Projetos arquitetônicos – 45 ideias e modelos de tirar o fôlego!

Em meio a tantos projetos arquitetônicos que modificam o cenário das grandes cidades, há alguns modelos que realmente surpreendem devido a uma série de fatores, seja o acabamento, o conceito, a história, o artista, enfim.

Há muitas concepções famosas que enchem os olhos, mas também opções modernas, sustentáveis, acessíveis e simples, tudo depende da forma como foram planejadas.

E não precisa ser um profissional ou estudante de arquitetura para se interessar pelo assunto. Qualquer pessoa pode se encantar por uma série de projetos arquitetônicos incríveis.

Para inspirar você, preparamos este conteúdo completo com tudo sobre esse conceito e exemplos surpreendentes. 

Projetos arquitetônicos

Lindas ideias de projetos arquitetônicos em um guia completo e surpreendente!

O que é um projeto arquitetônico?

De acordo com especialistas, projeto arquitetônico é a representação e materialização de um conceito, que inclui toda a técnica de criação, concepção e aprimoramento de uma obra.

Por meio de um estudo, é possível verificar como tal construção será executada, sua finalidade e todos os detalhes, segundo um planejamento proposto. Sendo assim, todo projeto arquitetônico é constituído por:

  1. Implantação
  2. Planta de cobertura
  3. Planta baixa
  4. Cortes e elevações superiores
  5. Layout gráfico

ideias de Projetos arquitetônicos

De modo geral, qualquer projeto em arquitetura respeita algumas etapas desde o estudo até a concepção. Primeiramente, acontece o levantamento de dados. Em seguida, o estudo preliminar, para definir o anteprojeto e o projeto legal. Já a finalização acontece com o projeto executivo.

Toda construção, independente de seu objetivo, precisa seguir as fases de um projeto arquitetônico. Alguns, todavia, tem mais destaque devido ao conceito e ao padrão original e diferenciado.

Projetos arquitetônicos modernos

Fotos e modelos de projetos arquitetônicos

Todo o cenário em que vivemos está transformado por construções e ideias dos mais variados padrões. Por isso, vale a pena se inspirar com informações e fotos de projetos arquitetônicos surpreendentes.

Projetos arquitetônicos famosos

Começamos com alguns projetos famosos que chamam atenção tanto dos especialistas quanto de diversas pessoas. Na era moderna em que vivemos, os prédios estão cada vez mais presente na paisagem das grandes cidades, com alturas e design surpreendente.

Essa é a proposta do Burj Al Arab, edifício localizado nos Emirados Árabes Unidos. Trata-se de um hotel cinco estrelas localizado à beira mar, conhecido pelo formato de vela, como se fosse um barco flutuante. Possui 231 metros e está entre os maiores prédios do mundo, além, claro de ser um dos mais belos.

Projetos arquitetônicos famosos burj al arab

Na linha de edifícios, há também o The Shard, que se destaca na paisagem da cidade de Londres, Inglaterra. O arranha céu foi inaugurado em 2012 e recebeu o título de maior de todos os países da União Europeia. São 72 andares distribuídos através de uma torre em formato triangular totalmente revestida em vidro.

Projetos arquitetônicos famosos the shard london

Não podemos deixar de citar os projetos arquitetônicos famosos brasileiros, começando pelo Edifício Copan, de Oscar Niemeyer. Localizado no centro da cidade de São Paulo, foi inaugurado na década de 1960 e desde então se tornou um dos símbolos da metrópole. O formato arrojado e o destaque para brises horizontais são algumas características do prédio, que é visitado por pessoas do mundo inteiro.

Projetos arquitetônicos famosos copan

Também na capital paulista está localizado o Museu de Artes de São Paulo Assis Chateaubriand, o popular MASP, inaugurado nos anos 1940 e um dos cartões postais da cidade. A arquitetura é deslumbrante, com pilares vermelhos e uma fachada em vidro que destaca ainda mais a beleza da edificação.

Projetos arquitetônicos famosos MASP

Aqui no Brasil, outra estrutura muito famosa é a Ópera de Arame, localizada em um parque na cidade de Curitiba, Paraná. A estrutura se destaca pelo formato circular arrojado e estilo construtivo, com estruturas metálicas e placas de policarbonato. Vendo de longe, parece que foi construída com arame. Para se ter ideia, foi construída em pouco mais de dois meses.

Projetos arquitetônicos famosos opera de arame

Outro projeto arquitetônico que vale a pena evidenciar é o Palácio do Planalto, o local onde está situado o gabinete do presidente da República. Também foi concebido por Niemeyer e chama atenção pela fachada em ondas e linhas finas, com cores claras e conceito clean. A ideia do arquiteto, segundo especialistas, foi justamente passar essa ideia de simplicidade.

Projetos arquitetônicos famosos palacio alvorada

No Rio de Janeiro, está localizado o Museu do Amanhã. Se destaca em meio a uma área verde e um amplo espaço de lazer, baseado em uma arquitetura sustentável. O conceito moderno impressiona e faz do museu um dos mais visitados do país.

Projetos arquitetônicos famosos museu do amanha

Voltando aos projetos arquitetônicos no exterior, há o Kunsthaus Graz, um museu de arte austríaco. Trata-se de uma construção contemporânea em formato arrojado e considerado uma referência em sustentabilidade. O design lembra uma bolha azul e o objetivo é valorizar as áreas de design, cinema, fotografia e novas mídias.

Projetos arquitetônicos famosos kunsthaus graz

Na China, o estádio Ninho do Pássaro foi um dos maiores símbolos das Olimpíadas de 2008. De fato, o projeto em formato de ninho é belíssimo, sobretudo durante a noite, quando está iluminado. Estruturado com ferro e aço, continua sendo um dos mais importantes da cidade de Pequim.

