso frio não traz essa sensação acolhedora. Para driblar isso, o ideal é usar tapetes sobre o piso.
- Brilho: o brilho excessivo da peça pode ser um tanto cansativo visualmente, e isso pode ser um problema.
Acetinado
O acabamento acetinado é uma alternativa para quem não quer o brilho excessivo do modelo polido. Esse tipo de acabamento é menos liso e com menos brilho e até lembra a sensação de ser acetinado, por isso do nome.
Vantagens:
- Acabamento: o acabamento com menos brilho é uma vantagem por ser menos cansativo visualmente.
- Mais aconchegante: a ausência de brilho e o acabamento acetinado deixam o piso mais aconchegante para ambientes de sala, e pode ser usado desde a sala de TV até a sala de jantar.
Desvantagem:
- Piso frio: apesar de ser acetinado, esse modelo continua sendo um piso frio e em regiões de temperaturas mais baixas pode deixar o ambiente gelado, mas nada que um tapete não ajude a diminuir essa sensação gelada.
Amadeirado (que imita madeira)
Os pisos para sala que imitam madeira são uma das apostas para o revestimento do ambiente. Entre as possibilidades, uma das preferidas dos modelos de pisos frio é o porcelanato que imita madeira, já que a peça tem visual muito parecido e uma gama de cores e texturas bem variada.
Vantagens:
- Visual: a aparência bem próxima da madeira é a principal vantagem desse tipo de piso, que apesar de ser frio consegue trazer a sensação aconchegante do revestimento de madeira.
- Manutenção: ao contrário da madeira que exige mais cuidados e pode ter riscos, ainda mais na sala com o vai e vem e a possibilidade de arrastar a mesa de centro ou puxar a cadeira da mesa de jantar; o piso de porcelanato amadeirado é muito resistente a riscos.
Desvantagem:
- Preço: infelizmente entre os modelos de porcelanato acima, a versão amadeirada tende a ser a mais cara, mas ainda tem custo menor que a madeira nobre.
Piso laminado
O piso laminado é uma das opções de pisos flutuantes. Esse tipo de piso lembra muito a madeira, mas é uma opção mais barata.
Vantagens:
- Aparência: sem dúvidas a aparência muito próxima da madeira é a principal vantagem desse revestimento.
- Aconchegante: o acabamento das placas do revestimento é bem parecido com a madeira, inclusive na temperatura que não é gelada como piso frio, e isso traz sensação de aconchego e é ideal entre os pisos para sala.
- Instalação: a instalação rápida e fácil é uma vantagem enorme desse piso, principalmente se a ideia é de mudar o piso da sala de maneira prática e rápida.
Desvantagem:
- Menos resistente: ao ser comparado a um piso frio, o laminado é menos resistente e também não é indicado para áreas úmidas ou molhadas, então, não é uma boa opção de piso para ser usado na extensão da sala para cozinha.
Piso vinílico
Outra opção entre os pisos para sala e que imitam madeira é o piso vinílico, que é feito principalmente de PVC e tem visual muito parecido com o piso laminado.
Vantagens:
- Aparência: o visual que imita madeira é a principal vantagem desse modelo, que tem uma variedade de cores.
- Custo-benefício: além de ter um preço melhor que a madeira, esse tipo de piso interno tem modelos indicados para áreas úmidas, e assim dá para usar o mesmo piso na sala e cozinha juntas.
Desvantagem:
- Cuidados com a decoração: a resistência do piso vinílico é boa, mas é preciso tomar cuidado com móveis e objetos pontiagudos, que podem vir a danificar o piso. Então, se a ideia é usar esse piso na sala, cuidado com os pezinhos do sofá, e em arrastar móveis.
Piso de madeira
Para quem gosta do visual clássico ou quer um visual aconchegante, os modelos de madeira para piso da sala são a opção perfeita.
Vantagens:
- Estética: a aparência da madeira valoriza qualquer decoração e na sala vale usar desde tábua corrida até taco de madeira para valorizar a beleza do ambiente.
- Aconchegante: a sensação aconchegante que a madeira passa é única, e isso faz com que a sala fique mais acolhedora do que um ambiente com piso frio.
Desvantagens:
- Custo: infelizmente o preço do piso de madeira ainda é mais alto que modelos frios ou flutuantes, e isso faz com que esse tipo de piso seja menos usado.
- Manutenção: além do custo alto da instalação, ainda tem a manutenção, que implica em cuidados específicos para manter a beleza da madeira. Ah, e nada de arrastar móveis pela sala com piso de madeira heim?!
Piso de cimento queimado
O cimento queimado é um visual bem característico de fábricas, mas que atualmente tem ganhado bastante destaque para pisos internos, inclusive nos pisos para sala.
Vantagens:
- Apelo estético: o visual que remete à decoração industrial do piso é uma vantagem enorme, mas a decor da sala não precisa seguir a linha industrial por conta do estilo do piso, pelo contrário, é muito bacana investir em elementos contrastantes e fazer uma decoração moderna.
- Custo: o preço desse tipo de revestimento é uma vantagem enorme, já que é uma das opções mais baratas (em média R$ 25 m²).
Desvantagem:
- Possibilidade de trincas: infelizmente esse é um problema que pode acontecer, e para evitar isso, o ideal é contratar bons profissionais para a execução da técnica.
Porcelanato líquido
O porcelanato líquido ou epóxi, como também é conhecido, é uma opção que tem sido muito utilizada atualmente, principalmente quando a proposta é para um visual moderno.
Vantagens:
- Monolítico: o piso sem emendas é lindo e ajuda a ampliar a sala, podendo ser usado em ambientes integrados sem ter divisões entre as peças.
- Brilho/ visual: a aparência que o porcelanato líquido dá é incrível, e para quem gosta de piso com brilho e de grande apelo estético esse modelo é ideal.
Desvantagem:
- Custo: infelizmente a técnica ainda tem um preço alto, podendo chegar a até R$ 200 m².
Mármore/ Granito
Os pisos de pedras naturais, como granito e mármore, também são opções de pisos para sala, e funcionam como um opção de piso frio com um visual mais sofisticado.
Vantagens:
- Beleza: ambas as opções de pedras são lindas, e a variedade de modelos permite encontrar a opção perfeita para diferentes decorações.
- Durabilidade: as pedras naturais são muito resistentes e isso faz com que o piso de granito ou de mármore seja muito resistente até mesmo para salas com grande circulação.
Desvantagens:
- Preço: a principal desvantagem desse tipo de piso é o preço, mas para quem não quer abrir mão de um piso de pedra natural, pode optar por pedras nacionais que são mais baratas.
Viu que realmente existe uma infinidade de pisos para sala né?! Mas com as dicas dá para filtrar os modelos que mais se ajustam ao seu projeto e assim escolher o piso perfeito.