Quarto de Hóspedes: Vantagens e Dicas + 43 projetos lindos!

Ter um quarto de hóspedes é uma ótima solução para organizar um dormitório que estava ocioso, e ao mesmo tempo, para criar um ambiente multifuncional para sua casa. Muitos quartos de visita podem ser transformados, juntamente, em um escritório ou uma sala de TV, por exemplo.

Se você tem um quarto a mais em sua residência, vai gostar da ideia de ter um quarto de hóspedes. Afinal, ele será um auxílio e tanto quando você receber visitas, não necessitando arranjar lugares improvisados para elas dormirem.

Nesse post selecionamos muitas dicas e fotos para te inspirar. Não perca!

quarto-de-hospedes-capa-do-post

Vantagens de ter um quarto de hóspedes

Ter um quarto de hóspedes em casa não é questão de luxo, é uma necessidade! Sabe por que? Eles podem dar uma funcionalidade para aquele típico quarto da bagunça, ou também ajudar naquela emergência que pode acontecer com qualquer um: amigos ou parentes virão passar uma temporada em casa. Sim, isso pode ocorrer e você ficará sem saber o que fazer.

É por isso que o quarto de hóspedes entra em ação com muita vantagem, ele realmente quebra um galho para você. Além disso, como falamos acima, esse tipo de cômodo não exclui a função do que já era mantido nele, como o escritório por exemplo.

quarto-de-hospedes-modelos

Se você trabalha home office ou tem bastante trabalho para fazer no computador de casa, esse espaço é super valioso. Por isso, nada de tirá-lo de circulação. O quarto de hóspedes simplesmente vai se adaptar à rotina da casa, sendo introduzido no espaço de trabalho, sem maiores problemas.

O mesmo acontece quando esse “novo dormitório” funciona como a sala de TV oficial da casa. Pode ser que você já tenha a sala de estar com uma televisão, o que é bastante comum, então, esse quarto poderá acomodar os hóspedes se estiver bem arrumadinho e receptivo, claro. Assim, não atrapalhará quem quiser ver TV – pois terão outras na sala ou no quarto – e poderá receber muito bem os convidados. Quando eles forem embora, a sala de TV estará intacta para uso!

quarto-de-hospedes-cama-tatame

Não se desespere imaginando que um quarto de hóspedes precisa ser sofisticado e com tudo de última geração. Sua casa não se transformará em um hotel, muito menos de luxo, fique tranquila. O que você precisa se atentar é quanto ao conforto e comodidade oferecidos nesse quarto de visita.

Pense em qual cama você quer colocar ali – não precisa ser uma queen size. Você pode escolher entre uma cama de solteiro, bicama, beliche, sofá cama ou uma de casal que seja confortável e que caiba no ambiente. Capriche na escolha da roupa de cama, que deve estar sempre limpa e coberta com colchas por cima, pois demoram a ser utilizadas.

quarto-de-hospedes-multifuncional

Além das camas veja que é importante ter em um quarto de hóspedes:

  • Travesseiros, no mínimo um, mas preferencialmente dois à disposição.
  • Cobertor, edredom, lençol, fronhas. Deixe tudo à mão caso seu convidado necessite ou você precise modificá-lo às pressas.
  • Um criado mudo ou escrivaninha com um abajur ou luminária.
  • Estante ou nicho com livros que possam ser interessantes.
  • Televisão do tamanho que desejar.
  • Uma arara ou guarda-roupa embutido são ideais para esse quarto por sua objetividade. Porém, se quiser pode implementar um closet.
  • Tomadas.
  • Toalhas de banho no próprio quarto, para que o hóspede não precise ficar pedindo a você.
  • Um ar condicionado, ventilador ou aquecedor para intempéries do clima.

quarto-de-hospedes-duas-camas

No mais são esses os itens mais importantes para receber um hóspede em casa. Mas você pode adicionar outros que julgue essenciais para uma boa estadia. Há quem disponha de um DVD, secador de cabelo, aparelho de som, computador especialmente para os convidados. Claro que se o seu escritório já tem um notebook não precisará colocar outro, certo?

Bom, agora confira com a gente diversos modelos de quarto de hóspedes decorado!

Projetos e Modelos de Quarto de Hóspedes Decorado

Multifuncional com escritório / home office

Como dito anteriormente, um quarto de visita pode ser multifuncional. Se você já usa esse cômodo como escritório ou home office, pode aproveitar o mesmo espaço para acomodar uma cama bem confortável, pelo menos. Ela será utilizada para receber seus convidados, mas sem excluir a função do seu local de trabalhar em casa.

Mas se esse é um projeto que começará do zero, não há maiores problemas também. Pense em uma escrivaninha ou mesa, que pode ser feita sob medida para não ocupar tanto espaço. Ela poderá comportar o computador e objetos de decoração.

quarto-de-hospedes-com-escritorio

Prefira esse escritório em um canto que não atrapalhe a circulação e nem a visualização da TV. Tente ao máximo criar um ambiente confortável, organizado e limpo, visualmente também.

Dê uma olhadinha nos projetos e modelos que selecionamos para você conhecer:

quarto-de-hospedes-em-madeira

quarto-de-hospedes-com-home-office

quarto-de-hospedes-e-escritorio

quarto-de-hospedes-e-home-office

quarto-de-hospedes-e-office

quarto-de-hospedes-junto-com-home-office

Multifuncional com sala de TV

Outro quarto de hóspedes multifuncional é aquele atrelado à sala de TV. É importante saber que uma sala com televisão pode também ter um mini escritório junto, se transformando em um local com muito mais funções ainda. Mas é bacana pensar em criar esse quarto se você tiver em casa outra sala para ver TV.

