Toldo retrátil – O que é? + 60 opções de modelos para usar!

O toldo retrátil é uma solução prática perfeita para vários ambientes. Que tal conhecer melhor essa opção, suas vantagens e fotos de vários tipos diferentes?

Manter uma edificação protegida é a principal função dos toldos. São peças que servem para cobrir janelas, varandas e entradas contra sol e chuvas. Além disso, valorizam a decoração e até o paisagismo do cenário.

Existem vários tipos de toldos disponíveis no mercado, desde os modelos simples até os mais sofisticados. Possuem cores, formatos e estilos diferentes, cada qual para um projeto diferente.

Neste post, destacamos uma versão bem específica: o toldo retrátil. Entenda suas características e tudo mais neste conteúdo completo e esclarecedor.

toldo retrátil

O que é toldo retrátil?

Como o próprio nome indica, toldo retrátil é um modelo reclinável, que pode ser enrolado e desenrolado conforme o uso. Essa flexibilidade é sua principal vantagem em relação ao modelo fixo. Quando é conveniente, você deixa a área aberta, para receber mais luz e ar. Do contrário, é só manter o toldo fechado e o ambiente protegido.

Ou seja: esse toldo funciona como se fosse uma cortina, por meio de sistema de mola ou catraca. O primeiro é mais simples e acessível, para quem busca um toldo que pode ser totalmente desenrolado. Já o outro pode ser controlado de acordo com a necessidade: fica todo aberto, até a metade, apenas uma fresta, enfim.

Você encontra diversos modelos de toldo retrátil, desde os mais simples até versões transparentes, com blecaute, com visor e cores variadas de lona. O design pode mudar de acordo com o local de instalação. Geralmente, a estrutura é fixa em uma parede, parafusada em madeira e outras bases.

modelos de toldo retrátil 2

Quais as vantagens desse tipo de toldo?

O toldo retrátil possui ótimas vantagens para qualquer projeto: 

  • É um modelo versátil, perfeito para bloquear a entrada de luz no ambiente e protegê-lo das chuvas;
  • Prático e eficiente. É simples de manipular por meio de sistemas básicos;
  • Possui grande variedade de modelos, cores, formatos e efeitos;
  • Bem cotado nas lojas, você encontra a versão ideal para qualquer local de sua casa;
  • O toldo pode ser instalado em janelas, portas, varandas, garagens, sacadas, etc.;

modelos de toldos

  • A instalação é simples e rápida, mas deve ser realizada somente por profissionais especializados;
  • É fácil de limpar. Basta deixá-lo aberto e lavar normalmente;
  • A lona é resistente e pode ser translúcida, transparente, monocromática, com blecaute, etc;
  • O acabamento é reto ou ondulado, através de solda vulcanizada;
  • A grande variedade de cores permite combinar a lona com todo o projeto de paisagismo e decoração do espaço.

o que é toldo retrátil

Quanto custa em média? #preço

Qual é o preço do toldo retrátil?

Segundo especialistas, o valor depende de fatores como tamanho, formato, material, cor e demais detalhes. Por isso, você deve fazer orçamentos de acordo com o seu projeto. Um modelo para a varanda é bem diferente de um toldo para janela.

Geralmente, o cálculo é realizado por metro quadrado. Algumas empresas cobram cerca de 80 reais o m² de uma lona de PVC simples. O preço oscila para mais ou para menos dependendo da região. Procure as empresas locais e realize cotações. A instalação deve ser feita por mão de obra especializada e de acordo com as necessidades do projeto.

ideias de toldo retrátil 3

Fotos e modelos de toldo retrátil

Conheça melhor os modelos de toldo retrátil e escolha o melhor para sua casa.

Toldo retrátil cortina

O toldo retrátil cortina é o mais popular do mercado. O nome já diz tudo: trata-se de um modelo semelhante a uma cortina, que pode ser aberto ou enrolado conforme o local de instalação.

É projetado a partir de um sistema simples e prático, perfeito para grandes ambientes, como varandas, garagens e entradas em geral. A lona é flexível, resistente e geralmente reta, fácil de manipular e adaptável a aberturas diversas.

ideias de Toldo Retrátil cortina

Toldo Retrátil cortina em varanda

Toldo Retrátil cortina grande

Toldo Retrátil cortina ideias

É possível instalar um conjunto de lonas de diferentes tamanhos de acordo com as possibilidades de cada ambiente, como em entradas de varandas e áreas com churrasqueira, por exemplo.