Projetos arquitetônicos famosos ninho do passaro

É impossível não se surpreender com esse prédio em formato de flor de lótus. O Templo de Lótus é um dos marcos da arquitetura indiana, além de ser conhecido pelas inúmeras premiações que recebeu após sua concepção. É um templo independente e aberto à visitação de todos, independente de suas crenças, por isso recebe milhares de turistas anualmente.

Projetos arquitetônicos famosos templo de lotus

Projetos arquitetônicos residenciais 

Os projetos arquitetônicos residenciais mostram que é possível elaborar propostas únicas e acessíveis para as casas que habitamos. Fachadas únicas e conceitos sustentáveis são algumas vantagens. Entre os exemplos, está o Anexo Itaipava, que se destaca pela frente amadeirada e detalhes em vidro. Trata-se de um galpão de lazer com características de casa de campo, que se destaca pelas linhas retas e espaços requintados.

Projetos arquitetônicos residenciais anexo itaipava

Projetos arquitetônicos residenciais anexo

Outro projeto residencial famoso é a Casa Jabuticabeiras, composta por oito espaços e um amplo jardim. Os cômodos são bem iluminados, há integração de ambientes, áreas de convivência e uma estrutura impecável que se destaca em meio a uma linda paisagem.

Projetos arquitetônicos residenciais casa jabuticabeiras

Já a Casa ML está localizada na região serrana do Rio de Janeiro, em meio a uma área de floresta que torna a residência um ponto de destaque. A concepção foi realizada de modo sustentável, com espaços integrados e uma linda vista externa para a vegetação.

Projetos arquitetônicos residenciais casa ml como é

Projetos arquitetônicos residenciais casa ml

Quem gosta de ampla área externa, verde e uma grande piscina vai ficar surpreso com a Casa Nido, uma mansão de três pavimentos. Localiza-se próxima às montanhas mexicanas e é considerada uma das mais bonitas residências modernas.

Projetos arquitetônicos residenciais casa nido

Dentre os projetos arquitetônicos minimalistas, está a Casa Ozso, que se destaca pela fachada em vidro e uma estrutura funcional, criada por um escritório peruano.

Projetos arquitetônicos residenciais casa ozso

Projetos arquitetônicos para acessibilidade

A necessidade de criar projetos arquitetônicos para acessibilidade é cada vez maior, sobretudo quando se trata de prédios públicos, como escolas, museus e áreas de lazer. Rampas, placas e faixas para cegos e sistemas sonoros são algumas estruturas que fazem parte de muitas propostas modernas.

Projetos arquitetônicos para acessibilidade

Projetos arquitetônicos para acessibilidade aires mateus

Projetos arquitetônicos para acessibilidade escola de votorantim

Muitos projetos modernos se destacam pela acessibilidade, como essa vila moderna que une várias casas com acesso facilitado para todos os públicos.

Projetos arquitetônicos para acessibilidade living in the city

Além disso, a Namhae House é um projeto simples, mas que apresenta um visual único, com ambientes totalmente integrados e destaque no paisagismo de uma grande floresta. Foi totalmente reformada e é evidenciada por vários especialistas em arquitetura.

Projetos arquitetônicos para acessibilidade nanhae house

Projetos arquitetônicos sustentáveis

Os projetos arquitetônicos sustentáveis são tendência hoje em dia, afinal, é essencial pensar no reaproveitamento dos recursos, no bem-estar com a natureza e em sistemas otimizados da arquitetura com o espaço.

Muitos especialistas estão seguindo esse conceito e, felizmente, há uma série de propostas famosas nesse padrão. Aqui no Brasil, por exemplo, um dos que mais chama atenção é a Casa Folha, no Rio de Janeiro.

Trata-se de uma edificação sofisticada que, além do telhado em formato de folhas, possui diversas funcionalidades, como sistemas de aproveitamento de água da chuva, construção que facilita a entrada de ar (e evita o uso de ar condicionado), assim como o uso de materiais de reaproveitamento na obra, o que gerou uma grande economia, de acordo com o proprietário.

Projetos arquitetônicos sustentáveis casa folha

Projetos arquitetônicos sustentáveis casa folha como é

Outro projeto sustentável famoso é a Green Screen House, que possui uma parede viva e se destaca como uma das mais ecoeficientes do Japão. Além do verde, a arquitetura em linhas retas deixa a residência ainda mais bonita. Na parte interna, os espaços são integrados e seguem o conceito minimalista.

Projetos arquitetônicos sustentáveis green screen house

O conceito Urban Villas foi instalado com vista ao famoso Lago Lucerne, na Suíça. São estruturas modernas e minimalistas, perfeitas para habitação de uma família. Possuem garagem subterrânea, sistema de iluminação com luz natural e materiais acessíveis, como madeira e cascalho.

Projetos arquitetônicos sustentáveis urban villas

Unir sustentabilidade com beleza é uma ótima proposta, como acontece com o complexo residencial Version Rubis, um exemplo de bom gosto e exuberância na arquitetura moderna.

Projetos arquitetônicos sustentáveis version rubis

E para quem ama o minimalismo e os conceitos simples, essa casinha, conhecida como Student Flag, foi planejada justamente para o conforto dos universitários. É pequena e suficiente para viver bem, com instalações modernas e sistemas que visam o reaproveitamento e o baixo desperdício de materiais.

Projetos arquitetônicos sustentáveis student flag


Esses são alguns projetos arquitetônicos que surpreendem pelo conceito e são conhecidos no mundo todo. Obviamente, há inúmeras opções com os mais variados perfis. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o assunto. Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...