Caso esteja tudo certo, busque deixar esse local bastante aconchegante, com uma iluminação que não seja muito alta. Outra dica é colocar a TV na parede. Tente também colocar um armário ou aproveitar as gavetas do rack para guardar roupas de cama.

quarto-de-hospedes-com-sala-de-tv-simples

Para esse estilo de quarto, a cama mais requisitada é o sofá cama, as camas embutidas ou as camas que não tenham cabeceiras. Isso é uma ideia para não tirar o visual de sala desse ambiente.

Veja nossas sugestões de quartos de hóspedes juntamente à sala de TV:

quarto-de-hospedes-com-sala-de-tv-conforto

quarto-de-hospedes-com-sala-de-tv-multifuncional

quarto-de-hospedes-com-sala-de-tv-pequena

quarto-de-hospedes-com-sala-de-tv

quarto-de-hospedes-junto-com-sala-de-tv-pequena

Com closet / armário embutido

É interessante colocar um armário embutido ou uma arara no quarto de hóspedes. Isso vai ajudar seu convidado a desfazer as malas e guardar suas roupas e outros pertences, sem que fique tudo dobrado, amassado e difícil de ser acessado. Não se esqueça de colocar cabides, claro.

Se não houver muito espaço para isso, procure colocar nichos (não precisam ser muitos) ou uma pequena estante. Ter um local para colocar os sapatos também pode ser algo bacana. Tudo isso vai depender do que você julga importante oferecer a seu hóspede.

quarto-de-hospedes-com-closet-pequeno

Em caso de quartos muito pequenos, ou que são utilizados para outros fins. Você pode simplesmente colocar ganchos na parede ou utilizar um pendurador móvel, para que, pelo menos, o visitante pendure suas bolsas, camisas, casacos ou chapéus.

Já para projetos maiores, você pode até escolher inserir um closet, que não precisa ser de um tamanho grande a não ser que seu desejo seja guardar peças da casa, além daquelas dos visitantes.

quarto-de-hospedes-com-closet

quarto-de-hospedes-com-armario-aberto quarto-de-hospedes-com-armario

quarto-de-hospedes-com-cama-embutida

quarto-de-hospedes-com-guarda-roupa

quarto-de-hospedes-com-guarda-roupas

Simples e pequeno com cama de solteiro

A boa pedida para quem não quer gastar muito com um quarto de hóspedes é apostar na simplicidade. Se a casa ainda está na cama e o cômodo será criado exatamente para isso, a economia é feita se ele for projetado pequeno, para caber uma cama de solteiro mesmo.

Se o quarto já existe em uma casa pronta, com a cama de solteiro você deixar mais espaço para criar outro ambiente, deixando esse cômodo multifuncional, como falamos anteriormente. Outras ideias são as bicamas – que tem uma cama abaixo da convencional, puxando-a para fora; as beliches, que não deixam de ser opções para dormir econômicas; e os sofá-camas, que se transformam para a noite de sono.

quarto-de-hospedes-com-duas-camas

Quando há certo espaço sobrando no cômodo e se ele se transformará somente em um quarto para visitas, nossa dica é colocar duas camas de solteiro. Assim ele acomodará duas pessoas de uma vez com mais conforto.

Quem está sem muito dinheiro para comprar uma cama nova, pode também recorrer às camas de pallets. Elas têm sido muito requisitadas e ficam modernas e lindas.

Veja nossas sugestões de quartos de hóspedes com camas de solteiro:

quarto-de-hospedes-bicama

quarto-de-hospedes-cama-de-solteiro

quarto-de-hospedes-com-cama-de-solteiro-simples

quarto-de-hospedes-com-cama-de-solteiro

quarto-de-hospedes-cama-verde

De luxo com cama de casal

Quando se tem um orçamento mais rechonchudo pode abusar do refinamento e da escolha dos móveis e da decoração. Uma cama de casal é de praxe nesses casos, mas tente escolher uma que seja de um tamanho confortável, mas que não sobrecarregue a área do cômodo. Uma cama gigante pode ocupar um espaço maior, quando não é preciso que ela esteja ali.

Uma dica valiosa é priorizar o aconchego nesse espaço, desde a iluminação aos móveis adicionais. Uma luminária ou spots espalhados nos cantos pode ser uma boa pedida para trazer um ambiente mais intimista. Além da cama, é necessário ter uma poltrona, sofá ou futton, pois agrega o conceito de conforto.

quarto-de-hospedes-cama-de-casal

Decore com quadros de arte, almofadas com capas bonitas e tapetes felpudos. Os travesseiros, colchas e roupas de cama devem estar sempre muito bem arrumados e dobrados, e é imprescindível manter a organização para receber os convidados. Mesmo que você não receba hóspedes com frequência, mantenha esse quarto sempre arejado e limpo.

Uma sugestão para agregar mais valor é decorar os pés da cama de casal com um móvel elegante, podendo ser um: chaise longue, récamier, baú, puff ou banco. Escolha um deles para ficar ao fim da cama, é chique e nada difícil de conseguir.

Confira agora as fotos dos quartos de hóspedes com camas de casal e com muito luxo!

quarto-de-hospedes-cama-de-casal-lindo

quarto-de-hospedes-de-luxo-com-cama-de-casal

quarto-de-hospedes-e-cama-de-casal

quarto-de-hospedes-luxo


Não deixe de anotar todas as dicas sobre como projetar, decorar e organizar um quarto de hóspedes. Esse cantinho da casa pode trazer muito mais valor ao seu espaço, oferecendo elegância, multifunções e economia. Espero que tenham gostado das sugestões!

Você pode gostar...