Toldo Retrátil cortina lona

Toldo Retrátil cortina transparente

Toldo Retrátil cortina

Toldo retrátil articulado

O modelo articulado é bastante vantajoso, pois se molda perfeitamente à necessidade do usuário. Diferente do tipo cortina, não precisa ser totalmente enrolado ou aberto. O sistema funciona por “camadas”, ou seja, você pode abrir o toldo por inteiro, pela metade, abaixar discretamente, enfim, são diversas possibilidades.

Trata-se de um toldo moderno e que está presente em muitos projetos contemporâneos, sobretudo na fachada de estabelecimentos, em hotéis, bares e áreas de convivência.

Outra ideia é instalar um toldo articulado na entrada da casa para proteger o carro. Se você não tem uma garagem construída, essa é uma boa opção para que o veículo não sofra com os efeitos do sol e da chuva.

ideias de Toldo Retrátil 2

modelo de Toldo Retrátil

modelos de Toldo Retrátil 1

Toldo Retrátil articulado

Toldo Retrátil em policarbonato

Toldo Retrátil em varanda

Esse toldo funciona através de catracas e sistemas que permitem o fácil ajuste.

Toldo Retrátil grande 1

Toldo Retrátil pequeno 1

Toldo retrátil transparente

O toldo retrátil transparente é uma solução bem prática para cobrir varandas, quiosques, churrasqueiras e demais ambientes da casa. Comum em áreas de lazer e chácaras, na qual é preciso manter o espaço protegido quando não está sendo usado.

Toldos assim funcionam como aberturas, portanto, você pode instalá-los no lugar de uma porta, garantindo praticidade e economia. Por isso, costumam ser fixados nas laterais e no chão, mantendo o local totalmente seguro.

casa com Toldo Retrátil

ideias de Toldo Retrátil 1

Os toldos transparentes costumam ser maiores, fixados em estruturas de madeira e comuns em varandas.

modelo de Toldo Retrátil transparente

modelos de Toldo Retrátil

Toldo Retrátil em churrasqueira

Toldo Retrátil transparente

varanda com Toldo Retrátil

Toldo retrátil para garagem

O toldo retrátil é a melhor opção para a proteção da sua garagem. Você pode instalar no lugar de um telhado e de uma porta, mantendo o local plenamente seguro e seu veículo sem exposição ao sol, chuvas e outras intempéries.

A versão articulada é a mais indicada para garagens de diferentes tamanhos, para entradas de casas, em vagas de prédios, estacionamentos em geral, enfim. Entretanto, muitos projetos destacam também os modelos transparentes.

ideias de toldo retrátil

toldo retrátil em garagem

toldo retrátil em pergolado

toldo retrátil grande

toldo retrátil ideias 2

Faça a cotação de acordo com o tamanho da garagem. É possível até montar uma garagem improvisada com um toldo grande e estruturas de fixação: tudo para a proteção do seu veículo.

toldo retrátil moderno 1

toldo retrátil simples

Toldo retrátil para janela

O toldo retrátil para janela é menor que os modelos para garagens e varandas. É instalado apenas para proteger essa pequena abertura, seja em residências, em estabelecimentos, sacadas de prédios, etc.

Nesse caso, vale optar por modelos pequenos e articulados, junto a estruturas de sustentação. Embora o toldo branco seja o mais convencional, toldos coloridos também se destacam, sobretudo para valorizar a decoração da fachada.

toldo retrátil branco

toldo retrátil ideias 1

toldo retrátil janela

toldo retrátil moderno

toldo retrátil pequeno para janela

toldo retrátil pequeno

toldo retrátil vermelho

Toldo retrátil para varanda

Por fim, destacamos o toldo retrátil para varanda. O espaço deve ser protegido com toldos articulados, cortina ou transparentes. O tamanho depende do espaço disponível, único ou em conjunto. De acordo com especialistas, é interessante unir a funcionalidade com o bom gosto. Assim, você conta com uma peça prática e bonita.

Muitos projetos exaltam toldos de diferentes versões para variados projetos: 

modelo de toldo retrátil em varandas

toldo retrátil em varanda com churrasqueira

toldo retrátil em varandas

toldo retrátil estilo lona

toldo retrátil ideias

toldo retrátil varanda


Enfim, o toldo retrátil é uma solução prática e muito útil para diversas necessidades. Gostou de conhecer melhor essa versão? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...